Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

SÉRIE DE SERMÕES SOBRE OS SOLAS DA REFORMA - SOMENTE A DEUS A GLÓRIA

TEXTO: I CORINTIOS 10.31

“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”.

INTRODUÇÃO

A Igreja medieval trouxe do paganismo muitas doutrinas pagãs, o termo Soli Deo Glória vem do latim é significa “Glória a Deus Somente”, neste ensino a reforma exaurou que toda a glória é devida somente a Deus, seja pela criação, salvação e até na reprovação de pecadores. Os reformadores combateram o falso ensino romanista de que podia ser dada glória aos santos canonizados, papas e autoridades, pois não eram dignos de tal coisa. Os puritanos ensinaram que o fim principal do ser humano é glorificar a Deus e viver em sua presença para sempre, usando texto como I Co 10.31, Mt 5.16 e outros, vamos examinar esta verdade.

ASSUNTO: REFORMA PROTESTANTE, UMA VOLTA ÀS ORIGENS

TEMA: SOMENTE A DEUS A GLÓRIA – A ORIGEM DA NOSSA ADORAÇÃO É A GLÓRIA DE DEUS!

I. A GLÓRIA DE DEUS EM CONTRASTE COM A GLÓRIA HUMANA. Jo 5.44

A Palavra de Deus apresenta um contraste entre a glória de Deus e a humana, conforme examinamos: “Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros e, contudo, não procurais a glória que vem do Deus único?” (Jo 5.44), sobre este contraste aprenderemos.

a) A glória humana é passageira, a de Deus é permanente. Sl 90.2-3

Deus é eterno e a sua glória também é eterna e permanente, o homem é mortal, sendo assim sua glória é transitória, segundo examinamos: 2 Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus. 3 Tu reduzes o homem ao pó e dizes: Tornai, filhos dos homens” (Sl 90.2-3). O homem é pó, ou seja, ele é passageiro, toda aparência humana passa rápido que estes nem percebem. Deus tem um trono eterno onde estáassentado governando de eternidade a eternidade, a este Deus devemos dar glória!!!

b) A glória humana é idolátrica, a de Deus é adoração. Is 42.8

Deus é glorioso, nada nem ninguém se compara a Ele, sendo Ele tão grande tem o direito de receber toda a glória sem a ddividir com nenhum outro ser, vejamos: “Eu sou o Senhor, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura” (Is 42.8). O termo Senhor usado aqui vem do hebraico “yahwer” e significa ‘Eu sou eternamente o mesmo”, isto indica que este Deus não é criado por mãos humanas, por isso nem Ele pode ter sua glória dividida com outros, nem mesmo pode ser adorado em representação de imagens, Ele proibiu fazer imagens que o representassem (Dt 4.14-16). Sua glória não pode ser divida com homens, por mais santos que tenham sido!

c) A glória humana é ilusória, a de Deus é real. Sl 146.3-5

O salmista faz um contraste entre aqueles que buscam refugio nos homens e os que confiam no Senhor, vejamos: 3 Não confieis em príncipes, nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação. 4 Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia, perecem todos os seus desígnios. 5 Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no Senhor, seu Deus” (Sl 146.3-5). Ele vai dize que: I. Não devemos exaltar aos homens: 1. Porque não há salvação nestes (v.3), há um catecismo de determinada religião que afirma Maria ajudando na salvação, isto não é bíblico; 2. Os homens são frágeis e temporarios (v.4), fazendo evangelismo dia de finados, vi muitas covas de pessoas que tiveram fama, mas a morte interrompeu isto. II. Devemos confiar somente em Deus: 1. A confiança em Deus traz plena felicidade (v.5a), se você não é feliz e vive reclamando da vida, examine se está na fé. 2. Precisamos confiar Nele e buscar seu auxílio (v.5b), muitas vezes nós buscamos auxílio em todo lugar buscamos ao Senhor somente depois de tudo dar errado, deveriamos reccorrer ao senhor primeiramente. A glória humana por maior que seja é ilusoria, ela acaba, a de Deus é real e atuante para o nosso bem!

II. A GLÓRIA DE DEUS E A ADORAÇÃO DA IGREJA. Sl 26.8

A Bíblia afirma que toda a criação seja uma flor, um pássaro, uma arvore frutifera, as serras, os vales, montes, desertos, o calor e a chuva constante de Zé Doca estão dizendo glória ao criador, pois tudo no seu templo (universo) diz glória (Sl 29.9), mas há um povo escolhido por Deus que Ele decidiu manisfestar sobre eles sua glória de maneira especial, este povo não é outro, mas sua igreja., algumas lições:

a) A igreja glorifica na assembleia dos santos. Sl 26.8

A Escritura afirma tanto no Antigo como no Novo Testamento a glória presente na Assembleia dos santos reunida, vejamos: “Eu amo, Senhor, a habitação de tua casa e o lugar onde tua glória assiste” (Sl 26.8). O salmista afirma que Shekiná (glória manifesta) de Deus acontece na reunião solene do povo de Deus quando este se reune para adorar ao seu nome. Sobre esta verdade Paulo afirma: “A ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!” (Ef 3.21). Aprendemos aqui que: 1. A glória de Deus está em Cristo (v.21), ou seja, o culto deve ser cristocentrico. 2. A glória de Deus está na igreja (v.21) (Gr. Ekklesia, assembleia), ou seja, não existe gloria em quem está fora da assembleia solene. 3. Esta gloria deve ser estendida a todas as gerações (v.21c), ou seja, nao temos o direito de mudar o modo de cultuarmos, deve ser reunidos.

b) A Igreja glorifica a Deus na proclamação do evangelho. Sl 96.3

Além da reunião solene do povo de Deus para adoração comunitária também glorificamos a Ele na evangelização de pessoas e povos que ainda não o cohecem, vejamos: “Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas” (Sl 96.3). A igreja vive para glória de Deus na adoração, mas ela promove a glória de Deus quaando proclama seu evangelho, se você quer ver a glória de Deus manifesta, evangelize, fale de Jesus, mas não fale apenas comas palavras, mas com a alma e coração, Deus será glorificado na conversão de pecadores.

c) A Igreja glorifica a Deus por uma vida piedosa. Mt 5.16

Deus também é glorificado na vida de santidade do povo de Deus, conforme o próprio Jesus falou: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5.16). Quando vivemos o evangelho na prática, isto exalta a Deus, seu nome é honrado, os homens olharão para a vida do cristão e glorificarão a Cristo!

III. A GLÓRIA DE DEUS É O FIM ÚLTIMO DE TODAS AS COISAS. Rm 11.33-36

Paulo recebe a revelação daa soberania de Deus sobre tudo, inclusive na eleição e reprovação de pecadores, mas também recebe ao mesmo tempo a revelação que o homem é responsável pelas suas escolhas (Rm 9 -11), o apóstolo então, reconhece sua incapacidade de entender a mente de Deus plenamente, entendendo que todas as coisas tem por propósito final a glòria de Deus, vejamos algumas lições.

a) A glória de Deus como fim último leva seus servos à devoção. V.33a

Ele usou um vocativo, conforme o texto indica: “Ó profundidade da riqueza [...]” (v.33a), o termo é utilizado para chamamento e admiração de algo que é devoto. A devoção deve ser feita com exclusividade (Mt 6.24), com conhecimento constante de Deus (Os 6.3), com consagração: Jejum, oração e proclamação (Lc 2.36-38).

b) A glória de Deus como fim último leva seus servos à humilhação. VV.33-35

O texto vai nos trazer uma informação de um Deus que é infinitamente maior do que nós e que não precisa de ninguém, isto deve nos levar à humilhação, vejamos: 33 Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! 34 Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? 35 Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? (vv.33-35). Algumas lições que podemos aprender: I. Nos humilhamos porque Deus é profundo em riqueza (v.33a). II. Nos humilhamos porque Deus é inescrutável em sabedoria (v.33b). III. Nos humilhamos porque Deus é suficiente em seu ser (vv.34-35).

c) A glória de Deus com fim último leva seus servos à total rendição. VV.36

O texto vai nos alertar a que entreguemos todo o nosso ser ao Senhor rendidos a Ele, observemos: Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (v.36). Rendemo-nos totalmente ao Deus em glória porque: 1. Ele é a origem de tudo que existe (v.36a). 2. Todas as coisas são sustentadas por Ele (v.36b). 3. Todas as coisas possuem a finalidade de existência Nele (v.36c). 4. Todas as coisas redundam em glória a Ele (v.36d).

CONCLUSÃO

Nesta última mensagem da série sobre os Solas da Reforma Protestante, vimos que a origem da nossa adoração é a glória de Deus, examinamos que a glória de Deus é contrastada com a glória humana, é vista de modo especial na igreja e é o fim último de todas as coisas. Aplicação: Precisamos nos perguntar se eu busco a glória de Deus ou dos homens, se suas redes sociais possuem mais postagens de politica, futebol e fofoca do que a divulgação da Palavra de Deus, precisas rever tua fé, pois você tem uma grande possibilidaade de não ser um convertido (a). Se você não tem prazer em fazer parte da reunião dos santos, do culto coletivo, será que usaríamos a mesma desculpa que usamos para não ir ao culto, para não irmos ao banco, trabalhar ou fazer caminhada e lazer, se nossa resposta for negativa, precisamos rever a nossa fé. Tudo que acontece deve ser para a glória de Deus. Temos vivivo para glória de Deus ou para nossa própria glória? Você já tem certeza da sua salvação? Se sua resposta for positiva, Deus quer que sua glória seja proclamada por você, evangelizando e vivendo o evangelho; se sua resposta é negativa, renda-se a Cristo ainda hoje e terás vida eterna e sua glória brilhará em você.

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário