Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de abril de 2021

SERMÃO TEMÁTICO BASEADO EM I CORINTIOS 4.1-2 (MORDOMIA CRISTÃ, O HOMEM A SERVIÇO DE DEUS - PARTE I)

 TEXTO: I Coríntios 4.1-2

1 Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. 2 Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel”.

 INTRODUÇÃO

A doutrina da mordomia cristã é o ensinamento que Deus governa sobre todas as coisas, sendo o dono de tudo, porém.Ele coloca o homem como administrador para no final prestar contas. Paulo usa o termo despenseiros, que é semelhante a mordomo para ensinar esta verdade de que nós somos gestores das coisas de Deus e deveremos prestar contas

ASSUNTO: MORDOMIA CRISTÃ, O HOMEM A SERVIÇO DE DEUS.

TEMA: A DOUTRINA MORDOMIA CRISTÃ

I - MORDOMIA CRISTÃ E SUA DEFINIÇÃO.

a) Mordomo significa despenseiro. I Co 4.1

Paulo chama os servos de Deus de despenseiros, vejamos: “Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus” (I Co 4.1) A palavra despenseiro vem do grego “oikonomos” e significa mordomo, ou seja, sua função era controlar os gastos e funções de uma casa. No contexto seria trabalhar para Deus, ser ministros do evangelho, despenseiros dos mistérios de Deus. Deus nos colocou aqui para gerimos as coisas que Ele nos deu, é uma grande responsabilidade e imensurável privilégio!

b) Mordomo significa, administrador. Gn 39.4

As Escrituras dizem que José foi colocado como mordomo dee toda a casa de Potifar, vejamos: “Logrou José mercê perante ele, a quem servia; e ele o pôs por mordomo de sua casa e lhe passou às mãos tudo o que tinha” (Gn 39.4). A palavra heebraica para mordomo é “Eved”, na tradução da Septuaginta ficou “Oikonomos” e significa administrador. José foi colocado por Potifar para administrar todos os seus bens, então ser mordomo é administrar, saber direcionar as coisas, colocar sua vida e sua casa em ordem, pois Deus não gosta de bagunça. José geriu a casa de Potifar com maestria, pois Deus era com ele, Deus abençoava a casa do egipcio por amor a José. (v.5).

c) Mordomo significa alguém que dará contas da sua gestão. I Co 4.2

Deus nos entregou a vida, familia, ministerios, Ele colocou na nossa mão tudo que temos hoje, deu-nos a opotunidade de sermos seus representantes aqui na terra, receber o seu nome, mas um dia deveremos pretar contas da nossa administrração, Deus nos convocará e cada um deve ser encontrado fiel, observemos: “Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel” (I Co 4.2). Eu e você daremos contas de cada coisa que Deus nos concedeu, seja, vida, finanças, saúde, etc. Se você for chamado para prestar contas da sua administração agora, serás encontrado fiel?

II - A MORDOMIA CRISTÃO E SUA ORIGEM

a) A mordomia cristã tem sua origem em Deus que criou todas as coisas. Ap 4.11

As Escrituras afirmam categoricamente que Deus criou todas as coisas, como Joao nos afirma em Apocalipse: “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas” (Ap 4.11), afirmando exatamente o que está em Genesis 1.1, ou seja, que Deus criou tudo do nada, Ele é o Criador Todo - Poderoso! Ele é a origem de tudo, nada se fez sem que Ele assim o executasse! Aleluia!!!

b) A mordomia cristã tem origem em Deus que tem direito de posse sobre todas as coisas. Sl 24.1

A Bíblia não apenas afirma que Deus criou, mas que domina sobre todas as coisas, vejamos: “Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam” (Sl 24.1). Deus como criador tem direito de posse sobre tudo, Abraham Kuyper disse que “não há um único centímetro no universo que Deus não possa colocar a mão e dizer - isso me pertence”. Ele manda em tudo, ordena as chuvas, sol, vento, mar, tudo que desfrutamos aqui é Dele. Porque Dele, por meio Dele e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém! (Rm 1.36).

c) A mordomia cristã tem origem em Deus que concede responsabilidade ao homem. Gn 2.15

Deus deu ao homem a responsabiidade de administrar o que Ele criou e nos entregou: “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar” (Gn 2.15). O homem tinha a responsabilidade nao apenas de cultivar a terra usufruir), mas também de guardar (preservar). Deus se preocupa com o meio-ambiente também, mas o foco aqui pe a responsabilidade huamana de usar de forma responsável o que Deus criou, o homem deve cuidar da familia (Gn 7.1), financas (Is 55.1-4), trabalho (Sl 128.1-2), corpo (I Co 3.16, 6.19), busca a Deus (Is 55.6), o homem é responsável por tudo isso! Temos cumprido nossa responsabilidade?

III - A IMPORTANCIA DA MORDOMIA

a) A mordomia cristã indica o cuidado de Deus pela humanidade. Ne 9.6

Deus tem cuidado da humanidade, ele além de criar, preserva a humanidade e toda a criação, examinemos: “Só tu és Senhor, tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto há neles; e tu os preservas a todos com vida, e o exército dos céus te adora” (Ne 9.6). Deus não apenas criou, Ele preserva e cuida da sua criação, esta doutrina nos ensina isso.

b) A mordomia cristã a soberania de Deus sobre a humanidade. Sl 22.28

Deus como o criador governa sobre todos, vejamos: “Pois do Senhor é o reino, é ele quem governa as nações” (Sl 22.28). Isto é, tem ttodo direito de exigir que todos os homens façam conforme a sua vontade, vejamos: Deus dá ordens aos homens e as suas ordens deverão ser cumpridas, pois Ele é quem manda em tudo, Ele pode dar ordens as froças da natureza, enfermidades, morte, demònios, homens, todos devem se submeter as suas ordens.

c) A mordomia indica que Deus pedirá contas da nossa administração. Lc 16.1-2

Jesus falou sobre esta prestação de contas no ínício da parábola do administrador infiel, afirmando: 1 Disse Jesus também aos discípulos: Havia um homem rico que tinha um administrador; e este lhe foi denunciado como quem estava a defraudar os seus bens. 2 Então, mandando-o chamar, lhe disse: Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, porque já não podes mais continuar nela” (Lc 16.11-2). Esta parábola aponta para a realidade de que somos mordomos, ou seja, Deus é o dono, nós somos os administradores e um dia prestaremos contas da nossa gestão sobre nossas palavras, ações e reações diante de Cristo, sobre isso Paulo disse: “Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo” (II Co 5.10). Se Deus te chamar hoje para prestar contas da sua vida, estás pronto?

CONCLUSÃO.

Nesta mensagem aprendemos sobre o básico do tema da mordomia cristã: Deus é o criador, dono e governador de tudo que existe, nós somos seus administradores e um dia prestaremos contas de tudo. Aplicação: Como temos administrado o que Deus colocou em nossas mãos? Se Deus te chamasse agora para dar contas da sua vida, você estaria aprovado e reprovado por Deus? Você já tem certeza de que se hoje fosse chamado para comparecer perante o tribunal de Cristo receberia a sentença de salvação? Se sua resposta é negativa, precisas eentregar a vida a Cristo ainda hoje!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva - Bacharel em Teologia, Licenciatura em Letras - Lingua Portuguesa, Formação Missiológica, Mestrado em Teologia, Formação em Capelania Assistencial.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário