TEXTO: II CORINTIOS 8.9
“Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos”.
INTRODUÇÃO
O Natal tem sido distorcido com comércio (luxo, roupas caras), superstições (usar roupas brancas, amarelas, azuis para dar sorte na vida ), personagens fictícios (Papai Noel), hipocrisia (declarações de amor para depois se digladiar), nada disso é Natal. O verdadeiro Natal é a mensagem que Deus enviou seu Filho ao mundo para salvar o homem, nós iremos tratar sobre esta temática tendo como base o assunto e tema expostos.
ASSUNTO: ECOS DO NATAL - O AMOR DE DEUS ESTÁ NO AR.
TEMA: NATAL, JESUS SE MANIFESTA AO MUNDO!
1. MANIFESTA-SE TRAZENDO A GRAÇA DE DEUS. V.8
a) Jesus é rico em graça. Ef 1.7
A Palavra de Deus nos afirma que Jessus trouxe a riqueza da sua graça para nós, vejamos\; “No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça” (Ef 1.7). Algumas verdades: I. A graça de Jesus nos traz a redenção (Gr. “Apolytrosin”, Compra de escravo) pelo seu sacrificio (v.7). II. A graça de Jesus nos traz a remissão (Gr. “Aphesin”, perdão da dívida) dos nossos pecados (v.7). III. A graça de Jesus vem a nós de maneira rica e abundante (v.7). Esta graça pode salvar sua vida!
b) Jesus nos traz consolação e esperança pela graça. II Ts 2.16
A graça traz nos consolo e esperança: “Ora, nosso Senhor Jesus Cristo mesmo e Deus, o nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela graça” (II Ts 2.16). Verdades importnates: a. A palavra consolo (Gr. “Paraklesin”, Advogado, auxiliador), este termo é usado para o Pai (Jó 16.19), Filho (I Jo 2.1) e Espírito Santo (Jo 14.16), nosso consolo está em Deus (v.16). b.O termo esperança (Gr. “Elpida”, espera confiante e certa) indica que temos por certas todas as promessas de Deus (v.16). c. Tanto o consolo quanto a esperança são frutos da graça de Deus (v.16). Busque consolo e esperança em Deus!
c) Jesus nos traz salvação pela graça. Ef 2.8,9
O texto aponta sobre a salvação que em Cristo, vejamos: “8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8, 9). Verdades ensinadas: A. A salvação é causada pela graça de Deus (v.8). B. A salvação vem por meio da fé (v.8). C. A salvação é um presente de Deus sem obras meritórias (vv.8-9). A salvação não é merecida, mas gratuita!
2. MANIFESTA-SE NO SEU ESTADO DE HUMILHAÇÃO. V.8
a) Ele tinha uma riqueza em glória no céu: “Sendo Rico”.
A Escritura afirma que Jesus tinha uma riqueza em glória junto ao Pai no céu: “E, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo” (Jo 17.5), a Bíblia diz que Deus não divide sua glória com ninguém (Is 42.8), se Ele dividiu com Jesus, então, Jesus é Deus. Cristo ter uma riqueza no céu indica seu reino de glória no céu onde subsistia em forma de Deus, sendo igual a Deus (F p 2.5, 6). Jesus é Deus no céu adorado e honrado pelos seres celestiais (Hb 1.6; Ap 5.9-14).
b) Ele abriu mão da sua riqueza em glória em nosso favor: “Se fez pobre”.
Jesus abriu mão da sua glória celeste tornando-se uma figura humana, assumindo a forma de servo (Fp 2.7), nós precisávamos que Ele se tornasse homem para ir até a morte de cruz em nosso favor (Fp 2.8). Aquele que era adorado pelos anjos (Hb 1.6), veio a este mundo para ser o mais desprezado entre os homens, homem de dores (Is 53.3), foi escarnecido e cuspido pelos homens (Mc 10.34), morto na cruz como um maldito (Gl 3.13), ELE SE FEZ POBRE NO NATAL, um homem, veio em uma família pobre para habitar entre nós!
c) Ele com a sua pobreza - humilhação nos tornou ricos de salvação: “Para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos”.
Quando Cristo deixou sua riqueza (glória celeste), e se fez pobre (natureza humana), Ele fez isso para que nós nos tornássemos ricos (salvos), pois alguém que é salvo recebe uma riqueza no céu onde ladrões não roubam, nem traça ou ferrugem corroem (Mt 6.19-21), é um tesouro escondido de inigualável valor (Mt 13.44), que Jesus oferece a todos que se arrependem dos seus pecados e o aceitam como seu Único e Suficiente Senhor e Salvador. Você pode receber a maior riqueza hoje que é a certeza de vida eterna através da obra de Cristo!
3. MANIFESTA-SE DEMONSTRANDO AMOR POR NÓS. V.8
a) O amor de Deus por nós é incondicional. Jr 31.3
Sobre o amor de Deus Jeremias falou: “De longe se me deixou ver o Senhor , dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí” (Jr 31.3). Vejamos algumas verdades: I. Deus nos amou quando estávamos longe Dele (v.3a). II. Deus nos amou com amor eterno (v.3b). III. Deus nos amou e por isso nos atraiu para Ele (v.3c). Deus nos amou incondicionalmente! Que amor tão grande é esse!
b) O amor de Deus tem seu ápice no calvário. Rm 5.8
O calvário nos traz uma grande lição de amor, vejamos: “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8). Vejamos alguns ensinos: A. O calvário demonstra a malignidade do nosso pecado (v.8). B. O Calvário demonstra a grandeza do amor de Deus (v.8). C. O calvário demonstra somente em Cristo temos salvação (v.8). O calvário é a maior expressão de amor!
c) O amor de Deus traz salvação a todos os que Nele crêem. Jo 3.16
O amor de Deus o fez enviar seu Filho até nós, vejamos: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). Verdades sobre o amor de Deus: a. Deus amou de maneira livre (v.16). b. Deus amou de modo extensivo (v.16). c. Deus amou de modo comprovado (v.16). d. Deus amou de modo salvador todo o que crê (v.16). Creia em Jesus e receba vida eterna!
CONCLUSÃO
O teólogo e reformador francês João Calvino falou: “Cristo manifestou-se ao mundo em humilhação, como filho do homem, para que fossemos feitos filhos de Deus”. Jesus se fez pobre para que nós recebéssemos a riqueza da sua graça em salvação. Se você já recebeu a rica salvação que Jesus oferece precisa viver para sua glória, adorando, vivendo em santidade e proclamando o evangelho do Cristo do Natal. Se você ainda não tem certeza de vida eterna, podes hoje receber o Cristo do Natal e receber certeza de vida eterna. Você quer?
AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário