TEXTO: I JOÃO 5.20-21
INTRODUÇÃO
O Natal atesta a vinda do Filho de Deus até nós. João escreve esta carta para combater o gnósticismo e atestar que Jesus veio em carne até nós. Sobre a realidade do Natal queremos extrair algumas lições.
ASSUNTO: ECOS DO NATAL - O AMOR DE DEUS ESTÁ NO AR!
TEMA: NATAL: JESUS, O FILHO DE DEUS VEIO ATÉ NÓS
1. ELE FOI ENVIADO PELO PAI PARA NÓS. V.20a
“Também sabemos que o Filho de Deus é vindo [...]”
A. Ele veio trazer a presença real de Deus para nós. Mt 1.23
“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)”. Lições: I. Jesus veio de uma forma sobrenatural (v.23). II. Jesus veio para trazer presença real de Deus para nós (v.23). III. Você pode receber a presença de Deus por meio de Jesus.
B. Ele veio trazer a salvação de Deus para nós. Mt 1.21
“Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles”. Informações: A. Jesus veio para salvar o homem (v.21). B. Jesus veio para salvar o homem dentro do seu povo (v.21). C. Jesus veio para salvar do pecado (v.21).
C. Ele veio trazer a vida abundante de Deus para nós. Jo 10.10
“O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. Verdades: a. O ladrão vem para matar, roubar e destruir (v. 10). b. Jesus veio para nos trazer vida (Gr. Zôe, vida espiritual). c. A vida espiritual que Cristo traz é abundante - plena.
2. ELE VEIO TRAZER ENTENDIMENTO ESPIRITUAL DE VERDADE. V.20b
“[...] e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro [...]”.
A. Ele abre o nosso entendimento para entermos a Palavra de Deus. Lc 24.45
“Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras”. Lições: A. O entendimento espiritual do homem foi prejudicado pelo pecado (Rm 3.11). B. O entendimento espiritual do homem somente pode ser compreendido se Cristo abri-lo em nosso favor.
B. Ele abre o entendimento para nós crermos no evangelho. At 16.14
“Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia”. Lições: I. A pessoa pode ser temente a Deus sem conversão (14). II. A pessoa temente a Deus precisa escutar a palavra de Deus (v.14). III. O Senhor abre o coração da pessoa para que creia na Palavra (v.14).
C. Ele abre o nosso entendimento para recebermos a salvação. Lc 1.77
“Para dar ao seu povo conhecimento da salvação, no redimi-lo dos seus pecados”. O conhecimento para a salvação vem através de Jesus Cristo, através do Espírito Santo, Ele nos faz conhecer tudo que Cristo fez e ensinou para nossa salvação.
3. ELE VEIO PARA NOS DAR UMA VIDA VERDADEIRA COM ELE. V.20c
“[...] e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo [...]”.
A. A vida que estava no Pai foi trazida por Jesus. I Jo 1.1
“O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida”. Lições: I. A vida foi trazida por Jesus, pois foi ouvido pelos homens. II. A vida foi trazida por Jesus, pois visto pelos homens. III. A vida foi trazida por Jesus, pois foi tocado pelos homens.
B. A vida que Ele trouxe pode ser desfrutada pelos homens. I Jo 1.2
“(e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada)”. Lições: I. A vida estava oculta no Pai (v.2). II. A vida foi manifestada por Cristo (v.2). III. A vida pode ser desfrutada pelos homens (v.2). IV. Os homens que desfrutam desta vida devem proclamá-la a outros (v.2).
C. A vida que Ele trouxe nos traz uma transformação real. I Jo 3.14
“Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte”. Passar da morte (Gr. “Thanatos”. separação) é passar para a vida (Gr. “Zôe”, vida espiritual). É ser transformado de morto espiritual para um vivo espiritual, ser totalmente novo (II Co 5.17)
4. ELE VEIO COMO DEUS QUE SE TORNOU HOMEM. V.20d; 21
“[...] Este é o verdadeiro Deus [...]”.
A. Ele mesmo vindo como homem não deixou de ser Deus. Jo 1.1, 14
“1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai”. Lições: I O verbo ser - era indica que Ele já existia antes do inicio (v.1). II. O verbo estar - estava informa que Ele é distinto do Pai. III. O verbo ser - era atesta que sempre existiu como Deus. IV. O verbo fazer - se fez testifica que Ele Ele se tornou homem. V. O verbo habitar - habitou indica que Ele armou seu tabernáculo entre nós trazendo graça e verdade. VI. O verbo ver - vimos indica que ele foi conhecido por pessaos. Ele é o Deus eterno sendo conhecido em figura humana. Glórias!
B. Ele mesmo vindo como homem não deixou de ter a igualdade divina com o Pai. Jo 5.18
“Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus” (Jo 5.18). Lições: I. Jesus não guardava o sábado judaico como pensam alguns (v.18). II. Jesus se dizia Filho de Deus (v.18). III. Jesus disse ser igual a Deus (v.18).
C. Ele mesmo vindo como homem, não deixou de ser Deus, devido a isto não dvide sua glória com os ídolos. I Jo 5.21
“Filhinhos, guardai-vos dos ídolos” . Lições: I. Um ídolo é qualquer ser adorado, cultuado, priorizado à parte de Deus. II. Jesus é adorado, logo Ele é Deus (Hb 1.6). III. Jesus sendo Deus não divide sua gloria com ídolos (I Jo 5.21).
5. ELE DÁ-NOS A VIDA ETERNA. V.20e
“[...] e a vida eterna”.
A. A vida eterna é exclusiva na pessoa de Jesus. At 4.11-12
“11 Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. 12 E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”. Lições: A. Jesus é a pedra fundamental da salvação (v.11). B. Jesus é o nome exclusivo para salvação (v.12). Somente Jesus nos traz vida eterna!
B. A vida eterna é recebida unicamente pela fé em Jesus. Jo 6.47
“Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna”. Verdades: I. Jesus fala sempre a verdade (v.47). B. Jesus traz vida eterna (v.47). C. Jesus salva quem crê (v.47).
C. A vida eterna que Cristo oferece é segura eternamente. Jo 10.28
“Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão”. Lições: A. Jesus dá a vida eterna hoje (v.10). B. Jesus preserva os salvos no futuro (v.28). C. Jesus guarda os salvos pelo seu poder (v.28).
CONCLUSÃO:
O Natal indica Jesus vindo até nós pelo Pai, dando entendimento da verdade, vida eterna, mostrando sua divindade e dando vida eterna. Você que já é crente saiba que é nosso dever proclamar Jesus com as palavras e vida. Se você ainda não tem certeza de vida eterna, Jesus veio aqui para te salvar, basta que entregue seu coração a Ele para ter certeza de vida eterna.
AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário