Total de visualizações de página

domingo, 11 de abril de 2021

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM ÊXODO 1.8-14 - O CRESCIMENTO DO POVO DE DEUS (PARTE II)

TEXTO: ÊXODO 1.8-14

ASSUNTO: O CRESCIMENTO DO POVO DE DEUS (PARTE II)

INTRODUÇÃO

O povo de Deus sempre foi um povo perseguido e ao mesmo tempo vencedor. Sempre houve perseguição contra o povo de Deus por diversos meios seja prendendo, batendo, matando, mas mesmo quando perseguida a igreja sempre cresceu. Nada pode deter a igreja que cristo preparou para vencer, como diz uma canção: “Ninguém detém, é obra santa/Nem satã nem o mundo inteiro/Pode acabar com este ardor/Ninguém detém, é obra santa/Esta causa é do Senhor”. Seguir a Cristo não nos isenta de perseguições, mas com certeza nos traz alegria de saber que Ele está conosco sempre e nada nos acontece sem que Ele permita.

TEMA 2: O POVO DE DEUS CRESCE MESMO EM MEIO AS PERSEGUIÇÕES.

I. AS PERSEGUIÇÕES DOS INIMIGOS SÃO FEITAS COM ASTUCIA. V.8-10a

a) Aquele rei não conhecia a José. v.8

Aquele rei que não conhecera os benefícios que José levou ao Egito, agora queria perseguir justamente à linhagem daquele santo homem de Deus. de modo injusto estava oprimindo a descendencia daquele que foi um grande benfeitor daquele país. Muitas pessoas esquecem com facilidade aqueles que o abençoaram.

b) Aquele rei se preocupava em deter o crescimento do povo de Deus. v.9

O rei se preocupava com o crescimento do povo, ele não queria que o povo crescesse. A quem interessa o não crescimento da igreja? Ao inimigo com certeza, assim sendo. Alguém que está prejudicando o crescimento da igreja falando mal do pastor ou dos irmãos da igreja ou vivendo em pecado, está a serviço do diabo para impedir o crescimento da igreja.

c) Aquele rei agiu de forma astuta contra o povo de Deus. V.10a

Ele decidiu agir com astucia (Heb. נִֽתְחַכְּמָ֖ה, niṯḥakkəmāh, sig. Agir com esperteza, sagacidade, malandragem). Eles queriam dar um jeito de impedir o crescimento do povo, eles oprimiram o povo no chicote, todo tipo de perversidade foi feita contra aquele povo, países tentam impedir o crescimento da igreja com leis injustas, perseguições contra os cristãos, de modo astuto tentam colocar o cristianismo como inimigo da nação. O inimigo é astuto, precisamos tomar cuidado com os seus ardis.

II. AS PERSEGUIÇÕES DOS INIMIGOS VISAM IMPEDIR-NOS DE SAIR DO SEU DOMÍNIO. V.10bcd

a) Ele para impedir o povo sair do seu domínio buscava impedir seu crescimento. v.10b

Eles buscavam impedir que o povo de Israel crescesse para que fosse mais fácil dominá-lo (v.10b). Quando alguém está prejudicando o crescimento da igreja, seja por fofoca, mau testemunho, ou seja lá o que for, está a serviço do inimigo e impedindo de pessoas de sair dos dominios do inimigo.

b) Ele para impedir o povo de sair do seu dominio buscava enfraquecer para que não guerrear contra ele. V.10c

Uma das estratégias dos inimigos é enfraquecer pessoas, nações, etnias que não possuíam potencial para lhe derrotar, o rei do Egito queria evitar que o povo ficasse forte para guerrear contra eles. Não pense que fechamentos de igrejas visam o cuidado com a saúde, pois não é, em todas as pandemias, as igrejas sempre estiveram abertas com todos os prrotocolos sanitários. A ideia é enfraquecer a igreja para que esta não tenha forças para lutar.

b) Ele para impedir o povo sair do seu domînio buscava mantê-lo preso preso ali . V.10d

O inimigo tenta impedir de fazer as pessoas sair do seu domínio. Faraó, como diz Rev. Leandro Lima, “um servo do dragão, inimigo de Deus, queria que o povo de Deus permanecesse ali sob os seus domínios”, primeiro são as propostas feitas em troca de adoração, depois são as prisões que trazem alegria passageira, no final, serão prisões que trazem dor na alma, angustia e desespero, muitos são os que riem e a alma está gemendo, em busca de algo que lhe traga alegria verdadeira, o inimigo escravizou as pessoas no seu domínio, mas há um libertador que quebra as algemas, este é Jesus! Você já é liberto (a) em Cristo?

III. AS PERSEGUIÇÕES DOS INIMIGOS VISAM NOS AFLIGIR E SOBRECARREGAR. V.11, 13, 14

a) Aprendemos que os egípcios afligiram os hebreus com as suas cargas. V.11

Aqui as cargas foram literais, eles trabalharam duro construindo cidades para Faraó. Muitos cristãos estão com cargas tão pesadas que o mundo lhes impõem, que acabam por esquecer de se deleitar no Senhor, muitos estão agora com a carga do vírus COVID, esquecem que há um Deus nos céus que domina toda a história, inclusive as pandemias, Depositemos diante Dele a nossa ansiedade, pois tem cuidado de nós (I Pe 5.7).

b) Aprendemos que a vida dos hebreus foi sobrecarregada com tirania. V.13

A palavra tirania (Heb. “bəp̄āreḵ”,sig. Rigor, dureza, governo duro e inflexível). Portanto, eles estavam sobrecarregados nas mãos de um tirano, inflexível, impiedoso, Moisés seria o libertador deles daquele governo tirano e faria o êxodo de Israel para terra prometida. Jesus, é o libertador do inimigo que fará um novo êxodo do Israel de Deus deste mundo para a nova terra (C.H.Spurgeon).

c) Aprendemos que eles amargaram a vida em dura servidão. V.14

Eles foram escravizados ali por faraó e não era apenas servir ao faraó, mas eram maltratados por ele. Eles trabalhavam no chicote, serviam com dureza e não por alegria, ou satisfação. Os faraós da atualidade que estão lhe fazendo viver uma dura servidão como o consumismo, materialismo, drogas, sexo livre. Seja liberto (a) da escravidao do pecado ainda hoje!

IV. AS PERSEGUIÇÕES DOS INIMIGOS AO INVÉS DE DESTRUIR FAZ O POVO DE DEUS CRESCER. V.12a

a) Eles foram muito afligidos pelos inimigos. V.12ab

Os  inimigos os afligiram muito (v.12a), ou seja, a vida do povo de Deus passa por lutas e muitas vezes os inimigos insurgem contra ele, parecendo que são invencíveis. Se não fora a  mão forte do Senhor eles estariam perdidos. Aquela nação era fortíssima, tinha poder bélico que o povo de Israel não dispunha. O povo foi muito maltratado durante 430 anos. Deus permite que seu povo passe por lutas e dificuldades, mas Ele tem um plano supremo até nos sofrimentos!

b) Eles foram fortalecidos e não destruídos pelas perseguições. V.12b

As perseguições serviram para fortalecer o povo de Deus, pois quanto mais afligiam o povo de Israel eles se multiplicavam, cresciam em número e; se espalhavam, ou seja, se faziam presentes nos diversos setores da sociedade egípcia. Luta não acaba com a igreja, pode o inferno se levantar ou enviar um servo dele como faraó, mas não há sofrimento que consiga destruir este povo eleito para vitória, escolhido para triunfar.

V. AS PERSEGUIÇÕES DOS INIMIGOS ACONTECEM PORQUE O POVO DE DEUS INCOMODA OS SEUS PLANOS. V.12cd

a) A presença do povo de Deus incomodava o Faraó. V.12c

Faraó se incomodava com a presença dos filhos de Israel, eles tinham leis morais e espirituais que causavam incomodo no Egito. Os filhos de Deus precisam causar incomodo no mundo, a presença do cristão precisa ser uma pedra no sapato das forças das trevas. Onde o cristão chegar, ele precisa ser visto por sua vida de temor a Deus, não pela sua gravata, paletó, saia ou calça, mas pela sua vida de amor a Cristo. Será que se a igreja que você congrega está sendo um empecilho para que o mal dite a sua agenda?

b) A presença da pessoa incomoda se ele fizer parte do povo de Deus. V.12d

Alguém que incomoda os projetos do mal não é um religioso, mas aquele que pertence a Deus verdadeiramente. Não podemos confundir religiosidade com cristianismo, pois dentro das igrejas cristãs existe muitas pessoas religiosas que ainda não tiveram um encontro com Cristo, eles aprendem trejeitos cristãos e usam isso como se fosse amuletos. Nossa religiosidade não faz nem cocegas nos inimigos. Precisamos vencê-los através de um relacionamento pessoal com Deus.

CONCLUSÃO:

Nós vimos nesta mensagem que o povo de Deus cresce mesmo em meio aos sofrimentos, examinamos as seguntes questões: Primeira, as perseguições dos inimigos são feitas com astucia; Segunda, as perseguições dos inimigos visam impedir-nos de sair do seu domínio; Terceira, as perseguições dos inimigos visam nos afligir e sobrecarregar; Quarta, as perseguições dos inimigos ao invés de destruir faz o povo de Deus crescer; Quinta, as perseguições dos inimigos acontecem porque a igreja incomoda os seus planos. Aplicação: Os inimigos estão usando de formas astutas contra o povo de Deus, nós precisamos sermos sensatos, tomarmos cuidado, termos sabedoria. Muitas pessoas estão sendo presas pelos inimigos para que impeçam sair do seu domínio, precisamos orar para que estas pessoas sejam libertas. Aflição e carga é o que o mundo sempre quer colocar sobre nós, mas estejamos confiantes no Senhor. As perseguições do inferno não irão destruir o povo de Deus, farão a igreja crescer, o máximo que fazem é fazer aparecer os falsos crentes que estão mascarados no nosso meio. A sua vida precisa incomodar o inferno e seus planos, sua presença tem que ser um impecilho para realização dos propósitos do inferno.

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário