Total de visualizações de página

domingo, 2 de maio de 2021

SERMÃO TEMÁTICO EM I CORÍNTIOS 6.18,19 (MORDOMIA CRISTÃ, O HOMEM A SERVIÇO DE DEUS - PARTE II)

TEXTO: I CORÍNTIOS 6.18,19

18 Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. 19 Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo”.

INTRODUÇÃO:

Nós já tratamos de forma objetiva sobre o básico do que é mordomia cristã, significando que Deus criou tudo, é o dono de tudo, nos colocou como administradores e um dia nos pedirá contas de tudo. hoje falaremos sobre a mordomia cristã do corpo, pois muitos cristãos agem como se fossem gnósticos, desprezando os cuidados básicos tanto físicos quanto espirituais sobre o corpo, na continuação do assunto iremos pincelar algumas questões sobre a máquina mais complexa que existe, o corpo humano, analisemos então.

ASSUNTO: MORDOMIA CRISTÃ, O HOMEM A SERVIÇO DE DEUS (PARTE II)

TEMA: MORDOMIA CRISTÃ E O CORPO HUMANO

1. O CORPO HUMANO E SUA RELAÇÃO COM DEUS.

a) O corpo humano foi criado por Deus. Gn 2.7

As Escrituras afirmam que Deus criou o universo e tudo que há neles pela sua palavra (Gn 1.3-25), mas o homem e seu corpo foi formado de modo especial, pois Deus o criou pelas suas próprias mãos, vejamos: “Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente” (Gn 2.7). Você não é um fruto do acaso, nem de uma gravidez indesejada, mas, uma obra do Deus Todo - Poderoso! Aleluia!!! Você não é fruto de uma evolução das espécies, Deus te criou!!!

b) O corpo humano é cuidado por Deus. Mt 6.31-32

Jesus convida o seu povo a olhar para Ele e não ficar ansioso, Ele tem cuidado de nós e das nossas necessidades corporais, observemos: 31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? 32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas” (Mt 31-32). Ele tem cuidado das nossas necessidades físicas, não olhemos para as nossas limitações, mas para o Deus Todo-Poderoso que cuida do nosso corpo!

c) O corpo humano deve glorificar a Deus. I Co 6.20

Deus nos orienta para que usemos nosso corpo para glorificar a Ele, conforme observamos: “Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” (I Co 6.20). Devemos glorificar a Deus no nosso corpo porque Cristo pagou o preço do nosso pecado (Sl 49.7-8), fez isso no seu corpo e nos comprou por alto preço na cruz (Cl 2.14-15), éramos escravos do pecado, nosso corpo era escravo do pecado, agora liberto para glorificar a Deus. Não use o seu corpo para sensualidade, pecados sexuais ou para outros fins desonrosos.

d) O corpo humano será redimido por Deus totalmente. Fp 3.20-21

O nosso corpo aqui vai recebendo algumas marcas do tempo como: Cabelos brancos, rugas, dificuldade de locomoção, etc., mas um dia teremos nosso corpo transformado em um corpo sem os limites espaciais e temporais, na volta de Jesus, vejamos: 20 Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, 21 o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas” (Fp 3.20-21). O nosso corpo será transformado e veremos a Jesus como Ele é, mas para isso devemos nos purificar aqui (I Jo 3.1-3).

2. O CORPO HUMANO E O ESPÍRITO SANTO.

a) O corpo humano é habitação do Espírito Santo quando se tem um encontro com Cristo. I Co 3.16

Deus habita em nosso corpo por meio do Espírito Santo, verifiquemos: “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (I Co 3.16). Todos os crentes são habitação do Senhor, por isso todos podem orar, pregar, ensinar, pois o Espírito Santo capacita a todos os crentes, verdadeiramente convertidos!

b) O corpo humano é santificado pelo Espírito Santo para pertencemos a Cristo. I Co 6.19

A presença do Espírito Santo no nosso corpo nos leva a um pertencimento a Deus, conforme afirma a Palavra: “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (I Co 6.19). A presença do Espírito Santo nos sela e penhora como servos de Deus. Você como cristão possui o Espírito Santo, então não pode fazer o que você quer, mas o que Deus quer que você faça! Como habitação de Deus, você nega a si mesmo para seguir a Jesus (Lc 9.23)!

c) O corpo humano não deve ser depósito de coisas que o destruam, pois isto desagrada a Cristo. I Co 3.17

Como cristão não podemos ter práticas que destruam o corpo, pois este é Habitação de Deus, olhemos: “Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado” (I Co 3.17). Como eu posso destruir o corpo? Prostituição, drogas, alcoolismo, tabagismo, diabéticos que comem açúcar, exposição do corpo aos perigos de morte sem necessidade. Tomemos cuidado com aquilo que destrói o corpo!

3. O CORPO HUMANO E A RESPONSABILIDADE HUMANA.

a) Devemos cuidar da alimentação do corpo. Ef 5.29

O ser humano necessita de alimentação, uma pessoa sensata vai cuidar da sua alimentação, averiguemos o que Cristo fala sobre isso: “Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja” (Ef 5.29). Você precisa cuidar da sua alimentação, pois, a mordomia do corpo envolve o cuidado deste, inclusive da sua higiene pessoal, cuidados com o corpo ajudam a termos saúde e trazem prazer ao nosso Deus.

b) Devemos cuidar do repouso do corpo. Marcos 6.30-31

Jesus depois que enviou seus discípulos para pregar convidou eles para repousar, leiamos: 30 Voltaram os apóstolos à presença de Jesus e lhe relataram tudo quanto haviam feito e ensinado. 31 E ele lhes disse: Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto; porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem numerosos os que iam e vinham” (Mc 6.30-31). O corpo humano precisa dormir de 8 à 10 horas por noite, quando você fica sem dormir pensando somente em ganhar dinheiro, para estar em redes sociais, noitadas, está desonrando a Deus sem cuidar do seu corpo.

c) Devemos cuidar de ir ao médico periodicamente. Mc 2.17

Muitos cristãos, especialmente os homens, são negligentes em relação às visitas ao médico, mas Jesus orienta o contrário, vejamos: “Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes” (Mc 2.17). Deus na sua graça comum deixou médicos para cuidar da nossa saúde, passar remédios etc. Tome cuidado com os falsos pastores que mandam você jogar os remédios fora, Deus deu inteligência aos médicos para recomendar estes remédios. Cuide da sua saúde, isto agrada a Deus!

d) Devemos cuidar de pensar na prestação de contas do corpo a Deus. II Co 5.10

Lembrando que Deus nos deu responsabilidades e um dia pedirá contas de tudo que fizemos por meio do corpo, como se observa no texto de Paulo: “Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo” (II Co 5.10). Tudo que fizermos com o corpo daremos contas, somos mordomos de Deus para cuidar do corpo que Ele nos deu, um dia compareceremos no seu tribunal para sermos julgados por nossa mordomia do corpo.

CONCLUSÃO

Amados vimos nesta mensagem sobre a mordomia do corpo que Deus criou o nosso corpo, Ele habita no corpo de todos os que já tiveram um encontro com Cristo e nós somos responsáveis por cuidar do corpo, inclusive vivendo em santidade no nosso corpo. Todos nós um dia compareceremos diante Dele para dar contas de como o administramos. Qualquer coisa que fizermos com o corpo que desonre a Deus, devemos abandonar, seja sexo ilícito, consumo de coisas prejudiciais, sensualidade, daremos contas a Deus. Você está pronto (a) para dar contas a Deus do que tem feito por meio do corpo? Senão, arrependa-se ainda hoje e obedeça a Deus cuidando do seu corpo em santidade, Ele te perdoa e te aceita.

AUTOR: Pastor Veronilton paz da silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário