Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

VOZES DA REFORMA: O CONVITE DA GRAÇA - SOLA GRATIA (ISAÍAS 55.1-13)

TEXTO: ISAIAS 55.1-13

INTRODUÇÃO

A salvação pela graça foi um tema muito debatido na reforma e ainda tem sido tratado hoje, pois antiga heresias estão ressurgindo, como o pelagianismo que nega a salvação somente pela graça, dando ao homem um protagonismo que ele não tem na salvação, este mesmo falso ensino foi ensinado pela igreja medieval, refitado biblicamente pela refforma. Isaías foi escrito entre 686 a 650 a.C. Para alertar seu povo contra o pecado, sobre o exilio e a necessidade de arrependimento, a passagem lida trata do convite gracioso para restauração de Israel que se aplica a todos nós e iremos tratar tendo como base o assunto e tema expostos a seguir.

ASSUNTO: VOZES DA REFORMA, MENSAGENS DA PALAVRA DE DEUS

TEMA: O CONVITE DA GRAÇA - SOLA GRATIA

1. O HOMEM NECESSITA DA GRAÇA DE DEUS.

A necessidade da graça na vida do homem é uma verdade bíblica que precisa ser ensinada, eis algumas lições:

I. Ele oferece água da vida gratuita aos sedentos. V.1

“Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite”. Verdades espirituais: a. Todos os sedentos são convidados (v.1). b. Todos os sedentos recebem de graça (v.1). c. Todos os sedentos devem vir às águas vivas: Deus (v.1).

II. O homem busca na fonte errada. V.2

“Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares”. a. Busca satisfação naquilo que não satisfaz (v.2). b. Deve ouvir a voz de Deus para distinguir entre a fonte certa e errada (v.2). c. Somente poderão satisfazer-se plenamente se buscarem na fonte verdadeira (v.2).

III. O homem precisa dar ouvido ao evangelho da graça. V.3-5

3 Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi. 4 Eis que eu o dei por testemunho aos povos, como príncipe e governador dos povos. 5 Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu correrá para junto de ti, por amor do Senhor , teu Deus, e do Santo de Israel, porque este te glorificou”. a. Precisamos ouvir o evangelho da graça para termos vida abundante (v.3). b. A pregação do evangelho da graça deve chegar a todos os povos (v.4). c. A pregação do evangelho da graça atrai pessoas para o seu povo (v.5). ouça o evangelho da graça, que este evangelho entre no seu interior.

2. O HOMEM PRECISA RESPONDER À GRAÇA DE DEUS. V.6-11

I. Buscando ao Senhor com urgencia. V.6

“Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”. a. Devemos buscar ao Senhor porque é uma ordem (v.6). b. Buscar ao Senhor enquanto é tempo (v.6b). c. Buscar enquanto Deus está favorável (v.6c). Busque ao Senhor agora, pois chegará ao tempo em que não haverá mais tempo.

II. Deixando todo o pecado. V.7

“Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor , que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar”. a. É preciso deixar o pecado na pratica e pensamentos (v.7a). b. É necessário que o homem se converta - volte-se ao Senhor (v.7b). c. Quando o homem deixa o pecado e se volta para Deus recebe compaixão de Deus (v.7c). Deixe o pecado e se volte para Deus!

III. Aceitando a vontade de Deus sobre sua vida. VV.8-11

8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor , 9 porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos. 10 Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, 11 assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei”. a. A vontade de Deus é maior e melhor que a nossa (v.8-9). b. A vontade de Deus é conhecida pela Palavra de Deus semeada (v.10). c. A vontade de Deus não falha, pois sua Palavra não volta vazia (v.11).

3. O HOMEM CHEIO DA GRAÇA RECEBE A ALEGRIA DO SENHOR. VV.12-13

I. A alegria da graça gera cânticos de louvor. V.12

“Saireis com alegria e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós [...]”. a. Os cânticos de louvor devem ser alegres (v.12). b. Os cânticos devem transmitir paz (v.12b). c. Os cânticos devem empolgar a partir da nossa vida (v.12). A graça nos leva a louvar ao Senhor!

II. A alegria da graça gera expressões de louvor. V.12

[...] e todas as árvores do campo baterão palmas”. Há expressões bíblicas de louvor como ajoelhar-se, erguer as mãos, no caso aqui está o ato de bater palmas, isto é, podemos demonstrar louvor com atos físicos. Há passagens que o “bater palmas” tem uma conotação negativa, nesta passagem é positiva, isto é, é um ato físico que serve para louvar a Deus.

III. A alegria da graça gera transformação por onde passarmos.v.13

“Em lugar do espinheiro, crescerá o cipreste, e em lugar da sarça crescerá a murta; e será isto glória para o Senhor e memorial eterno, que jamais será extinto”. O texto usa expressões que definem coisas negativas como espinheiro (planta que causa dor por seus espinhos), Sarça (planta espinhosa, era usado para castigar inimigos). Eles seriam trocados pelo cipreste (planta medicinal), murta (planta medicinal e que serve para embelezar jardins), ou seja, houve uma transformação. Isto deve glorificar a Deus, pois quem

CONCLUSÃO

Vimos nesta mensagem que somos convidados pela graça, observamos que necessitamos da graça; que devemos responder à graça e quando respondemos a graça satisfatoriamente recebemos plena alegria. Aplicação: Crentes: Tudo que acontece de bom na sua vida, desde salvação até mesmo as bênçãos ou lutas são atos da graça, então nao se orgulhe com as bençãos nem se lamente nas lutas, Deus está fazendo uma obra de fortalecimento em você. Não crentes: Se você entrou aqui hoje e ainda não tem certeza da sua salvação, saiba que graciosamente o Senhor te convida para receber vida eterna pela graça , entregue-se ao Senhor enquanto há tempo, se arrependa dos seus pecados e receberás perdao e salvação. Você quer?

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário