Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de junho de 2021

SERMÃO TEMÁTICO BASEADO EM ECLESIASTES 3.1 (MORDOMIA CRISTÃ, O HOMEM A SERVIÇO DE DEUS - PARTE VI)

TEXTO: ECLESIASTES 3.1

INTRODUÇÃO

O tempo é a passagem que temos nesta vida, na qual caminhamos como peregrinos, durante este tempo atual precisamos viver sabendo que um dia findará esta presente era e compareceremos diante de Deus ou distante Dele. A mordomia cristã do tempo trata sobre a maneira como iremos desfrutar deste tempo e qual a maneira que viveremos aqui.

ASSUNTO: MORDOMIA CRISTÃ, O HOMEM A SERVIÇO DE DEUS

TEMA: MORDOMIA CRISTÃ E SUA RELAÇÃO COM O BOM USO DO TEMPO

1. SIGNIFICADO: O QUE É O TEMPO HUMANO.

a) O tempo é o que limita as ações do corpo humano. Ec 12.1-4

O tempo vai limitando os limites do nosso corpo, vejamos: 1 Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer; 2 antes que se escureçam o sol, a lua e as estrelas do esplendor da tua vida, e tornem a vir as nuvens depois do aguaceiro; 3 no dia em que tremerem os guardas da casa, os teus braços, e se curvarem os homens outrora fortes, as tuas pernas, e cessarem os teus moedores da boca, por já serem poucos, e se escurecerem os teus olhos nas janelas; 4 e os teus lábios, quais portas da rua, se fecharem; no dia em que não puderes falar em alta voz, te levantares à voz das aves, e todas as harmonias, filhas da música, te diminuírem” (Ec 12.1-4). Ele trata sobre a mocidade e os limites impostos pela velhice: a) Acaba o vigor de outrora (v.2), b) braços e pernas fracos (v.3); c) Ausência de dentes (v.3); d) vista parca (v.3); e) voz fraca (v.4). Tudo isso é causado pelo tempo.

b) O tempo é o espaço entre o nascimento e a morte. Ec 12.6-7

Todos nós ao nascer, vivemos um espaço de tempo cronológico aqui este tempo encerra quando a vida sai do nosso corpo, vejamos: “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu” (Ec 12.7). Esta passagem deixa claro que a morte não é o fim, mas apenas o fim desta vida terrena para prestar contas a Deus, sendo assim, seria o fim do espaço de tempo entre o inicio e fim da vida.

c) O tempo é o que finaliza quando começa a eternidade. Ec 12.5

A eternidade inicia quando o tempo cronologico aca, inicia assim o tempo eterno, ao iniciar a eternidade também começa a eternidade, verifiquemos: Como também quando temeres o que é alto, e te espantares no caminho, e te embranqueceres, como floresce a amendoeira, e o gafanhoto te for um peso, e te perecer o apetite; porque vais à casa eterna, e os pranteadores andem rodeando pela praça” (Ec 12.5). Precisamos nos preparar para a eternidade aqui e agora, pois depois da morte segue-se o juízo (Hb 9.27) e nada que façamos pelos mortos ou pedimos a eles é válido pela Bíblia (Ec 9.5-6).

2. VALOR: PRECIOSIDADE DO TEMPO. Ef 5.14-15

a) O tempo é precioso, por isso devemos remir Ele, utilizar da melhor maneira possível. Ef 5.15-16

Deus nos concedeu o privilégio de vivermos um tempo aqui, devemos utilizar da melhor maneira que podemos: 15 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, 16 remindo o tempo, porque os dias são maus” (Ef 5.15-16). Paulo usa o termo “remir” para se referir ao tempo, falando que temos que usar o tempo de maneira redentora, ou seja, viver como redimidos.

b) O tempo é precioso, por isso devemos utilizar cada segundo, pois ele passa rápido. Sl 90.9-12

Nosso tempo aqui é precioso, pois passa rápido, olhemos: “Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos” (Sl 90.10). As oportunidades surgem e precisam ser aproveitadas, pois o tempo passa que nem percebemos. Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.

c) O tempo é precioso, por isso devemos buscar empregar ele em santidade ao Senhor. I Pe 1.16-17

O apóstolo Pedro afirma que nosso tempo aqui é uma peregrinação: “Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação” (I Pe 1.17). Viva em santidade aqui enquanto vive aqui, pois sem santidadade no tempo presente aqui não veremos o Senhor (Hb 12.14).

3. PERTENCIMENTO: NOSSO TEMPO PERTENCE A DEUS.

a) O tempo que temos aqui já foi determinado por Deus. Sl 139.16

Os nossos dias de vida desde a concepção até a morte foram determinados por Deus: “Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda” (Sl 139.16). Ninguém morre antes ou depois do dia, todos nós temos uma senha de saída deste mundo, como não sabemos o dia, devemos estar sempre preparados, servindo a Jesus!

b) O tempo que temos aqui só valerá a pena se vivermos em Deus. Gl 2.20

Nós precisamos viver nosso tempo aqui em uma relação de união com Cristo: “Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gl 2.20). Não vale a pena viver longe de Cristo, precisamos andar ao seu lado para que nosso tempo aqui valha a pena!

c) O tempo que temos aqui terminará para prestarmos contas a Deus. II Co 5.10

O nosso tempo aqui nesta terra deve ser vivido de modo agradável, pois um dia prestaremos contas a Deus: “Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo” (II Co 5.10). Ninguém poderá fugir da prestação de contas do que fizemos com o tempo que vivemos aqui.

4. DESCASO: O TEMPO DESPERDIÇADO.

a) Conversando coisas fúteis e inúteis. Ef 5.4-5

Quando nós vivemos com conversas tolas estamos perdendo nosso tempo: “Nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças” (Ef 5.4). Nossas conversas precisam ser santas, quando nosso tempo está sendo usado com conversar impuras ou infrutiferas não estamos usando nosso tempo corretamente, mas perdendo tempo.

b) Agindo com ansiedade. Mt 6.27

Quando vivemos de modo ansioso estamos perdendo tempo porque aquilo não irá aumentar nosso tempo aqui: “Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?” (Mt 6.27). Se você fica ansioso (a) não adianta, não viverá um tempo de qualidade.

c) Preocupando apenas com as coisas terrenas. Fp 3.19

Muitos estão presos as coisas materiais, preocupando-se apenas com as coisas daqui: “O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas” (Fp 3.19). Há um evangelho falso pregado que somente fala em coisas materiais, não se ensina sobre salvação, juizo final pecado. Aqueles que pregam e creem neste evangelho falso estão perdendo seu tempo.

d) Deixando de cultuar ao Senhor na congregação. Hb 10.25

Desperdiçam o seu tempo aqui aqueles que não tiram momento para reunir-se como igreja, vejamos: Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima” (Hb 10.25). Aqueles que trocam a congregação por outros lugares desobedecem uma ordem de Deus.

5. CONSELHOS: FAZER BOM USO DO TEMPO.

a) Organize o seu tempo. Ec 3.1

Deus nos deu tempo para realizarmos o que precisamos, mas a responsabilidade de organizar o tempo é nossa: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu” (Ec 3.1). devemos organizar nossa vida, o tempo faz parte desta organização, precisamos otimizar, agendar, colocar em ordem tudo que formos fazer, na organização não esqueça de Deus.

b) Seja compromissado e não relaxado. Jr 48.10

Um problema grande com o tempo é o descompromisso e relaxamento, pois Deus orienta a que não ajamos assim: “Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente! Maldito aquele que retém a sua espada do sangue!”. (Jr 48.10). faltou ou precisar se ausentar de um compromisso, avise. Quando deixamos um compromisso de lado e não avisamos como se não devessêmos satisfação a ninguem, não agimos como cristão.

c) Defina Deus como prioridade do seu tempo. Mt 6.33-34

Defina Deus como a sua prioridade principal: 33 Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34 Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal” (Mt 6.33-34). Não queira viver seu tempo aqui sem que Deus seja sua principal prioridade, pois não poderá viver com Ele.

d) Minimize o tempo atual e maximize a gloria celeste. Rm 8.18

Paulo vivia a vida com Deus de maneira plena, pois Ele vivia com o seu coração no céu, vejamos: “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós” (Rm 8.18). A vida aqui precisa ser vivida com a esperança do céu. Precisamos minimizar o tempo atual e maximizar a glória celeste.

CONCLUSÃO

O nosso tempo aqui é passageiro, temos que nos preparar para a eternidade. Pois, vai encerrar este tempo atual (chronos) e iniciará o tempo eterno (kairós). Será o tempo que nós iremos prestar a Deus. Precisamos estar preparados para este dia. Você está preárado (a) para este dia. Já tem certeza de salvação? Se não entregue-se a Cristo no tempo atual para viver com Ele no tempo eterno.

REFERÊNCIAS

CASIMIRO, Arival Dias. Rede de Discipulado I. 1 Ed. Santa Bárbara d’Oeste - SP: Z3 Ideia Editora, 2015.

GENEBRA, Bíblia de Estudo. Textos e Notas de Rodapé. 2 ed. Amp. São Paulo: Cultura Cristã, 2010.

RENOVATO, Elinaldo. Mordomia Cristã. Rio de Janeiro, CPAD, 2007.

FERREIRA, Wellington. O Evangelho e a Mordomia. Extraido de:<https://ministeriofiel.com.br/artigos/o-evangelho-e-a-mordomia/>acessoem25/052021

AUTOR: Pastor Veronilton Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário