Total de visualizações de página

sábado, 9 de maio de 2020

ESTUDO SOBRE A PERSEVERANÇA DOS SANTOS


Rev. Veronilton Paz da Silva

TEXTO: JOÃO 10.27-29
27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. 28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais se perderão, e ninguém as arrebatará da minha mão. 29 Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar”.

RESUMO DO ASSUNTO

O crente pode ter segurança de salvação? Ele  permanece salvo ou pode vir a se perder? Estas questões serão tratadas a partir das próximas linhas. Deus quer que os seus filhos, os salvos, tenham certeza de salvação, por isso que João escreveu dizendo: “Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus” (I Jo 5.13). O crente tem a vida eterna de maneira certa, segura e garantida. Certeza de salvação somente para hoje não é certeza. Se eu digo que sou salvo hoje para me perder amanhã, eu não tenho certeza. Por isto que a doutrina bíblica da perseverança dos salvos é tão importante, ela nos leva a ter conforto e segurança, pois esta doutrina nos dá a certeza da salvação eterna.    

Paulo Escreveu em Filipenses 1.6:  ”Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus”. Ele estava dizendo que os salvos não viriam a se perder, por que para Paulo, bem como para Jesus, os apóstolos, e a Bíblia, Deus salva para sempre. As razões bíblicas da perseverança dos salvos são: (1) O propósito e poder do Pai. O propósito de Deus é a salvação eterna de um povo: “Nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade” (Ef 1.11). O diabo quer levar todos à perdição, mas no povo de Deus ele não pode tocar: Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca” (I Jo 5.18), nenhum dos planos do Senhor podem ser frustrados: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado” (Jo 42.2), o poder de Deus é maior do que tudo: Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar” (Jo 10.29); (2) A morte, ressurreição e intercessão e poder do Filho: “33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós” (Rm 8.33,34); “Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hb 7.25); “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão” (Jo 10.28); (3) O selo, penhor, santificação e intercessão do Espírito Santo (Ef 1.13-14; II Ts 2.13; I Pe 1.2). O selo é uma marca de uma propriedade particular (II Ts 2.13), O penhor é uma garantia que uma divida foi paga (Ef 1.14). A santificação do Espírito é que garante que a igreja se santificará (I pe 1.2; II Ts 2.13): “Em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória” (Ef 1.13-14). “Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade” (II Ts 2.13). “Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas” (I Pe 1.2)

Há alguns que se objetam com relação à doutrina da perseverança dos salvos, alegam que esta doutrina da salvação para frente é um incentivo para pecado, mas a Bíblia já responde a isto quando diz que os salvos permanecem na fé e nas boas obras (Jo 10.27-29; Ef 2.8-10). “27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. 28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais se perderão, e ninguém as arrebatará da minha mão. 29 Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar” (Jo 10.27-29). 8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie. 10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Ef 2.8-10). Outra objeção é que se alguns apostatam eles haveriam perdido a salvação, mas com relação aos que saem do caminho João afirma que “Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos” (I Jo 2.19) Apostasia não é para quem é cristão, mas quem se declara cristão. A verdade que o salvo nunca se perde. Por isso nós dizemos que: SALVO UMA VEZ, SALVO PARA SEMPRE!   E A EVIDENCIA DE QUE ALGUEM É SALVO É UMA VIDA DE SANTIDADE, LONGE DO PECADO!!!

TEMA: O SANTO PERSEVERA PORQUE DEUS O PRESERVA SALVO

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A perseverança dos santos é a doutrina que ensina sobre a certeza de salvação eterna.

Esta doutrina traz segurança aos santos não apenas hoje, mas amanhã e sempre.

Esta doutrina não é uma liberdade para o pecado, pois é a perseverança dos santos e não dos ímpios.

Vamos estudar sobre a perseverança dos santos a partir destas linhas

1.       ESTUDANDO SOBRE PERSEVERANÇA.

Os salvos hão de perseverar neste estado até o fim.

a)       A obra da salvação é realizada por Deus Fp. 1.6
”Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus”.

Deus começou a obra. V.6a

Deus concluirá a obra. V.6b

Deus consumará esta obra na volta de Jesus. V.6c

b)       A perseverança dos santos é segura. Jo 10.27-29
27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. 28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais se perderão, e ninguém as arrebatará da minha mão. 29 Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar”.

As suas ovelhas ouvem a sua voz e o seguem . V.27
27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem”.

As suas ovelhas recebem Dele a vida eterna e jamais irão se perder. Jo 10.28
28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais se perderão, e ninguém as arrebatará da minha mão”.

As suas ovelhas estão seguras nas suas mãos. J0 10.29
29 Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar”.

c)       A perseverança dos santos e a vida cristã.

Os salvos permanecem em santidade. Ap 22.11; Hb 10.14

“Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se” (Ap 22.11)

“Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados” (Hb 10.14)

Os salvos permanecem em Jesus. I Jo 4.13
“Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele, em nós: em que nos deu do seu Espírito”.

Os salvos permanecem até o fim. Mt 24.13; Mc 13.13; Jd V.24-25; Ef 5.25-27

“Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo” (Mt 24.13)

“Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo” (Mc 13.13).

24 Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória, 25 ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém!” (Jd v.24-25)

25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, 26 para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, 27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito” (Ef 5.25-27).

A perseverança dos santos e o livro da vida.

a)       O nome dos salvos (vencedores) não serão apagados do livro da vida. Ap 3.5
“O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos”

b)       O nome dos perdidos, os seus nomes não foram escritos. Ap 13.8; 17.8

“E adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” (Ap 13.8)

“A besta que viste, era e não é, está para emergir do abismo e caminha para a destruição. E aqueles que habitam sobre a terra, cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida desde a fundação do mundo, se admirarão, vendo a besta que era e não é, mas aparecerá” (Ap 17.8)

c) O livro da vida foi escrito desde a fundação do mundo. Ap 17.8
“[...] cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida desde a fundação do mundo [...]”

2.       A TRINDADE E A PERSEVERANÇA DOS SANTOS.

Deus Pai participa desta obra.

a)       A perseverança depende do seu propósito e poder. Ef 1.11; Jo 10.29

“Nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade” (Ef 1.11)

Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar” (Jo 10.29).

b)       A perseverança depende do seu querer e realizar. Fp 2.12-13
12 Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; 13 porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade” (Fp 2.12-13)

c) A perseverança depende Dele agindo no salvo. Jd V.24-25; II Tm 1.12; Fp 1.6

24 Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória, 25 ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém!” (Jd v.24-25)

“E, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia” (II Tm 1.12)

”Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” (Fp 1.6).

Deus Filho participa da obra.

a)       A sua obra: Morte: ressurreição e intercessão, garante a perseverança. Rm 8.34; I Pe 1.2

“Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós” (Rm 8.34)

“Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas” (I Pe 1.2)

b)       A sua obra é eficaz porque Ele está vivo, assim a perseverança está garantida. Hb 7.25
Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hb 7.25).

c) A sua obra preserva o salvo, por isso a perseverança é eficaz. Jd. VV.1-2
1Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo, 2 a misericórdia, a paz e o amor vos sejam multiplicados”.

 Deus Espírito Santo participa desta obra.

a)       Santificando o salvo. I Pe 1.2; II Ts 2.13

Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas” (I Pe1.2)

“Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade” (II Ts 2.13).

b)       Testificando com o coração do salvo que Ele pertence a Deus. Rm 8.16
“O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm 8.16)

c)       Guiando o salvo à verdade. Jo 16.13
“Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir”.

d) Garantindo que somos Dele. I Jo 4.13
Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele, em nós: em que nos deu do seu Espírito”.

3.       A PERSEVERANÇA DOS SALVOS E APOSTASIA.

Hebreus 6.4-6 Trata de perda de salvação?

a)       Não, porque se este trecho tratasse disso qualquer pessoa que caísse não teria mais chance de se arrepender. V.6
“6 e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia”.

b)       Não, porque o contexto aqui eram judeus que abraçaram o cristianismo e queriam voltar atrás, não diz que eram salvos, o texto é hipotético. V.6
“6 e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia”.

c)       Não, porque os termos iluminados, provados e participantes indica que tiveram contato com milagres escutaram a Palavra, mas isso não indica conversão. VV.4-5
4 É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, 5 e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro”.

d)       Não, porque o autor mais à frente faz um contraste entre os citados nesta passagem com os verdadeiros convertidos. VV.9-12
9 Quanto a vós outros, todavia, ó amados, estamos persuadidos das coisas que são melhores e pertencentes à salvação, ainda que falamos desta maneira. 10 Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos. 11 Desejamos, porém, continue cada um de vós mostrando, até ao fim, a mesma diligência para a plena certeza da esperança; 12 para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas”.

e) Não, porque o autor indica que estes viviam em pecado, e quem vive em pecado não conhece a Deus. Hb 10.26; I Jo 3.4
“Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados” (Hb 10.26)

“Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus” (I Jo 3.9)

 Os apostatas nunca foram verdadeiros crentes. I Jo 2.19
Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos.

a)       Eles passam um tempo dentro da igreja. V.19

b) Eles depois saem de entre os verdadeiros crentes. V.19

c) Eles saíram , não porque perderam a salvação, mas porque não eram verdadeiros crentes. V.19

APLICAÇÃO

O salvo persevera até o fim, não por suas forças, mas por causa do poder de Deus que o faz perseverar.

As Escrituras afirma que o homem é salvo ou nunca foi salvo, não há meio termo.

Você já é salvo? Persevera em seguir Jesus? Se não volte-se para Ele agora e siga-o.

REFERÊNCIAS

A Bíblia de Estudo de Genebra. Textos e Notas de Rodapé. 2 ed. Ampl. São Paulo: Cultura Cristã, 2010.

MARTINS, José. O Homem e a Salvação. 1 ed. 1979. Patrocínio – MG: CEIBEL, 1979.

PIPER, John. Cinco Pontos: Em direção a uma experiência mais profunda da graça de Deus. 1 ed. São José dos Campos: Fiel, 2014.

NASCIMENTO, Adão Carlos. Razão da Nossa Fé. 1 ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2010.

SILVA, Veronilton Paz. Curso Básico de Teologia Reformada. Sumé  PB, 2017.

SPROUL, Robert Charles. Verdades Essenciais da Fé Cristã – 2º Caderno. 3 ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário