Total de visualizações de página

domingo, 31 de maio de 2020

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 1.32-34


TEXTO: MARCOS 1.32-34
32 À tarde, ao cair do sol, trouxeram a Jesus todos os enfermos e endemoninhados. 33 Toda a cidade estava reunida à porta. 34 E ele curou muitos doentes de toda sorte de enfermidades; também expeliu muitos demônios, não lhes permitindo que falassem, porque sabiam quem ele era.

INTRODUÇÃO
Jesus demonstrou nas Escrituras que tem todo-poder, Ele fez grandes coisas em favor de pecadores, sua vida foi um serviço constante a favor das pessoas, pois além de poderoso, é igualmente gracioso. Marcos ao narrar a vida e obra de Jesus fala das suas ações em favor das pessoas e do reino de Deus. Foi escrito entre os anos 62-69 d.C. Nesta passagem vemos a ação poderosa de Jesus e como ela é benéfica para as pessoas, bem como a forma como Ele a usa, Veremos aqui algumas lições sobre esta ação de Jesus que beneficia pessoas, tendo como base o tema exposto.

TEMA: RESULTADO DA AÇÃO PODEROSA DE JESUS

1. JESUS ATRAVÉS DA SUA SOBERANIA SE SERVIA DE HOMENS PARA TRAZER OUTROS Á SUA PRESENÇA. V.32-33
32 À tarde, ao cair do sol, trouxeram a Jesus todos os enfermos e endemoninhados. 33 Toda a cidade estava reunida à porta”.

a) O texto usa o verbo trouxeram (Gr. “pherõ”, Traziam, sig. trazer continuamente), ou seja, conduzir pessoa ao conhecimento de Cristo é uma ação continua. V.32
32 À tarde, ao cair do sol, trouxeram a Jesus [...]”

Aquelas pessoas, durante o tempo que Ele Jesus esteve ali, trouxeram pessoas de forma continua para onde Ele estava. Eles estavam agindo continuamente em favor dos necessitados, levando-os para quem de fato tinha a solução. Eles faziam isto de modo continuo. Precisamos trabalhar de modo continuo para Jesus, levar pessoas de modo continuo, pois o inimigo não pára, ele está sempre em ação, nós precisamos agir de modo ininterrupto, falando sobre Jesus e levando pessoas que estão sendo tragadas pelo maligno. Os judeus esperavam até o por do sol para levar pessoas à Jesus, para que Ele agisse em favor delas, eles faziam continuamente. William Barclay disse que “Jesus curou na Sinagoga, casa de Pedro e agora, estava disposto a atender quem aparecesse na rua”, por isso as pessoas levavam pessoas até Ele continuamente como sugere o texto original. Você e eu precisamos levar as pessoas continuamente a Jesus, Ele é o mesmo, não escolhe lugar para agir, tem poder para agir em qualquer lugar e a sua graça o leva a agir em favor dos pecadores. Bruce Barton disse que “o verbo grego estando no tempo imperfeito, indicando, ainda, que eles “continuavam trazendo” as pessoas a Jesus, significando uma ação contínua”, você tem sido constante nesta empreitada de levar pessoas a Jesus? Se está fazendo continue, se não estiver fazendo comece a realizar; se parou de fazer, reinicie e leve pessoas constantemente a Jesus para que o conheçam, sejam alcançados e cheguem á salvação.

b) O texto diz que trouxeram Enfermos (Gr. "kakōs", doença seriamente comprometida), aqueles doentes não tinham doenças leves mais doentes graves. V.32
32 À tarde, ao cair do sol, trouxeram a Jesus todos os enfermos [...]”

Aqui na passagem, o texto original está indicando que aquelas doenças eram graves, a pessoa estava com quadros agravados de doenças e as pessoas as levavam até Jesus, para Ele não havia impossiveis, qalquer doença Ele curava se quisesse. Para Ele não haveria impossível (Lc 1.37), as doenças graves daquela epoca, que não havia remedio pela medicina tinham solução Nele. Cristo podia curar os males daquela época e também pode fazer o mesmo hoje. Por isso que semelhante aquelas pessoas, devemos levar os necessitados até Jesus, orar por eles, pregar, levar as suas necessidades, por mais impossiveis que elas sejam aos seres humanos. Aquelas doenças como aponta o grego original eram graves, como Jesus curou aqueles enfermos, também pode resolver o que para nós parece impossivel.

32 À tarde, ao cair do sol, trouxeram a Jesus todos os enfermos e endemoninhados”

Havia na Galiléia uma grande quantidade de possessões demoniacas, isto tem uma relação intima com a influencia pagã que aquela região sofreu do publico gentio. As pessoas ali acabavam tendo uma busca intensa pelo sobrenatural e entrando por um labirinto escuro do ocultismo, aquela região vivia nas trevas, Jesus veio para tirá-los daquela situação, como afirma a Palavra de Deus: 13 e, deixando Nazaré, foi morar em Cafarnaum, situada à beira-mar, nos confins de Zebulom e Naftali; 14 para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: 15 Terra de Zebulom, terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios! 16 O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz” (Mt 4.13-16), eles trouxeram estas pessoas a Jesus, Ele trouxe a libertação para elas, pois Jesus veio para iluminar aquelas pessoas que viviam nas trevas. Os homens ali levaram as pessoas para o lugar onde estava Jesus.

O Senhor Jesus traz alivio para os males do corpo e também da alma, Jesus se preocupa com os problemas fisicos, bem como exercita suas almas para o serviço espiritual. Livra os homens de coisas que lhe impedem fisicamente, bem como arranca as algemas e amarras espirituais, Jesus contuamente vence as forças do mal, e aquela vitória de Jesus ali sofre os demonios, apontava para cruz, onde venceria os demonios definitivamente, ali encontramos seu poder sobre o reino das trevas,como Paulo apontava: 16 e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz” (Cl 2.15). Oremos ao nosso Deus e levemos as pessoas que estão oprimidas, pois Ele é o libertador de toda as forças do mal.


d) O texto diz que toda a cidade estava reunida à porta (Gr. “episynegmen”, reunidos em grupo), ou seja, toda cidade aqui é uma hiperbole para dizer que ali tinha muita gente reunida, uns trazendo os necessitados e outros curiosos que queriam somente contemplar espetaculo. V.33
33 Toda a cidade estava reunida à porta”

Segundo o Rev. Hernandes Dias Lopes “Havia nessa multidão três grupos: Aqueles que eram necessitados de ajuda; aqueles que trouxeram seus amigos doentes e endemoninhados e aqueles que eram apenas curiosos e estavam ali para observar o que ia acontecer”, ali havia um grupo reunido, mas as intenções eram diversas, hoje também no grupo que se reune em torno de Cristo há aqueles que se reconhecem verdadeiramente necessitados e estão em busca de Cristo. Quem já conhece a Cristo tem a responsabilidade de levar pessoas a Ele, precisamos estar dispostos a conduzir as pessoas até Cristo. Mas, não se iluda, no meio cristão existe aqueles que estão apenas por curiosidade, ou por querer algum beneficio, sem nenhum compromisso por Cristo. Quem é você nesta multidão? Reconhece ser necessitado? Leva pessoas a Cristo? Ou está apenas por outros interesses e não por Cristo?

Resumindo: Jesus na sua soberania, usa homens para levar outros á sua presença. Aplicação: Eles traziam as pessoas continuamente, trouxeram doentes gravemente comprometidos, trouxeram possessos de demonios e ali havia uma multidão para ver tudo. Precisamos levar pessoas ao conhecimento de Cristo constantemente, pois o inimigo não pára Estamos fazendo isto? Devemos levar a Jesus tanto as necessidades fisicas como as espirituais das pessoas a Jesus, pois somente Ele pode suprir as necessidades fisicas e libertá-las espiritualmente. Seja um proclamador da libertação que Jesus tem para dar.
 
2. JESUS ATRAVÉS DA SUA COMPAIXÃO TROUXE CURA E LIBERTAÇÃO ÁS PESSOAS. V.34
34 E ele curou muitos doentes de toda sorte de enfermidades; também expeliu muitos demônios [...]”

a) Jesus veio para curar os enfermos, libertar os cativos e evangelizar os pobres.

Jesus agiu por compaixão, sua missão envolvia uma parte social (cura de doenças), a parte espiritual que envolvia a libertação de oprimidos do diabo e evangelização. Jesus quando leu as Escrituras na sinagoga falou da sua missão, conforme desrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos” (Lc 4.18), aqui ele descreve sua missão como missão do Espírito Santo, que o capacitou para evangelizar, libertar cativos, restaurar a vista, libertar oprimidos. Ele curou doentes e libertou oprimidos por compaixão. Jesus estava sempre a serviço dos necessitados e exercia conforme relata Lucas na carta de Atos, dizendo: “Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele” (At 10.38). O Senhor Jesus está demonstrando compaixão quando age em favor dos necessitados. E nós temos agido assim?

b) Jesus veio para destruir as obras do diabo. Cl 2.15; I Jo 3.8

Jesus demonstra compaixão por nós e apresenta seu poder contra as froças do mal, esta vitória que ele demonstrou aqui estava preparando uma vitória ainda maior na cruz do calvário, conforme Paulo demonstrou ao declarar: “E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.” (Cl 2.15), quando vemos um campeonato que um time vence outro com superioridade e os dois chegam na final, a gente olha para o time que é superior como favorito, mas ali pode ter reviravolta e o inferior vencer. Porém, aquela vitória de Jesus sobre as doenças e demonios era uma replica fiel do que aconteceria na cruz. O diabo sugere o pecado para o ser humano, este aceita, quando Cristo veio estava disposto a tomar sobre si o nosso pecado, pois o diabo seduziu os nossos primeiros pais para que agissem como ele agiu, pecando contra Deus, agora Cristo veio para acabar com esta ação do inimigo, como João bem aponta ao afirmar: “Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo (I Jo 3.8). Jesus veio para destruir a ação do inimigo e nos conduzir de volta a Deus. A única maneira de receber a libertação e perdão dos pecados é por meio de Jesus! Entregue-se a Ele!

c) Jesus veio para agir com compaixão intensa pelos perdidos. Mt 15.32; Mc 5.19

Jesus tinha compaixão dos perdidos e queria atender-lhes em suas necessidades materiais, como Mateus narra quando Jesus demonstra que multiplicou pães e peixes por causa da sua compaixão, vejamos o texto: “E, chamando Jesus os seus discípulos, disse: Tenho compaixão desta gente, porque há três dias que permanece comigo e não tem o que comer; e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça pelo caminho” (Mt 15.32), sobre isto o Rev. Sergio Lyra escreveu que “a igreja precisa ter uma mão com a Bíblia e a ação social na outra para atender os necessitados”, Jesus era assim, a missão da igreja é integral e um ato de compaixão pelas pessoas conforme Abraham Kuyper. Ação social não salva, mas abre caminhos para que a Palavra seja pregada. Mas, além da missão social, existe uma missão principal que é a espiritual com a pregação e libertação de oprimidos, Jesus liberta um gesareno de uma legião de demonios por causa da sua compaixão, este homem deveria voltar para sua casa e divulgar esta ação de Jesus, conforme relata marcos: “Ao entrar Jesus no barco, suplicava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele. Jesus, porém, não lho permitiu, mas ordenou-lhe: Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti” (Mc 5.19). Anuncie a compaixão de Jesus por você para outros possam ser alcançados por ela.

Resumindo: Jesus agiu em favor dos enfermos e possessos por compaixão. Aplicação: Devemos exercitar o ministério de compaixão como Jesus fez, olharmos para a dor do outro, Semelhantemente Jesus teve misericórdia de nós, para que possamos divulgar a sua misericordia para que outras pessoas também o conheçam. Temos exercitado misericórdia?

3. JESUS ATRAVÉS DO SEU PODER CALAVA A BOCA DOS DEMONIOS DE FORMA PÚBLICA. V.34
expeliu muitos demônios, não lhes permitindo que falassem, porque sabiam quem ele era.

a) Jesus queria silenciar os demônios demonstrando sua autoridade e poder sobre eles.

Quando o texto diz que Ele não lhes permitia que falassem estava exercendo autoridade, Ele ordenava e eles se calavam, eles, mesmo a contragosto, tinham que se calar diante da ordem dada pelo Filho de Deus. deveriam calar-se, deveriam ficar emudecidos. Jesus tem toda autoridade. A palavra permissão vem do grego "êphien indicava a autoridade que alguem tinha para conceder a palavra ou cassar a palavra de alguem em uma reunião, amordaçar, ou seja, Jesus cala o inimigo. Ele cassa sua palavra, o impede de falar. Esta autoridade já reconhecida pelas pessoas anteriormente na Sinagoga, pois um dos fatores que levaram Jesus a ser reconhecido como tal foi ele fazer os demonios se calarem, conforme está registrado nos versiculos 25 a 27 deste capitulo, expostos na integra: 25 Mas Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te e sai desse homem. 26 Então, o espírito imundo, agitando-o violentamente e bradando em alta voz, saiu dele. 27 Todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si: Que vem a ser isto? Uma nova doutrina! Com autoridade ele ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem!, Jesus também nos deu autoridade sobre todo o poder do maligno (Lc 10.19), não temos o que temer, o Senhor estando conosco o maligno nao nos toca (I Jo 5.18-20) e o vencemos por meio da autoridade do Senhor Jesus.

b) Jesus queria que as pessoas cressem que Ele era o Messias por causa do que Ele disse e fez e não por causa das palavras dos demônios.
expeliu muitos demônios, não lhes permitindo que falassem, porque sabiam quem ele era.

Anteriormente o diabo disse que Ele era o Santo de Deus (v.24), embora isto fosse verdade, mas a intenção do diabo não era exaltar Cristo, era criar problemas para Ele, pois poderia ser perseguido, como de fato o foi por no tempo certo declarar-se Filho de Deus (Jo 5.18), o diabo queria que Jesus fosse declarado antes da hora, eles sabiam quem Ele era (v.34), as evidencias apontavam que Jesus era o Filho de Deus encarnado que viera implantar o Reino de Deus na terra, pois os doentes eram curados, leprosos purificado, o evangelho era pregado, possessos eram libertos, de fato O REINO DE DEUS HAVIA CHEGADO. Jesus sabia que ainda não era a hora Dele declarar-se Filho de Deus, as pessoas iriam crer porque ouviriam Jesus e veriam as suas maravilhas realizadas entre eles, Jesus não quer ser declarado Messias por causa das palavras do diabo, mas Ele mesmo conquistaria toda autoridade com sua missão aqui na terra (Mt 28.18). As forças do mal estavam em desespero, pois estavam vendo que sua derrota era chegada. Nós estamos proclamando que o reino de Deus se aproxima, a qualquer rmomento este Messias glorioso, vitorioso descerá dos céus e implantará definitivamente o seu Reino. Ei você politico corrupto pego no mensalão, petrolão, que está comprando materiais superfaturados, podes escapar da justiça dos homens, mas quando este Rei descer para executar seu julgamento, ninguem escapará. Arrependa-se hoje, pois Ele vem para exercer a aurtoridade juridica contra as forças do mal, bem como contra todos os que o rejeitaram, fará isto condenando-os eternamente no lago de fogo como bem define João: (Ap 20.10,15). Você já tem certeza da sua salvação? Se ainda não tens, entregue-se a Cristo para ir morar no céu antes Dele se manifestar finalmente porque será tarde demais. Para os demonios não há mais chance, para você ainda há oportunidade, aproveite!

c) Jesus queria que todos comhecessem sua identidade messianica no tempo certo e não de acordo com o tempo escolhido por satanás.

Jesus aqui ainda estava em fase de arranjos no seu ministerio terreno, foi batizado (vv.9-11), tentado no deserto (vv.12-13), iniciou a pregação de confronto ao pecado e convite gracioso à mudança de vida (vv.14-15), chama seus primeiros discipulos: André, Pedro, Tiago e João (vv.16-20), liberta um homem possesso de demonios (vv.21-28), trouxe a cura para a sogra de Pedro que estava com uma febre incuravel da epoca (vv.29-31), agora curou muitos doentes de todo tipo, e libertou inumeros possessos. O tempo que Ele seria de fato declarado e glorificado como Filho de Deus seria na hora marcada por Deus, o inimigo queria que isso acontecesse de maneira precoce para atrapalhar o seu plano, mas Jesus não queria que assim fosse, quando as pessoas quiseram arrebá-lo para ser um rei humano, Ele fugiu e foi para um lugar a sós (Jo 6.15), Jesus sabia que o seu reinado passaria pelo sofrimento dos cravos e da coroa de espinhos na cabeça. Ele não abriu mão do caminho mais arduo para chegar á gloria. O inimigo queria que ele pulasse as etapas, e muitas vezes , de modo sagaz, quer que nós pulemos as etapas de Deus para nós, o evangelho exige que passemos pelo processo de arrependimento, discipulado e quabrantamento. Um evangelho que convida você para uma graça sem mudança de vida, é uma desgraça, um falso evangelho, um convite de satanás para destruir tua alma. Siga o exemplo de Jesus, siga todo o processo de Deus para tua vida. O caminho mais longo, mais arduo, sendo o caminho de Deus, vale a pena trilhar por Ele. Aleluia!!!

Resumindo: Jesus calou a boca dos demônios em publico, isto aponta para a sua autoridade sobre tudo que existe, também Jesus seria conhecido pelas suas palavras e ações que atestariam sua messianidade, ele não dependeria das palavras do diabo, Cristo tinha uma agenda a ser seguida que incluia humilhação e exaltação. Satanás sugeriu a Cristo a exaltação sem passar pelo sofrimento. O diabo quer te oferecer um evangelho sem compromisso, uma graça sem arrependimento, uma salvação sem ter o senhorio de Cristo, Cuidado com as propostas do diabo para que você pule as etapas.

Aplicação Evangelística: Cristo tem toda autoridade para ter compaixão das pessoas, deseja salvar pessoas, para que estas sejam salvas devem render a vida a Jesus, recebê-lo como seu Único e Suficiente Senhor e Salvador. Jesus também tem toda autoridade como justo juiz e está irado contra o pecado, todos aqueles que não o receberam como seu Único Senhor e Salvador serão eternamente condenados. Em qual grupo você está nos que serão salvos ou nos que serão condenados? Em qual grupo você quer ficar?

AUTOR: Pr. Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário