Total de visualizações de página

sábado, 16 de maio de 2020

REFLEXÃO BÍBLICA: A UNIDADE DA IGREJA



TEXTO: SALMOS 133
1 Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! 2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. 3 É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o Senhor a sua bênção e a vida para sempre”.

Introdutoriamente, gostaria de relatar que um dia desses assistindo a TV Senado ouvi o líder da oposição que dizia: "Em todo lugar do mundo é preciso haver situação e oposição”. Fiquei pensando, pois alguns crentes pensam que na igreja precisa haver os da oposição e da situação, mas pela Escritura podemos ver que a igreja precisa ser una. Neste Salmo 133 o título dado por J. Ferreira de Almeida é "a excelência do amor fraternal"; o título dado pelo autor sacro está definido como "cântico de romagem, salmo de Davi". A época que foi escrito atravessava um período de muita desunião. arenga, balaio de gato. Os filhos de Davi estavam em pé de guerra com Absalão contra Amnon e seu próprio pai, e Adonias querendo usurpar Salomão do trono. Esta não era a vontade de Deus, pois Ele quer ver seu povo unido. A união do povo de Deus é evidenciada por algumas verdades que pretendemos refletir na poesia deste salmo.

Primeira, uma igreja unida é agradável a Deus: 1 Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! (v.1). A frase "Viverem unidos os irmãos” refere-se a união das tribos para adoração em Sião que estavam desunidas, assim sendo não estavam agradando a Deus, no NT Jesus inclui não apenas as tribos, mas pessoas de outras nações que creem Nele e o lugar não é só em Sião mas em qualquer lugar onde estiverem os verdadeiros adoradores (João 4.20-25; 10.16). Cristo ainda falou sobre a concordância, ele não disse discordância (Mateus 18.19-20). Então, não devemos criar contendas na igreja, mas unidade, se quisermos que nosso culto seja bom e agradável a Deus. A Igreja que Deus se agrada é aquela tem unidade nos seus relacionamentos!

Jesus orou na sua oração sacerdotal para que nós fossemos “um” (Jo 17.11), ou seja, que tivéssemos unidade, pois a unidade da igreja além de agradar a Deus, também alcança os perdidos, como a Igreja primitiva que buscavam viver em união e o Senhor acrescentava os salvos à igreja (At 2.44-47). Se você deseja ver a igreja sendo uma benção nas mãos de Deus para alcançar o mundo, precisa deixar de desunião, buscar viver o amor cristão na prática, ser um canal de benção para o meu irmão, tendo um objetivo único de agradar e bendizer o Senhor, bem como de levar salvação aos perdidos.

Segunda, uma igreja unida é cheia do Espírito Santo: 2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. 3 É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião [...]” (v.2,3a). A expressão "Óleo precioso", refere-se a unção sacerdotal de Arão como sacerdote, onde o óleo era derramado com abundância e escorria pelos cabelos, barba e até vestidos, neste período o Espírito habitava de forma especial em profetas, sacerdotes e reis, e na nova aliança Jesus derramou em pentecostes o Espírito sobre todos os crentes (At 2.1-16), e levou eles a pregarem para várias nações nas línguas deles. 

A Igreja Unida Possui o Espirito Santo com Abundância, pois, “o orvalho do Hermon sobre os montes de Sião", retratam um alto monte na região fronteiriça, ao norte de Israel, este monte pela sua altitude tem a capacidade de congelar orvalho e águas de chuvas, quando chegava o verão elas iam derretendo aos poucos e caiam em um "eterno gotejar". Este gotejar fazia que o fruto fosse regular naquela localidade. O Espirito faz que demos frutos. A Igreja é Constantemente gotejada pelo Espírito Santo quando ela vive a unidade cristã, não apenas de palavra ou língua, mas de fato e de verdade.

Terceira, uma igreja unida é viva e abençoada: “[...] ali ordena o Senhor a vida e a benção para sempre" (v.3b). Onde há união, o Senhor derrama vida e bençãos sem medida para sempre. Muitas vezes queremos a benção, mas vivemos feito cão e gato. queremos vida no culto, mas nossos relacionamentos estão quebrados. Temos buscado resgatar a unidade. as pessoas perdoam nossa falta de eloquência, mas não aceitam nossa falta de união, amor e perdão. Você pode ser desafinado, não ser tão eloquente na pregação, mas se busca unidade é vivo e abençoado.

Queremos avivamento, devemos buscá-lo, porém sem unidade não tem avivamento. O Espírito Santo não é derramado onde há desunião, onde há intrigas, fofocas. Necessitamos que o Espírito Santo venha sobre nós como chuvas torrenciais e Ele quer fazer isso, então o que está impedindo as torrentes de descer? Uma resposta simples é que o pecado está impedindo o avivamento, dentre tantos outros, a falta de unidade. Se a igreja entrar em unidade, os céus irão se abrir um poderoso reavivamento irá varrer sua vida de canto a canto. Clame a Deus por unidade!!! Conserte sua vida com Deus e também com seus irmãos.

Concluindo, esta mensagem de modo bem simples trouxe a verdade que a igreja precisa ser unida, porque a igreja que vive em unidade agradar a Deus, é cheia do Espírito Santo e viva e abençoada. O que temos feito pela unidade da igreja? Temos a buscado? Lembre que somente a Igreja unida pode esperar um avivamento. Sejamos unidos para que os céus se abram e o Espírito Santo desça com grande poder sobre nós!

Autor: Pr. Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário