Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de novembro de 2022

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM II TESSALONICENSES 1.1-2

TEXTO: II TESSALONICENSES 1.1-2

INTRODUÇÃO

A Segunda Carta de Paulo aos Tessalonicenses foi escrita para tratar sobre os sinais da segunda vinda de Cristo, bem como para alertar o povo à perseverança, sem ser levados por especulações sobre a vinda de Cristo, no Capítulo 1.1-2 Paulo traz um prefácio e introdução à carta, Ele queria orientar o povo de Deus.

TEMA: UMA CARTA ESCRITA PARA ORIENTAR O POVO DE DEUS!

1. CARTA INSPIRADA POR DEUS E ESCRITA POR HOMENS. V.1

A Escritura foi inspirada por Deus (II Tm 3.16), revelada à homens santos movidos pelo Espírito Santo (II Pe 1.20-21), aqui nesta carta é citada uma tripla autoria vejamos: Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus, nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo” (V.1). Algumas verdades sobre estes autores:

A. Paulo, o apostolo.

Paulo foi perseguidor contra a igreja (Fp 3.6), apóstolo por vontade de Deus (I Co 1.1), sua mensagem veio por revelação de Jesus Cristo (Gl 1.11-12). A Palavra Apostolo (Gr. “Apostolew”, enviado com uma missão, desbravar). O apostolado de Paulo aconteceu pela graça de Deus mediante Jesus Cristo. Nós também somos chamados para desbravar os corações afastados de Cristo, levar o evangelho aos corações onde Cristo não foi anunciado (Rm 15.20). Não existem apóstolos hoje, mas a missão apostólica continua, é nossa.

B. Silvano, o cooperador.

Silvano foi um cooperador na obra de Deus, ele ajudou na obra, e independente de quem fosse o líder, estava disposto a ajudar. Ele é o mesmo Silas que pregou a palavra com Paulo e foi perseguido: (At 16.25), era profeta de Jerusalém, mas saiu para obra missionária (At 15.40), ajudou Pedro na obra e escrita das suas cartas (I Pe 5.12). Ele era um cooperador da obra, disposto a trabalhar para Cristo e nós estamos dispostos também?

C. Timóteo, o jovem pastor.

O Timóteo era filho de mãe judia crente e Pai grego (At 16.1), aprendeu desde a infância a Escritura com sua mãe Eunice e vó loide (II Tm 1.5), ele foi ordenado pastor pelo presbitério (I Tm 4.14) ainda na juventude (I Tm 4.12), como jovem pastor foi um auxiliar de Paulo e o ajudou na missão. Timóteo foi um jovem cristão exemplar, mesmo não sendo perfeito, tornou-se exemplo para as igrejas. Temos sido exemplo? Jovem, você tem sido exemplo?

2. UMA CARTA ESCRITA PARA O POVO DE DEUS. V.1

A carta foi escrita tendo como destinatário o povo de Deus, segundo está registrado: “Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus, nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo” (v.1). A Bíblia é uma carta de amor de Deus para o seu povo, a passagem lida traz algumas verdades sobre este povo, vejamos a seguir.

A. O povo de Deus é uma assembléia.

O povo de Deus é denominado Igreja (Gr. “Eklesia”, assembleia), isto indica que você não é um cristão isolado, mas na integração do povo de Deus, na assembleia dos santos, o cristão se filia à assembléia dos santos, ele integra uma comunidade que prega e vive a Palavra e valores que ele incorpora e passa a viver segundo eles. Não existe cristão sem igreja, sem fazer parte da assembleia do povo de Deus, precisamos juntamente com nossos filhos integrar o povo de Deus.

B. O povo de Deus deve estar onde estão esão as pessoas.

O povo de Deus foi chamado para alcançar as pessoas através da pregação dos pastores e crentes, o texto diz que a igreja estava em uma cidade chamada Tessalônica, isto é, ela deveria chegar nas localidades para alcançar as pessoas que habitavam ali. A Igreja que não é missionária perdeu o sentido de ser, pois igreja é chamada por Deus com a missão de adorar e evangelizar visando incorporar novos salvos à comunidade dos santos. Se a Igreja não cresce algo está errado, se a igreja está estéril na busca de novos salvos, algo não está bem!

C. O povo de Deus está ligada somente a Ele.

O texto nos informa que o povo de Deus é uma assembléia, comunidade; deve ir em busca das pessoas, mas também precisa está ligada a Deus, vejamos algumas lições: I. A Igreja pertence a Deus (v.1). II. A Igreja é formada por pessoas adotadas por Deus como filhos (v.1; Jo 1.12). III. A Igreja foi alcançada pela obra de Jesus Cristo (v.1). A Igreja tem um dono que é Deus, Ele executou uma obra salvadora através do sangue de Jesus, para as pessoas integrar esta igreja precisam aceitar esta obra de Deus sobre sua vida.

3. UMA CARTA PARA TRANSMITIR BENÇÃOS ESPIRITUAIS. V.2

A carta traz nesta parte introdutória a saudação bem costumeira de Paulo e que nós reformados usamos largamente, vejamos: “Graça e paz a vós outros, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo” (v.2). Paulo traz algumas verdades sobre as bençãos espirituais que Deus nos oferece, vejamos a seguir.

A. A benção da graça imerecida quando merecíamos o castigo. V.2

A palavra Graça (Gr. “Charis’, favor imerecido, receber algo sem mérito), isto indica que Deus nos dá o indulto celestial do perdão dos pecados e da eterna justificação, quando o que nós merecíamos era o castigo eterno. Paulo exalta a graça como a raiz da salvação, como a causa da eleição (Rm 11.15-6) e da salvação dos eleitos (Ef 2.8). Oh maravilhosa graça que Deus nos concedeu na pessoa do seu Filho Jesus!

B. A benção da paz como resultado da graça recebida. V.2

Paulo ainda vai nos informar na sua saudação que após recebermos o favor imerecido da graça, como resultado disso recebemos a paz (Gr. “Eirene”, concliliação, satisfação interior), o texto nos aponta para o sentido de uma satisfação em Jesus quando fomos alcançados pelo Senhor. Uma paz tão grande envolve o coração do salvo. Spafford perdeu quatro filhas num naufrágio e com o coração partido, fez uma música ao Deus que tira poesia das tragedia dizendo: “Sou feliz, com Jesus, Meu Senhor!”. Deus pode te encher de paz em Jesus!

C. A benção da graça e da paz são oriundos de Deus. V.2

Tanto a graça como a paz são bençãos espirituais provindas de Deus, vejamos: “Graça e paz a vós outros, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo (v.2). O homem não pode trazer a graça de Deus para outros homens, pois a graça vem de Deus e nos foi entregue por Jesus (Jo 1.16-17), sua paz - satisfação somente é nos entregue pelo Senhor, então não podemos ser satisfeitos fora de Cristo, a paz que excede todo entendimento vem de Deus (Fp 4.7). Receba a salvação pela graça e a paz eterna através do Senhor!

CONCLUSÃO

Vimos nesta mensagem que Paulo escreveu esta carta para orientar o povo de Deus, sobre isso verificamos que a carta foi inspirada por Deus e escrita por homens; foi escrita para o povo de Deus e nos transmite bençãos espirituais da paz e graça de Deus. Aplicação: Crentes: A Escritura foi escrita por homens inspirados por Deus, devido à inspiração, ela é inerrante e infalível, você deve confiar e obedecer os seus ensinos, vivendo e pregando a Palavra de Deus. Não Crentes: Nós vimos em uma parte desta mensagem que Deus oferece salvação pela graça e paz interna e eterna no coração. Você já tem certeza que se você comparecesse hoje perante o tribunal de Cristo, você teria certeza de salvação? Se sua resposta é negativa, estás caminhando num pantano escorregadio e vai te levar ao abismo, mas você pode hoje ainda receber a certeza de vida eterna através de Cristo Jesus. Você quer?

AUTOR: Pastor Veroniton Paz da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário