Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

ESBOÇO DE SERMÃO BSASEADO EM FILIPENSES 1.3-11

TEXTO: FILIPENSES 1.3-11

INTRODUÇÃO

A alegria deve ser uma constante na vida do cristão, independente das circunstâncias. Paulo escreveu esta carta aos cristãos filipenses no ano 61 d.C. para demonstrar sua gratidão pela solidariedade demonstrada a ele neste período de prisão em Roma, também tem por objetivo incentivar a alegria cristã daquela igreja, Paulo houvera descoberto o segredo da verdadeira alegria e estava compartilhando com a igreja, demonstrando que a alegria que Deus colocou no coração o leva a amar, vemos algumas lições a partir do tema abaixo.

TEMA: A ALEGRIA DE DEUS NO AMOR TRANSBORDANTE

1. O AMOR NOS FAZ TER RECORDAÇÕES ALEGRES DA PESSOA AMADA. V.3

a) A recordação deve ser motivo de gratidão e não de murmuração.V.3a

Paulo foi o plantador daquela igreja em Filipos, ali ele passou momentos difíceis como espancamento e prisão (At 16.16-25), mas ele não olha para as dificuldades que enfrentou e sim para as vitórias conquistadas, vejamos: “Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós” (v.3a). Paulo enfatiza as almas que ganhou para Cristo e se alegra ao recordar daqueles irmãos daquela igreja tão apegada a ele. Não murmure, agradeça! Ao recordar o passado minimize as dificuldades e maximize as bençãos de Deus!

b) A recordação deve nos levar à exaltação de Deus. V.3b

Paulo ao olhar para sua trajetória naquela região ele engrandece ao Senhor, dando graças a Ele, segundo o texto indica: “Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós” (v.3). Paulo atribui a Deus todas aquelas recordações boas que ele guardava daquela igreja. Tudo de bom na nossa vida deve ser atribuído a Deus, pois Dele vem tudo de bom (Tg 1.17), assim sendo, não dê a outros a glória que somente a Deus é devida.

c) A recordação deve nos trazer esperança. Sl 77.11

Quando recordarmos do passado devemos olhar para as bênçãos de Deus, como o Salmista afirmou: “Recordo os feitos do Senhor, pois me lembro das tuas maravilhas da antiguidade” (Sl 77.11). Se nós olharmos atentamente nas nossas recordações para os feitos do Senhor podemos ter esperança, pois Ele não muda (Ml 3.6), assim sendo devemos fazer semelhante a Jeremias que ao caos trouxe à sua memória o que lhe podia dar esperança (Lm 3.21). Ao recordar lembre que Deus é sempre bom!

2. O AMOR NOS FAZ VIVER UMA VIDA ALEGRE DE ORAÇÃO. V4

a) A oração deve ser constante e não inconstante. V.4

A passagem na primeira parte vai dizer que a oração de Paulo era incessante, pois o texto diz: “Fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações” (v.4a). Quando não temos constância na oração estamos demonstrando falta de fé, Deus diz que o homem inconstante não receberá nenhum favor do Senhor (), então precisamos orar de modo perseverante, buscamos ao Senhor sem esmorecer (Lc 18.1) e com certeza a resposta virá. (Lc 18.7).

b) A oração deve ser feita por todos indistintamente. V.4

Paulo vai nos informar ainda que não devemos orar apenas por alguns, mas por todos que estiverem próximo, como o próprio texto indica: “Fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações” (v.4). Ore por todas as pessoas independente se ela é rica ou pobre,

c) A oração deve ser feita com humildade (súplica). V.4

Paulo também nos ensina a orar com Humildade, pois usa a palavra suplica (Gr. “Deêsey”, pedido para alguém superior). Ou seja, a súplica indica que se trata de uma oração humilde, reconhecendo que somos inferiores e que Deus é superior. Não há lugar para arrogância no crente, mas humilde. A oração é o atestado que somos incapazes de sobreviver sem Deus, pois Dele vem tudo que precisamos. Sejamos humildes em oração!!!

d) A oração deve ser feita com alegria. V.4

A oração deve ser feita com um coração alegre que reflete na vida, pois Paulo disse que orava com alegria (Gr. “Charia”, felicidade interna). A nossa oração não deve ser mecânica, mas alegre e saltitante, afinal de contas, nós estamos orando a Jesus, a razão da nossa alegria, Paulo podia de uma prisão orar com alegria, pois Ele descobriu o segredo da verdadeira felicidade, Jesus. Se você tem jesus na sua vida, viva e ore com alegria!!!

3. O AMOR NOS FAZ TER UMA VIDA DE GRATIDÃO E ALEGRIA. VV.5-8

a) Devemos ser gratos por termos pessoas que abraçam e trabalham pelo evangelho. V. 5

Paulo vai demonstrar gratidão e alegria ao observar que ali tinham irmãos que ajudavam na obra de Deus, isto está demonstrando na passagem: “Pela vossa cooperação no evangelho, desde o primeiro dia até agora” (v.5). Podemos aprender algumas verdades expostas no texto: I. O crente deve ser um colaborador (Gr. “Koinonon”, parceiro, ajudante), isto é a obra de Deus deve ser feita em equipe (v.5). II. O trabalho do crente deve continuar sempre, não basta ter feito no passado deve fazer hoje (v.5).

b) Devemos ser gratos pela segurança eterna de salvação. V.6

O texto da Bíblia vai continuar dizendo que Paulo agradece e se alegra com  Deus pela segurança de salvação, vejamos: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” (v.6). Sobre a segurança eterna de salvação, podemos aprender que: 1. A fonte da salvação (v.6a). 2. Deus que nos preserva salvos (v.6b). 3. Deus iniciou e concluirá a obra da salvação no dia da volta de Cristo (v.6). Fomos, somos e seremos eternamente salvos! Glórias a Deus!

c) Devemos ser gratos pela união com outros irmãos. VV.7-9

Paulo ainda vai demonstrar sua gratidão pela irmandade com os irmãos em Cristo, segundo lemos: 7 Aliás, é justo que eu assim pense de todos vós, porque vos trago no coração, seja nas minhas algemas, seja na defesa e confirmação do evangelho, pois todos sois participantes da graça comigo. 8 Pois minha testemunha é Deus, da saudade que tenho de todos vós, na terna misericórdia de Cristo Jesus” (vv.7-9). Algumas lições: I. Devemos amá-los de coração tanto falando do evangelho como defendendo-os dos falsos mestres – defesa e confirmação do evangelho (v.7), também amá-los com o amor de Cristo (v.8). II. Devemos pensar nos irmãos e não apenas em nós mesmos (vv.3,8). III. Devemos orar pelos irmãos e não falar mal deles (vv.4,9).

4.  O AMOR NOS FAZ ORAR ALEGREMENTE E FERVOROSAMENTE. VV.9-11

a) Devemos orar para que haja mais amor. V.9a

Paulo na sua demonstração de amor ora para que o amor dos irmãos aumente, segundo observamos: E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais[...]” (v.9a). Parece que estamos esquecendo na atualidade de orar para ter mais amor na igreja, mas o amor entre os cristãos impressiona mais o mundo do que boa música ou bons discursos. Oremos para que nosso amor aumente de uns para com os outros!

b) Devemos orar para que possamos ter conhecimento e percepção das coisas de Deus. V.9b

O apóstolo ainda vai orar para que a igreja possa conhecer e experimentar o agir de Deus em sua vida, conforme está escrito: “E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção (v.9b). A palavra conhecimento em do grego “Epignósis” e indica o conhecimento de Deus para salvação, por sua vez o termo percepção vem do grego “Aisthêsei” e significa discernimento, isto é, quem conhece a Deus tem discernimento espiritual.

c) Devemos orar para que todos nós possamos crescer em Cristo. VV.10-11

Precisamos orar para que a igreja cresça não apenas de modo numérico, mas espiritual, verifiquemos: 10 para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo, 11 cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus” (vv.10-11). Como crescer em Cristo? 1. Aprovando as coisas boas e reprovarmos as más (v.10). 2. Sendo sinceros e inculpáveis (v.10). Sinceridade é a vida íntima e inculpabilidade é a vida pública. 3. Estando preparados para vinda de Cristo (v.10), Cristo virá e precisamos estar preparados (Am 4.12). 4. Manifestando uma vida frutífera em Cristo para glória de Deus (vv.10-11), quando vivemos em santidade nossa vida glorifica a Deus (Mt 5.16).

CONCLUSÃO

Vimos nesta mensagem que temos a alegria de Deus no amor transbordante, aprendemos que o amor traz recordações boas das pessoas que amamos; ajuda-nos a viver alegremente em oração; nos leva a ter vida de gratidão e alegria e; faz-nos orar alegremente e fervorosamente. Aplicação: Ao recordar foque no que vale a pena, nas bençãos de Deus e não naquilo que traz mágoa. Busque dar uma repaginada na sua vida de oração, invista mais tempo orando, experimente ter intimidade com Deus. Busque crescer em Cristo abandonando costumes pregressos, adquirindo outros de modo santo. Neste texto no v.10 nos desafia a estar preparados para volta de Jesus, isto é, já estais preparado para aquele dia? Já tens certeza da sua salvação? Se sua resposta é negativa, precisas hoje ainda receber Jesus como seu Senhor e Salvador, você quer fazer isto?

AUTOR; Pastor Veronilton Paz da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário