Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de março de 2022

OS SETE BRADOS NO SALVADOR NA CRUZ DO CALVÁRIO: O SEGUNDO BRADO – O BRADO DE SALVAÇÃO

TEXTO: LUCAS 23.39-43 

INTRODUÇÃO:

Estamos tratando sobre os sete brados que Cristo deu na cruz. três evangelhos sinóticos narram os acontecidos e Mateus e Marcos narram que aqueles dois malfeitores insultavam a Jesus (Mt 27.44; Mc 15.32), ao passo que Lucas narra algo que aconteceu depois quando um deles se arrependeu e passou a crê naquele que antes insultou e o outro continuou rejeitando Jesus. Jesus deu um brado de salvação neste episódio, alcançando o coração de um deles. Sobre este assunto iremos tratar a seguir.

ASSUNTO: OS SETE BRADOS NO SALVADOR NA CRUZ DO CALVÁRIO

TEMA: O SEGUNDO BRADO – O BRADO DE SALVAÇÃO

1. HÁ HOMENS QUE REJEITAM A SALVAÇÃO. V.39

Esta passagem trata de um dos homens malfeitores que foi crucificado ao lado de Jesus, ele com certeza ouviu falar sobre Jesus, pois ele disse que se Jesus fosse de fato o Cristo deveria sair da cruz e tirar eles (v.39), mesmo sabendo sobre Jesus não experimentou a salvação, antes a rejeitou, pois

a) Estes falam palavras blasfemando de Cristo. Aquele homem ímpio falava palavras contra Jesus, vejamos: “Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ele [...]” (v.39a). A palavra blasfêmia vem do grego  “Eblasfemêi” e significa insultar, falar mal, ofender. Aquele homem, mesmo numa situação terminal, estava falando contra Cristo. Ele ia morrer, mas não se voltou para Deus, mesmo às portas da eternidade, ele ofendia Jesus, xingava Jesus, negava Jesus, rejeitava a sua única esperança de salvação na sua última oportunidade. Hoje pode ser sua última oportunidade, o que você fará?

b) Estes duvidam de Jesus. Aquele homem, para saber que ele havia sido identificado com o Cristo ele deveria ter ouvido dos seus milagres, ele duvidou de Jesus fosse o Cristo, vejamos; “Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ele, dizendo: Não és tu o Cristo? [...]” (v.39b). Ele duvidou que Jesus, fosse realmente o Cristo, se alguém dúvida de Cristo não há salvação, pois a salvação é para quem crê (Gr. “Pysteuon”, confiar), se duvidou de Cristo não tem a vida eterna, se Cristo diz que você pode ter certeza de vida eterna e você duvida caminha para condenação.

c) Estes querem apenas as bênçãos de Cristo. Aquele homem não estava interessado em seguir Jesus, ele queria apenas que Ele o livrasse da cruz para que voltasse a sua vida de antes, segundo a Escritura afirma: “Um dos malfeitores crucificados blasfemava [...] Salva-te a ti mesmo e a nós também” (v.39c). Aquele malfeitor queria ser salvo da cruz, estava se preocupando apenas com as coisas terrenas (Fp 3.19), queria ser livre da cruz para voltar a praticar sua vida pregressa. Você deseja buscar a Cristo por quem Ele é ou pelo que pode lhe dá.

2. HÁ HOMENS QUE ACEITAM A SALVAÇÃO QUE DEUS OFERECE. V.40-42

O texto lido continua dizendo que havia outro criminoso que também fora condenado à morte igual ao anterior, mas diferente daquele, este se volta para Cristo, reconhecendo-o na sua vida, aceitando-o como seu Senhor e Salvador, vejamos algumas características daqueles que recebem Jesus.

a) São todos os que querem compartilhar sobre Jesus para outros. O criminoso do lado direito fez questão de repreender o outro que havia menosprezado Jesus, vejamos: “Respondendo-lhe, porém, o outro, repreendeu-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença?” (v.40). Ele mesmo naquela situação de execução, falou para o outro executado sobre a pessoa de Jesus. As pessoas que são alcançadas pela graça de Deus precisam ter coragem de confessar Jesus como sua boca (Mt 10.32-330. Aquele homem divulgou sua fé em cristo, nós não devemos nos envergonhar do envergonhar do evangelho Cristo (Rm 1.16).

b) São todos os que reconhecem que são pecadores. Um homem não pode chegar à salvação em Cristo antes de reconhecer que é um pecador, vejamos: “Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem [...]” (v.41a). A escritura afirma que todos pecaram (Rm 3.23), o pecado traz a morte para o ser humano, mas Deus oferece perdão de pecados a quem reconhece que é pecador como Pedro fez (Lc 5.8) e se arrepende (At 3.19). faça igual aquele malfeitor, reconheça seu pecado, venha para os braços de Cristo arrependido e Ele te perdoa e recebe! Além dele reconhecer seu pecado, também creu que Jesus era perfeito, vejamos: “[...] mas este nenhum mal fez” (v.411b). Reconheça seu pecado, mas saiba que há um ser perfeito que te ama, este é Jesus!

3. HÁ UM BRADO DE SALVAÇÃO QUE JESUS DÁ EM FAVOR DO HOMEM. VV.42-43

Os dois homens malfeitores tiveram a mesma oportunidade, ambos insultaram Jesus (Mt 27.44), então tudo escureceu desde a hora sexta (meio-dia) até a hora nona (3h da tarde) (Mt 24.45), ao ver isso um deles se arrependeu e ou outro não. Somente ao malfeitor arrependido Jesus dirigiu o seu brado de salvação. Vejamos algumas verdades sobre isso.

a) Jesus oferece salvação ao pecador arrependido. Quando o homem reconhece o seu pecado (v.41) e olha para Cristo arrependido receberá Dele o perdão e vida eterna, vejamos: 42 E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino”. 43 Jesus lhe respondeu: [...]” (vv.42-43a). Algumas lições que podemos aprender: I. O pecador ao perceber a situação espiritual diante de Deus deve buscar ajuda em quem o pode ajudar, Jesus (v.42). II.  O pecador arrependido precisa entender que Jesus é um rei que deve ser obedecido (v.42b). III. O pecador arrependido precisa entender que Jesus se torna favorável somente a quem o busca quebrantado (v.43a). Jesus dirigiu seu brado de salvação somente a este e não ao impenitente!

b) Jesus oferece a salvação para o dia que se chama hoje. Cristo convida o pecador para receber a salvação no dia de hoje, vejamos: “[...] Em verdade te digo que hoje [...]” (v.43b). Algumas razões para entender que o dia de receber a Cristo para a salvação é hoje: 1. O dia da salvação é hoje: “Agora é o momento bem oportuno; hoje é o dia da salvação” (I Co 6.2). 2. Não sabemos se estaremos vivos amanhã: Vocês nem mesmo sabem o que será da vida de vocês amanhã. Vocês são apenas como neblina que aparece por um instante e logo desaparece” (Tg 4.14). III. Devemos buscar o Senhor enquanto é tempo: Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (Is 55.6).

c) Jesus oferece ao pecador salvo um lugar no paraíso. Jesus deixou claro que há um descanso eterno para o povo de Deus no paraíso, vejamos: “[...] estarás comigo no paraíso” (v.43c). Há aquelas pessoas que somente estão preocupados com as coisas e benesses terrenas (Fp 3.19), outros tem sua esperança em Cristo apenas para esta vida (I Co 15.19), mas a Escritura afirma que nossa pátria está no céu de onde aguardamos o salvador Jesus Cristo, ele transformará o nosso corpo mortal em um corpo semelhante ao corpo da sua glória (Fp 3.20-21) e lá nós o veremos como Ele é.

CONCLUSÃO:

Trabalhamos sobre o segundo Brado do Salvador na Cruz do calvário, que foi o brado de salvação. Examinamos que alguns homens rejeitam a salvação; outros homens aceitam a salvação e; somente a estes Jesus ecoa o brado de salvação: “Hoje estarás comigo no paraíso”. Você já tem convicção interna, no seu coração que se partisse daqui hoje estarias no céu com Jesus? Se sua resposta é positiva, você precisa pregar sobre esta salvação para que outros a conheçam. Se sua resposta é negativa, receba Jesus ainda hoje como seu Senhor e Salvador, não deixe para amanhã o que podes fazer hoje. Quer fazer isso agora?

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário