Total de visualizações de página

sábado, 29 de maio de 2021

SERMÃO TEMÁTICO EM FILIPENSES 4.8 (MORDOMIA CRISTÃ, O HOMEM A SERVIÇO DE DEUS - PARTE IV)

TEXTO: FILIPENSES 4.8

INTRODUÇÃO

A mente é um lugar onde se travam muitas lutas da vida, lá nós temos predileções, falamos coisas que não teríamos coragem de falar em público etc. Neste lugar satanás tenta nos levar para uma vida longe de Deus, devido a isto é tão importante nós nos preocuparmos com a mordomia da mente, com o que a alimentaremos diariamente, Iremos continuar tratando sobre o tema da mordomia cristã, hoje falando da mente.

ASSUNTO: MORDOMIA CRISTÃ, O HOMEM A SERVIÇO DE DEUS (PARTE IV)

TEMA: A MORDOMIA CRISTÃ E SUA RELAÇÃO COM A MENTE HUMANA.

 1. A MENTE HUMANA PRECISA SER RENOVADA ESPIRITUALMENTE.

a) A mente humana precisa ser renovada para pensar mais no céu do que na terra. Cl 3.1-3

A renovação da mente necessita ser feita urgente e, para isto, precisamos minimizar a terra e maximizar o céu, vejamos: 1 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. 2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; 3 porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus” (Cl 3.1-3). Precisamos encher nossa mente com as verdades do céu, isso nos ajudará a ter esperança em meio ao caos presente.

b) A mente humana precisa ser renovada com a mente de Cristo. I Co 2.16

O cristão possui a mente de Cristo, como podemos observar: “Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo” (I Co 2.16). O mundo observa com os olhos naturais, devido a isto, o evangelho é loucura para eles. Aquele que conhece Cristo é diferente, possui a mente de Cristo e observa tudo espiritualmente, devido a isto vê além do que está posto neste plano.

c) A mente humana precisa ser renovada para experimentar a vontade de Deus. Rm 12.2

A Bíblia afirma que quando a nossa mente é renovada por Deus, não nos conformamos a este mundo caído, mas experimentamos que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável, observemos: E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2). Se você está vendo as coisas com a ótica deste mundo, então, hoje Cristo quer renovar tua mente e perceberás que se submeter a vontade de Deus sempre é a melhor coisa!

2. TEMOS O DEVER DE DESENVOLVER NOSSA MENTE A SERVIÇO DO SENHOR.

a) Moisés foi instruído por Deus para libertar o seu povo. At 7.22

O estudo é muito importante tanto para nossa vida secular quanto espiritual, moisés foi educado no Egito: “E Moisés foi educado em toda a ciência dos egípcios e era poderoso em palavras e obras” (At 7.22), ele escreveu os livros da Lei, segundo alguns estudiosos, também teria escrito o livro de Jó, mas isso é assunto para outra mensagem. A verdade é que Deus instruiu Moisés no Egito, para que escrevesse a parte principal do AT, a Lei, depois o levou ao deserto para aprender a vida ali e guiar o seu povo. Moisés desenvolveu sua mente e nós?

b) Isaías que era da linhagem real escreveu para que o povo conhecesse a Deus. Is 6.1-8

Isaías teve uma visão de Deus de Deus no trono, Ele escreveu a visão de modo original: a) Descreveu a glória de Deus (vv.1-4); b) Descreveu a limitação falibilidade humana (vv.5-7), c) Descreveu a ação graciosa de Deus perdoando-nos (vv.5-7), d) Descreveu a necessidade de evangelizar e fazer missões (v.8). Deus quer se revelar a você, lhe perdoar os pecados e te tornar um missionário.

c) Daniel que teve educação na Babilônia escreveu para testemunhar de Deus em terra estranha. Dn 1.4, 8.

Daniel foi preparado com seus amigos: Sadraque, Mesaque e Obede-Nego em toda a ciência e cultura da Babilônia para assistir no Palácio do rei (v.4), estes homens eram mais sábios do que os outros da Babilônia (vv.19-20), porém, quando Daniel e seus amigos precisaram se posicionar contra ingerir as finas iguarias do rei, sacrificadas aos ídolos da Babilônia, eles fizeram e foram honrados por Deus (v.8). Submeta a sua mente à vontade de Deus e Ele te honrará!

d) Paulo foi educado aos pés de Gamaliel para que se torna-se o maior evangelista do cristianismo. At 22.3

Paulo teve estudos do Antigo Testamento com o melhor rabino da época, Gamaliel: Eu sou judeu, nasci em Tarso da Cilícia, mas criei-me nesta cidade e aqui fui instruído aos pés de Gamaliel, segundo a exatidão da lei de nossos antepassados, sendo zeloso para com Deus, assim como todos vós o sois no dia de hoje” (At 22.3). Isto lhe ajudou, pois conhecendo as Escrituras do AT de modo intenso, pregou e testificou que Jesus, era o Cristo aos judeus e gentios (At 9.20-21). Use seus conhecimentos seculares para a glória de Deus, use sua mente para persuadir pessoas de quem Jesus é. Os reformadores usaram os conhecimentos da época como lógica, retórica e oratória para anunciar o evangelho.

3. A MENTE HUMANA POSSUI INIMIGOS QUE PRECISAM SER COMBATIDOS.

a) A carne é uma inimiga da mente. I Co 2.14

A carne nos impede de conhecer a Deus, pois as coisas de Deus estão longe do seu entendimento: “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (I Co 2.14). O homem natural (carnal) não aceita as coisas de Deus, para ele isto é loucura, pois a carne não vê o invisível, somente pode contemplar o invisível aqueles que tiveram um encontro real com Cristo e passaram a viver espiritualmente.

b) As más companhias são inimigas da mente. I Co 15.33

Quando andamos em companhias más, estas irão fazer nossa mente ser levado aos maus pensamentos e nossos costumes cristãos serão afetados: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes” (I Co 15.33). Diga-me com quem andas, eu te direi quem és, diz o velho ditado. Biblicamente, você deve ter relações amistosas com pessoas descrentes, mas para influenciar e não ser influenciados. Se perceber que alguém insiste que você quebre seus princípios, melhor se afastar.

c) O apego às coisas materiais é inimigo da mente. Fp 3.19

Os bens materiais são bons para o nosso uso, mas não podemos colocar o coração e a mente neles, pois se somos dominados por eles, tornamo-nos idólatras, eles se tornaram um deus, vejamos: O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas” (Fp 3.19). Se sua mente está apegada às coisas materiais, você deve se arrepender e abandonar este pecado, pois isto te levará à eterna condenação. Coloque sua mente em Deus e no céu!

d) O contato com coisas impuras é inimigo da mente. Sl 101.3

Não devemos manter contato com coisas que irão prejudicar a nossa mente, averiguemos: Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará” (Sl 101.3). Quando nós perdemos nosso tempo com coisas fúteis como programas de TV imorais, discussões tolas e infrutíferas em redes sociais ou presenciais estamos colocando coisas impuras diante dos nossos olhos. Caíamos fora disso!

4. A MENTE HUMANA PRECISA DE DESCANSO ESPIRITUAL. FP 4.4-7

a) Quando descansamos nossa mente em Cristo recebemos sua alegria. V.4

A sua mente precisa descansar em Cristo, Paulo colocou sua mente para repousar no Senhor e recebeu Dele uma alegria inabalável: Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos” (Fp 4.4). Quando nossa mente está repleta da alegria de Cristo, nada poderá nos abalar, nem mesmo as piores circunstâncias.

b) Quando descansamos nossa mente em Cristo sentimos sua presença. V.5

Porque nossa mente descansou no Senhor, sentimos sua presença junto conosco: Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor” (Fp 4.5). Paulo estava preso e sentiu a presença de Deus ao seu lado, pois Deus não está preso, pode nos visitar onde nós estivermos. A sua presença é gloriosa e ao mesmo tempo confortadora. Descanse sua mente em Deus e sinta sua presença!

c) Quando descansamos nossa mente em Cristo percebemos sua provisão. V.6

Outra consequência da mente descansar em Deus é percebe-se a provisão de Deus: Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Fp 4.6). Deus é quem propicia tudo que necessitamos, desde a criação foi assim, hoje igualmente, até o fim do mundo será desta forma. Porém, percebemos isso quando descansamos no Senhor vivendo em constante oração.

d) Quando descansamos nossa mente em Cristo recebemos sua paz. V.7

Ao descansar em Deus a sua paz inunda a nossa mente e coração, conforme se observa: E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Fp 4.7). Talvez seu coração esteja tão pesado, cheio de medo e até desesperado, mas se ousares descansar em Deus hoje, sua mente e seu coração se encherão de paz, da verdadeira paz que vem de Deus. Experimente-a!

CONCLUSÃO

A mordomia da mente nos convida para termos algumas atitudes: 1) Experimentar a renovação espiritual; 2) Desenvolver a mente a serviço do Senhor; 3) Combater a carne, más companhias, apego aos bens materiais e contato coisas impuras que são inimigos de uma mentalidade saudável; 4) Buscar o descanso espiritual para a mente, este descanso somente se encontra em Cristo. Precisamos que nossa mente esteja cheia do Senhor e assim será renovada pelo céu e viveremos para fazer a vontade de Deus, usaremos toda nossa inteligência e vigor mental para a glória de Deus, Lute contra aquilo que afasta sua mente de Deus e te leva ao pecado e sua alma descansará no Senhor. Receba hoje este descanso espiritual que Jesus dá, tenha certeza de vida eterna neste instante!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Um comentário: