Total de visualizações de página

sábado, 22 de janeiro de 2022

ESBOÇO DE SERMÃO TEMÁTICO BASEADO EM ATOS 26.26-29

TEXTO: ATOS 26.26-29

INTRODUÇÃO: Paulo, o terror da igreja do primeiro século, tem um encontro real com Cristo e experimenta uma verdadeira conversão, testemunhou do evangelho, plantou igrejas, mas ele foi preso pelo sinédrio judaico e foi levado para Cesaréia, ali deu testemunho para Félix e depois Herodes Agripa, Herodes Agripa disse uma frase que devemos pensar nela: Então, Agripa se dirigiu a Paulo e disse: “Por pouco me persuades a me fazer cristão” (v.28), ele estava em cima do muro.

TEMA: SER QUASE SALVO É ESTAR TOTALMENTE PERDIDO

1.  PAULO DE QUASE PERDIDO, FOI TOTALMENTE SALVO.

a) Paulo andava perdido:  I) Ele odiava o nome de Jesus: Na verdade, a mim me parecia que muitas coisas devia eu praticar contra o nome de Jesus, o Nazareno” (At 26.9). II) Paulo perseguia a fé Cristã: Saulo, porém, assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere” (At 8.3)”. III) Paulo Queria destruir a igreja: Porque ouvistes qual foi o meu proceder outrora no judaísmo, como sobremaneira perseguia eu a igreja de Deus e a devastava” (Gl 1.13).

b) Paulo conheceu a Jesus: I) Paulo foi salvo pela fé em Cristo: “Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gl 2.20). II) Paulo se uniu aos cristãos: “Mas Barnabé, tomando-o consigo, levou-o aos apóstolos; e contou-lhes como ele vira o Senhor no caminho, e que este lhe falara, e como em Damasco pregara ousadamente em nome de Jesus. Estava com eles em Jerusalém, entrando e saindo, pregando ousadamente em nome do Senhor” (At 9.26-28) III) Paulo precisou tomar uma decisão: Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo” (Fp 3.8).

2. HERODES AGRIPA DE QUASE SALVO, FOI TOTALMENTE PERDIDO.

a) Agripa ouviu sobre o poder de Jesus que salvou Paulo. Herodes Agripa I ouviu Paulo contar seu testemunho e ouviu Paulo dizer que o Antigo Testamento como a Lei e os profetas testificavam sobre Jesus, o rei citado cria no AT como diz o texto: Acreditas, ó rei Agripa, nos profetas? Bem sei que acreditas” (At 26.27). O rei conhecia a Lei e os profetas, teve a oportunidade de ouvir o evangelho, mas somente ouvir não resolve, precisamos praticar.

b) Agripa teve a oportunidade de dizer sim para o Jesus que salvou Paulo. O rei Agripa ouviu e entendeu a mensagem, pois ele afirmou: Então, Agripa se dirigiu a Paulo e disse: Por pouco me persuades a me fazer cristão” (At 26.28). Aquele homem teve a maior oportunidade da vida dele, se ele quisesse poderia dizer sim, aceitar aquele Jesus poderoso que mudou a vida de Paulo. Deus também nos dá esta oportunidade todos os dias.

c) Agripa disse não ao evangelho, ele não se rendeu ao Cristo que salvou Paulo.  O rei disse que por pouco Paulo não se tornou um cristão (v.28), mas faltou algo para ele ter a salvação, foi a decisão de servir a Cristo, porém, o ele simplesmente se levantou e saiu, vejamos: “A essa altura, levantou-se o rei, e também o governador, e Berenice, bem como os que estavam assentados com eles” (At 26.30). Você poder ser filho, neto e bisneto de crente, pode estar “quase salvo”, mas se não crê em Jesus será eternamente perdido.

3. NÓS! QUAL A NOSSA SITUAÇÃO DIANTE DE DEUS.

a) O Homem quer ficar em cima do muro. O povo de Israel estava dividido entre servir a Deus ou a Baal e Elias deu um “carão” no povo desafiando-os a sair de cima do muro, vejamos: “Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu” (I Rs 18.21). Não podemos coxear entre dois pensamentos, isto é, o homem não pode ficar em cima do MURO, pois isto significa estar também longe de Cristo.

b) O homem que fica em cima do muro está condenado. A Escritura afirma que Deus não aceita dividir a sua glória com ninguém, ele não aceita uma entrega pela metade, mas somente se for de todo coração (Jr 29.13), não podemos ao mesmo tempo servir a Deus e a outras coisas, vejamos: Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas” (Mt 6.24). Ficar em cima do muro é caminhar para condenação. Você está em cima do muro?

b) O Homem precisa tomar uma decisão urgente. O ser humano precisa tomar uma decisão urgente de entregar-se a Cristo: Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão’ (Lc 19.9). O dia da salvação é hoje, pois a vida aqui é breve (Sl 90.9), não sabemos o dia de amanhã (Tg 4.14), Deus nos deu a vida (Gn 2.7), podemos partir para nos encontrarmos com Ele a qualquer momento e comparecermos perante o seu tribunal (II Co 5.10). Tome a decisão urgentemente renda-se a Cristo!

CONCLUSÃO: Esta mensagem tratou sobre o rei Herodes Agripa I que ouviu o evangelho da boca de Paulo e, mesmo sabendo a verdade das Escrituras Proféticas que se referiam a Cristo, ele disse que por pouco não se tornaria um cristão, ou seja, ele foi quase salvo e ser quase é está totalmente perdido. Você que conhece o evangelho, tem ouvido dia após dia, tome uma decisão urgente. Você é ou não é! SAIA DE CIMA DO MURO!!!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário