Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

ESBOÇO DE SERMÃO TEMÁTICO BASEADO EM COLOSSENSES 3.15

TEXTO: COLOSSENSES 3.15

“Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos”.

INTRODUÇÃO

A Gratidão é um reconhecimento de que tudo que recebemos vem de Deus, além disso Deus nos ordena que devemos ser agradecidos, assim sendo sendo sejamos gratos. Nesta mensagem iremos aprender algumas verdades sobre este assunto tendo como base o tema abaixo.

TEMA: GRATIDÃO, UM TESOURO A SER RESGATADO!

1. É UMA ORDEM DE DEUS.

Deus deu uma ordem dizendo: “Sede agradecidos” (Cl 3.15), quando o cristão é ingrato está sendo desobediente a Deus, pois ser grato não é um convite, mas uma ordem de Deus, quando Deus ordena, Ele não está brincando, devemos levar a sério e obedecer, sendo gratos, vejamos algumas lições:

A. As ordens de Deus devem ser obedecidas integralmente. SL 119.4

Os mandamentos do Senhor devem ser obedecidos, vejamos: “Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca”. Algumas verdades: I. Deus que nos emite ordens (v.4). II. As ordens de Deus devem ser obedecidas (v.4). III. A obediencia às ordens de Deus devem ser integrais (v.4). Se Deus ordenou, obedeça. Seja grato, como se faz no Sertão: “Obedeçe visse, Hum!!! Seja grato!!!

B. As ordens de Deus são boas para nós, pois a vontade de Deus é a melhor. Rm 12.2

Deus quer que experimentemos sua vontade, vejamos: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Algumas lições: A. Devemos nos separar do mundo para experimentar a vontade de Deus (v.2). B. Devemos entender que a vontade de Deus é boa para nós (v.2). C. Devemos saber que a vontade de Deus é perfeita (v.2). D. Precisamos aprender que a vontade de Deus é agradável a Deus e quem obedece (v.2). Se a vontade de Deus é boa, ser grato é bom, pois é a vontade de Deus.

C. As ordens ao ser obedecidas nos trazem a bênção de Deus. Dt 28.1-2

A Escritura nos afirma que ser grato é ordem de Deus (Cl 3.15), e que as ordens de Deus devem ser obedecidas (Sl 119.4), a obediência nos traz benefícios, vejamos: 1 Se atentamente ouvires a voz do Senhor , teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor , teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. 2 Se ouvires a voz do Senhor , teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos”. Algumas verdades: a. A voz de Deus deve ser obedecida atentamente (v.1). b. A voz de Deus está registrada nas Escrituras Sagradas - mandamentos escritos (v.1). c. Obedecer a voz de Deus nos traz bênçãos (v.2). Ser grato é ordem, obediencia traz bençãos, logo o grato é abençoado.

2. É UMA AÇÃO QUE ENGLOBA TUDO. I Ts 5.18

A graatidão é uma ção nossa que engloba tudo que fizermos: “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. Algumas verdades que precisamos entender:

A. Devemos ser gratos a Deus por tudo porque é a vontade de Deus. V.18

Devemos dar graças a Deus em todos os momentos (v.18), pois precisamos entender algumas questões importantes: I. Todas as coisas cooperam para o nosso bem (Rm 8.28). II. As bençãos e até provações são provenientes de Deus para o nosso bem e crescimento (Tg 1.17; Fp 1.29).

B. Devemos ser gratos a Deus por tudo por causa de Jesus Cristo. V.18

A maneira de sermos gratos a Deus está ligada à nossa união com Cristo pela conversão (v.18). Algumas razões para entendermos isso: A. Cristo é o nosso mediador (I Tm 2.5). B. Cristo é o nosso intercessor (Hb 7.25; Rm 8.34). C. Cristo é a única ponte que nos une a Deus (Jo 14.6). Vamos observar que se você não busca entregar sua vida a Cristo, você não é grato a Deus de forma nenhuma!

3. É ALGO QUE DEVE SER RESGATADO. Lc 17.11-19

A gratidão é um tesouro que precisa ser resgatado, muitos são os que correm freneticamente em busca de bênçãos, mas não buscam agradecer, vejamos algumas lições importantes.

A. Todos buscam as bênçãos de Deus. VV.11-13

Os homens estão em busca da bênção de Deus, segundo o texto indica: 11 De caminho para Jerusalém, passava Jesus pelo meio de Samaria e da Galileia. 12 Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, 13 que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós!” Algumas lições: A. Jesus vai em busca de pessoas necessitadas e complicadas (v.11). B. Pessoas saem em busca de Jesus por causa das suas necessidades (v.12). C. Pessoas buscam a Jesus como a sua última esperança (v.13). Homens buscam a benção de Deus, será que querem o Deus da bênção?

B. Todos são abençoados por Deus. V.14

O Texto nos fala que Jesus curou a todos eles que buscaram a cura, segundo o texto nos indica: “Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados”. Podemos observar algumas verdades: a. Jesus lhes deu a ordem de procurar a Igreja da época (v.14). b. Jesus foi obedecido por eles (v.14). c. Todos eles receberam a bênção (v.14). Jesus na sua Graça Comum abençoou a todos, independente se eles creram Nele ou não.

C. Todos são abençoados, apenas poucos agradecem. V.15-16

As Escrituras nos apontam que Jesus abençoa todos, mas nem todos agradecem, vejamos: 15 Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, 16 e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano”. Verdades extraídas do texto: I. Alguns que recebem as bênçãos de Deus o agradecem passando a glorificá-lo (v.15). II. Alguns dos que recebem as bênçãos se humilham diante dele de joelhos (v.16). III. Alguns dos quee recebem as bênçãos o agradecem independente do lugar que estejam (v.16). Receber as bençãos, todos recebem, apenas alguns agradecem!

D. Todos são abençoados, mas somente os que se voltam para Deus recebem a salvação. VV.17-19

Deus faz separação entre a graça comum - bênção física e Graça especial - salvação: 17 Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove? 18 Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? 19 E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou”. Podemos verificar algumas lições: 1. Daqueles abençoados fisicamente somente um reconhece que Deus merece sua gratidão (v.17). 2. Daqueles abençoados fisicamente, apenas uma pessoa improvavel recebe a salvação (v.18). 3. Daqueles abençoados, apenas quem se volta para Deus recebe a salvação (v.19). Você pode receber todas as bênçãos fisicas de Deus, mas a principal é a salvação pela fé em Cristo.

CONCLUSÃO

O texto base traz uma ordem de Deus: “Sede agradecidos”, a gratidão é um tesouro que precisa ser resgatado pelos cristaos, nós todos os dias recebemos bênçãos ordinárias de Deus como a vida, respiração e tudo mais que precisamos, mas muitas vezes vivemos olhando para o que não temos e não agradecemos pelo que já temos, tenhamos um coração grato a Deus. Há uma bênção extraordinária que é a certeza de vida eterna, recebida mediante a fé em Jesus Cristo. Você já tem certeza de vida eterna? Se sua resposta é negativa receba Cristo como seu Senhor e Salvador, terás um coração grato e certeza de vida eterna!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário