Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de abril de 2021

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM ÊXODO 1.15-22 - O CRESCIMENTO DO POVO DE DEUS (PARTE III)

TEXTO: ÊXODO 1.15-22

ASSUNTO: O CRESCIMENTO DO POVO DE DEUS (PARTE III)

INTRODUÇÃO

O crescimento da igreja é algo que tem sido motivo de estudos, alguns são numerólatras, ou seja, idolatram os números, outros são numerólogos, isto é, possuem medo dos números, os primeiros pensam apenas no numero, o segundo na qualidade, nós pensamos que a igreja deve rescer em número com qualidade. Observando o crescimento do povo de Deus, vimos que o povo de Deus cresce naturalmente (êx 1.1-7), mesmo em meio às perseguições (Êx 1.8-14), a partir de agora veremos como Deus usa até instrumentos ímpios para que seu povo cresça, isto faremos a partir do tema exposto a seguir.

TEMA 3: O POVO DE DEUS CRESCE ATÉ POR MEIO DA INSTRUMENTALIDADE DE HOMENS ÍMPIOS.

I. AS DUAS PARTEIRAS EGÍPCIAS SIFRÁ E PUÁ DEMONSTRAM A SOBERANIA DE DEUS SOBRE O INIMIGO. VV.15-17

a) O inimigo na sua fúria quer destruir o povo de Deus até usando pessoas do meio a serviço dele. V.15

O inimigo estava furioso, ele queria destruir o povo de Deus e impedir que crescessem, ele tinha pessoas que eram hebreus e estavam a seu serviço como as parteiras para realizar seus planos (v.15). Muitas vezes o inimigo infiltra os seus no meio do arraial do povo de Deus para tentar destruir o povo da aliança, você é instrumento de crescimento ou fracasso para a igreja? Seu testemunho ajuda ou prejudica a igreja?

b) O inimigo na sua fúria quer destruir o povo de Deus até exterminando-os. V.16

Faraó queria que aquelas parteiras na hora do parto matassem todas as crianças do sexo masculino (v.16), ele era um abortista, queria que aqueles meninos morressem. Aquele rei não estava preocupado com o sofrimento que aquelas pessoas teriam, ele queria ver a morte e destruição do povo de Deus. O inimigo está rugindo contra o povo de Deus, querendo destruir, exterminar, ele usa instrumentos humanos para intentar seus planos. Fiquemos alerta e nos revistamos do Senhor e do seu poder contra as investidas do inimigo (Ef 6.10-20).

c) O inimigo quer destruir o povo de Deus, mas Deus na sua soberania frustra os seus planos. V.17

Deus é soberano e aquelas parteiras, mesmo sendo ímpias, foram instrumentos das mãos de Deus para livrar os meninos hebreus do ímpeto assassino de Faraó. Deus, para realizar a sua vontade, pode usar qualquer meio possível, inclusive instrumentalizou duas mulheres chamadas Sifrá e Puá. Deus na sua soberania usou elas de acordo com o seu plano soberano.

II. AS DUAS PARTEIRAS EGÍPCIAS SIFRÁ E PUÁ DEMONSTRAM A GRAÇA COMUM DE DEUS QUE FAZ OS HOMENS AINDA OBTER TEMOR A DEUS. V.17A 

a) A graça comum de Deus e o seu ensino nas Escrituras para nós.

Há um ensino chamado de “Graça comum”, no qual Deus utiliza-se de pessoas, para realizar a sua vontade, o ser humano foi criado á imagem de Deus (Gn 1.26-27) e esta imagem foi deturpada pelo pecado, mas permanece no homem mesmo depois do pecado resquício desta Imago Dei que leva homens ainda a temer a Deus (Gn 9.6), foi isso que aconteceu com estas mulheres parteiras, elas desobedeceram a faraó e não mataram os meninos como ele tinha ordenado.

b) A graça comum de Deus não traz salvação, apenas abençoa e refreia o mal, levando homens ao temor de Deus.

Porém, a graça comum não é suficiente para a salvação, ela apenas detém o mal e impede o homem de fazer toda a maldade de que seu coração é possível de fazer. Na graça comum, Deus abençoa a todos, enviando sol e chuva para todos, justos e injustos (Mt 5.45), bem como usa o Estado é usado para refrear o mal protegendo o cidadão de bem e punindo o malfeitor (Rm 13.1-7), através desta ferramenta os homens ainda possuem o temor de Deus. O temor daquelas mulheres refreou o mal de Faraó e lá bem à frente levou elas a ser abençoadas por Deus.

c) A graça comum de Deus na insuficiência para salvar leva o homem a precisar da graça salvadora.

Para ser salvo o ser humano precisa da Graça Salvadora que está disponível na pessoa de Jesus Cristo, para isto deve entregar a vida a Cristo e o receber como seu Senhor e salvador! Exemplo de pessoas que estavam debaixo da Graça Comum: Cornélio, que era temente a Deus, dava esmolas, fazia orações, mas precisou ouvir a pregação de Pedro para ser salvo, isto é a graça salvadora para ser salvo (At 10.1,2; 11.14); Lídia, temia a Deus, mas para chegar à salvação, o seu coração foi aberto pelo Senhor para crê no evangelho e ser salva (At 16.14-15). Você pode ser curado, receber prosperidade material, mas para salvação necessita receber a Jesus e abandonar o pecado.

III. AS DUAS PARTEIRAS EGÍPCIAS SIFRÁ E PUÁ DEMONSTRAM QUE DEUS, TEM UM PLANO MAIOR EM TUDO QUE ACONTECE, ATÉ SOBRRE O PECADO. V.18-20

a) Deus não é autor do pecado, não tenta ninguém, nem é tentado pelo mal.

As Escrituras afirmam que o mal (pecado) não procede de Deus, vejamos: 13  Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta.
14 Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz”
(Tg 1.13-14). Deus não concorda com o pecado, Ele é tão puro de olhos que não pode ver o mal (Hc 1.13), Nele não há pecado algum. Deus nem ordenou que as parteiras mentissem nem concordou com a mentira delas, Deus não é autor do pecado, não incentiva e nem ordena você pecar.

b) Deus decretou permitir que o pecado aconteça na vida humana, mas a responsabilidade é do homem. At 4.26-28

Um exemplo clássico disso é a morte de Jesus, vejamos: 26 Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram-se à uma contra o Senhor e contra o seu Ungido; 27 porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel, 28 para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram” (At 4.27-28). A morte de Cristo já estava no plano de Deus, Ele predeterminou tudo ali, inclusive as ações daqueles homens, mas, Ele fez isso de tal forma que a responsabilidade e culpa foi daqueles homens, basta ler as Escrituras para ver que está escrito lá. Deus é soberano sobre todas as coisas e o homem é responsável por cada uma das suas escolhas.

c) Deus, no seu plano soberano, mesmo não concordando com o pecado, transforma-o para sua glória e bem do seu povo. VV.18-19

Deus é soberano, de tal forma, que, mesmo Ele não concordando com o pecado, Ele tem poder de transformar o mal em bem. Ele fez isso com os irmãos de José, o pecado foi deles, mas Deus transformou o cenário em benção em livramento da fome. Aqui, o pecado foi das parteiras, mas Deus transformou o mal em bem livrando meninos dos hebreus.

d) Deus no seu plano soberano, por intermédio de instrumentos humanos fez o seu povo crescer. V.20

Deus ao usar aquelas mulheres, o povo continuou a crescer. Para o bem do seu povo, Ele preserva uma casa, cidade, aquelas mulheres não serviam a Deus, mas Deus a usou para o bem do seu povo. Tudo que acontece é para o nosso bem. Deus faz que o universo conspire a nosso favor. Aleluia!

IV. AS DUAS PARTEIRAS EGÍPCIAS SIFRÁ E PUÁ DEMONSTRAM A GENEROSIDADE DE DEUS PARA COM AQUELES QUE ABENÇOAM O SEU POVO. V.21-22

a) Deus não esquece daqueles que abençoam seu povo. Gn 12.3

Deus nos ensina que aqueles que abençoam os que lhe pertencem serão igualmente abençoados por Deus, vejamos o que Ele disse a Abraão: “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.3). Nós vemos pessoas que nem servem a Deus, mas quando vamos observar sua vida percebemos que eles abençoaram o povo de Deus e consequentemente foram abençoados pelo Senhor.

b) Deus concedeu o que as parteiras necessitavam à época: Uma família. VV.21-22

Aquelas mulheres foram abençoadas por Deus e casaram, constituindo família, algo que era necessário para uma mulher da época, aquelas que não casavam se tornavam motivo de chacota, gracejos. Deus abençoou aquelas parteiras porque elas abençoaram o povo Dele. Muitas vezes vemos pessoas, mesmo sendo ímpias que são abençoadas por Deus por ter abençoado os que servem a Deus. Alguém me perguntou que negócio é que os crentes têm que quando a pessoa ajuda um crente as portas se abrem e quando faz uma coisa ruim, acontece uma pior com a gente. Eu respondi é promessa de Deus. Detalhe é que as bençãos de Deus aqui não envolvem salvação. Para ser salvo precisa entregar a vida a Cristo.

CONCLUSÃO

Vimos nesta mensagem que Deus usa até instrumentos ímpios para fazer o seu povo crescer, vimos que: Os instrumentos ímpios usados por Deus demonstram a Soberania de Deus contra o inimigo, a graça comum de Deus que leva os homens ainda temê-lo, que Deus tem um plano maior em tudo que acontece, até sobre o pecado, e a generosidade de Deus sobre quem abençoa seus servos. Aplicação: Você que já conhece a Bíblia, saiba que Deus usa de vários meios para fazer seu povo crescer, mesmo usando pessoas que não o servem, pois Ele é Soberano. Quero lembrar que se você é temente a Deus, você está no caminho certo, mas para salvação ainda falta você entregar sua vida a cristo, recebendo-o como seu Único e Suficiente Senhor e Salvador, faça isso agora!!!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário