TEXTO: SALMOS 67.1-2
“1 Seja Deus gracioso para conosco, e nos abençoe, e faça resplandecer sobre nós o rosto; 2 para que se conheça na terra o teu caminho e, em todas as nações, a tua salvação”.
INTRODUÇÃO
A
Reforma Protestante trouxe o ensino bíblico da salvação somente pela graça,
esquecido na Idade Média, sendo substituído pelo ensino pagão de uma salvação
meritória, devido a isto uma das máximas do conteúdo da reforma é definido como
“SOLA GRATIA – Somente a Graça. O texto lido diz que Deus é gracioso e devido a
isto estende a sua salvação a todas as nações. Continuaremos trazendo a nossa
série de mensagens sobre a reforma protestante baseados no assunto e tema
propostos a seguir.
ASSUNTO: REFORMA PROTESTANTE, UMA VOLTA ÀS ORIGENS
TEMA: SOMENTE A GRAÇA – A ORIGEM DA SALVAÇÃO ESTÁ NA GRAÇA DE DEUS!
1. A GRAÇA DE DEUS É UM FAVOR IMERECIDO. I Co 2.12
Deus
nos ofereceu sua graça através do Espírito Santo, isto nós podemos verificar
através do texto: “Ora, nós não temos recebido
o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o
que por Deus nos foi dado gratuitamente” (I Co 2.12). O texto diz que o
Espírito Santo nos leva a conhecer o que Deus nos oferece gratuitamente (Gr. “charisthenta”,
favor a quem não podia retribuir nem merecia). Para entendermos
este favor imerecido precisamos entender alguns fatores importantes, expostos a
seguir.
a) O homem foi criado perfeito, isto é, ele não tinha nenhum pecado. Ec 7.29
A
Escritura afirma que Deus criou tudo do nada (Gn 1.1), criou tudo com ordem,
e tudo bom (Gn 1.31), assim sendo, Ele também deu origem ao homem sem que este
tivesse pecado, conforme vemos: “Eis o que tão
somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias”
(Ec 7.29). O homem foi criado de modo Reto (Hb. “Yasâr”,
Vertical, direto, Bom, correto). Ou seja, o homem foi criado sem pecado e tinha
o que os teólogos chamam de Livre-Arbítrio.
b) O homem decidiu se afastar de Deus, ou seja, tornou-se um pecador. Rm 3.23
O
homem por sua própria vontade pecou e se afastou de Deus, e este pecado se
estende a todos os homens, vejamos: “Pois todos
pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3.23). A palavra pecado (Gr.
Hamartia, errar o alvo). Deus tinha um alvo para o homem, que era perfeita santidade,
mas Ele errou este alvo ao transgredir a lei de Deus. O homem tornou-se pecador
e se afastou de Deus totalmente!
c) O homem recebeu de Deus a dádiva da graça, isto é, algo que não merece. I Tm 1.14-15
A
Bíblia além de falar da criação do homem sem pecado, diz igualmente que ele
pecou voluntariamente, assim sendo, o que este homem merecia era condenação,
mas Deus oferece a este homem pecador a siua graça, conforme veremos: “14 Transbordou, porém, a graça de nosso
Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus. 15 Fiel é a palavra e digna de toda
aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais
eu sou o principal” (I Tm 1.14-15). a) A graça imerecida de
ao pecador é transbordante (v.14a). b) A graça imerecida de Deus nos traz a fé
e o amor de Jesus ao nosso coração (v.14b). c) A graça imerecida de Deus é
oferecida aos pecadores miseráveis que nada merecem (v.15).
2. A GRAÇA DE DEUS É TOTALMENTE EFICAZ. II Co 12.9
A
Palavra de Deus nos afirma que a graça de Deus oferecida ao pecador é
suficiente, vejamos: Então, ele me disse: A
minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade,
pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de
Cristo” (II Co 12.9). O verbo basta (Gr. “Arkei”, suficiente), isto é, a
graça de Deus é suficiente para nos conduzir desde o início ao fim da vida
cristã, sobre graça queremos trazer á baila algumas verdades.
a) A graça de Deus é eficaz porque é causa da salvação. Ef 2.8-9
A
causa da salvação não são as obras, mas a graça do Senhor, conforme observamos:
“8 Porque pela graça sois salvos, mediante
a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se
glorie” (Ef 2.8-9). O apóstolo Paulo traz a salvação sendo
causada pela graça, o resultado da graça é que recebemos a fé e somos
habilitados para uma vida de boas obras. Inverter isso é perverter o evangelho
de Cristo!
b) A graça de Deus é eficaz porque ela gera em nós boas obras. Is 26.12
A
Escritura também vai afirmar que a graça é quem realiza as boas obras em nós,
conforme observamos: “Senhor, concede-nos a
paz, porque todas as nossas obras tu as fazes por nós” (Is 26.12). O texto
vai nos afirmar exatamente que Deus é quem faz as nossas obras por nosso
intermédio. Ou seja, até a pratica de boas obras que o cristão deve ter,
acontecem por causa de Deus por sua graça.
c) A graça de Deus é eficaz porque Deus abre nosso coração para fé. At 16.14-15
A
Palavra de Deus também afirma que para o homem crer, a sua graça eficaz
intervém abrindo o coração do pecador como está escrito: “14 Certa mulher, chamada Lídia, da cidade
de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe
abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. 15 Depois de ser batizada, ela e toda a sua
casa, nos rogou, dizendo: Se julgais que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha
casa e aí ficai. E nos constrangeu a isso” (At 16.14-15).
Se você já ouviu que o homem é quem abre o coração para Jesus, esqueça isso! A
Bíblia diz que Deus é quem abre o coração do pecador à fé.
3. A GRAÇA DE DEUS É MANIFESTA NA PESSOA DE JESUS. I Co 1.4
Deus
manifesta a sua graça de maneira plena na pessoa de seu Filho Jesus, conforme
observamos: “Sempre dou graças a [meu] Deus a
vosso respeito, a propósito da sua graça, que vos foi dada em Cristo Jesus”
(I Co 1.4). Sobre esta graça que Cristo manifestou à humanidade podemos
aprender algumas lições.
a) Jesus manifestou a graça de Deus ao se encarnar. II Co 8.9
O
texto aqui usando uma linguagem figurada de riqueza e pobreza para se referir
sobre a encarnação, conforme vemos: “Pois
conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre
por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos” (Rm
8.9). Quando o texto diz que por causa sua graça, Ele que era rico se fez pobre
se refere à sua glória eterna que tinha no céu. Ao afirmar que Ele se fez pobre
refere-se ao seu estado de humilhação, se encarnando, sofrendo, morrendo e
sendo sepultado. Quando ele diz que pela sua pobreza nos tornou ricos. Esta
riqueza é para com Deus, a salvação eterna!
b) Jesus manifestou a graça de Deus ao dar atenção aos pecadores perdidos. Lc 15.1-2
O
texto afirma que Jesus veio para habitar e se importar com os pecadores,
conforme o texto exaure; “1 Aproximavam-se de Jesus todos os
publicanos e pecadores para o ouvir. 2 E murmuravam os fariseus e os escribas,
dizendo: Este recebe pecadores e come com eles” (Lc
15.1-2). Jesus através do seu ensino gracioso atraía pecadores que eram
desprezados pelos religiosos. Jesus não concordava com os seus pecados, mas Ele
os acolhia e os transformava, pois diz que há maior alegria no céu por pecadores
arrependidos (Lc 15.7).
c) Jesus manifestou a graça de Deus ao se entregar na cruz para nos salvar. Rm 3.24
Este
texto vai nos mostrar que sua graça se manifestou de modo salvador na morte de
Jesus, vejamos: “24 sendo justificados gratuitamente, por sua
graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, 25 a quem Deus propôs, no seu sangue, como
propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua
tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos” (Rm
3.24-25). O texto bíblico nos diz que a graça de Deus nos trouxe algumas
questões: a) Por causa da graça de Deus na morte de Jesus, Ele nos justificou
(Gr. “dikaioumenoi”, absolver,
beneficiar) (v.24a) Voz passiva, ação de Deus. b) Por causa da graça de Deus na
morte de Cristo, Ele nos redimiu (Gr. “apolytrōseōs”,
pagamento do resgate) (v.24b). c) A graça de Deus para nossa salvação foi
proposta no sangue de Cristo (v.25a). d) A graça de Deus na morte de Cristo nos
cobriu da ira de Deus, propiciação (Gr. “hilastērion”,
cobrir, proteger) (v.25b). e) Por causa da graça de Deus manifesta na cruz Deus
perdoou todos os nossos pecados do passado (v.25c).
CONCLUSÃO
Hoje
tratamos sobre a doutrina da Reforma: Somente a Graça, vimos que a graça é a
origem da salvação, sendo um favor imerecido, totalmente eficaz na salvação e
manifesta na pessoa de Jesus. Aplicação: A graça de Deus é um favor para pecadores que
não merecem, na qual Deus oferece salvação eterna na pessoa de Jesus. Deus está
te oferecendo salvação pela graça agora. Você já tem certeza da sua salvação?
Se sua resposta é positiva, precisas pregar a Palavra a outros com suas
palavras e com sua vida. Se sua resposta é negativa, podes ainda hoje entregar
a tua vida e o teu coração a Jesus. Você quer? Convidamos você a fazer isso
hoje!
AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva - Bacharel em Teologia; Licenciado em Letras - língua Portuguesa; Formação Presbiteriana de Evangelista -Missionário; Formação Básica em Capelania; Mestrado em Teologia; Pós - Graduação em Bíblia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário