Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM FILIPENSES 1.1-2

TEXTO: FILIPENSES 1.1-2

INTRODUÇÃO

A Igreja de Cristo é um organismo vivo, formado de todas as pessoas que em todos os lugares invocam o nome do Senhor Jesus (I Co 1.2), mas também é uma organização vista na igreja local com liderança (Fp 1.1), relatórios (At 11.1-18) com poder para receber membros e excluí-los da sua membresia (I Co 5.1-13; II Co 2.5-11). Esta autoridade não deriva de si mesmo, mas do próprio Cristo que lhe concedeu este direito (Jo 20.23), Paulo escreveu esta carta da prisão em 61 d.C. para agradecer sobre o donativo recebido dos irmãos, e para que estes manifestassem alegria em Deus, falou isto 16 vezes. Nestes versículos iniciais ele saúda a Igreja e nos dá algumas dicas sobre ela.

TEMA:  A ALEGRIA DE INTEGRAR A IGREJA

1. A IGREJA POSSUI UMA LIDERANÇA. V.1a

A igreja não é um aglomerado sem itinerário, ela foi instituída por Deus sendo guiada por líderes que o próprio Deus instituiu, vamos examinar como é esta liderança.

a) É compartilhada. V.1a

O autor vai inicialmente citar dois nomes na saudação, vejamos: Paulo e Timóteo” (v.1a). A liderança da igreja primitiva nunca foi episcopal, sempre foi compartilhada com uma pluralidade de presbíteros que eram eleitos pela igreja (At 14.23), nos concílios todos opinavam e a maioria vencia (At 15), o Papado surgiu na Idade Média, não é bíblico, nem o sistema episcopal em que um líder manda sozinho sem dar satisfação a ninguém.

b) É serviçal. V.1b

O autor vai tratar ainda de informar que a liderança da igreja não é de super crentes, mas servos de Deus, vejamos: Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus” (v.1b). A palavra servo usada aqui é o termo grego “Douloi” que significa escravo, isto indica que o líder não deve fazer sua vontade, mas a de Deus, pois o escravo não tem vontade própria, mas a do seu Senhor. O líder não pode pregar ou viver como quer, mas conforme diz o seu Senhor.

c) É modelar. V.1c

Paulo vai informar que seu modelo de serviço não era qualquer outro, mas a pessoa de Jesus, pois eles serviam a Jesus e não homens: “Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus” (v.1c). Seu modelo era o próprio Senhor, pois o próprio Senhor disse que, basta ao servo ser como seu Senhor (Jo 13.16), ao afirmar que eram servos de Cristo, ele estava dizendo que nós temos um líder modelo, um Senhor que deve ser seguido, este é Jesus. Líder sega Jesus e sua vida vai bem!!!

2. A IGREJA POSSUI UMA NATUREZA. V.1

A igreja possui uma natureza dada pelo próprio Deus, nesta existem muitas características, iremos citar apenas algumas.

a) É santa. V.1

Os integrantes da igreja são chamados de santos, conforme lemos: Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus” (v.1d). O termo santo usado aqui vem da expressão grega “Hágion” que indica uma separação e transformação de alguém pelo próprio Deus. Paulo não vai dizer que existem alguns que são e outros que não são, pelo contrário diz que todos que já creram em Cristo verdadeiramente e se integram à igreja local são santos.

b) É organizada. V. 1

A igreja é organizada devido a isto possui uma liderança formada de bispos (presbíteros) e diáconos, conforme vemos: Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e diáconos” (v.1). A palavra bispo usada aqui é derivada do grego “Episcopos” que significa Bispo, Presbítero ou ancião. A palavra Diácono por sua vez vem do grego “Diakonós” é significa serviçal, alguém que serve a obra. Os primeiros administram a igreja, os segundos a parte social da igreja. Igreja que todo mundo quer mandar é sinal de igreja desorganizada, igreja organizada tem uma liderança.

c) É acessível. V.1

A igreja além de ser santa, organizada, também deve ser acessível às pessoas, conforme podemos observar: Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e diáconos que vivem em Filipos” (v.1). O texto prossegue dizendo que aquela igreja estava em uma cidade chamada Filipos onde aquelas pessoas viviam. A Igreja precisa alcançar as cidades, povoados e vilas onde as pessoas vivem, quem sabe as casas de irmãos da igreja podem servir de ponto de pregação, não torne sua casa um ponto de fofoca, torne um ponto de pregação do evangelho para salvação de almas. A igreja precisa ir aonde as pessoas estão, precisa estar acessível.

3. A IGREJA POSSUI UMA FORMA DE PREGAR O EVANGELHO. V.2

A igreja precisa anunciar o evangelho de forma clara e bíblica, pois se a igreja adulterou o evangelho, ela perdeu o sentido de ser igreja. Veremos algumas caraterísticas da pregação conforme o texto: Graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo” (v.2). Vejamos algumas destas características.

a) Exalta a graça. V.2a

A saudação de Paulo inicia com a Graça (Gr. “Charis”, favor imerecido), a pregação não exalta homens nem atribui ao homem méritos pela sua salvação, mas atribui a Deus toda a salvação do pecador, pois é Deus que graciosamente salva pecadores que não merecem. O homem se afastou de Deus, tornou-se condenado segundo a Lei de Deus, mas o Senhor oferece salvação de maneira gratuita, perdoando seus pecados. Isto é graça!

b) Resulta em paz. V.2b

Depois de saudar com a graça, agora faz com a paz (Gr. “Eirene”, conciliação, bem-estar, satisfação), Paulo deseja a paz para eles, ou seja, a saudação indica que a graça causa a salvação e esta resulta em paz com Deus, bem-estar espiritual e satisfação plena em Cristo, isto resulta em uma alegria incontida, pois Paulo escreveu esta carta da prisão de Roma e fala 16 vezes sobre alegria, pois esta paz alegra nossa alma.

c) Centraliza Deus. V.2c

Por fim Paulo vai tratar que a igreja deve centralizar Deus na pregação, pois a fonte da salvação é Deus Pai e Deus Filho é o agente da salvação, por isso que nossa salvação vem da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus, não há salvação fora do plano de Deus, este plano se realiza no seu Filho Jesus Cristo. Não há salvação fora de Cristo, precisamos ter um compromisso de segui-lo.

CONCLUSÃO

Esta mensagem tratou sobre a alegria de integrar a Igreja, examinamos que ela possui uma liderança que é compartilhada, serviçal e modelar. Examinamos também que ela possui uma natureza santa, organizada e acessível. Também pudemos refletir que Ele tem um evangelho para ser pregado que exalta a graça, resulta em paz e deve centralizar Deus. Aplicação: A igreja nem é casa sem dono onde todo mundo manda, nem é uma tirania onde um manda, mas há uma liderança que deve ser modelo para o rebanho. Todos os cristãos possuem um chamado para ser santos e vivermos numa igreja organizada para ouvir a Palavra de Deus, a igreja precisa alcançar as pessoas, ser acessível a elas, temos sido? Precisamos observar que igreja estamos integrando, sua pregação exalta a graça de Deus na salvação do pecador, prega a paz que o evangelho traz para quem se rende a Cristo e centraliza Deus na pregação, ou será que ela se preocupa mais em programações de entretenimento? Cuidado igreja que troca a pregação fiel do evangelho por programações para agradar a freguesia é uma falsa igreja, procure uma igreja séria e sirva a Deus.

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Um comentário: