Total de visualizações de página

sábado, 29 de maio de 2021

SERMÃO TEMÁTICO EM I CORINTIOS 1.2 (MORDOMIA CRISTÃ E A SUA RELAÇÃO COM A IGREJA COMO ORGANIZAÇÃO - PARTE X)

TEXTO: I CORÍNTIOS 1.2

INTRODUÇÃO

Muitos estão dizendo que a Igreja de Cristo nunca foi uma organização, que não precisa congregar, que não é necessário disciplina quando pecamos e que nós podemos viver a vida sem dar satisfação a nenhuma liderança humana, pois, segundo estes, cada pessoa faz como quiser, usam também a ideia que não precisam fazer parte de uma igreja local, vejamos sobre a igreja a partir das sequintes questões.

ASSUNTO: MORDOMIA CRISTÃ, O HOMEM A SERVIÇO DE DEUS

TEMA: MORDOMIA CRISTÃ E SUA RELAÇÃO COM A IGREJA COMO INSTITUIÇÃO

1. A IGREJA CONGREGAVA REGULARMENTE.

a) Incicialmente no templo: Local onde judeus cultuavam e eles também (Lc 24.53; At 2.46a; At 3.1).

  Quando a igreja de Cristo foi fundada ainda havia um certo vínculo com o judaísmo, devido a isto eles iniciaram congregando no templo judaico, vejamos: “E estavam sempre no templo, louvando a Deus” (Lc 24.53), assim sendo, os cristãos sempre congregaram juntos em assembléia, além disso esta forma de assembléia era regular: “Diariamente perseveravam unânimes no templo [...]” (At 2.46a). Eles se reuniam no templo diariamente para fazer oração de modo regular: “Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona” (At 3.1). Assim sendo, ser cristão não é viver isolado, mas congregar junto com outros irmãos em um local comum.

b) Depois no Cenáculo (Local no sótão das casas para reuniões). Havia um em Jerusalém onde eles se reuniam para cultuar (At 1.12-14; At 20.7-8; At 9.37-38).

  Os cristãos neotestamentários passaram a se reunir regularmeente em locais chamados cenáculos que eram locais próprios de reuniões localizado no sótão de algumas casas, que já era deixado para este propósito, havia um cenáculo em Jerusalém (At 1.12-14), havia também um localizado em Éfeso (20.7-8), outro localizado na cidade de Jope (At 9.37-38). Quando alguém diz que não se reune em salões porque a igreja se reunia somente em casas, isto não é verdade, pois o culto dominical e celebração da Ceia eles se reuniam no cenáculo no primeiro dia da semana (At 20.7-8). os cristãos faziam reuniões de casa em casa todos os dias (At 2.46), mas havia um culto solene feito em um dia especial e em um lugar separado.

c) Paulo fala que os irmãos se reuniam para cultuar (At 2.1-4; I Co 11.20; 14.26; At 20.7-8; I Co 16.1-4).

  A igreja se reunia para cultuar, ali todos cultuavam assentados (At 2.1-4), num mesmo lugar para ministrar a Ceia do Senhor (I Co 11.20), este lugar era o cenáculo no domingo (At 20.7-8) e havia coleta regular de ofertas (I Co 16.1-4). Dizer que não precisa se reunir com outros irmãos é uma maneira de esconder o descompromisso com Deus e querer se esconder por traz de desculpas esfarrapadas. Paulo fala que eles deveriam comer em suas casas, se a igreja é minha casa porque Paulo disse para comer em suas casas para não se reunir na igreja de modo errado (I Co 11.22,33).

e) Deus orienta a não deixar de congregar (Hb 10.25).

  Deus orienta para que nós congreguemos regularmente, aliás, é um mandamento divino neotestamentário congregar, quem diz que não precisa congregar ou que congrega em qualquer lugar é uma maneira de fugir da sua responsabilidade, quando querem dizer que não tinha uma igreja organizada naquela época, estão tendo descompromisso com Deus, basta ler a Bíblia e você nunca vai querer viver fora da comunhão dos seus irmãos.

2. A IGREJA TINHA UMA LIDERANÇA QUE ERA ELEITA PELA ASSEMBLÉIA DA IGREJA.

a) Eles sabiam que uma assembléia para funcionar tinha que ter um quórum à época (At 1.15)

  A primeira assembléia da igreja primitiva funcionou com o quórum de 120 pessoas, pois este era a quantidade de pessoas que eram necessárias para uma assembleia.

b) O apóstolo Matias que substituiu Judas foi eleito por voto (At 1.21-26)

  Foi a assembleia de 120 pessoas que elegeu matias no lugar de Judas, através de um sistema de votação, assim sendo, vemos ali um sistema muito parecido com aquilo que é feito pelas igrejas reformadas, onde os oficiais são eleitos pela igreja. Você elege liderança sozinho em casa ou sem compromisso com nenhuma comunidade local séria? A resposta é não. Melhor deixar o orgulho, perdoar se alguém na igreja te magoou e voltar a integrar uma igreja local.

c) Depois, os presbíteros que substituíram os apóstolos na liderança foram eleitos pela comunidade cristã (At 14.23).

  Houve um grupo de líderes que foram substituindo aos poucos os apóstolos na igreja, estes também eram eleitos pela comunidade eclesiástica em cada igreja, mais uma vez, estas informações conspiram contra os que afirmam não haver na igreja neotestamentária uma liderança formal e organizada. basta ler a Bíblia e examinar o que nela está escrito.

d) Os diáconos que eram os responsáveis pela parte social da igreja foram eleitos pela comunidade (At 6.1-7).

  A primeira junta diaconal da igreja foi eleita pela própria comunidade cristã, aqui se joga uma pá de terra no episcopalismo que ensina que a liderança deve ser escolhida pelo líder, pois aqui a escolha foi da igreja e não do líder. Também faz cair por terra, os falsos ensinos daqueles que negam a organização da igreja. estão laborando em erro.

3) A IGREJA SE REUNIA EM CONCILIO PARA RESOLVER AS QUESTÕES DOUTRINÁRIAS.

a) Eles se reuniram e debateram os assuntos, ou seja, todos os líderes podiam falar. At 15.5

  Para tomar decisões foi marcado um concilio em Jerusalém (At 15.5), cada um não tomou a decisão que quisesse, como quisesse e de onde quisesse, eles foram reunir-se como líderes. A igreja elegeu líderes, mas foram os líderes que tomaram decisões, isso se assemelha ao sistema democrático representativo, onde a maioria elege alguns para governar e tomar decisões por todos, os líderes debateram a fim de chegar a um deniminador comum.

b) No concilio, depois do debate a decisão é tomada (At 15.12-21).

  A decisão não foi tomada por um líder, mas pelo colegiado de líderes, onde todos tiveram oportunidade de falar semelhante ao quee acontece no parlamento, onde todos falam e decisão da maioria prevalece. Não é o individuo que toma decisões na sua casa, mas ele elege líderes para tomar decisões.

c) Depois do concilio decidir, a resolução é enviada á igreja (At 15.22-29).

  A igreja recebeu a decisão do concílio após, este fechar questão sobre o assunto, no caso em xeque, a entrada dos gentios na igreja, assim sendo, Uma igreja tem líderes que tomam decisões e os seus membros devem se submeter, se alguém entende que não precisa estar debaixo de uma liderança humana, está vivendo de modo antibíblico, pois a igreja cristã, fundada por Cristo tinha líderes humanos que tomavam decisões e os enviava á igreja.

4. A IGREJA TINHA AUTORIDADE SOBRE OS SEUS MEMBROS.

a) Ela podia receber membros por batismo e profissão de fé (At 2.37-41)

  A igreja cristão recebia membros através do batismo e profissão de fé, vejamos: (At 2.37-41), ou seja, a igreja tinha uma membresia formada por pessoas batizadas, famailias inteiras foram batizadas (At 16.30-34; 16.14-15), isto era para os pais e também para os seus filhos (At 2.39). Receber alguém como membro significava que aquela pessoa estava debaixo da autoridade da igreja.

b) Ela tinha autoridade para excluir da membresia os membros que viviam em pecado (I Co 5.1-13)

  Outra prova de que a igreja tinha uma membresia organizada era o fato de que pessoas poderiam passar por exclusão da membresia da igreja, como Paulo fala do assunto aqui nesta passagem de uma pessoa do sexo masculino que foi excluído da igreja por viver no pecado de incesto com a madrasta. Como poderia ter exclusão de membros sem ter uma organização e membresia? Isto seria impossível. O texto nos mostra que a igreja tinha realmente uma membresia e pessoas poderiam ser excluídas se permanecessem em pecado.

c) Ela tinha autoridade para restaurar os membros excluídos quando se arrependiam (II Co 2.5-11).

  A mesma pessoa que Paulo orientou quanto á sua exclusão, quando este se arrependeu, o apóstolo orientou que ele fosse restabelecido à comunhão quando demonstrou fruto de arrependimento, pois a igreja de Cristo tem autoridade de restaurar pessoas caídas que demonstraram arrependimento e mudança de vida, Assim sendo , aqui demonstra ter a igreja uma membresia organizada.

5. A IGREJA TINHA CONTRIBUIÇÃO FINANCEIRA.

a) A contribuição no Antigo Testamento.

  A contribuição já existia antes da lei (Gn 14.18-20), está na Lei (Lv 27.32), está depois da Lei em todos as divisões do AT: livros históricos (Ne 10.37), poéticos (Pv 3.9-10), proféticos (Ml 3.10). Quando alguém alega que o dízimo é da Lei, esquecem que antes da Lei ser promulgada por Moisés já havia sido dada por Abraão e Moisés, antes de Moisés. Esquecem que não somente na Lei, mas em todas as divisões do AT está

b) A contribuição no Novo Testamento.

  A contribuição também está presente no Novo Testamento: Jesus reprovou o fato dos escribas e fariseus não agir com justiça, misericórdia, fé e amor, mas aprovou o fato deles dá o dízimo (Mt 23.23; Lc 11.42). Se o dízimo citado por Jesus fosse somente para judeus, Jesus estava isentando o cristão de agir com justiça, misericordia, fé e amor? Se a resposta é não, vale também para o dízimo.

c) A contribuição cristã é superior ao israelita.

  O autor aos hebreus fala do dízimo que Abraão deu a Melquisedeque como sendo dado a Cristo, pois, Melquisedeque era uma aparição de Cristo no VT (Hb 7.1-10), assim sendo,o dízimo do cristão é superior ao de Israel, pois, eles davam a Levi e nós a Cristo que é superior a Levi. Melquisedeque é Rei de justiça e de paz, isto é, Cristo, Sacerdote perpetuamente, ou seja, Cristo (Gn 14.18-20; Hb 4.14-16), Ele trouxe pão e vinho (Gn 14.18),isto é simbolo do sacrificio de Cristo (I Co 11.23-26), Ele é sem pai nem mãe, genealogia, que não teve principio de dias nem terá fim de existencia, ou seja, Cristo (Hb 7.3). Foi para este que Abraão, pai da da fé (Gl 3.7), deu o dizimo e não para os levitas, também é para este que o cristão, filho de Abraão pela fé entrega os dizimos.

d) A contribuição e sua regularidade.

  A contribuição deveria ser: Regular aos domingos (I Co 16.1-4), proporcional à riqueza (I Co 16.2), generosa (Rm 12.8), fruto de um coração alegrre e cheio de gratidão a Deus (II Co 9.7). Quando alguém diz que não contribui porque não era pratica da igreja primitiva, simplesmente desconhece a Bíblia e segue ensinos humanos para sustentar sua avareza e tentar ser mestre sem saber nem o que diz (I Tm 1.7).

e) A contribuição serviria também para sustento de obreiros.

  Os apóstolos e obreiros recebiam recurso da igreja para seu sustento, eles não trabalhavam fora, mas na obra (At 6.4; I Co 9.4-14) Para quem diz que Paulo não recebia das igrejas, vejamos aqui: Paulo não recebeu de Corinto, mas recebeu salário de outras igrejas para trabalhar em Corinto (II Co 11.8), Paulo não foi sustentado pelos cristãos de Corinto, por outras igrejas ele foi (II Co 12.13). Logo, quem manda o pastor trabalhar e diz que siga o exemplo de Paulo, está equivocado, pois, Paulo recebeu sim das igrejas no período que ele estava a serviço da obra em tempo integral. Leia a Bíblia para entender que o pastor trabalha sim. Paulo afirma a validade do sustento pastoral (I Tm 5.17-18).

CONCLUSÃO

  Chegamos à conclusão que a Igreja de Cristo sempre foi uma organização, ela está presente em qualquer lugar que a Palavra de Deus é pregada fielmente. Vimos aqui nas Escrituras que a igreja sempre foi organizada, com líderes, rol de membros, contribuição regular, sustento de obreiros que se dedicavam exclusivamente à obra de Deus. As Escrituras afirmam isso! Se você se opõe a isso, não estás indo contra homens, mas contra Deus e receberás a merecida punição do teu erro.

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário