Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de novembro de 2022

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM II TESSALONICENSES 1.5-12

TEXTO: II TESSALONICENSES 1.5-12

INTRODUÇÃO

Um Soldado foi à guerra e prometeu à sua noiva que voltaria, ela depois de um ano de espera casou com outro. Ele ao fim de três anos retornou e quando a procurou, encontrou a mesma casada, ele disse: “Eu prometi que voltaria, porque não mes esperou?”. Cristo prometeu voltar e devemos esperar. Nós vimos nesta carta as seguintes mensagens: Uma Carta Escrita para Orientar o povo de Deus; Uma Carta Escrita para Falar de Gratidão e agora veremos uma mensagem na carta sobre a segunda vinda de Cristo, sobre isto falaremos tendo como base o tema exposto a seguir.

TEMA: UMA CARTA ESCRITA PARA DESCREVER A SEGUNDA VINDA DE CRISTO

1. COMO SERÁ A VINDA DE CRISTO. V.7

A Escritura afirma a realidade da segunda vinda de Cristo, a passagem lida nos ensina isso, vejamos: “E a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder” (v.7). Podemos observar aqui a forma que Jesus virá, vejamos a seguir.

a) Será pessoal e visível. V.7

A Escritura nos afirma que Jesus vai se manifestar (Gr. “Apokalipsys”, tirar o véu, aparecer pessoalmente), haverá uma manifestação pública de Jesus, com base nisso podemos examinar o que Apocalipse afirma, dizendo que “todo olho o verá” (Ap 1.7), esta aparição do Filho indica tanto sua pessoalidade como sua visibilidade aos olhos de todos, assim sendo, não haverá arrebatamento secreto, todos o verão publicamente vindo nos ares.

b) Será com toda autoridade do céu. V.7.

O texto vai informar que sua manifestação será do céu, isto aponta a sua autoridade, pois a Bíblia diz que quem vem do céu está acima de todos (Jo 3.31), no céu está o trono de Deus (Mt 5.34), Jesus está no céu (Jo 3.13), Jesus é o pão que desceu do céu para dar vida eterna (Jo 6.51), Jesus subiu acima de todos os céus (Ef 4.10), Ele subiu ao céu e está assentado à direita de Deus intercedendo por nós (Rm 8.34), de lá voltará para nos buscar e executar julgamento contra o mundo. Do céu virá exercendo sua autoridade!

c) Será na companhia de anjos poderosos. V.7

A Bíblia vai ainda nos informar que Jesus será seguido pela coorte celestial, rodeado de anjos poderosos, a função dos anjos na vinda de Cristo será recolher os seus escolhidos de uma à outra extremidade da terra aos céus (Mc 13.26-27) e lançar os ímpios na fornalha acesa - fogo eterno (Mt 13.40-42). Jesus como um rei será seguido dos seus anjos e ali execeutará por meio de anjos tanto a entrada dos eleitos no reino celeste quanto o lançamento dos réprobos na prisão eterna.

2. O QUE ACONTECERÁ NA VINDA DE CRISTO. VV.5, 6, 8, 9, 10

a) Haverá recompensa eterna para os salvos. VV.7,10

A recompensa eterna dos salvos é descrita de duas formas descritas a seguir, vejamos:

I. Receberão alivio das tribulações: “E a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder” (v.7). A Igreja aqui será atribulada (Gr. “Thlibomenoes”, afligido(a), oprimido, apertado), receberá alívio (Gr. “Anesyn”, repouso, descanso, folga, sossego).

II. Verão Cristo ser glorificado Neles: “Quando vier para ser glorificado nos seus santos e ser admirado em todos os que creram, naquele dia (porquanto foi crido entre vós o nosso testemunho)” (v.10). Jesus será glorificado (Gr. “Endoxasthênai”, Glorificado, exaltado como Rei). Jesus será admirado (Gr “Thaumasthênai”, admirado, maravilhado). Isso somente acontecerá nos que creram no evangelho e viveram em santidade (santos). É preciso pregar o evangelho para que pessoas creiam e naquele dia possamos ver esta glória!

b) Haverá castigo eterno contra os ímpios. VV.5, 6, 8, 9

O castigo eterno já está claramente revelado nas Escrituras, vejamos:

I. Eles serão julgados de maneira reta: “Sinal evidente do reto juízo de Deus, para que sejais considerados dignos do reino de Deus, pelo qual, com efeito, estais sofrendo” (v.5). O texto afirma que o juizo de Deus será reto (Gr. “Dikaias”, justo, reto, correto, sem erro), ninguém poderá alegar injustiça no julgamento.

II. Eles serão julgados sendo atribulados: “Se, de fato, é justo para com Deus que ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam” (v.6). Os impios serão atribulados (Gr. “Thlibousin”, afligido, oprimido), eles sofrerão o castigo por sua vida longe de Deus.

III. Eles serão julgados recebendo a vingança por desobedecer ao evangelho: “Em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus” (v.8). A vingança será em chama de fogo, o fogo é eterno (Mt 25.41), Deus se vingará de todos os impios que o rejeitaram e desobedeceram, rejeitando o convite do evangelho de Cristo. Cuidado! Se você rejeita o evangelho caminha para o fogo eterno.

IV. Eles serão julgados sofrendo eternamente longe da presença de Deus: “Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder” (v.9). A penalidade será eterna destruição (Gr. “Olethron”, ruina) por toda eternidade, não indica aniquilação. Serão banidos (Gr. “Apo”, expulso para longe) da presença de Deus para sempre.

3. COMO ESPERAR A VINDA DE CRISTO. VV.11-12

a) Esperamos a vinda de Cristo orando. V.11

Devemos orar ao Senhor, observe a passagem: “Por isso, também não cessamos de orar por vós, para que o nosso Deus vos torne dignos da sua vocação e cumpra com poder todo propósito de bondade e obra de fé” (v.11). A vida de oração precisa ter algumas características: A. A oração deve ser constante (v.11). B. A oração deve buscar a dignidade espiritual do chamado de Deus (v.11). C. A oração deve buscar o poder de Deus (v.11). D. A oração visa cumprir os propósitos de Deus e fortalecer a fé (v.11).

b) Esperamos a vinda de Cristo vivendo para a glória de Cristo. V.12a

Devemos viver para a glória de Deus enquanto aguardamos a sua vinda, segundo o texto nos informa: “A fim de que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em vós, e vós, nele, segundo a graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo” (v.12a). Nós vivemos para glória de Deus na adoração (I Co 10.31), nós promovemos a glória de Deus quando fazemos evangelização e missões (Sl 96.3). Aguardando a vinda de Jesus adorando e evangelizando.

c) Esperamos a vinda de Cristo exaltando a graça de Deus. V.12b

Nós agaurdamos a vinda de Cristo exaltando a graça de Deus, segundo a passagem indica: “A fim de que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em vós, e vós, nele, segundo a graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo” (v.12b). Algumas lições: A. A graça (Gr. “Charis”) é o favor de Deus em nosso favor (v.12). B. A graça de Deus é manifesta na pessoa de Jesus Cristo (v.12). C. A graça de Deus é a causa da nossa salvação sem as obras (Ef 2.8-9). Enquanto Cristo não vem pregamos o evangelho da graça de Deus!

CONCLUSÃO

Jesus voltará, a sua vinda será visível a todos, descerá nas nuvens com poder e glória, na sua vinda Ele dará recompensa de salvação eterna aos que creram Nele e de eterna condenação aos que o rejeitaram. Você já está preparado para a vinda de Cristo? Se sua resposta é positiva, deves esperar sua vinda orando, adorando e evangelizando com o evangelho da graça. Se você não está preparado para a vinda de Jesus, o dia de se preparar para aquele dia é hoje, se arrependendo dos seus pecados e recebendo a Jesus como o seu Único e Suficiente Senhor e Salvador. Faça isso agora!

AUTOR: Pastor veronilton Paz da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário