Total de visualizações de página

domingo, 11 de abril de 2021

ESBOÇO DE SERMÃO BAASEADO EM ÊXODO 1.1-7 - O CRESCIMENTO DO POVO DE DEUS (PARTE I)

TEXTO: ÊXODO 1.1-7

ASSUNTO: O CRESCIMENTO DO POVO DE DEUS (PARTE I)

INTRODUÇÃO

Há uma pratica errônea no meio cristão chamado de pragmatismo, este pensamento traz para as pessoas a ideia que o importante não é o que certo, mas o que funciona. Então, se você fizer algo que encha a igreja, não importa se aquilo tem ou não base bíblica. Para os cristãos sérios, o mais importante não é encher igreja, mas obedecer ao Senhor. A Igreja cresce naturalmente, basta pregar fielmente e buscar ao Senhor que Ele mesmo acrescenta os salvos à igreja. Este livro escrito de moisés, inicia tratando do povo de Israel que chegou no Egito através de José, vendido pelos irmãos, depois por Divina Providência, se torna governador do Egito e leva o seu povo para livrá-los da fome, o tempo passa e aquele povo que chegou com 70 pessoas, cresce e um rei do Egito que não conhecia José passou a ver eles como um problema para nação, eles passarram e ser massacrados, mas continuavam crescendo, faremos uma análise do crescimento do povo de Israel no Egito aplicando ao crescimento da igreja, isto faremos tendo como base o assunto descrito acima, e sob tema abaixo exposto.

 TEMA 1: O POVO DE DEUS CRESCE DE MANEIRA NATURAL

I. A IGREJA DE CRISTO PARA TER UM CRESCIMENTO SAUDÁVEL DEVE LEMBRAR DO SEU PASSADO. V.1-6

a) Olhando para o passando na vida de Jacó; Deus conduz o crescimento do seu povo. V.1,4,5

Olhar para o passado é ver Jacó entrar no Egito com 70 pessoas (v.5) e o povo sair de lá com 600.000 homens fora mulheres e crianças (Êx 12.37), o crescimento do povo é proporcionado pelo próprio Deus.

b) Olhando para o passado na vida de José: A Soberania de Deus na existência do seu povo. V.5

Olhar para o passado é ver José chegou no Egito (v.5), vendido por seus irmãos como escravo (Gn 37.27-28), mas Deus estava no controle em preservar o seu povo com vida (Gn 45.1-5), pois o povo de Deus não deixaria de existir.

c) Olhando para o passado na vida dos irmãos de José: A graça de Deus no crescimento do seu povo. VV.1-4

Olhar para o passado é ver a graça de Deus, quando os irmãos de José citados aqui (vv.1-4), entraram no Egito para ser protegidos da fome, porém, Deus trabalhou na história deles e os perdoou através de José (Gn 50.19-21). mesmo depois da sua  inveja de José e sua traição perversa de vender seu irmão como escravo (Gn 37.28), eles foram perdoados por José, porque José já entendera a graça operante de Deus, Deus perdoou aqueles perversos (Gn 50.19-21). Que Deus gracioso é esse? Que amor é esse? Que perdoa o mais miserável dos pecadores!!!

d) Olhando para o passado na vida da igreja: O crescimento da igreja é ininterrupto. Mt 16.18

Olhando para o passado, vemos o que Jesus fundou sua igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mt 16.18), podemos concluir que Deus é quem faz seu povo crescer e nada pode impedir a marcha triunfal deste povo!!!

II. A IGREJA DE CRISTO PARA TER UM CRESCIMENTO SAUDÁVEL DEVE SER FÉRTIL NO PRESENTE. V.7a 

a) O povo de Deus cresceu de maneira real. v.7

A fecundidade do povo foi literal, eles procriaram de modo intenso, nem os mulçumanos bateram o recorde deles. Eles não forjaram dados para dizer que tinham crescido, muitas vezes os pastores deixam o rol de membros da igreja desatualizar porque não querem admitir que a igreja perdeu membros, mas a propria Bíblia mostra que Deus purifica o seu povo (Sl 1.5), aqueles que abandonam a congregação é porque não eram dos nossos (I Jo 2.19).

b) O povo de Deus cresceu dia-a-dia. At 2.47

A fecundidade faz o povo crescer em número no Egito, tornando-se numerosos. Todos os dias devemos levar a Palavra de Deus para as pessoas conhecer a Cristo, a fecundidade espiritual da igreja faz as pessoas se achegarem a Deus e os salvos ser acrescentados,dia após dia, à igreja (At 2.47).

c) O povo de Deus cresceu pela evangelização. Fm v.10

A fecundidade do povo de Deus deve ser vista na evangelização, precisamos gerar filhos na fé, Paulo disse que gerou Onésimo entre algemas (Fm v.10), ou seja, pregou e ele se converteu, você tem sido fecundo na evangelização? Tem levado pessoas a Jesus?

III. A IGREJA DE CRISTO PARA TER UM CRESCIMENTO SAUDÁVEL PRECISA SE FORTALECER. V.7b 

a) A Igreja se fortalecida crescendo em quantidade. V.7

Os hebreus aumentaram muito e se multiplicaram (v.7). Nós precisamos parar de dar desculpas para o não crescimento da nossa igreja como deveria, dizendo que o importante é qualidade e não quantidade, pois a qualidade gera quantidade. Muitas vezes o que acontece é que tem um monte de crente e pastor preguiçosos que não evangelizam e querem usar desculpas esfarrapadas. Larguemos a preguiça e vamos evangelizar!!!

b) A igreja fortalecida crescendo em qualidade e não apenas em números. At 16,5; At 2.42-47

Não podemos também pensar somente nos números, pois muitos em busca apenas de números estão deixando de pregar fielmente o evangelho, abrindo mão de princípios eternos da Palavra de Deus para manter pessoas na igreja. Não se prega mais sobre arrependimento, juízo final, céu e inferno, porque querem agradar a todos. A Igreja primitiva crescia em número (At 16.5), mas também em vivência cristã (At 2.42-47).

c) A igreja fortalecida não apenas cresce, ela busca ao Senhor. V.7

Os hebreus não somente cresceram, eles se fortaleceram naquele país (v.7). Precisamos fortalecer-nos espiritualmente, na Palavra de Deus (Ef 6.17), na oração (Ef 6.18) e na consagração a Deus (At 13.1-2), somente assim a igreja terá um crescimento saudável, em número com qualidade. Jesus disse que as pessoas erram por não conhecer as Escrituras nem o poder de Deus. Busquemos conhecer a Deus e o seu poder!!! Você quer?

IV. A IGREJA DE CRISTO PARA TER UM CRESCIMENTO SAUDÁVEL DEVE SE ESPALHAR POR TODA A TERRA. V.7c

a) A igreja precisa ocupar todos os setores da sociedade. V.7

A terra do Egito se encheu de Hebreus em todas as partes, em todo o espaço daquele país aquele povo se fazia presente. Em cada recanto tinha uma carinha de algum deles. Os discípulos de Jesus precisam estar em todas as áreas da sociedade, João Calvino disse que “os cristãos deveriam ocupar lugar em todos os setores da sociedade para influenciar estes locais com o conhecimento de Cristo”.

b) A igreja foi chamada para ser luz na sociedade. Fp 2.15

Os hebreus encheram o Egito com o conhecimento de Deus. Paulo vai informar que Deus nos chamou para fazermos a diferença, sendo luz de Cristo: “Para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo” (Fp 2.15). É nosso dever fazer com que nossa vida seja um referencial na escola, faculdade, comercio, saúde, política, infraestrutura e em qualquer que esteja um cristão, sua vida deve apontar para Cristo e fazer que naquele lugar o seu cristianismo seja referência.

c) A igreja deve transmitir Jesus de modo real. At 11.26

O povo levou a cultura hebraica aprendida com o seu Deus para o Egito, no NT os seguidores de Jesus foram chamados cristãos (miniaturas de Cristo): “Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos” (At 11.26b). Eu e você temos sido que tipo de referência onde passamos? As pessoas olham para nós com confiança ou desconfiança? Vivemos o evangelho ou não? Nossa vida apresenta Jesus para as pessoas?

APLICAÇÃO:

I. O povo de Israel cresceu naturalmente porque não esqueceram do seu Deus do passado, a igreja deve viver olhando para as acões de Deus no passado e crendo que ainda fará no presente maravilhas como fez no passado. II. O povo cresceu porque eram férteis, tinham muitos filhos, a igreja precisa ser fértil no presente tendo muitos filhos espirituais, evangelizando para ganhamos filhos na fé para o Senhor. III. O povo de Israel cresceu porque se fortaleceram em Deus, a igreja precisa ser fortalecer no presente através de uma vida de meditação na Palavra, oração, jejum, isto nos ajudará a termos uma vida piedosa. IV. O povo cresceu se espalhando por toda a terra do Egito, a igreja precisa se espalhar em todos os setores da sociedade para levar o nome de Cristo a todas as pessoas, temos feito isso? V. Quero me dirigir a você que está nos acompanhando a ainda não tomou a sua decisão de entregar sua vida a Cristo, Jesus veio salvar um povo, este  povo é sua igreja, entregue a sua vida a Cristo e integre uma igreja local, que pregue a Biblia fielmente, para servir a este Deus!

AUTOR: Veronilton paz da Silva - Pastor Presbiteriano, Missionário Plantador de Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário