Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

VOZES DA REFORMA: A TEOLOGIA CENTRALIZADA NA GLÓRIA DE DEUS - SOLI DEO GLORIA (ROMANOS 11.33-36)

TEXTO: ROMANOS 11.33-36

INTRODUÇÃO

A carta de Paulo aos Romanos é a carta mais teológica que ele escreveu, ela tem teologia profunda (1.1-11.36), a teologia na prática da vida cristã (12.1-33), saudaçoes e recomendações cristãs (16.1-27). No texto lido podemos conferir que se trata de uma doxologia, que é uma exaltação a Deus depois de um discurso realizado. Paulo vem de uma sequencia teologica muito profunda: salvação eterna e imperdivel dos eleitos (8.1-39), soberania de Deus na eleição dos salvos e rejeição dos reprobos (9.1-33), a responsabilidade pela rejeição é dos pecadores, embora Deus seja soberano (10.1-11.32), Paulo então, humanamente não entende como isso pode se entrelaçar, se prostra e exalta a este Deus que tem planos profundos e insondáveis.

ASSUNTO: VOZES DA REFORMA, MENSAGENS DA PALAVRA DE DEUS

TEMA: A TEOLOGIA CENTRALIZADA NA GLÓRIA DE DEUS - SOLI DEO GLORIA!

1. ELA INDUZ O SERVO DE DEUS À DEVOÇÃO. V.33a

O texto indica devoção, vejamos: “Ó profundidade da riqueza [...]” (v.33a). O apostolo usa aqui o vocativo que era usada devoções.. Algumas verdades importantes.

1.1 A devoção a Deus requer exclusividade. Mt 6.24

A nossa devoção deve ser feita ao Senhor de forma exclusiva, vejamos: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas” (Mt 6.24). Algumas verdades: A. A devoção a dois senhores é impossível (v.24). B. A devoção envolve amor único (v.24). C. A devoção envolve devoção única (v.24). Paulo atesta isso ao usar o vocativo no versiculo 33 e ao afirmar que seu viver era Cristo e o morrer lucro (Fp 1.21).

1.2 A devoção a Deus requer conhecimento de Deus. Os 6.3

Há um convite das Escrituras para que conheçamos a Deus, vejamos: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra” (Os 6.3). Algumas lições: a. Deus é transcendente, Ele é maior e distinto da criação: “Mas, de fato, habitaria Deus na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei” (I Rs 8.27). b. Deus é imanente, Ele se faz presente na criação: “Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos” (Is 57.15). c. Deus é cognoscível, Ele se faz conhecer ao homem por meio de Jesus: “Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Mt 11.27).

1.3 A devoção a Deus requer vida prática de consagração. Lc 2.36-38

A Escritura traz algumas verdades sobre a consagração: 36 Havia uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, avançada em dias, que vivera com seu marido sete anos desde que se casara 37 e que era viúva de oitenta e quatro anos. Esta não deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações. 38 E, chegando naquela hora, dava graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém”. (Lc 2.36-38). Algumas lições sobre a consagração de Ana: a. Ela jejuava constantemente (v.36-37). b. Ela orava diuturanamente (v. 37). c. Ela congregava regularmente (v.37). d. Ela falava sobre Jesus ousadamente (v.38). Quem se consagra, recebe ousadia e poder para falar de Jesus!

2 INDUZ O SERVO DE DEUS À HUMILHAÇÃO. V.33-35

2.1    Devemos nos humilhar porque Deus é profundo em riqueza. V.33

Paulo inicia a passagem dizendo que Deus é profundamente rico, vejamos: “Ó profundidade da riqueza [...]” (v.33a). Algumas lições importantes: 1. Deus é rico em bondade: “Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento? (Rm 2.4). 2. Deus é rico em perdoar: “Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor , que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar” (Is 55.7). 3. Deus é rico em doar: “A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo” (Fp 3.8).

2.2 Devemos nos humilhar porque Deus é inescrutável em sabedoria. V.33b

a. Por causa da sua sabedoria, Deus é onisciente. “[...] tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus” (v.33b). A teologia chama o conhecimento de Deus de onisciência, Ele sabe tudo. b. Por causa da sua sabedoria, Deus é insondável em seus juízos: ”[...] Quão insondáveis são os seus juízos [...]” (v.33c) Insondável significa algo que cujo fundo e/ou limite não se consegue encontrar. A forma que ele os realiza nem sempre são compreensíveis para as nossas mentes. c. Por causa da sua sabedoria, Deus é inescrutável em seus caminhos: “[...] quão inescrutáveis, os seus caminhos!” (v.33d) Os caminhos do Senhor, tal como os seus juizos são traçados de tal forma que mesmo que pareçam desconexos, mas se encontram na perfeição divina.

2.3    Devemos nos humilhar porque Deus é suficiente em seu ser. V.34-35

A Escritura afirma que Deus é autossuficiente, vejamos: 34 Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? 35 Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído?” (vv.34-35). São perguntas retóricas que a resposta é óbvia. Ninguém conheceu a mente do Senhor (v.34), Ele não precisou de conselheiro algum, é perfeito (v.34). Ele não recebeu de ninguém, pois Ele é quem dá a todos (v.35). Deus é suficiente em seu ser! Louvado seja o seu nome!

3. ELA INDUZ O SERVO DE DEUS À UMA TOTAL RENDIÇÃO.V.36

3.1 Rendemo-nos ao Senhor porque todas as coisas tem origem Nele. V.36a

A Palavra de Deus afirma que Deus é a origem de tudo, vejamos: “Porque dele [...]” (V.36a). Deus é a origem do mundo natural e espiritual. A criação não veio de explosão cósmica ou de uma evolução, segundo a biologia códigos genéticos não são originados espontaneamente, ou seja, eles são implantados em nós pelo Deus Todo Poderoso. Tudo veio Dele! Ele é o criador das coisas visíveis e invisíveis, Louvado seja Deus!

3.2 Rendemo-nos ao Senhor porque todas as coisas são sustentadas por Ele. V.36b

Podemos observaar que Deus sustenta tudo que existe, consoante está escrito: “[...] e por meio dele [...]” (v.36b). Paulo está tratando aqui sobre a origem de tudo e que as coisas não somente foram criadas, elas continuam existindo “por meio Dele”, porque este Deus cria, sustenta o universo criado pela palavra do seu poder (Hb 1.3), nada existe sem que Ele tenha criado, nada há sem que o Senhor sustente.

3.3 Rendemo-nos ao Senhor porque todas as coisas têm a sua finalidade de existência Nele. V.36c

A Escritura nos afirma que tudo tem o sentido de existir em Deus, conforme está registrado: “[...] e para ele são todas as coisas [...]”. Deus criou tudo e sustenta tudo, mas isto tem uma finalidade “para Ele”, as preposições gregas “EK”, “Eis” indicam finalidade, ou seja, a finalidade de todas as coisas é estar junto a Deus, quando os homens entenderem isto, estarão satisfeitos em Deus.

3.4    Rendemo-nos ao Senhor porque todas as coisas redundam em gloria a Ele. V.36c

Tudo deve levar os homens a glorificar a Deus: “[...] A ele, pois, a glória eternamente. Amém!”. Paulo conclui aqui dizendo que como todas as coisas são criadas, sustentadas e tem por finalidade louvar a Deus, fecha com chave de ouro dizendo: “A Ele, pois, a gloria eternamente. Amém”. Toda a glória deve ser dada a Deus, somente vai se declarar desta forma, aqueles que se rendem a Ele de maneira total.

CONCLUSÃO

A presente mensagem trouxe algumas lições sobre a Utilidade de Uma Teologia Centralizada na glória de Deus, vimos que ela induz o servo de Deus à devoção, humilhação, à uma total rendição. Aplicação: A nossa teologia deve centralizar a glória de Deus, quando eu não entender os planos de Deus, devo adorar. Se você está vivendo uma vida longe de Deus, de forma pecaminosa, saiba que fostes criado para viver glorificando a Deus, somente irás encontrar paz quando estiveres em Deus. Você já tem certeza de vida eterna? Se sua resposta é sim, viva para glória de Deus, se é não, entregue-se a Cristo ainda hoje e receberás certeza de ir morar no ceu com Jesus, ainda viverás para glória e louvor do Senhor!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário