Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de outubro de 2021

SÉRIE DE SERMÕES SOBRE OS SOLAS DA REFORMA - SOMENTE AS ESCRITURAS

TEXTO: II PEDRO 1.20-21

20 Sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; 21 porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo”.

INTRODUÇÃO

A Escritura é o manual de Deus para que tenhamos uma vida com Ele, toda a nossa vida deve ser guiada por esta Palavra. A Reforma Protestante no Séc. XVI trouxe a Escritura para o centro do culto, pois durante a Idade Média, os seus ensinos foram substituídos por inúmeras doutrinas pagãs. O apóstolo Pedro vai dizer que as Escrituras não podem ser interpretadas individualmente (v.20), nem deve satisfazer a vontade humana (v.21), entretanto, Deus usou homens, os inspirando a escrever a sua Palavra (v.21), sobre esta Palavra iremos falar tendo como base o assunto e tema expostos.

ASSUNTO: REFORMA PROTESTANTE, UMA VOLTA ÀS ORIGENS.

TEMA: SOMENTE AS ESCRITURAS – A ORIGEM DA DOUTRINA É A PALAVRA DE DEUS.

I. A ESCRITURA, A FONTE QUE NOS MOSTRA O QUE DEVEMOS CRER. Jo 20.30-31

O apóstolo João disse que disse que o que foi registrado sobre Jesus foi para que creiamos em Jesus da forma correta, conforme o texto indica: 30 Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. 31 Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (Jo 20.30-31), porém, para que possamos crê na Escritura algumas coisas precisam acontecer.

a) Para que eu creia na Escritura é preciso que Jesus abra o meu entendimento (Lc 24.45).

Quando nós ouvimos a pregação da Palavra necessitamos que o próprio Jesus abra o nosso entendimento para possamos crê nas Escrituras para salvação, vejamos: Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras” (Lc 24.45). Nenhum ser humano tem a capacidade de crê por si mesmo, a Bíblia diz que há uma intervenção de Cristo abrindo seu entendimento para que possamos crer para salvação.

b) Para que eu creia na Escritura é preciso que o Espírito Santo me guie até ela (Jo 16.13).

A Bíblia além de dizer que Jesus abre o nosso entendimento, vai nos afirmar que o Espírito Santo nos guia a verdade que é a Escritura (Jo 17.17), segundo Jesus mesmo nos diz: “Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir” (Jo 16.13). Desta forma nenhuma nova doutrina deve ser ensinada por revelações extrabíblicas ou tradições humanas, mas o Espírito Santo fala na, com e pela Escritura.

c) Para que eu creia na Escritura é preciso que o Pai traga a Palavra ao meu coração (Rm 10.8).

Além da Palavra de Deus nos informar que Jesus abriu o entendimento e que o Espírito Santo nos guia, vai nos dizer que o Pai traz esta palavra ao nosso coração conforme o texto indica: Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos” (Rm 10.9). Para que possamos crê nesta palavra e sermos salvos, necessita haver uma intervenção da Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, para que possamos entender a Palavra de maneira salvadora.

II. A ESCRITURA, ÚNICA AUTORIDADE QUE NOS ENSINA O QUE DEVEMOS FAZER. 

Além de nos dizer o devemos crer também a Escritura nos ensina o que precisamos fazer, devido a isto a Bíblia é a única regra, não apenas de fé, mas também de prática do cristão, vejamos: Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tg 1.22). Sobre a prática da Escritura podemos aprender algumas questões importantes.

a) O que devemos fazer com a Escritura é examinar o que ela diz (Jo 5.39).

A primeira prática que devemos fazer com a Palavra de Deus é examinar tudo que nela está escrito, conforme vemos: Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim” (Jo 5.39). A palavra grega usada para examinar é “Eraunate” e significa um conhecimento minucioso. Devemos buscar conhecer toda a Bíblia e não apenas aquilo que nos agrada. Lembre-se que as pessoas erram por não conhecer as Escrituras (Mt 22.29).

b) O que devemos fazer com a Escritura é guardar o que ela diz (Ap 1.3).

A Palavra de Deus nos informa que além de examinar, conhecer as Escrituras, deve-se também guardar a Palavra de Deus, averiguemos: Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo” (Ap 1.3). Jesus nesta revelação vai nos informar que além do conhecimento (ler e ouvir), precisa guardar (Gr. “Têurontes”, Observar, obedecer) tudo que está escrito, porque a presente era estava findando e Cristo voltaria.

c) O que devemos fazer com a Escritura é proclamar o que ela ensina (Mc 16.15).

A Bíblia além de dizer que devemos examinar (Jo 5.39), guardar (Ap 1.3), também devemos proclamar esta palavra a todas as pessoas, segundo vemos: E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16.15). Quando conhecemos e guardamos a Palavra de Deus, precisamos proclamá-la com nossas Palavras e vida.

III. A ESCRITURA, ÚNICA REVELAÇÃO DIVINA QUE NOS APONTA PARA JESUS. Lc 24.27

Toda Bíblia tem Jesus como assunto central, o Antigo testamento tinha a seguinte mensagem: Ele virá. O Novo Testamento traz a seguinte mensagem: Ele veio, e também Ele voltará. Jesus vai nos informar que as Escrituras apontam para Ele, vejamos: E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras” (Lc 24.27). Vejamos alguns aspectos que a Escritura nos aponta sobre Jesus.

a) A Escritura aponta para Jesus como um ser divino e humano. Jo 1.1,14

Vemos na Bíblia que Jesus é Deus e homem ao mesmo tempo. Sobre sua deidade a Bíblia diz: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (Jo 1.1). A divindade de Jesus está claramente exposta na Bíblia. Sobre sua humanidade a Bíblia assunta: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (Jo 1.14). Ou seja, Ele tornou-se homem. Quem nega a divindade ou humanidade de Jesus caminha para condenação, pois está negando uma verdade básica da Escritura.

b) A Escritura aponta para Jesus como o único Senhor e salvador para quem crê. Rm 10.9.10

A Escritura também nos diz que seremos salvos se o recebermos como Senhor e Salvador: 9 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação” (Rm 10.9-10). Antes de Jesus ser Salvador, você precisa reconhecer Ele como seu Senhor (Gr. “Kurios”, Dono, Elevado, Comandante). Outra verdade que este texto diz é que você precisa publicar sua fé em Cristo de modo verbal, pois não existe cristão escondido, precisa se unir á igreja local.

c) A Escritura aponta para Jesus como o executor do juízo contra os que o rejeitam. Jo 3.18

A palavra de Deus vai informar que a salvação ou condenação depende de crê em Jesus ou não, observe: Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (Jo 3.18). O verbo crer vem do grego “Pysteus” que significa confiar, crê em Jesus é confiar Nele a tal ponto de se entregar a Ele totalmente, aqueles que assim o fazem recebem certeza de vida eterna, aqueles que não se entregam a Cristo já estão condenados, se morrer desta forma serão eternamente condenados.

IV. ESCRITURA É O ÚNICO CONTEÚDO DA PREGAÇÃO DA IGREJA. II Tm 4.2

A pregação não é apenas um discurso, mas a explicação do texto bíblico, vejamos: Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina” (II Tm 4.2). A igreja não tem o direito de mudar a mensagem, mas expor a Palavra, algumas lições.

a) A pregação da igreja deve ser a exposição fiel da Escritura. Is 8.20

A pregação deve ser a explicação fiel da Escritura, falando contra os falsos profetas que traziam falsas profecias Isaías disse: “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva” (Is 8.20). A Lei e ao Testemunho é uma forma de se referir às Escrituras, ou seja, ninguém tem direito de pregar algo fora das Escrituras, pode parecer bonito, se estiver fora da Bíblia, é maldito. “Não verão a alva”, significa não serão salvos.

b) A pregação da igreja deve ser a exposição alegre da Escritura.

A Palavra de Deus nos ordena servir a Deus com alegria, conforme o salmista indica: Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico” (Sl 110.2). A Palavra deve lhe dar mais alegria do que um jogo de futebol, servir a Deus é o mais importante serviço realizado por alguém, devido a isto deve ser feito com alegria e entusiasmo. Somente temos alegria em Jesus, devemos falar dele alegremente.

c) A pregação da igreja deve ser a exposição suficiente da Escritura. Is 55.11

O próprio Deus nos fala por meio do profeta Isaías que sua palavra é suficiente para fazer tudo que Ele designou, vejamos: “Assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei” (Is 55.11). A palavra de Deus é suficiente para realizar a sua obra, salvando, libertando e transformando pecadores. Creia!!!

CONCLUSÃO

Vimos nesta mensagem que a Escritura nos ensina o que devemos crer, fazer, nos aponta para Jesus e deve ser o conteúdo da pregação da igreja. Se você está em uma igreja que não prega a Palavra de Deus fielmente, você está correndo perigo eterno, pois o meio de chegarmos á salvação é pela pregação fiel da Palavra. Se você não tem certeza da sua salvação, a Escritura diz que todo aquele que crê em Jesus recebe a vida eterna. Creia em Jesus e na sua Palavra e receba vida eterna. Você quer?

AUTOR: Pastor veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário