Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM FILIPENSES 1.12-18

TEXTO: FILIPENSES 1.12-18

ASSUNTO: A ALEGRIA DE OLHAR O TEMPO NA PERSPERCTIVA CORRETA

TEMA 1: OLHANDO PARA O PASSADO NA ÓTICA DE DEUS.

INTRODUÇÃO

Paulo continua tratando sobre a alegria que invadiu seu coração desde o dia que ele encontrou Cristo na estrada de Damasco, agora Paulo busca vislumbrar o tempo com esta alegria que Deus colocou no seu coração, vamos aprender com cada um dos tempos: Passado, presente e Futuro, bem como com a reação de Paulo com estes.

I. QUANDO OLHAMOS O PASSADO DEVEMOS OBSERVAR A SOBERANIA DE DEUS. V.12

O apóstolo Paulo nos informa sua crença na soberania de Deus, pois olhou para todos os acontecimentos como benéficos, vejamos: Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho” (v.12), Paulo demonstrou que Deus é soberano na sua vida até mesmo nas prisões, apedrejamentos, surras, desprezo. Sobre a soberania de Deus observamos que:

a) Deus é soberano sobre todas as coisas.

Nabucodonosor reconheceu a grandeza de Deus vejamos: 34 Mas ao fim daqueles dias, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é sempiterno, e cujo reino é de geração em geração. 35 Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes? (Dn 4.34-35). Sobre a soberania de Deus aprendemos: I. Ele vive para sempre (v.34a). II. Ele governa para sempre (v.34b). III. Ele governa sobre a terra e o céu (v.35a). IV. Ele governa de modo poderoso e irresistível (v.35b)

b) O homem é responsável por todas as suas escolhas. At 4.27-28

Quando vai tratar da morte de Cristo, Lucas vai informar que a soberania não anula a responsabilidade humana, observemos a seguinte passagem: 27 Porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel, 28 para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram” (At 4.27-28). O texto informa que: 1. O texto responsabiliza Herodes, Pôncio Pilatos, gentios (romanos) e o povo de Israel pela morte de Cristo (v.27).  2. Tudo que eles fizeram estava predeterminado em um plano soberano de Deus, da mesma forma dos sofrimentos de Paulo (v.28). 3. Para Bíblia Deus é soberano e o homem responsável pelas suas escolhas.

c) Deus na sua soberania trilha a história para o bem do seu povo. Rm 8.28

O texto nos afirma que Deus fez tudo dentro de um plano eterno de Deus, observemos: Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8.28). Sobre o plano eterno de Deus aprendemos que: I. O governo de Deus nos dá certeza do seu agir: “Sabemos” (v.28a). II. O governo de Deus é sobre todas as coisas: “Todas as coisas cooperam” (v.28b). III. O governo de Deus é para o bem do povo de Deus: “para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (v.28c).

II. QUANDO OLHAMOS PARA O PASSADO DEVEMOS VER QUE DEUS NOS COLOCA NO LUGAR CERTO E NA HORA CERTA. VV.12-13

Paulo vai nos informar que estava na prisão em Roma, mas afirma sem medo de errar que Deus havia colocado Ele ali para ministrar o evangelho, conforme está registrado: 12 Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho; 13 de maneira que as minhas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos os demais” (vv.1-13), Paulo vai informar que o colocou na prisão tendo um propósito.

a) A prisão de Paulo serviu para que o evangelho progredisse no Império Romano. V.12

Por meio da prisão de Paulo em Roma, o evangelho que é o poder de Deus para salvação (Rm 1.16), para entrar até na casa do cruel e depravado império romano (Fp 4.22), por meio das algemas de Paulo estava progredindo no Império Romano, todas as tribulações de Paulo desde Jerusalém até Roma estava servindo ao reino de Deus, fazendo-o progredir, não há lugar onde o evangelho de Cristo não possa entrar e progredir!

b) A prisão de Paulo serviu para que um público não alcançado conhecesse o evangelho. V.13

Paulo vai informar que ele alcançou uma turma de pessoas que ainda não havia sido tocadas pelo evangelho, entre elas estavam: I. A guarda pretoriana (4000 soldados) que tinha influência em Roma, entrando e saindo sempre que quisessem (v.13a). II. Os demais membros da corte, eles eram pessoas vazias, não tinham esperança de vida eterna, naquele lugar Deus colocou um missionário para alcançá-los, Paulo. Ele pode nos usar também onde ele nos coloca.

III. QUANDO OLHAMOS PARA O PASSADO DEVEMOS OBERVAR SE O NOSSO TESTEMUNHO ESTIMULOU OUTROS. VV.14-18

O apostolo atenta que o agir de Deus na sua vida, no passado estimulou outras pessoas quando ao evangelho, sobre esta verdade, aprenderemos algumas lições.

a) Quando somos ousados no testemunho cristão outros são impactados. V.14a

Paulo vai nos informar que seu testemunho causou impacto a Palavra de Deus, consoante o texto afirma: “E a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro. (v.14). Na primeira parte deste versículo informa que pessoas foram estimuladas pela pregação de Paulo, ou seja, a forma apaixonada que Paulo falava de Jesus causou impacto nas pessoas. Muitas vezes vemos pessoas que ficam impactadas com a pregação de um crente. Ex. Whitefield e o ateu que ia vê-lo pregar.

b) Quando somos corajosos na pregação, encorajamos outros a pregar. V.14b

Paulo ainda vai dizer que sua pregação trouxe encorajamento para outras pessoas, observemos: “E a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro. (v.14). Os irmãos ali estavam acanhados com a mudança nos rumos políticos do Império e a perseguição que já dava as caras, mas quando perceberam que Paulo estava preso e pregando mais do que eles que estavam livres, então decidiram pregar o evangelho mais corajosamente. Tenhamos coragem de anunciar Jesus!!!

c) Quando pregamos o evangelho, outros nos imitam. VV.15-18

Paulo nos traz a informação que as pessoas quando o viram pregando, buscaram fazer a mesma coisa, então começaram a anunciar Cristo também, confiramos: 15 Alguns, efetivamente, proclamam a Cristo por inveja e porfia; outros, porém, o fazem de boa vontade; 16 estes, por amor, sabendo que estou incumbido da defesa do evangelho; 17 aqueles, contudo, pregam a Cristo, por discórdia, insinceramente, julgando suscitar tribulação às minhas cadeias. 18 Todavia, que importa? Uma vez que Cristo, de qualquer modo, está sendo pregado, quer por pretexto, quer por verdade, também com isto me regozijo, sim, sempre me regozijarei” (vv.15-18). Lições que aprendemos: 1. Existem aqueles que pregam da forma errada: I) Inveja (v.15). II) Competição (v.15). III) Interesse pessoal (v.17). IV) Sem sinceridade (v.17). V) Visando prejudicar outro pregador (v.17). 2. Existem aqueles que pregam da forma correta: I) De boa vontade (v.15). II) Por amor a Cristo (v.16). III) Para ajudar na defesa do evangelho (v.16). 3. A soberania de Deus na pregação: I) Pode usar os que estão pregando da forma errada para converter vidas (v.18). II) Pode usar a pregação dos sinceros para seus propósitos (v.18). III) Em ambas as pregações, para ter efeito é preciso que Cristo seja pregado (v.18).

APLICAÇÃO:

Nesta primeira passagem sobre a alegria de olhar para o tempo passado numa perspectiva correta, vimos que devemos observar a soberania de Deus; ver que Deus nos coloca no momento e lugar certo e observar que o nosso testemunho estimula outros para ter coragem de pregar o evangelho. Deus está no controle de todas as coisas e tudo que acontece está dentro de um plano glorioso Dele. Descanse, pois sua vida não está a deriva, mas nas mãos deste Deus Todo-Poderoso! Vimos em uma parte da mensagem que Deus é soberano, mas o homem é responsável pelas suas escolhas, você tem a responsabilidade de render sua vida a Cristo para ter certeza de salvação, já fez isso? Quer fazer isso hoje?

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário