Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de junho de 2020

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM JEREMIAS 17.5-11


TEXTO: JEREMIAS 17.5-11
5 Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor! 6 Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. 7 Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. 8 Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto. 9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? 10 Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações. 11 Como a perdiz que choca ovos que não pôs, assim é aquele que ajunta riquezas, mas não retamente; no meio de seus dias, as deixará e no seu fim será insensato”.

INTRODUÇÃO
As pessoas são diferentes, há diferença de sexo: Homem e mulher; de trabalho: Patrão e empregado; financeira: Ricos e pobres; mas há uma deferença fundamental entre os homens, os que servem ou não a Deus. Jeremias é o autor deste livro através do seu escriba Baruc (Jr 36.4), o livro tinha por objetivo lembrar aos exilados na Babilonia que o motivo que os levaram até ali foram os seus pecados, mas se eles se arrependessem, Deus os traria de volta depois de setenta anos (Jr 29.10-14). A passagem lida traz Jeremias tratando sobre a gravidade do pecado e a diferença que existe na vida dos homens com relação a Deus, iremos tratar sobre esta diferença tendo como base o tema exposto.

TEMA: A DIFERENÇA FUNDAMENTAL ENTRE OS HOMENS

1. A REAÇÃO DESTES HOMENS COM RELAÇÃO A DEUS É DIFERENTE. VV.5,7

Quando a pregação é pregada, as pessoas escutam e irão ter reações ao que ouviram, eles dirão algo com respeito ao que escutaram. Alguns rejeitarão a Palavra e não crêem no Senhor outros a receberão crendo Nele. Sobre estas reações iremos extrair alguns aprendizados.

a) Alguns rejeitam ao Senhor. V.5
“Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor!”

Esta passagem irão dizer que estas pessoas que não têm o Senhor estão debaixo de maldição, podemos examinar isso no trecho: “Assim diz o Senhor: Maldito o homem” (v.5), esta maldição é a ira de Deus lançada contra a impeidade dos homens, pois afirmam as Escrituras que “a ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça” (Rm 1.18), ou seja estas pessoas estão vivendo debaixo de maldição e sob o peso da ira de Deus. Estes homens deixam de confiar no Senhor para depositar sua confiança em frágeis seres humanos, como o texto continua dizendo: “Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço” (v.5), lembrando que esta proibição aqui de não confiar no homem, não se refere a confiança nos relacionamentos, mas de confiar no homem para a salvação, algumas pessoas colocam sua confiança em palavras humanas, aacreditam no que diz um ser humano sem buscar saber se ele está firmado na Palavra de Deus. Ao fazer esta opção de colocar sua confiança eterna nas pslavras dos homens, as pessoas estão afastando-se do Senhor e rejeitando a sua graça, seu amor e suas salvação, como afirma a continuação do versiculo: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor como afirma a continuação do versiculo: “Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor!” (v.5).

b) Alguns recebem ao Senhor.
Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor

Ao passo que alguns rejeitam, mas outros recebem as palavras Dele, se o que rejeitou recebe maldição, aqueles que aceitam e se entregam a Ele recebem as suas bençãos, pois esta pessoa é bendita (v.7), se você recebe a Cristo deixa de estar debaixo da maldição para estar debaixo da graça de Deus. Mas tudo isso acontece na sua vida porque vive uma vida de confiança no Senhor (v.7), ou seja, se você diz que tem Jesus e não possui certeza de salvação, você não está confiando no Senhor, ou seja, se você crê verdadeiramente em Jesus você recebe vida eterna. Algo fantástico que este texto continua nos dizendo é que nossa esperança passa a ser o Senhor (v.7), aquele que tem Jesus tem uma viva esperança que não morre jamais, sendo assim, a esperança não é a ultima que morre, pois a nossa esperança é Jesus e Ele está vivo para sempre. Ele tem a maior esperança para nós que é a salvação eterna!

2. O RESUTADO DAS VIDAS DESTES HOMENS É DIFERENTE

a) O homem que rejeita a Deus: V.6

O profeta trata sobre os resultados de uma vida sem Deus, ele começa dizendo: “Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável” (v.6), aqui ele afirma algumas verdades deste resultado atestando que: 1. Sofrerá solidão, pois a pessoa pode estar em meio a uma multidão, sem Deus está em solidão espiritual. (v.6a); 2. Não enxerga o bem porque seu coração está repleto do mal (v.6b); 3. Viverá uma vida seca e amargurada como são os lugares do do deserto, sua vida será como a terra salgada e sem habitantes, o seu amorgor afastará as pessoas dela. (v.6c). Ele continua dizendo que aquele que se afasta de Deus será caracterizado por uma vida continua de pecado e afastamento de Deus como afirma ainda o profeta: “Como a perdiz que choca ovos que não pôs, assim é aquele que ajunta riquezas, mas não retamente; no meio de seus dias, as deixará e no seu fim será insensato” (v.11), nesta passagem ele apresenta: 1. lusão do pecado (v.11a), pois a perdiz choca ovos que não lhe pertence, está sendo enganada; 2. Retrata sobre o pecado do roubo (v.11b), riquezas mal adquiridas, ele usa este pecado muito comum à época para dizer que pecado tem nome, noutros textos as Escrituras dão nome a outros pecados, pecado não é doença, nem genética, pecado é um ato contra a santidade de deus; 3. Define o fim de quem vive em pecado (v.11c), retratando sobre a colheita amarga de quem vive em pecado, terá seu fim triste e ainda amargará uma eternidade longe de Deus.

b) O homem que recebe a Deus: V.8
“Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto”.

Aqui nesta passagem há uma metáfora da vida do quem serve a Deus com uma arvore plantada, quem conhece o interior do Nordeste sabe que se utiliza muito agua de cacimbas, poços ou rios para plantar coentro, cebola, alface, couve, repolho, pimentão, manga, goiaba, quando se diz que “ele será como uma arvore plantada” (v.8a), está dizendo que os salvos são plantados pelo proproprio Deus, não foi o homem que se plantou no reino de Deus, foi Deus que nos plantou como arvores, ou seja, a salvação é somente pela graça sem intervenção humana. O texto continua dizendo que “estende as suas raizes para o ribeiro” (v.8b), aqui trata da responsabilidade humana, Deus nos plantou junto as águas e nossa responsabilidade é estender as raizes para junto daa agua da vida, Jesus, pois, Ele é uma fonte perene que não seca. Jesus, nos traz paz mesmo em meio as aflições, podemos ver isto no trecho que afirma “e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba” (v.8c), ou seja, quando tudo parecer perdido, sem sentido,quando chega o calor da adversidade, nós permenecemos tendo paz, alegria de maneira permenente em Jesus. Na continuação ele diz que “nem deixa de dar fruto” (v.8d), ele está nos indicando que aquele que crê em Deus vive uma vida de frutos, de santidade. Quem recebe e crê em Deus, creu porque Deus o levou a fé, o plantou, temos a responsabilidade de buscar a Ele estendendo as raizes da fé á água, e ele nos dá vida alegre e de paz mesmo em meio aos problemas. Mas, a evidencia que alguem de fato pertence a Deus é uma vida santa, de boas obras.

3. A FONTE DAS AÇÕES DELES NÃO É DIFERENTE. VV.9-10

As ações que nós fazemos aqui são motivados pelo nosso interior, aqui nesta passagen jeremias chama isso de coração, no AT além de ser o local das emoções (para os judeus era nas tripas, pois, quando sentimos emoçoes temos efeitos na barriga), também representava o lugar mais encondido do humano, abrangendo a mente, carater e as suas vontades, motivando-as. Sobre esta fonte que é o coração apresentaremos algumas verdades:

a) A fonte de ação de quem rejeita a Jesus é o coração. V.9
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá”

João Calvino, reformador e pastor francês dizia que ” todo problema do homem é do coração”, concordamos com o ilustre servo de Deus, pois é do coração que vêm todas as motivações, porém, há um problema como o homem desde o Éden, quando Adão caiu o coração do homem tornou-se depósito de todo tipo de pecado. As Escrituras trazem caracteristicas sobre o coração humano: 1. Ele é enganoso,(v.9a), ou seja, le tapa os olhos do entendimento, engana com mentiras, apaga o sinal de alerta e de perigo, lhe faz olhar para coisas que este mundo oferece e lhe cega para a realidade da eternidade com Deus ou sem Deus (v.9a); 2. Ele é desesperadamente corrupto (V.9b), portanto, ele diz que o coração está corrompido na sua natureza pelo pecado de Adão, está vivendo totalmente distante de Deus; 3. Ele é desconhecimento exteriormente (v.9c), não há como o ser humano saber do que há no coração do outro, pois muitas vezes as ações não representam o que está no coração, nenhum ser humano sabe o que está no interior de ninguém, então, Jesus . 4. Ele é onde se fabricam todos os pecados (Mc 7.21-22), pois, todos os pecados são engendrados no coração do ser humano, seja ele qual for o pecado vem do coração, pois, como dizia Calvino, o coração do homem é uma fabrica de ídolos, pois todo os pecados dos homens vêm do coração.

b) A fonte de ação de quem recebe a Deus é o coração.

Se o pecado é gerado no coração, as ações que louvam a Deus também são produzidas no coração do ser humano, porque a conversão que Deus opera é no coração, como as Escrituras afirmam: “Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia” (At 16.14), Deus abre o coração do pecador e opera a salvação Nele. Deste coração regenerado ao invés de morte agora brotam as fontes de vida, sobre isso a Palavra de Deus diz: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4.23), Deus traz uma fornte de vida aos corações. Por fim, estes que tiveram os seus corações regenerados por Deus, purificados pelo Senhor, um dia estaremos para sempre diante do Senhor e o veremos como Ele é, sobre isso Jesus afirmou: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus” (Mt 5.8), você já tem certeza que estará para sempre diante de Deus, que viverá eternamente salvo com Ele? Se não, entregue sua a Cristo ainda hoje e terás vida eterna.

c) A fonte de ação de quem recebe ou rejeita a Deus não pode esconder nada do Senhor. V.10
“Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações”

Tudo oque o homem fizer, bem como as motivações do coração são conhedidas diante de Deus, pois está escrito: “Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos” (v.10a), portanto, não adianta você esconder das pessoas as verdadeiras motivações das suas ações, pois Deus conhece todo o seu interior, nada você pode esconder Dele. O Senhor dará a recompensa a cada um como Ele falou por boca do profeta: “e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações” (v.10b), ou seja, Deus recompensará o homem não apenas pelas ações, mas pelas motivações do coração. O seu coração tem a motivação correta de agradar a Deus?

CONCLUSÃO
Vimos nesta mensagem que existem uma diferença fundamental entre os homens.
Primeira, Examinamos que, com relação a Deus, alguns rejeitam o Senhor e outros o aceitam. Segunda, exaurimos que os resultados na vida de quem rejeita a Deus é solidão espiritual, cegueira no coração, vida e amargurada bem como prazer em pecar; examinamos que os resultados na vida de quem recebe a Jesus são vida perene junto a Jesus, a fonte das águas vivas, vigor e alegria mesmo em meio às adversidades e uma vida de bons frutos. Terceira, explanamos sobre a fonte de onde se fabricam as ações que é o coração seja o crente ou o ímpio, examinamos que o coração do homem é enganoso corrompido e de lá saem toddos os pecados; examinanos também que do coração regenerado saem as fontes de vida, Deus o purifica e o abre para que creia para a salvação. Aplicação: De qual grupo você faz parte, dos que rejeitam ou recebem a Jesus? Que resultados existem no seu coração, a presença de Deus ou solidão espiritual ou vida eterna? Se Deus olhar para o seu coração, Ele verá engano e pecado ou as fontes da vida, verá impureza ou santidade? Se você responde que sua vida está negativa com Deus, hoje mesmo você pode se entregar a Cristo como seu unico e suficiente Senhor e Salvador e serás aceito por Deus.

AUTOR: Pr. Veronilton Paz da Silva - IPB Zé Doca - IPB Zé Doca - MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário