Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

VOZES DA REFORMA: A REVELAÇÃO ESCRITA DE DEUS PARA NÓS - SOLA SCRIPTURA! (SALMOS 19.1-14)

TEXTO: SALMOS 19.1-14

INTRODUÇÃO

O homem não pode conhecer a Deus, a menos que Este se revele a Ele, Ele faz isso de maneira naural pela criação, também de modo especial pela Escritura. O Salmista trata deste assunto neste Salmo 19, sobre a Revelação Natural (vv.1-6), Especial (vv.7-8), aplicação da Revelação Especial no coração (vv.9-14). A Reforma Protestante trouxe a Revelação Especial e Escrita de Deus de volta ao centro do culto, vejamos algumas lições a partir do assunto e tema expostos.

ASSUNTO: VOZES DA REFORMA: MENSAGENS DA PALAVRA DE DEUS

TEMA: A REVELAÇÃO ESCRITA DE DEUS PARA NÓS - SOLA SCRIPTURA!

I. A REVELAÇÃO NATURAL DE DEUS. VV.1-6

A revelação natural se dá pelas obras da criação, ela não traze salvação, mas deixa os homens indesculpaveis diante de Deus (Rm 1.20), mesmo não trazendo salvação, a revelação natural é importante, vejamos algumas lições.

1. A revelação pela criação ensina a glória de Deus. V.1

A glória de Deus é vista na criação do mundo, vejamos: “Os céus proclamam a glória de Deus [...]” (v.1a). Toda a criação numa só voz, sejam os seres vivos como animais do campo, aves, reptéis e peixes, ou mesmo inanimados como água, terra, ar, etc. Tudo no seu tempo diz glória (Sl 29.9), se a criação irracional glorifica a Deus, nós homens também devemos fazer!

2. A revelação pela criação ensina a existencia de Deus. V.1

A criação indica que Deus é atuante, agiu na criação e continua intervindo na história: “[...] e o firmamento anuncia as obras das suas mãos”. (v.1b). A criação apresenta que Deus é real, Ele age, realizou a grande obra da criação, Ele criou tudo, Ele Existe! Ele é poderoso! Ele se deu a conhecer a todos os homens!

3. A revelação pela criação ensina sobre Deus de modo didático. VV.2-6

A criação é didática, nos transmite uma mensagem inteligivel, vejamos: “2 Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. 3 Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; 4 no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo. Aí, pôs uma tenda para o sol, 5 o qual, como noivo que sai dos seus aposentos, se regozija como herói, a percorrer o seu caminho. 6 Principia numa extremidade dos céus, e até à outra vai o seu percurso; e nada refoge ao seu calor” (vv.2-6). A. A criação discursa de modo intercalado (v.2). B. A criação discursa de modo silencioso e eficaz (v.3). C. A criação discursa de forma universal, todos conhecem a Deus (v.4). D. A criação discursa através dos elementos criados e pela beleza que apresentam como faz o sol (v.5-6).

II. A REVELAÇÃO ESPECIAL DE DEUS.VV.7-8

A Escritura nos afirma que além da revelação natural, Deus se revelou de maneira de modo especial pela sua revelação Escrita (Lc 1.1-4), vejamos algumas características desta revelação:

1. A revelação especial de Deus é perfeita. V.7.

A revelação Escritta de Deus é inerrante e infalível, devido à sua perfeição: “A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices” (v.7a). A revelação especial de Deus não falha, pois é perfeita, inspirada por Deus (II Tm 3.16), por homens movidos pelo Espírito Santo (II Pe 1.20-21). A Palavra de Deus não falha, Deus se revela por Ela!

2. A revelação especial de Deus traz restauração. V.7

A Palavra do Senhor nos traz restauração, segundo observamos: A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices” (v.7). Deus nos restaura pela sua Palavra.

3. A revelação especial traz sabedoria espiritual. V.7

A Palavra de Deus traz sabedoria aos que entregam sua vida a Cristo, mesmo que sejam simples: “A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices (v.7). Muitos são preconceituosos contra cristãos e dizem que estes são ignorantes, mas a sabedoria de Deus é loucura para o mundo (I Co 1.20-21), devido a isto, conhecer e viver a Palavra de Deus é sabedoria dada por Deus!

4. A revelação especial de Deus traz alegria ao coração e iluminação. V.8

A Palavra de Deus traz a alegria de Deus aos corações, iluminando o interior dos que recebem a Palavra, vejamos: “Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos” (v.8). O Espírito age na Palavra (Jo 16.13; Jo 17.17), ilumina os olhos (Ef 1.18), convence (Jo 16.8), tudo pela Palavra!

III. A REVELAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS NO CORAÇÃO. VV.9-14

A. A forma de ser recebida a palavra: 1. Deve ser recebida com temor reverente:“O temor do Senhor é límpido e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente, justos” (v.9). 2. Deve ser desejada de modo intenso: “São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos” (v.10). 3. Deve ser aceita a sua admoestação: “Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa” (v.11). Como você recebe a Palavra?

B. O efeito que a palavra traz: 1. Nos livra de pecar contra Deus: Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas. (v.12). 2. Livra-nos da soberba: “Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão” (v.13). 3. Influencia o nosso falar e pensar: “As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor , rocha minha e redentor meu!” (v.14).

CONCLUSÃO

A Palavra trouxe uma mensagem sobre a revelação de Deus ao seu povo, sobre isto verificamos que Deus se revelou de modo natural pela criação; de modo especial pela Escritura e que esta revelação precisa ser aplicada ao coração. Aplicação: Crentes: A Revelação perfeita de Deus está na Escritura, precisamos conhecê-la (discipulado), praticá-la (santidade) e proclamá-la (pregação e evangelização). Temos feito isso? Não Crente: Se você não tem certeza de vida eterna, saiba que revelação da Escritura nos diz que devemos ter a Palavra, dar lugar à Palavra e aceitar a palavra no coração. Fazendo isso receberemos vida eterna - salvação. Você entendeu o que falamos? Isso faz sentido para você? Se isso faz sentido, você gostaria de ter certeza da sua salvação? Para isso precisas entregar teu coração a Cristo, quer fazer isso hoje?

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário