Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

SÉRIE DE SERMÕES SOBRE OS SOLAS DA REFORMA - SOMENTE CRISTO

TEXTO: MARCOS 9.7,8

7 A seguir, veio uma nuvem que os envolveu; e dela uma voz dizia: Este é o meu Filho amado; a ele ouvi. 8 E, de relance, olhando ao redor, a ninguém mais viram com eles, senão somente Jesus”.

INTRODUÇÃO

A igreja medieval acrescentou intermediários além de Cristo, no ano 375 iniciou o culto aos santos e 430 à virgem Maria, passou-se a fazer oração aos santos e dar atributos que pertencem somente a Deus, no ano 503 criou-se a doutrina do purgatório onde se pagava pela salvação de si ou de parentes falecidos, tudo isso feria a suficiência de Cristo na salvação e vida do cristão. Devido a isto a Reforma Protestante enfatizou a centralidade de Cristo na pregação, ensino e vivência cristã, continuando nossa série de sermões sobre os Solas da reforma, daremos ênfase agora Somente a Cristo, teremos como base o assunto e tema abaixo.

ASSUNTO: REFORMA PROTESTANTE, UMA VOLTA ÀS ORIGENS

TEMA: SOMENTE CRISTO – ELE É A ORIGEM DA NOSSA RELAÇÃO COM DEUS!

1. CRISTO É A PONTE QUE NOS LIGA A DEUS. Jo 14.6

Muitos afirmam que todos os caminhos levam a Deus, mas as Escrituras afirmam o contrário, vejamos: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6). Jesus é o único meio de nos conduzir a Deus, devido a isto precisamos entender que não há como se achegar a Deus por pessoas, anjos ou seres, fora Cristo, precisamos entender algumas lições.

a) Ele é o nosso único mediador. I Tm 2.5

Jesus é o único que está entre Deus e os homens, como um mediador, observemos: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (I Tm 2.5). Mediador (Gr. “Mêsites”, juiz de paz, intermediário entre partes opostas para trazer a conciliação). O homem tem um problema com Deus (pecado), Jesus se encarnou (homem) para resolver esta questão, atribuir isso a outras pessoas, seja santos, anjos ou seres é antibíblico!

b) Ele é o nosso único advogado. I Jo 2.1

As Escrituras ainda afirmam que Jesus age como um advogado para com aqueles que já se entregaram a Ele, segundo a passagem indica: “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo” (I Jo 2.1). A palavra advogado (Gr. “Paraketos”, ajudante, consolador, auxiliador), isto indica que Jesus acolhe todos que, ligado a Ele , tropeçar, perdoa se estes se arrependem (I Jo 1.9).

c) Ele é o nosso único intercessor. Hb 7.25

Jesus como o único meio que nos liga a Deus também intercede a Deus por nós, nos preservando salvos, vejamos: “Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hb 7.25). O verbo interceder (Gr. “Entynchano”, rogar diante de um rei em favor de súditos). Jesus roga apenas por aqueles que lhe pertencem, somente Ele pode fazer intercessão, assim quando pedimos que alguém, fora Jesus, “rogue por nós”, estaremos cometendo pecado de idolatria, colocando outros no lugar do Senhor!

2. CRISTO É O ENVIADO DO CÉU PARA NÓS. I Jo 4.9

A Palavra vai informar que Deus enviou o seu Filho ao mundo para que por Ele possamos viver para Deus, consoante o texto nos indica: “Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele” (I Jo 4.9). Algumas colocações importantes.

a) Ele já tinha uma natureza divina, Ele é Deus. Jo 5.18

Deus nos informa na Palavra inspirada que Jesus não era apenas um homem, mas o Deus eterno, observe: “Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus” (Jo 5.18). Podemos observar nesta passagem que Jesus ao se afirmar Filho de Deus estava ao mesmo tempo definindo-se com Igual a Deus (Ele é Deus). Quem discordar disso não é cristão!

b) Ele adquiriu uma natureza humana, Ele é homem. Jo 1.14

A Escritura vai trazer para nós também a verdade da humanidade de Jesus, sobre isto a passagem exaure: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (Jo 1.14). O texto afirma que o verbo “se fez carne”, isto é, antes não era homem, tornou-se um de nós quando nasceu. Negar a humanidade de Jesus é tão pagão como negar sua divindade e traz condenação eterna!

c) Ele deu à igreja uma natureza missional, Ele nos envia para missão. Jo 20.21

Jesus depois da ressurreição comissionou sua igreja para a missão de fazê-lo conhecido, vejamos: “Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (Jo 20.21). Crente que não evangeliza precisa rever a sua fé, pois foi Jesus que já deu a ordem. Então, o que espera para começar a espalhar as boas novas do evangelho? Faça isso urgente, como diz o hino 308 HNC: “Resplandeçam nossas luzes através do escuro mar, pois nas trevas do pecado, muitos podem naufragar”.

3. CRISTO É O AUTOR DA NOSSA SALVAÇÃO. Hb 5.9

Cristo não é apenas alguém que possibilita a salvação, Ele é o autor da salvação, sendo esta eterna, averiguemos: “E, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem” (Hb 5.9). Sobre esta salvação eterna veremos algumas lições.

a) Sua salvação é para crer Nele. Jo 6.47

A salvação é para todo aquele que Nele crer, conforme o texto indica: “Na verdade na verdade vos digo que todo o que crer em mim tem a vida eterna” (Jo 6.47). O verbo crer (Gr. “Pysteus”, significa confiar, ou seja, é se entregar a Cristo em total confiança para a salvação. Se você ainda não tem certeza plena da sua salvação, falta ainda confiar em Jesus de forma total e irrestrita, mas você pode fazer isso hoje, entregando a sua vida a Cristo!

b) Sua salvação é para hoje. Lc 19.9-10

Jesus encontrou Zaqueu, um cobrador de impostos desonesto, que tentava subir numa arvore para vê-lo, o Senhor se convidou para entrar na casa dele, depois da sua demonstração real de arrependimento, Jesus o perdoou e salvou, conforme a passagem cita: 9 Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. 10 Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido” (Lc 19.9-10). Jesus disse a Zaqueu e também a nós que a salvação é para o dia de hoje (II Co 6.1-3), afinal não sabemos o que nos acontecerá amanhã (Tg 4.14), então o dia de receber a salvação é hoje, é agora!

c) Sua salvação é segura. Jo 10.28

A Bíblia diz que Deus nos salva de uma vez por todas, pois sua salvação não alcança apenas o presente, mas o futuro e a eternidade: “Eu lhes dou a vida eterna; jamais se perderão, e ninguém as arrancará da minha mão” (Jo 10.28). Quando alguém creu em Jesus, esta pessoa está eternamente salva, pois Jesus disse que salva no presente (Eu lhes dou a vida eterna), nos mantem salvos no futuro (jamais se perderão) e estaremos para sempre seguros (Ninguém as arrancará da minha mão). Porém, aqueles que apostatam da fé e vivem continuamente no pecado nunca foram salvos (I Jo 2.19), os salvos permanecem em Cristo, longe do pecado (II Tm 2.19). Cuidado com as distorções!

CONCLUSÃO

Vimos nesta mensagem que Cristo é o início da nossa relação com Deus, examinamos que Jesus é quem nos liga a Deus, foi enviado do céu para nós, sendo autor da nossa salvação. Aplicação: Não podemos aceitar cultos antropocêntricos onde o homem é colocado num pedestal, ou mesmo que se façam orações e culto aos santos, anjos ou quaisquer outros seres, são costumes pagãos. Somente Cristo merece ser louvado, Ele é o autor da salvação para quem crê Nele, podendo ser adquirida ainda hoje, sendo segura para toda a eternidade. Você já tem certeza desta salvação? Se sua resposta é negativa, necessitas entregar a vida a Cristo ainda hoje! Faça isso!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário