Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

VOZES DA REFORMA: A FÉ É INDISPENSÁVEL PARA A VIDA CRISTÃ - SOLA FIDE! (HEBREUS 11.1-3)

TEXTO: HEBREUS 11.1-3

Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem. 2 Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. 3 Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem”.

INTRODUÇÃO

A fé um dom de Deus (Ef 2.8), ela é dada aos eleitos (Tt 1.1), somos justificados por meio dela sem as obras da Lei (Rm 3.28), sem fé não podemos agradar a Deus (Hb 11.6), precisamos de fé para orar (Mt 21.22), assim sendo não há vida cristã sem fé. A Carta aos Hebreus trata sobre a superioridade de Cristo, neste capítulo 11 trata da fé em Jesus como o motivo da vida de todos os heróis da fé, nós iremos tratar sobre a tema da fé definida na Reforma Protestante, para isto trabalharemos o assunto e tema expostos a seguir.

ASSUNTO: VOZES DA REFORMA, MENSAGENS DA PALAVRA DE DEUS!

TEMA: A FÉ É INDISPENSÁVEL PARA A VIDA CRISTÃ - SOLA FIDE!

1. A NATUREZA DA FÉ. V.1

A fé (Gr. Pisteus, Confiança) é o meio que nós podemos tomar posse da salvação e das bençãos espirituais deccorrentes desta. Sem fé não é possível se aproximar de Deus (Hb 11.6), pois se não confiarmos Nele não podemos nos achegaarmos a Ele, a seguir veremos algumas caracteristicas da fé que precisamos ter para com Deus.

a) É uma espera certa e confiante. V.1a

A fé não é uma possibilidade, mas uma certeza, devido a isto quando se tem fé se espera de modo confiante, conforme se observa: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam [...]” (v.1a). Quando eu tenho fé não penas tenho a salvação como algo possível, mas como um fato certo e consumado. A confiança do salvo deve ser firme de tal forma que tenha certeza daquilo que se espera! A confiança em Deus para salvação é a fé salvadora (Ef 2.8) sem obras da Lei (Rm 3.28). A Palavra certeza (Gr. Hipóstase, garantia certa).

b) É uma convicção de fatos que fogem aos olhos. V.1b

A fé traz uma convicção de fatores que ainda não estão patentes aos nossos olhos, segundo está escrito: “Ora, a fé é [...] a convicção de fatos que se não veem” (v.1b). Ter convicção (Gr. Elenkos, Certeza firme) é mesmo antes de ver algo acontecer já ter a certeza que já é certa sua ocorrência, esta é a fé cristã. Jesus disse que são bem - aventurados os que não o viram e creram (Jo 20.29), Paulo disse que sa esperança que se vê não é esperança, pois o que não vemos aguardamos com paciência (Rm 8.24). Temos convicão mesmo antes de ver, isto é fé!

c) É uma espera que não nos estagna, mas nos leva a andar com Deus. II Co 5.7

Muitas pessoas que se podemos ter uma certeza plena da salvação pela fé nos levaria à uma vida de estagnação e pecado, mas não é isso que a Bíblia afirma, constatemos: “Visto que andamos por fé e não pelo que vemos” (II Co 5.7). A fé nos leva a ter uma vida cristã mobilizada, pois o verbo andar usado aqui traz uma ideia de movimento, contancia e não de inércia, quando recebemos a Cristo pela fé, nossa vida deve movimentar-se na direção da vontade de Deus através de uma vida pratica de cristianismo! Como está nossa vida?

2. O TESTEMUNHO DA FÉ. V.2

Homens que creram no Senhor tiveram um bom testemunho de vida, pois a fé nos leva a uma vida de testemunho, seegundo está relatado no texto: “Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho” (v.2). O texto de Hebreus 11 fala largamente dos hérois da fé, vehamos em alguns recortes o bom testemunho ali expresso.

a) O testemunho da fé levam homens à confiar totalmente no Senhor. Hb 11.8

Abraão é citado como um exemplo de fé confiante, segundo está escrito: “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia” (v.8). Algumas lições importantes: A. Foi o próprio Deus que chamou Abraão (v.8a). B. Abraão obedeceu ao chamado de Deus (v.8b). C. O chamado era para sair da sua terra e parentela para uma terra herdada (v.8c). D. Abraão obedeceu pela fé confiando na promessa de Deus, pois não sabia onde era a terra (v.8d).

b) O testemunho da fé levam homens à uma dignidade espiritual. Hb 11.37-38

Há uma dignidade espiritual dada àqueles que creem em Jesus, observemos: 37 Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados 38 (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra” (vv.37-38). Algumas verdades precisam ser enfatizadas: I. Aqueles homens foram desprezados pelo mundo (v.37). II. Aqueles homens foram perseguidos pelo mundo (vv.37-38). III. O mundo não era digno daqueles homens (v.38). Os salvos não possuem holofotes da terra, mas do céu!

c) O testemunho da fé leva homens á preferir morrer do que negar Jesus. Hb 11.35b

Servos de Deus foram torurados até a morte, por não nagar a fé, eles criam na ressurreição: “[...] Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição” (Hb 11.35b). Homens que preferiram morrer do que negar sua fé como John Huss, William Tyndade, Jean Du Bourdeal, Mattheiu Verniel e Pierre Bourdone (mártires da Guanabara), preferiram morrer do que negar a sua fé em Cristo, perderam a vida, mas não perderam a fé. Guarde a fé, mesmo sofrendo investidas pesadas, gera bom testemunho!

3. A RACIONALIDADE DA FÉ. V.3

A fé cristã é inteligente, traz entendimento ee discernimento espiritual nas várias situações, bem como nos aponta para uma crença esclarecida, pois a nossa fé se baseaia em um Deus real e atuante e que pode ser conhecido, devido a isto nossa fé é inteligível, sobre este aspecto vejamos algumas verdades.

a) Pela fé cremos e entendemos que Deus é o criador. V.3

O homem pode saber da existência de Deus ao observar a natureza (Sl 19.1), mas para ter uma intimidade com o Deus criador é preciso fé, vejamos: “Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem” (v.3). Algumas lições: a. A fé nos faz crer e entender que Deus criou o universo (v.3). b. A fé noss faz crer e entender que Deus criou tudo pela sua Palavra (v.3). c. A fé nos faz crer e entender que Deus criou tudo do nada (v.11).

b) Pela fé cremos e entendemos que Deus é o salvador. I Jo 5.20

O texto nos traz a verdade do entendimento para salvação, vejamos: “Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (I Jo 5.20). Algumas verdades: A. Pela entendemos que Jesus veio ao mundo (v.20). B. Pela fé recebemos entendimento para o reconhecermos e estarmos Nele (v.20). C. Pela fé entedemos a divindade de Jesus (v.20). D. Pela fé recebemos entendimento para a vida eterna - salvação (v.20). Pela fé receba escalrecimento para salvação!

c) Pela fé cremos e entendemos que Deus tem todo poder. Ef 1.18-19

Sobre o assunto vejamos: 18 iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos 19 e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder” (Ef 1.18-19). Verdades fundamentais do texto: 1. O entendimento que recebemos de Deus é espiritual, no coração (v.18a). 2. O entendimento nos faz ter esperança (v.18b). 3. O entendimento da fé nos faz entender ao valor da herança eterna que recebemos (v.18c). 4. O entendimento da fé nos faz ter discernimento da eficácia do poder de Deus (v.19).

CONCLUSÃO

Meus irmãos nesta mensagem vimos que a fé é indispensavel para a vida cristã. Sobre isto observamos sobre a natureza da fé como uma espera certa e confiante, convicção de fatos que foge aos olhos, e esta fé não nos estagna, mas nos leva a andar com Cristo. Observamos também sobre o testemunho da fé confiando em Deus, tendo dignidade espiritual e não negar a fé. Ainda observamos sobre a racionalidade da f´é que nos ensina que Deus é criador, salvador e Todo-Poderoso. Aplicação: Crentes: Nós precisamos confiar em Deus, buscá-lo, até morrer se for necessario pela fé, orando, clamando e buscando o evangelho. Não Crentes: A salvação é pela fé independente das obras da Lei, você pode hoje render seu coração a Cristo e, por meio da fé, ter certeza da salvação.

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário