Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de junho de 2020

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 1.35-39

TEXTO: MARCOS 1.35-39
35 Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava. 36 Procuravam-no diligentemente Simão e os que com ele estavam. 37 Tendo-o encontrado, lhe disseram: Todos te buscam. 38 Jesus, porém, lhes disse: Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, a fim de que eu pregue também ali, pois para isso é que eu vim. 39 Então, foi por toda a Galileia, pregando nas sinagogas deles e expelindo os demônios”.

INTRODUÇÃO:
A revista Ultimato traz uma definição da liderança de Jesus, dizendo que: “Jesus foi e é o maior líder de todos os tempos. Nunca houve alguém com vocação tão suprema, ministério tão eficaz, liderança tão exemplar e legado mais duradouro. Como líder, ele tinha uma clara consciência de sua pessoa, da sua missão e do seu dever de formar discípulos que continuassem sua obra. Em seu estado de humilhação Jesus aprendeu a depender do Pai em tudo e todas as suas escolhas ministeriais, desde o chamado aos discípulos até seu triunfo na cruz, foram feitas em oração e submissão” (.Jesus, Modelo de Liderança. Extraído de: <http://ultimato.com.br/sites/estudos-biblicos/assunto/vida-crista/jesus-modelo-de-lideranca/>). Marcos ao narrar a vida e obra de Jesus fala das suas ações em favor das pessoas e do reino de Deus (vv.32-34). Foi escrito entre os anos 62-69 d.C. Nesta passagem vemos que Jesus era um lider dedicado, que se extenua na sua função, buscando realizar o seu trabalho de modo intenso, assim sendo iremos analisar este texto na perspectiva da função de Jesus como um lider dedicado, faremos isto tendo como base o tema exposto.

TEMA: JESUS, UM LIDER DEDICADO AO SEU SERVIÇO.

1. ELE RESERVAVA UM TEMPO PARA UMA BUSCA PESSOAL AO PAI. V.35

Jesus era um lider dedicado ao seu projeto, por isso entendia que tudo que formos fazer devemos colocar Deus em primeiro lugar, pois se colocarmos Deus em primeiro lugar na nossa vida, Ele toma conta do resto. Sobre esta busca que o líder Jesus empreendeu podemos aprender algumas liçoes que são:

a) Precisamos iniciar nosso dia buscando a presença de Deus. V.35a
De madrugada, ainda bem escuro, levantou-se, saiu e foi a um lugar deserto, e ali orava”

Jesus saiu ainda de madrugada para buscar a Deus. isto demosntra prioridade, a passagem diz que “de madrugada, ainda bem escuro, levantou-se” (v.35a), ou seja, abriu mão do seu sono para buscar á presença de Deus. Quando nós abrimos mão de algo que nos traz conforto para buscar a presença de Deus, estamos dizendo que Ele é mais importante para nós do que aquilo que nos causa conforto. Quando Simonton veio para o Brasil implantar o presbiterianismo, era mais favorável ele continuar lá nos Estados Unidos da América, pois tinha tudo para ser um prospero advogado, pastor, porém, ele escolheu o desconforto de vir para uma terra cheia de doenças para divulgar o evangelho, hoje somos mais de 1.500.000 presbiterianos no Brasil porque alguem escolheu abrir mão do seu conforto para vir evangelizar aqui. Saia do seu conforto para servir ao Senhor! Abra mão do seu conforto em troca da intimidade com Deus.

b) Precisamos de um momento a sós com o Senhor. V.35b
“De madrugada, ainda bem escuro, levantou-se, saiu e foi a um lugar deserto, e ali orava”

Jesus retirava um tempo para ficar a sós com Deus, como podemos examinar no trecho “saiu e foi a um lugar deserto”, Ele saiu não para um lugar onde tinha pessoas, mas para um lugar onde não tinha ninguém, queria ficar sozinho com Deus, queria afastar-se das atividades para um momento de busca pessoa a Deus. Um exemplo que podemos usar sobre deixar de lado as atividades para se deleitar em Deus é o caso de Maria, irmã de Marta, enquanto sua irmã se entupia de afazeres, ela se deleitava aos pé de Cristo (Lc 10.38-42). Saia um pouco das redes sociais, experimente sair um pouco da agitação, desliguem a televisão, abra sua Bíblia e tenha um momento com Deus. Rev. Hernandes Dias Lopes disse que “Jesus buscava mais intimidade com o Pai do que popularidade. Ele era homem do povo, mas não governado pela vontade do povo. Sempre que os homens o buscaram apenas como um operador de milagres, viu nisso uma tentação, mais do que uma oportunidade e refugiava-se em oração”, Jesus queria sempre buscar um momento longe de todos e próximo de Deus. Busque ter momentos sozinho com Deus.

c) Precisamos buscar ao Senhor em oração. V36c
“De madrugada, ainda bem escuro, levantou-se, saiu e foi a um lugar deserto, e ali orava

Jesus orava pois Ele não era apenas Deus, era também humano, sobre isto William Hendriksen afirma que “depois de um dia longo e cansativo, Jesus, que era e é não somente divino, mas também humano, sentiu uma grande necessidade de orar” (HENDRIKSEN, 1999, P.92). Se Jesus orou não podemos deixar de orar, os nossos projetos precisam ser trazidos á pratica através de uma vida de oração. Jesus dava especial importância à oração, pois vemos ele orando quando foi batizado (Lc 3.21); antes de escolher os doze discípulos (Lc 6.12); após ter alimentado os cinco mil (Mc 6.41, 46; cf. Mt 14.19, 23); no monte da transfiguração (Lc 9.28); antes de fazer este convite: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados” (Mt 11.25-30; Lc 10.21); antes de ensinar a “Oração do Senhor” (Lc 11.1); antes de ressuscitar Lázaro (Jo 11.41, 42); por Pedro (Lc 22.32); quando institutia a Ceia do Senhor (Jo 17, cf. 14.16); no Getsêmani (Mc 14.32,35,36,39); pendurado na cruz (Lc 23.34;49 Mc 15.34; Mt 27.46; Lc 23.46); e após a sua ressurreição (Lc 24.30). Precisamos orar mais intensamente ao Senhor. Se desejamos ter uma vida de poder, intimidade com Deus e vigor no trabalho que fazemos devemos orar mais, John Charles Ryle diz que “um mestre tão comprometido com a oração não pode ter servos descomprometidos com ela”.

2. ELE ARREBANHAVA PESSOAS PARA O SERVIÇO DO SENHOR. VV.36-37
36 Procuravam-no diligentemente Simão e os que com ele estavam.37 Tendo-o encontrado, lhe disseram: Todos te buscam.

Jesus como lider conseguia ajuntar pessoas, até hoje, 2020 anos depois continua ajuntando pessoas em torno Dele. Que grande é o nosso Lider Jesus! Ele exercia o poder de liderança de tal modo que os homens sentiam sua falta, eles o procuravam. Jesus ensinava estes homens que se ajuntavam a Ele, e algumas liçoes serão explanadas aqui:

a) Ele ajuntava pessoas e os ensinava a ser diligentes. V.36
“36 Procuravam-no diligentemente Simão e os que com ele estavam”.

Aqueles homens aprenderam com Jesus a ser diligentes, como afirma o texto: “36 Procuravam-no diligentemente Simão e os que com ele estavam” (v.36). A palavra diligente vem do grego zēleue” e significa cuidadoso, zeloso, aqueles homens aprenderam a ser cuidadosos. Um líder cuidadoso está ensinando as pessoas que o seguem a viver também sendo cuidadoso, zelosos daquilo que realizam. Pedro o procurou diligentemente, buscou Jesus em todos os lugares que ele poderia ser achado, mas Jesus estava em uma atividade muito mais importante, mesmo assim Pedro continuou sua busca de modo cuidadoso conforme significa o texto original. Muitas vezes nós não somos cristãos cuidadosos, somos negligentes na nossa busca ao Senhor, somos relaxados na vida de oração, vivemos um testemunho apático, as pessoas não conseguem enxergar nada de brilhante e vital na nossa vida se não tivermos uma vida cristã zelosa. Precisamos que a nossa vida revele a beleza de Cristo, tendo uma vida de compromisso com Deus por meio do zelo cristão que seja como uma luz que nos ilumine. Seja um cristão diligente na sua vida de busca a Deus!

b) Ele ajuntava pessoas e os ensinava a ser constantes. V.37
“37 Tendo-o encontrado, lhe disseram: Todos te buscam”.

Não apenas diligentes, a nossa vida também precisa ser constante no serviço cristão, pois Simão e os que estavam com ele o procuravam de modo constante, pois buscaram Ele até encontrá-lo, como afirma a passagem: “37 Tendo-o encontrado, lhe disseram: Todos te buscam” (v.37), o serviço cristão não deve ser feito vez por outra, mas todos os dias. Talvez surja as perguntas na nossa mente: Como ser constante? Ou como não cair na inconstancia? Para ser constante precisa-se ter uma finalidade, um alvo a ser alcançado, Jesus. Pedro e seus companheiros estava em uma procura, mas o alvo da sua procura era Jesus, eles não pararam até que o encontraram. O cristianismo é conhecido por causa da sua motivação, que é constantemente lembrada no nosso coração pelo Espírito Santo, para que sejamos constantes no serviço cristão e na intimidade com Deus. Se você é um cristão que tropeçou, está caído, ainda não é o fim, levante-se que Deus ainda vai te usar. Ele não desistiu de você e quer te dar constancia na vida cristã. Busque ao Senhor e viva constantemente na sua presença!

3. ELE DEDICAVA UM ESPAÇO DE TEMPO À OBRA MISSIONÁRIA. V.38-39
38 Jesus, porém, lhes disse: Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, a fim de que eu pregue também ali, pois para isso é que eu vim. 39 Então, foi por toda a Galileia, pregando nas sinagogas deles e expelindo os demônios”.

O Rev. Marcos Severo de Amorim escreveu uma revista de EBD intitulada “Missões por Toda parte”, ele descreve a missão da Igreja em termos de adoração e proclamação, ou seja, uma igreja que não proclama dificilmente adora. Vejamos algumas lições que iremos extrair destes vercisulo sobre a obra missionária :

a) Missões se faz movimentando-se evnão se estagnando:
“Respondeu-lhes Jesus: Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas (v.38a)

A pandemia do COVID - 19, tem sido um grande desafio para a igreja, muitos pastores tinham certa ojeriza às redes sociais, mas estas redes sociais tem sido o pulpito da igreja, muitas pessoas estão assistindo lives das igrejas, algumas destas nunca foram em uma igreja e agora estão ouvindo a pregação e alguns até já planejam uma visita presencial tão logo encerre a quarentena. A igreja é desafiada a sair das quatro paredes. Naquela localidade Jesus poderia ficar popular, pois expulsou demônios (vv.21-28), curou enfermos (vv.29-31, 32-34), porém, Conforme Warren Wiesrbe “Jesus não se prendia as situações comodas, desejava realizar a sua missão, sair em busca de pessoas necessitadas de ouvir o evangelho, Jesus não atendeu ao clamor das multidões, continuou com suas prioridades definidas”, muitas são as pessoas que estão perdidas, esperando que alguem lhe leve uma palavra de vida. Muitos cristãos estão perdidos dentro do seu proprio mundo, presos aos elogios deste mundo, sem, no entanto, ir à busca dos perdidos. A igreja tem o seu papel definido pelo Senhor Jesus que é não estar preso aos homens, mas atender as suas necessidades e ao mesmo tempo preparar estes homens para caminhar sozinhos, indo em busca de novas pessoas para alcançar. Missões se faz movimentando e estagnando.

b) Missões se faz pregando o evangelho e auto-ajuda:
“a fim de que eu pregue também ali ” (v.38b)

Jesus fazia da pregação e ensino do evangelho o seu trabalho até extenuar, sobre isso o Rev. Hernandes Dias Lopes falou que: “Ele demonstrou sua confiança na supremacia da Palavra e na primazia da pregação. Ele veio para pregar. A pregação estava no centro do seu ministério. Deve estar também no centro da agenda dos apóstolos (At 6.4). É pela pregação que vem a fé salvadora” (Rm 10.13-17), Jesus pregava o evangelho, Ele não falava o que as pessoas queriam ouvir, muitas vezes precisamos levar uma palavra mais dura, alguns líderes afrouxam na hora de pregar sobre certos temas porque querem ser conhecidos como pastores da galera, amiguinhos de todos, pois ensinam um evangelho “água com açúcar” sem levar a pessoa a uma reflexão e um confornto para mudança de vida. Jesus foi meigo quando precisou agir assim, mas confrontou com dureza quando houve a necessidade de o fazer. Musica não sustenta pessoas na igreja, programações dinamicas não firmam pessoas na igreja, embora estas sejam interessantes e importantes, se não houver a pregação fiel do evangelho, confronto ao pecado para que as pessoas mudem de vida, elas não irão experimentar uma verdadeira conversão. A mensagem de Jesus, conforme Max Lucado, “tinha o mel da graça que alcançava aqueles que reconhecendo-se pecadores abandonavam toda autoconfiança em si mesmo e se rendiam a Cristo, mas tinha o fel do juizo para todos os que ouviram o evangelho e rejeitaram Jesus preferindo viver em seus pecados”. Esta pregação que você está ouvindo somente terá efeito salvador na sua vida se você decidir-se por seguir Jesus, se você rejeita a Palavra de Deus estará caminhando para a condenaçao.

c) Missões se faz não para sermos populares, mas porque fomos designados para isto:
“pois para isso é que vim” (v.38c)

Muitas são as pessoas que em busca da fama perderam-se no pantano escorreegadio da falsa espriritualidade, temos uma missão de pregar o evangelho, falar sobre Jesus, não existe função mais nobre do que esta, atestando esta verdade, Charles Haddon Spurgeon falava aos seus alunos: “Se os reis vos convidarem para serdes ministros de Estado, não vos rebaixeis, deixando o honrado posto de embaixadores de Deus”, fomos designados para uma missão divina, de trazer vida aos homens, fazer o céu vir ao coração do ser humano, não há cargo ou posição humana que seja mais elevado do que esta. John Sttot foi médico da rainha Elizabeth, ele abdicou deste importante posto para pastorear pessoas, ganhar almas no interior da Grâ Bretanha, foi criticado por muitos, mas estava certo que Deus estava chamando-o para este ministério. Quando fazemos missões não devemos buscar receber likes, curtidas ou compartilhamentos deste mundo, pois nossa missão é pregar a verdade, mesmo que isto nos traga oposição, sofrimentos, prejuízos. Cumpra sua missão com fidelidade, pois para isto você foi designado.

d) Missões se faz não na nossa autoridade, mas com a autoridade de Cristo. V.39
“Foi, então, por toda a Galiléia, pregando nas sinagogas deles e expulsando os demônios”.

Nós não pregamos na nossa propria autoridade, mas na que Jesus nos conferiu, pois Ele tem toda autoridade (Mt 28.18), e nos comissionou para pregar o evangelho, nesta caminhada de pregação , Ele nos autoriza a libertar pessoas no poder do seu Nome. Onde chega a pregação, chega libertação para os cativos. Quando você vai pregar, o inimigo se levanta para colocar impecilhos, mas Jesus vai à frente derrubando todas as barreiras, temos uma missão de libertar pessoas. Jesus além de pregar expulsava demonios, onde chega o verdadeiro evangelho o mal tem que bater em retirada. Dr. Augustus Nicodemus disse que “a forma de colocar o inimigo para bater em retirada é pregar o verdadeiro evangelho”, talvez você esteja se perguntando se você tem de fato autoridade, pois eu lhe digo que se você é um crente verdadeiro, a autoridade de Cristo está sobre você para pregar o evangelho e orar libertando pessoas das forças do mal. Você tem uma missão dada por Deus de proclamar libertação, de ser instrumento de Deus para que as algemas caiam por terra, vidas possam ser libertas totalmente pelo poder do Nome de Jesus! Creia Nisso e se consagre totalmente ao Senhor Jesus para ser instrumento Dele!

CONCLUSÃO
Nesta mensagem nós vimos que Jesus foi um exemplo de lider, aprendemos que: Primeira, Ele reservava um tempo para uma busca pessoal Ao Senhor: Precisamos iniciar nosso dia buscando a presença de Deus, de um momento a sós com o Senhor e buscar ao Senhor em oração. Aplicação: Você inicia seu dia buscando a Deus? Tem separado um tempo para viver a sós com o Senhor? Como está sua vida de oração? Antes de trabalhar para o Senhor, Ele quer trabalhar em seu carater para depois usá-lo poderosamente! Segunda, Ele arrebanhava pessoas para o serviço do senhor: Ele ajuntava pessoas e os ensinava a ser diligentes e constantes. Aplicação: Você como seguidor de Jesus tem sido diligente, ou seja, zeloso pela obra de Deus? Age com constância em relação à busca ao Senhor? Saiba que é um dever do cristão ser diligente e constante na sua vida cristã, isto se estende a toda sociedade, sejamos cristãos que coloquemos as questões do reino de Deus acima das nossas proprias. Terceira, Ele dedicava um espaço de tempo à obra missionária: Missões se faz movimentando-se e não estagnando, pregando o evangelho e não auto-ajuda, não para sermos populares, mas porque fomos designados para isto e não na nossa autoridade, mas com a autoridade de Cristo. Aplicação: Nós precisamos ter um envolvimento com a obra missionária, movimentando-nos para onde estão os perdidos, pregando o verdadeiro evangelho e não este evangelho líquido e fluido que tem sido espalhado por aí. Não fomos chamados para ter fama, mas para cumprir nossa missão. Recebemos esta autoridade de Cristo, assim cumpramos esta missão.

Aplicação Evangelística: Você que está ouvindo esta mensagem, gostaria de dizer que Jesus te ama, tem vida eterna para te dar. Ele está te oferecendo perdão e graça, se você receber a Jesus Cristo hoje, Ele pode te entregar salvação por meio da fé. Você quer?

AUTOR: Pr. Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário