Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de junho de 2021

SERMÃO TEMÁTICO BASEADO EM APOCALIPSE 5.11-15 (MORDOMIA CRISTÃ E A SUA RELAÇÃO COM A ADORAÇÃO CRISTÃ - PARTE IX)

TEXTO: APOCALIPSE 5.11-14

INTRODUÇÃO

A adoração a Deus e a expressão sincera e espontânea de reverencia de vida e do serviço ao Senhor Deus todo poderoso. A palavra adoração vem do grego “proskynêsan” e indica reconhecimento, rendição, serviço e prestar culto. Iremos tratar sobre o assunto da mordomia cristã aplicado á adoração cristã.

ASSUNTO: MORDOMIA CRISTÃ, O HOMEM A SERVIÇO DE DEUS

TEMA: MORDOMIA CRISTÃ E A SUA RELAÇÃO COM A ADORAÇÃO CRISTÃ

I - O QUE É ADORAÇAO:

a) É reconhecer que Deus é o criador. Ap 4.11

Deus é exaltado pelos 24 anciãos (Gr. “Presbyterói) no céu como o criador, leiamos: “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, si;;;m, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas” (Ap 4.11). Esta passagem aprensenta Deus da seguinte maneira: a) Um Deus pessoal, isto é precisamos ter este Deus na nossa vida (v.11b); b) Criador poderoso, criando tudo do nada (v.11c); c) Digno de adoração pelo que Ele representa (v.11a)

b) É reconhecer que Deus é o sustentador. Ne 9.6

As Escrituras não apresentam Deus como criadore também como sustentador do universo, observemos: “Só tu és Senhor, tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto há neles; e tu os preservas a todos com vida, e o exército dos céus te adora” (Ne 9.6). Ele deve ser adorado porque além de criar todas as coisas, preserva sua criação, sustentando-a. dependemos Dele em tudo (Jo 15.5).

c) É reconhecer que Deus é o consumador da história. Rm 11.36

As Escrituras apontam para Deus como sendo o senhor de toda a história, todos os eventos estão em suas mãos, como no caso de José, seus irmãos planejaram o mal, mas Deus tornou em bem (Gn 50.19-21). Outro exemplo é a morte de Cristo, os homens agiram na história de maneira violenta, invejosa contra Cristo, mas Deus já havia predeterminado tudo para que seu Filho morresse por nós de tal forma que nem Ele seria autor do pecado, nem violaria a vontade humana, sendo os homens culpados pelo que fizeram (At 4.26-28), devido a isto podemos dizer: “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Rm 11.36).

II - COMO REALIZAR A ADORAÇAO:

a) Devemos adorar em espírito e em verdade. Jo 4.23-24

O Senhor Jesus alertando á mulher samaritana deu algumas dicas sobre adoração no texto a seguir: “23 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. 24 Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” (Jo 4.23-24). Ele trouxe as seguintes lições: a) Deus é quem procura seus adoradores, não são os adoradores que primeiramente procuraram Deus (v.23); b) Não devemos esperar hora para adorar a Deus, a hora já chegou, é agora (v.23a); c) A adoração deve ser em espírito (qualquer lugar), em verdade (com a vida). Adore a Deus agora em Espírito e em verdade!

b) Devemos adorar com exclusividade. Dt 6.4

O adorador do Senhor não pode dividir sua adoração ou louvor com outros seres, pois a Bíblia diz: “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor” (Dt 6.4). Aqui já está clara a exclusividade da adoração, pois se Ele é o o único, somente Ele deve ser adorado ou exaltado nos nossos cultos, assim sendo, nosso culto tanto com a vida como a prática deve ser somente para Deus.

c) Devemos adorar não apenas nos lábios, mas de coração. Mt 15.8

Jesus repreende o os líderes religiosos dizendo que a adoração deles era externa, mas não provinha do coração, observemos: 8 Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. 9 E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens” (Mt 15.8). Nossa adoração vem do coração, o coração somente Deus conhece, devido a isto, não há como medir por meios externos a adoração do coração, temos visto muito gemido, mas pouco quebrantamento, muita emoção, mas pouca conversão. Sua adoração deve ser fruto de um coração convertido. você no coração já tem certeza que se partisse daqui hoje iria morar no céu com Jesus? Se a resposta é negativa, não és verdadeiro adorador e precisa entregar a vida a Cristo.

III. A QUEM DEVEMOS ADORAR:

a) A adoração deve ser dada somente a Deus. Mt 4.10

Jesus ao receber a proposta do diabo por dinheiro, fama e poder em troca de adoração, nos ensinou uma verdade bendita, que somente a Deus devemos adorar: “Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto” (Mt 4.10). O texto indica que adoração implica, em prestar culto, assim sendo, nosso culto deve ser uma expressão da nossa adoração a Deus.

b) A adoração deve ser dada as pessoas da Trindade.

Somente Deus pode ser adorado (Mt 4.10), assim sendo, como a Bíblia diz que o Pai é Deus (Fp 2.11), o Filho é Deus (Jo 5.18) e que o Espírito Santo é Deus (At 5.3-4), Vemos Jesus sendo adorado (Mt 2.11; Hb 1.6), o Pai (Mt 4.10) e o Espírito Santo, reconhecido como Senhor e Deus (II Co 3.17), vemos o mesmo verbo grego “proskynêsan” usado para Jesus e para Deus Pai (Ap 5.11-14). adore o Deus Trino!

c) A adoração deve ser dada a Deus com todo o nosso ser. Dt 6.5

Nossa adoração deve ser com toda a nossa vida e deve expressar em tudo que fazemos, com tudo que temos e somos; “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força” (Dt 6.5). Deus não aceita entrega pela metade, temos que nos entregar de corpo e alma, uma entrega total e irrestrita. Se Deus lhe perguntasse hoje: Você me entrega tudo ou não entrega nada”. Qual sua resposta?

IV MEIOS DE ADORARMOS A DEUS

a) Conhecimento e meditação nas Sagradas Escrituras. Sl 1.2

A Palavra de Deus afirma que nossa meditação deve ser contante na Palavra, leiamos: “Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite” (Sl 1.2). Saia um pouco dos jogos eletrõnicos, redes sociais, deixe de lado debates infrutíferos e medite na Palavra de Deus. Assim estará adorando a Deus!

b) Vida constante de oração e consagração a Deus. Jd v.20; At 13.1-2

O cristão para adorar a Deus ´precisa ter uma vida de oração, isto edifica a fé como Judas afirma: Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo” (Jd v.20) Mas Além de orar outra ferramenta importante na vida do cristão é o jejum como Lucas relata: 2 E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. 3 Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram” (At 13.2-3). Conheça a Escritura, a boa teologia, mas ore, jejue e se consagre a Deus, pois assim estará sendo um adorador, cheio de poder!

c) Participação ativa na igreja local. Hb 10.25

A Escritura fala também que nós não podemos abandonar a adoração comunitária, vejamos; “Não abandonemos a tradição de nos reunirmos como igreja, segundo o procedimento de alguns, mas, pelo contrário, motivemo-nos uns aos outros, tanto mais quanto vedes que o Dia está se aproximando. O castigo do pecado renitente (Hb 10.25, BKJ). Phillip Yancey disse que se na igreja tem dificuldades, fora dela está muito pior.

d) Realizando serviço cristão em favor do próximo. I Jo 3.17

A nossa adoração e amor a Deus deve ser demonstrado no amor ao meu irmão necessitado: “Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?” (I Jo 3.17). Quando amo meu irmão necessitado, eu estou adorando a Deus, se não consigo amar meu irmão a quem vejo, não amo a Deus que não vejo (I Jo 4.20).

CONCLUSÃO

A nossa adoração a Deus deve ser exclusiva, somente podemos ser verdadeiros adoradores se nós já entregamos nosso coração a Jesus, se já entregamos a vida a Cristo e tivermos certeza de salvação. Você já tem certeza de vida eterna, já nasceu de novo? Se ainda não fez isso, renda sua vida e seu coração a Jesus e receba certeza de vida eterna, torne-se um verdadeiro adorador do Senhor!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário