Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de novembro de 2022

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM II TESSALONICENSES 1.3-4

TEXTO: II TESSALONICENSES 1.3-4

INTRODUÇÃO

Nós estamos vendo uma sequência de mensagens na Segunda Carta de Paulo aos Tessalonicenses. Nós vimos na mensagem anterior que a carta foi escrita para orientar a Igreja: Sendo inspirada por Deus e escrita por homens, tem como destino o povo de Deus e, transmite as bençãos espirituais da graça e paz de Deus. Nesta mensagem da sequência vemos que Paulo escreveu demonstrando sua gratidão a Deus pela igreja, isto faremos tendo como base o tema exposto a seguir.

TEMA: UMA CARTA ESCRITA PARA DEMONSTRAR GRATIDÃO

1. O OBJETO DA NOSSA GRATIDÃO. V.3

A gratidão (Gr. “Eucaristheos”) precisa fazer parte da vida cristã, um cristão ingrato é alguém que não entendeu a grande obra de Deus na vida dele, pois lembrando de como aconteceu sua salvação, já deve fazer o cristão ter um coração grato ao senhor, Paulo trouxe algumas informações sobre gratidão expostas a seguir.

A. A nossa gratidão deve ser constante. V.3

A nossa gratidão não deve ser em alguns momentos, mas constantemento, conforme o texto nos informa: “Irmãos, cumpre-nos dar sempre graças a Deus no tocante a vós outros, como é justo, pois a vossa fé cresce sobremaneira, e o vosso mútuo amor de uns para com os outros vai aumentando” (v.3). Devemos dar graças a Deus sempre porque todas as coisas cooperam para o bem dos servos de Deus (Rm 8.28), isto é, nada acontece fora do seu controle. Seja grato a Deus seja nas bênçãos ou nas lutas, tudo serve para crescermos.

B. A nossa gratidão deve ser feita é Deus. V.3

A nossa gratidão precisa ser direcionada aquele de onde provém todas as dádivas (Tg 1.17), então precisamos direcionar nosssa gratidão ao nosso Deus, vejamos: “Irmãos, cumpre-nos dar sempre graças a Deus no tocante a vós outros, como é justo, pois a vossa fé cresce sobremaneira, e o vosso mútuo amor de uns para com os outros vai aumentando” (v.3). Deus deve ser sempre o objetivo primário da nossa gratidão, pois quando as pessoas nos abençoam, Deus é quem as usou em nosso benefício!

C. A nossa gratidão deve ser motivada pela existência de pessoas fiéis. V.3

A gratidão a Deus precisa ser direcionada sobre aquelas pessoas que Deus usou na obra, como Paulo fez, dando graças pela fé dos irmãos de Tessalônica, conforme observamos: “Irmãos, cumpre-nos dar sempre graças a Deus no tocante a vós outros, como é justo, pois a vossa fé cresce sobremaneira, e o vosso mútuo amor de uns para com os outros vai aumentando” (v.3). Seja grato pelas pessoas que Deus usou para te abençoar, especialmente aqueles que te aproximaram de Deus, ore sempre por essas pessoas!

2. O PORQUÊ DA GRATIDÃO. VV.3-4

A gratidão de Paulo tinha objetivos bem especificados no escopo separado para esta mensagem, alguns dos objetivos serão destacados a seguir, conforme será exposto a seguir.

A. A fé dos irmãos de Tessalônica. V.3

Paulo exalta a fé dos irmãos: “Irmãos, cumpre-nos dar sempre graças a Deus no tocante a vós outros, como é justo, pois a vossa fé cresce sobremaneira, e o vosso mútuo amor de uns para com os outros vai aumentando” (v.3). Paulo agradece a Deus por causa da fé que aqueles irmãos demonstravam. Algumas lições: A. A fé (Gr. “Pytesus”) é a confiança em Deus (v.3; Ef 2.8). B. A fé (Gr. “Pysteus”) cresce à medida que vivemos vida cristã comunitária (vv.1,3). C. A fé (Gr. “Pysteus”) cresce de modo progressivo como resultado da sua busca ao Senhor (v.3).

B. O amor dos irmãos de Tessalônica. V.3

Paulo traz uma referência ao amor daqueles irmãos, pelo qual ele dava graças a Deus, vejamos: “Irmãos, cumpre-nos dar sempre graças a Deus no tocante a vós outros, como é justo, pois a vossa fé cresce sobremaneira, e o vosso mútuo amor de uns para com os outros vai aumentando” (v.3). Alguns verdades sobre o amor cristão: I. É derramado no nosso coração pelo Espírito Santo (Rm 5.5). II. Nos livra do egoísmo e nos leva à mutualidade (v.3). III. É crescente através do convívio com a diversidade na igreja (v.3).

C. A constância dos irmãos de Tessalônica. V.4

Paulo agradece a Deus porque aqueles irmãos não eram pessoas de ânimo dobre, eles eram constantes no Senhor, vejamos: “A tal ponto que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus, à vista da vossa constância e fé, em todas as vossas perseguições e nas tribulações que suportais” (v.4). O cristão que não tem firmeza vai entrar em situações difíceis, pois haverá momentos que sua fé será colocada em dúvida por causa da sua falta de firmeza. Os cristãos de Tessalônica mesmo nas perseguições e lutas enfrentadas eram firmes. Se as pessoas hoje inventam desculpas para não vir aos cultos, imaginem se terão firmeza numa perseguição!

3. O CONTÁGIO DA GRATIDÃO. V.4

A gratidão dos cristãos deve ser contagiante para que outras pessoas desfrutem das ações do Senhor em e por nós através da nossa gratidão, vejamos algumas lições.

A. Devemos contagiar, com nossa gratidão, falando bem e não mal da Igreja.

Paulo falava das virtudes da Igreja de Tessalõnica em outras igrejas, ele não era maledicente com relação àquela igreja, vejamos: “A tal ponto que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus [...]” (v.4a). Amigo verdadeiro é aquele que lhe fala a verdade de frente e defende nas costas, Paulo não falava dos irmãos pelas costas, pelo contrário, demonstrava gratidão pelas virtudes daqueles irmãos, seja grato a Deus pelas virtudes dos irmãos e não fale dos seus defeitos nas suas costas.

B. Devemos contagiar, com nossa gratidão, mesmo nas lutas.

O texto vai informar que ele demonstra sua gratidão por que a igreja se manteve firme mesmo nas lutas, conforme observamos: “[...] nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus, à vista da vossa constância e fé, em todas as vossas perseguições e nas tribulações que suportais (v.4). As lutas nos ajudam a fortalecer o nosso caráter, nos tornar fortes, devido a isto, o apóstolo agradece pelas lutas e perseguições sofridas por ele e pela igreja. Você e eu somos gratos a Deus pelas lutas enfrentadas e perseguições sofridas?

CONCLUSÃO

Nós vimos nesta mensagem que Paulo escreveu esta carta para demonstrar gratidão constantemente a Deus pela fé, amor e constância dos irmãos de tessalônica, nossa gratidão deve ser contagiante falando das virtudes e não defeitos dos irmãos e sendo gratos mesmo em lutas e perseguições. Aplicação: A gratidão deve fazer parte da nossa vida, precisamos encerrrar as murmurações e sermosgratos ao Senhor. A maior maneira de demonstrarmos gratidão a Deus é por meio de Jesus, recebendo-o como nosso Único e Suficiente Senhor e Salvador, fazendo isso além de demonstrar gratidão, se recebe a vida eterna. Você quer?

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário