Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de outubro de 2021

SÉRIE DE SERMÕES SOBRE OS SOLAS DA REFORMA - SOMENTE A FÉ

TEXTO: ROMANOS 1.17

“Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé”.

INTRODUÇÃO

A Reforma Protestante ensinou que a justificação acontecia somente pela fé, pois a Igreja Medieval transmitia ensinos pagãos de que o homem seria justificado por fé e obras. Quando a Escritura afirma que diante de Deus é somente pela fé, pois até as obras que praticamos são decorrentes da fé, pois Tiago, que é distorcido por muitos, disse que “com as minhas obras eu te mostrarei a minha fé (Tg 1.18), ou seja, ele afirma que as obras mostram a fé que ele já tinha. Paulo afirma o início da fé que uma intervenção de Deus (Ef 2.8), que dá início a vida cristã (Rm 1.17), vamos examinar sobre o lema ‘Sola Fides”, tendo como base o assunto e tema propostos.

ASSUNTO: REFORMA PROTESTANTE, UMA VOLTA ÀS ORIGENS

TEMA: SOMENTE A FÉ – A ORIGEM DA VIDA CRISTÃ É A FÉ EM CRISTO

1. A REALIDADE DA FÉ. Rm 3.30

A fé do cristão sempre foi real, tanto para judeus como para gentios, conforme se examina: “Visto que Deus é um só, o qual justificará, por fé, o circunciso e, mediante a fé, o incircunciso” (Rm 3.30). Sobre a realidade desta fé que é essencial para a salvação podemos observar algumas lições.

a) A fé é um dom de Deus. Ef 2.8; Tt 1.1

A fé necessária á salvação é um dom (Gr. “Dôreon”, presente), conforme o texto mesmo nos indica: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (Ef 2.8). Ele deu esta fé aos seus eleitos para que eles creiam e sejam salvos, vejamos: “Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade” (Tt 1.1). A fé não brota do coração do homem, é implantado por Deus para que este conheça a Deus para salvação.

b) A fé é necessária para nos aproximar de Deus. Hb 11.6

Nenhum ser humano pode se aproximar de Deus sem fé, pois ligação do homem a Deus é espiritual, então se entende somente espiritualmente, a fé é quem adentra nestas questões, vejamos: De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hb 11.6). o texto nos diz que: a) Não se agrada a Deus sem uma fé verdadeira (v.11a). b) Devemos ter a fé que Deus é real (v.11b). c) Devemos crer que não voltaremos de mãos vazias, pois o termo Galardoador (Gr. “Misthapodotês”, recompensador). Sua fé não voltará sem receber a recompensa da graça!

c) A fé não pertence a todos. II Ts 3.1-2

A Escritura afirma que todos não terão a fé salvadora, pois alguns seguem o caminho da perdição, andam segundo os caminhos do seu coração, observemos: Finalmente, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada, como também está acontecendo entre vós; e para que sejamos livres dos homens perversos e maus; porque a fé não é de todos” (II Ts 3.1-2). Paulo afirma que todos não terão a fé, muitos fingirão ter ela, outros já demonstrarão não tê-la, a verdade é que o homem pecador sem Cristo não terá esta fé, apenas através de Cristo está fé vem ao coração.

2. COMO DEUS NOS LEVA À FÉ.

As Escrituras nos informam que Deus é quem conduz a fé, vejamos: “Ali chegados, reunida a igreja, relataram quantas coisas fizera Deus com eles e como abrira aos gentios a porta da fé” (At 14.27). Ele abriu (Gr. “Enoixen”, concedeu, deu, entregou) aos gentios a porta da fé. Como Deus nos conduz à fé? Vejamos:

a) Pela pregação do evangelho. Rm 10.17

Deus cria as ferramentas que irão nos levar à fé em Jesus, para isso Ele utiliza a pregação do verdadeiro evangelho, observemos: “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (Rm 10.17). Deus determinou os fins e também os meios para nos levar a Cristo, a pregação fiel da Escritura é uma ferramenta que Deus determinou para levar os eleitos à fé salvadora. Sem pregação fiel do evangelho não há fé verdadeira. Os usos e costumes, tradições humanas, profetadas, revelamentos e visagens não leva pessoas à fé, geram religiosos e não poucos fariseus. O que faz a fé brotar no coração é a pregação fiel.

b) Pelas circunstâncias da vida. Tg 1.2-4

Tiago vai nos dizer que as provações acontecidas na vida são instrumentos de Deus para levar pessoas à fé e para fortalecer dos salvos, como vemos: 2 Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, 3 sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. 4 Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes” (Tg 1.2-4). Podemos examinar nesta passagem que: a) As provações devem nos levar a ter alegria (v.2). b) A fé é provada para fortalecimento e não para destruição (v.3). c) Estas provações fortalecem a fé e a perseverança (v.3-4). As lutas muitas acontecem para nos aproximar de Deus (Rm 8.28).

c) Por intermédio do seu Filho Jesus. At 3.16

A fé nos foi implantada por Deus através do seu Filho Jesus Cristo, pois foi Ele que trouxe esta fé ao nosso coração, conforme observamos: Pela fé em o nome de Jesus, é que esse mesmo nome fortaleceu a este homem que agora vedes e reconheceis; sim, a fé que vem por meio de Jesus deu a este saúde perfeita na presença de todos vós” (At 3.16). O finalzinho do versículo nos diz que a fé vem por meio do nome de Jesus, ou seja, Jesus traz esta fé ao nosso coração.

3. O OBJETIVO DA FÉ.

A fé cristã tem objetivos definidos, pelas Sagradas Escrituras, por isso não há fé subjetiva, ela é bem objetiva conforme podemos observar a seguir.

a) A fé objetiva a nossa justificação. Rm 5.1; Rm 3.28

A Palavra de Deus nos traz a verdade da justificação pela fé: Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1). A fé é um instrumento de Deus para que sejamos justificados (Gr. Dikaiōthentes, tendo sido absolvidos, V.P.). O perdão dos nossos pecados aconteceu por meio da fé (Gr. “Pysteus”, confiança) em Jesus. Vimos que esta justificação acontece pela fé, independente das obras da Lei (Rm 3.28).

b) A fé objetiva a santificação dos salvos. At 26.18

A fé além de trazer a nossa justificação também nos leva a santificação, conforme examina-se: “Para lhes abrires os olhos e os converteres das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim” (At 26.18). A santificação acontece porque temos esta fé confiante em Cristo, devido a esta fé, nós dizemos sim a Cristo e não ao pecado!

c) A fé objetiva a salvação da nossa alma. I Pe 1.9

Podemos ainda compreender pelas Escrituras que a fé tem propósito final a nossa salvação eterna, vejamos: “Obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma” (I Pe 1.9). Examinamos este texto podemos chegar à conclusão que o fim principal da fé é que cheguemos à salvação. Se alguma pessoa diz que tem fé em Cristo, mas não tem certeza da salvação, sua fé é falsa, pois o fim da fé é a salvação.

CONCLUSÃO

Nós examinamos nesta mensagem a máxima da reforma SOMENTE A FÉ, observamos a realidade da fé que é um dom de Deus, necessária para nos aproximarmos do Senhor e não pertence a todos. Pudemos também observar que Deus nos leva à fé pela Pregação fiel da Escritura, circunstâncias da vida e unicamente por meio de Jesus. Observamos que a fé tem por objetivo nos justificar, santificar e salvar. Aplicação: A fé é necessária para toda a vida cristã, mas ela traz culmina na salvação eterna da nossa alma. Você tem certeza de que se partisse daqui hoje teria certeza de salvação? Se sua resposta é positiva, precisas divulgar a fé em Jesus aos outros que ainda não o conhecem. Mas, se sua resposta é negativa, então precisas hoje ter um encontro com Jesus, pois se continuares na dúvida estarás em condenação (Rm 14.23), assim sendo, renda seu coração a Cristo ainda hoje para receber um lugar no céu.

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário