Total de visualizações de página

sábado, 2 de maio de 2020

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 1.9-11


TEXTO: MARCOS 1.7-11
9 E aconteceu naqueles dias que veio Jesus de Nazaré da Galiléia, e foi batizado por João no Jordão. 10 E logo, quando saía da água, viu os céus se abrirem, e o Espírito, qual pomba, a descer sobre ele; 11 e ouviu-se dos céus esta voz: Tu és meu Filho amado; em ti me comprazo”.

INTRODUÇÃO
Palavra religião vem do latim “religare” que significa religar, ou seja, religião é uma tentativa do homem religar-se a Deus. Jesus é a única e verdadeira religião, pois somente Ele pode religar o homem a Deus. Esta passagem lida está falando do testemunho público do batismo de Jesus, quando foi batizado por João, Jesus foi revelado pelo Pai como o Filho de Deus, uma prova disso foi o Espírito Santo descer sobre Ele. A Trindade está presente aqui neste lugar: O Filho é Batizado, o Espírito Santo desce e o Pai fala do céu, porém, aqui está se apresentando Jesus como o único meio de nós aproximamos de Deus, sobre este tão solene assunto iremos extrair alguns ensinamentos, tendo como base o tema exposto a seguir.

TEMA: JESUS, O ÚNICO MEIO DE NOS ACHEGARMOS A DEUS

1.       JESUS IDENTIFICOU-SE COM A NOSSA HUMANIDADE. V.9
“E aconteceu naqueles dias que veio Jesus de Nazaré da Galiléia, e foi batizado por João no Jordão”.

Jesus se identificou com a nossa humanidade, uma das maneiras de demonstrar isso foi através do seu batismo, onde demonstrava a purificação que faria no seu povo através da sua obra, lavando-nos completamente, sobre esta identidade de Jesus conosco no batismo aprenderemos que:

a)       Jesus se identificou com a nossa humanidade quando se batizou cumprindo toda a justiça de Deus. Mt 3.14-15
14 Ele, porém, o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? 15 Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu.

Jesus sabia que fazia parte da justiça divina que Ele fosse batizado, pois assim se identificaria com a nossa humanidade. O batismo de João era uma alusão as purificações do Velho Testamento quando Deus apontava para a nova aliança em que Ele purificaria o seu povo aspergindo agua sobre eles, conforme atesta Ezequiel: Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei” (Ez 36.25). Você aprende que cumprir “toda justiça” é trazer a purificação do povo de Deus, o batismo de Jesus aponta para esta purificação, este derramar da justiça de Deus que é imputada ao seu povo. Para experimentar esta purificação, este derramar da justiça de Cristo é preciso que a pessoa esteja Nele, pois Deus faz uma troca depositando nosso pecado sobre Jesus, que se identificou com a nossa humanidade e depositou sobre nós sua perfeita justiça e por isso que somos aceitos por Deus, sobre  essa verdade Paulo falou: “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus” (II Co 5.21). Adão foi o nosso representante federal com relação ao pecado e Jesus é o nosso representante Federal para nos justificar e o seu batismo faz parte desta justiça que Ele coloca sobre nós para que Deus nos receba com base nos méritos de Cristo.


b)       Jesus se identificou com a nossa humanidade quando se batizou, pois o batismo de João era de arrependimento e por meio de Jesus recebemos remissão de pecados.  Mc 1.4
4 Apareceu João Batista no deserto, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados”.

O batismo de João era de arrependimento e remissão de pecados, isto significa que aquele batismo apontava para algo que aconteceria no interior de cada pessoa, pois é Deus quem concede o arrependimento ao pecador para que este se arrependa e receba o perdão de pecados, conforme está escrito em Atos: Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados” (At 5.31), ou seja, para que o homem receba o perdão dos seus pecados precisa se arrepender, como o homem não pode se arrepender por suas próprias forças, Deus lhe concede arrependimento no coração, este arrependimento veio para nós por meio de Jesus Cristo. Quando Jesus estava sendo batizado, na verdade, estava dizendo que o batismo de João simbolizava arrependimento e remissão de pecados e que Ele faria isto por nós, abrindo-nos a porta do arrependimento e por conseguinte da remissão de pecados. O batismo de Jesus estava indicando para nós que ninguém terá arrependimento e remissão de pecados fora de Cristo. Assim sendo, você precisa entregar-se a Cristo para que seus pecados sejam perdoados e sua vida coberta por Jesus. Entregue-se a Ele hoje e busque viver para a glória do seu nome, com certeza serás recebido por Ele e sua vida nunca mais será a mesma, além de tudo, receberás um lugar eterno no céu.

c)       Jesus se identificou com a nossa humanidade quando se batizou, pois o batismo precisava ser acompanhado de uma vida de frutos dignos de arrependimento, somente conseguiremos fazer isto em Cristo. Mt 3.8
8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento”.

O batismo de João vinha acompanhado de um convite para uma mudança de atitude, pois produzir “frutos dignos de arrependimento” significa uma vida de boas obras, vida de santidade. Porém, nós não conseguiremos ter uma vida de boas obras fora de Cristo, as Escrituras afirmam que: Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Ef 2.10), ou seja, para ter uma vida cheia de frutos de arrependimento precisamos de Cristo, por isso quando Ele se batizou estava fazendo de modo vicário, estava se colocando no nosso lugar, Ele produziu frutos de dignos de arrependimento para que fossemos aceitos por Deus. O seu batismo o identificando com nossa humanidade já demonstrava que Ele seria o nosso substituto, pois é Ele que realiza as obras que precisamos para sermos aceitos por Deus, sobre isso o profeta Isaías diz: “Senhor, concede-nos a paz, porque todas as nossas obras tu as fazes por nós” (Is 26.12), portanto, as obras de justiça ou frutos dignos de arrependimento somente podem ser praticados se estivermos em Cristo, sobre isso Louis Berkhof diz que “as obras que agradam a Deus são aquelas que são realizadas em união com Cristo”, sendo assim, o batismo de Jesus está identificando a santidade do crente com a obra de Cristo sobre isso o autor aos Hebreus falou: “Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados” (Hb 10.14), assim sendo, o batismo de Jesus o identifica com a nossa humanidade e através da sua humanidade perfeita nos aperfeiçoa através da sua obra.

Resumindo: Vimos até aqui que Jesus identificou-se com a nossa humanidade. Quando se batizou. Aplicação: Ele cumpriu a justiça de Deus; nos convida a arrepender-se e receber remissão de pecados e; viver uma vida de boas obras, produzindo frutos dignos de arrependimento. Você já fez isso? Já se arrependeu dos seus pecados para tê-los perdoados? Já vive uma vida de boas obras? Se ainda não fez, faça agora, entregando a sua vida a Cristo, recebendo-o como o seu Único e Suficiente Senhor e Salvador! Quer fazer isso agora?

2.       JESUS NOS TROUXE LIVRE ACESSO AO CÉU. V.10
“E logo, quando saía da água, viu os céus se abrirem, e o Espírito, qual pomba, a descer sobre Ele”.

Quando Jesus se batizou estava também nos mostrando que a partir da obra Dele nós teríamos livre acesso a Deus, sobre isto nós aprendemos que:

a)       Jesus nos deu acesso ao céu ao abri-lo para nós. V.10a
“E logo, quando saía da água, viu os céus se abrirem [...]”

Aconteceu na hora do batismo de Jesus que os céus se abriram, ou seja, Ele abre os céus para nós. Ele pode fazer isso porque adentrou os céus ressurreto dentre os mortos, nos representando como um sumo sacerdote, sobre isso o autor aos hebreus disse que: 14 Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. 15 Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. 16 Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna” (Hb 4.14-16). Esta passagem vai dizer que Jesus penetrou os céus, ou seja, os céus estão abertos para nós e temos um representante perfeito do lado de dentro dos céus, um Sumo sacerdote (v.14), Ele não pecou apesar de ser tentado em tudo como nós (v.15), estando os céus abertos nós podemos buscar socorro quando precisarmos (v.16).

Recebemos acesso livre ao céu por meio de Jesus, Ele nos formou um caminho que nos conduz á presença de Deus, as Escrituras afirma:  19 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, 20 pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, 21 e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus” (Hb 10.19-21), ou seja, temos um caminho aberto por onde podemos caminhar aos céus e entrar no mais profundo da comunhão com Deus que é o Santo dos Santos. Recebemos esta vitória por meio de Jesus que nos abriu os céus, dando-nos acesso livre a ele. Você e eu não precisamos de intermediários para chegar a Deus, pois já temos os céus abertos por Cristo e podemos adentrar os céus quando oramos, louvamos, trabalhamos na obra, aquilo que fazemos adentra os céus e de lá vem o resultado para nossa labuta. Jesus no seu batismo viu os céus se abrir, lembre-se que os céus estão abertos para nós em Jesus!

b)       Jesus nos deu livre acesso através do Espírito Santo. V.11b
“E logo, quando saía da água, viu [...] o Espírito, qual pomba, a descer sobre Ele”.

Quando Jesus foi batizado, além dos céus se abrir, o Espírito Santo desceu. O que significa isto? A verdade é que Ele abriu os céus para nós, este livre acesso que temos a Deus vem por meio do Espírito Santo faz esta ligação entre nós e Cristo, Paulo afirma isto ao dizer: Porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito” (Ef 2.18), portanto, o Espírito Santo enviado por Jesus faria este trabalho de dar este acesso a Cristo, convencendo do pecado (Jo 16.8), guiando a Verdade das Escrituras (Jo 16.13), fazendo-nos lembrar das palavras de Jesus (Jo 14.26), e habilitando as nossas orações para chegar ao Senhor, sobre esta verdade Paulo explanou: 26 Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. 27 E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos” (Rm 8.26,27). Quando os céus se abriram e o Espírito Santo desceu sobre Jesus já estava dando uma indicação de que teríamos acesso livre ao Senhor com uma ação do Espírito Santo. Quando buscamos a Deus, tendo Cristo como nosso Senhor e Salvador pessoal, o Espírito Santo nos garante o acesso livre e gracioso!!!

Resumindo: Examinamos neste intervalo de tempo que Jesus nos deu acesso ao céu. Aplicação: Ele abriu o céu para nós nos representando lá como nosso Perfeito Sumo Sacerdote e nos dando o Espírito Santo. Os céus estão abertos para que possamos clamar por socorro, aproveite a oportunidade enquanto a porta está aberta, pois um dia ela vai fechar. Se você ainda não tem o Espírito Santo habitando no seu coração precisas ter um encontro com verdadeiro com Jesus, convide-o para habitar no seu coração.

3.       JESUS É O MODO DE SATISFAZERMOS A DEUS DE MANEIRA PERFEITA. V.11
“E ouviu-se dos céus esta voz: Tu és meu Filho amado; em ti me comprazo”.

A voz do Pai trouxe uma verdade inaudita e auspiciosa: Somente Jesus pode nos levar a agradar a Deus da maneira que Ele quer. Ninguém poderá chegar-se ao Pai senão pelo Filho, pois o Filho é o Caminho, a Verdade e a vida (Jo 14.6), somente as orações que forem feitas em nome do Filho, o Pai atende (Jo 14.13), nosso louvor e adoração somente agrada a Deus por meio de Jesus, o Filho de Deus (Hb 13.15). Ele é o Filho amado em que está todo prazer do Pai. Sobre isto aprendemos algumas lições:

a)       A frase “e ouviu-se dos céus uma voz” indica que Deus fala conosco através de Jesus. V.11a
“E ouviu-se dos céus [...]”

O Pai falou ao Filho (v.11a), Ele já havia falado de muitas maneiras por meio dos seus profetas, mas agora somente nos fala por intermédio do seu Filho Jesus, conforme nos atesta o autor aos hebreus: 1 Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2 nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo” (Hb 1.1-2), A voz do Pai não é a voz do povo, é a voz do Filho. Quando Ele vai falar conosco, faz somente por meio do seu Filho e somente entenderão a sua voz aqueles que estiverem unidos a seu Filho Jesus, a maneira de nós conhecemos o Filho é através das Escrituras, e as Escrituras nos convidam a ir até o Filho para termos vida, o próprio Senhor Jesus nos diz esta verdade ao afirmar: 38 Também não tendes a sua palavra permanente em vós, porque não credes naquele a quem ele enviou. 39 Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. 40  Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida” (Jo 5.38-40). Venha até o Filho de Deus, Jesus, para ouvir a voz do Pai, para receber vida eterna. Venha logo, a porta ainda está aberta, um dia fechar-se-á todas as oportunidades. Jesus salva, liberta e transforma pecadores! Através Dele ouvimos a voz de Deus!!!

b)       A frase “Tu és meu filho amado” indica que Deus nos ama e nós adota como filhos através de Jesus. V.11b
“[...] Tu és meu Filho amado [...]”

A partir desta frase “Tu és meu Filho amado”, Deus está nos declarando que Jesus é o Único Filho gerado de Deus, nós nos tornamos filhos de Deus a partir do dia que decidimos receber Jesus em nossa vida e crer no seu Nome, como João afirma: 10 O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. 11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; 13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (Jo 1.10-13), nós não somos filhos de Deus como Jesus, pois Ele é gerado do Pai (Hb 1.5),nós somos filhos de Deus por adoção através de Jesus, como nos ensina as Sagradas Letras ao afirmar: 4 Assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor 5 nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade” (Ef 1.4-5). Quando você ouvir alguém falar que todo mundo é filho de Deus, saiba que estás diante de uma pessoa que não conhece nada das Escrituras, pois essa nos ensina que Somente Jesus é o Filho gerado de Deus e nós somos filhos dele adotados em amor por meio de Jesus o Filho amado de Deus.

Outra dúvida que surge é que se Jesus é Filho de Deus, então Ele é menor que Deus? Não. Quando as Escrituras afirmam que Jesus é Filho de Deus está dizendo que Ele é igual a Deus ou seja, Ele é Deus, vejamos o que diz a Santa Palavra de Deus: 18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus (Jo 5.18), ou seja, Jesus ser Filho de Deus não está ensinando que Ele é menor  do que Deus, mas que Ele tem igualdade com Deus ou que, simplesmente, Ele é Deus. Através Dele Deus dispensou seu amor ao mundo, enviando o seu Filho como salvador do mundo (Jo 4.14), Somente através do Filho você pode chegar ao Pai e você deve honrar o Filho do mesmo modo que honra o Pai, sobre esta verdade as Escrituras nos ensinam: 23 a fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou” (Jo 5.23). Receba o Filho, entregue-se a Ele, pois Ele é o próprio Deus e a vida eterna (I Jo 5.20). Aleluia!!!

c)       A frase “em ti me comprazo” indica que Deus tem todo seu prazer em Jesus e somente podemos agradar a Deus através de seu Filho Jesus. V.11c
“[...] em ti me comprazo”.

O verbo comprazo (Gr. eudokēsa Sig. Ter prazer, se agradar, plena satisfação), ou seja, o Filho é a única maneira de agradar ao Pai, o único modo de buscar a Deus de modo agradável é através do Filho. Jesus é a único meio de que nosso culto seja aceito por Deus. Quando no monte da transfiguração Pedro queria fazer três tendas uma para Jesus, outra para Elias e mais uma para Moisés, a voz do Pai foi “Este é o meu Filho amado, a Ele ouvi” (Mc 9.7), não podemos trocar o contato com Deus através do Filho por uma busca através de intermediários que morreram e continuam mortos, a alma dos santos está salva, porém seu corpo continua na tumba destruído pela terra. Jesus está no céu com o seu corpo ressurreto, assim sendo, Ele é o nosso perfeito intercessor (Rm 8.34; Hb 7.25). Ele é o único meio agradável de se aproximar e ser aceito por Deus (I Tm 2.5). Jesus satisfez a justiça de Deus com seu sacrifício na cruz e ofereceu um sacrifício aceitável ao Pai por nós (Hb 1.3). Não podemos agradar a Deus se estamos o buscando por outros meios, seremos recebidos por Ele se nossa vida estiver em seu Filho Jesus Cristo em quem está todo seu prazer! Entregue-se ao Filho de Deus, Jesus, e serás aceito por Deus, receberás Dele a vida eterna.

Resumindo: Exaurimos nesta parte da mensagem que Jesus é o modo de agradarmos a Deus de maneira perfeita. Aplicação: O Pai somente fala conosco através do Filho pelas Escrituras, Ele é o Único Filho gerado de Deus, através Dele nos tornamos Filhos de Deus por adoção e; somente através Dele podemos agradar a Deus. Se você está recebendo doutrinação através de revelações extra - bíblicas estás caindo no engano religioso do falso ensino, então procure uma igreja que creia e viva a suficiência das Escrituras. Você já é um filho de Deus? Já teve um encontro com Jesus e tem certeza da salvação? Se você não tem certeza para onde vai quando partir daqui, ainda não tem Cristo e não é um filho de Deus, mas você pode entregar-se a Cristo e sair daqui como um filho de Deus e tendo certeza da vida eterna (salvação). Já estás agradando a Deus? Se ainda não se entregou a Cristo não está vivendo de Deus ainda, mas hoje você pode sair daqui hoje vivendo para agradar a Deus e tendo um lugar garantido no céu. Você quer?

AUTOR: Pr. Veronilton paz da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário