Total de visualizações de página

sábado, 29 de maio de 2021

SERMÃO TEMÁTICO EM GÊNESIS 7.1 (MORDOMIA CRISTÃ, O HOMEM A SERVIÇO DE DEUS - PARTE III)

TEXTO: GÊNESIS 7.1

Depois disse o Senhor a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração”. 

INTRODUÇÃO:

A palavra casa vem da palavra grega “oikos ou Ékos” e significa família, lar ou habitat Natural. O livro de Gênesis, segundo a tradição rabina e cristã foi escrito por Moisés. O nome hebraico para este livro seria “Bereshid” ou livro das origens, da criação (Gn 1.1-25), homem e mulher (Gn 1.26-2.15), da família (Gn 2.24). Nesta passagem que trata sobre o dilúvio (Gn 7.1), Deus ordenou que Noé entrasse na arca. Ele não entraria sozinho, mas com toda a sua família, pois família é uma instituição divina, não humana. Sobre esta verdade falaremos sobre este assunto tendo como base o tema exposto.

ASSUNTO: MORDOMIA CRISTÃ, O HOMEM A SERVIÇO DE DEUS.

TEMA: MORDOMIA CRISTÃ E SUA RELAÇÃO COM A FAMÍLIA

1. COMO É A COMPOSIÇÃO DA FAMÍLIA BÍBLICA?

a) A família é composta por uma figura paterna: Pai. Mt 15.4

A família cristã e bíblica precisa ter uma figura masculina: “Pois Deus ordenou: Honra a teu pai e a tua mãe; e, Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe, certamente morrerá” (Mt 15.4). A figura masculina é imprescindível para o equilíbrio da família, como provedor, guardião e sacerdote do lar. Você homem assuma seu papel na família, Deus requer isso de você.

b) A família é composta por uma figura materna. Mãe. Mt 19.5

A figura materna é importantíssima na família, as Escrituras apontam para isso: “E que ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne?” (Mt 19.5). Toda família necessita de uma figura materna, pois a mãe, é mais coração em contraste com o pai, que é mais razão. A família precisa deste equilíbrio de razão e emoção.

c) A família é composta por uma (s) figura (s) gerada (s): Filhos. Sl 128.3

A família tem a sua proliferação garantida através da procriação, gerando filhos: “A tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa” (Sl 128.3). Deus concede filhos para uma família, estes devem ser gerados dentro do casamento. Precisamos orar para que sejam cheios do Espírito Santo (plantas da oliveira) e ensinados sobre Deus (roda da mesa). Ensine os filhos sobre a Palavra de Deus!

d) A família precisa ter um quarto componente: Jesus Cristo. At 16.30-31

O apóstolo Paulo deixa bem claro que nossa família não deve ficar de fora da nossa fé: 30 E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que me é necessário fazer para me salvar? 31 Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa” (At 16.30-31). Quando o carcereiro ficou extasiado com o milagre da abertura da cadeia, perguntou como podia salvar-se, Paulo e Silas disseram que Ele deveria crer em Jesus como Senhor e a salvação se estenderia, não somente a ele, mas a toda sua casa. Convidemos Jesus para fazer parte integralmente da nossa família.

2. QUAL O PAPEL DESEMPENHADO PELA FAMÍLIA BÍBLICA?

a) A família tem um papel educador e discipulador. Dt 6.4-7

Deus nos ensina o homeschooling com relação á fé dos nossos filhos: 4 Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor. 5 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. 6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 7 e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te” (Dt 6.4-7). É papel da família ensinar princípios aos filhos, este papel nunca foi do estado e nunca será. Pais, não terceirizem a missão de educar seus filhos, pois quem deve fazer isso é a família!

b) A família tem um papel social. Gn 2.18

A família é a sociedade mais antiga do mundo, criada pelo próprio Deus: “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea” (Gn 2.18). O homem foi criado para viver em sociedade, a primeira sociedade que ele faz parte é a família, assim sendo, o natural é que todo ser humano queira constituir uma família. O homem deve procurar uma mulher para estabelecer a sua família e vice-versa. Não é natural alguém querer viver sozinho, pois fomos criados para conviver socialmente, a família cristã deve ser este lugar. Existem as exceções, mas não é o natural!

c) A família tem um papel missionário. Gn 12.2-3

A família tem um papel dado por Deus, que é alcançar outras famílias, conforme Deus falou para Abraão: 2 Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção.3 Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.2-3). A descendência da família de Abraão (nós cristãos) deveria alcançar todas as outras famílias da terra. A família pode impactar positivamente ou negativamente todas as famílias ao seu redor. Como tem agido nossa família?

3.    QUAL A RAZÃO DA EXISTENCIA DA FAMÍLIA BÍBLICA?

a) A família existe para a glória de Deus. Sl 96.7

A família não foi criada para si mesma, mas para o Senhor e promover a sua glória: “Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos, tributai ao Senhor glória e força” (Sl 96.7). A nossa família deve refletir a presença gloriosa de Deus, como faremos isso se vivermos mordendo e atacando uns aos outros? Viva em família para a glória de Deus!!!

b) A família existe para o serviço cristão. Js 24.15

Josué teve a coragem de desafiar as famílias a se devotarem totalmente ao Senhor e o servir: “Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24.15). Muitos pais hoje querem que os filhos sejam médicos, engenheiros, não vejo mais os pais incentivando os filhos a ser pastor e missionário, muitos crentes não querem mais servir, somente ser servidos.

c) A família existe para a comunhão mútua. Ef 4.16

A família existe para que uns cooperem com o crescimento do outro de maneira mútua: “Do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor” (Ef 4.16). Buscar crescimento mútuo não é apontar o dedo e fazer acusações, mas orar e, na hora certa, falar de modo amável com o outro. Se você não consegue falar sem apontar o dedo, ore apenas e aguarde. Busque viver em comunhão com a sua família. Ao invés de atacar os membros da sua família, ore por ela e viva em paz em família!

CONCLUSÃO:

Trabalhamos nesta mensagem sobre a mordomia cristã e sua relação com a família. Examinamos sobre a composição da família que é formada por pai, mãe e filho (s) e deve ter Jesus como seu membro integral; ainda vimos um pouco sobre o papel da família que é educador, discipulador, social e missionário; por fim atentamos sobre a razão da existência da família que é glorificar a Deus, servir ao Senhor e aos outros e, ter comunhão mútua. Aplicação: Como estamos vivendo nossa vida familiar? Esforçamo-nos para cuidar da nossa família? O versículo lido tratou sobre a entrada na arca, quando Noé e sua família entraram, ali dentro tinha animais fazendo suas necessidades, pessoas pecadoras juntas, ou seja, a arca não era um lugar perfeito. O lado de fora tinha o dilúvio, pior que a arca. Sua família não é perfeita, mas, como a arca, foi o que Deus te deu, sem ela é pior. Oremos agora pela família!!!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário