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sexta-feira, 19 de junho de 2020

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM JOÃO 1.1-14


TEXTO: JOÃO 1.1-14
1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. 4 A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.5 A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. 6 Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João. 7 Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele. 8 Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz, 9 a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem.10 O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. 11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; 13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. 14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai”.

INTRODUÇÃO
O termo Verbo vem do grego “Logos”, e significa palavra viva ou palavra em movimento, pois Jesus é a Palavra que traz vida ao ser humano, que se movimenta trazendo salvação ao pecador em todas as partes da terra. O evangelho João foi escrito entre os anos 70 a 90 d.C.para combater os ensinos embrionários do gnosticismo pelo falso mestre Cerinto, o livro não traz o nome do seu autor, mas há provas históricas da autoria de João, por exemplo: Os primeiros escritores teologos Irineu de Lião, Clemente de Alexandria, Tertuliano e Justino atestaram que João escreveu este evangelho; também o primeiro historiador teólogo Eusébio de Cesaréia também disse que João escreveu este evangelho e; os contemporâneos de João Policarpo e Papias também disseram que o apostolo citado este evangelho. Além destas provas históricas, há as provas do proprio livro, pois o autor foi testemunha da gloria de Cristo (Jo 1.14), era um apostolo, o autor é o discipulo a quem Jesus amava (Jo 21.25), ou seja, era um dos mais próximos de Jesus, os tres mais proximos de Jesus eram Pedro, Tiago e João, o primeiro é visto conversando com o autor do livro (Jo 21.7), o segundo morreu aproximadamente no ano 48 d.C., resta somente João, que seria o autor. Esta passagem lida faz parte da introdução do livro, nesta parte ele trata sobre a identidade do verbo e a sua obra, iremos estudar isto a partir do tema proposto.

TEMA: JESUS, O VERBO DE DEUS

I. AS CARACTERÍSTICAS DO VERBO E O SEU SIGNIFICADO PARA NÓS. V.1-5

a) O Verbo é eterno como o Pai.V.1a; 2
1 No princípio era o Verbo [...]. 2 Ele estava no princípio com Deus”.

Jesus é eterno, Ele já estava no principio, Ele não passou a existir, Sobre esta verdade o Rev. Hernandes Dias Lopes diz que “ao referir-se ao logos, Verbo, João recua aos refolhos da eternidade, antes do princípio de todas as coisas”, Ou seja, Jesus já existia, Ele é eterno. Sobre esta eternidade de Jesus e concordando com o que João escreveu, Paulo disse: 17 Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste” (Cl 1.17), Ele não é uma mera criatura, ELE É ETERNO!!! Por isso que nossa felicidade não pode ter prazo de validade, pois JESUS É ETERNO!!!

b) O Verbo é distinto em pessoa do Pai. V.1b
“[...] e o Verbo estava com Deus [...]”

Jesus é distinto do Pai em pessoa, Ele não é o Pai, Ele é o Filho, a Segunda Pessoa da Trindade. O Pai e o Filho não são a mesma pessoa, não confundamos a distinção com a essência, Há três pessoas na Divindade: Pai , Filho e Espírito Santo. Jesus é o Filho de Deus, gerado pelo Espírito Santo no ventre da bendita virgem Maria. Não confunda, não diga que Jesus e o Pai são a mesma pessoa, pois são distintos. Mas, em essencia são iguais.

c) O Verbo é igual ao em divindade ao Pai. V.1c
“[...] e o Verbo era Deus”.

Nesta parte aqui o autor trata sobre a divindade de Jesus, pois em pessoas são distintos, porém, em essência são um só Deus. Jesus é Deus, as Escrituras afirmam categoricamente que Jesus é Deus, Ele não é apenas um profeta, ou mesmo um homem iluminado, ELE É DEUS!!! A passagem “e o verbo era Deus” é traduzido do grego “Kai Theos ên ó logos”, isto é, no texto grego original não existe o artigo indefinido “um”, aqueles que dizem que Jesus é “um deus” estão errados. As Escrituras afirmam categoriacamente que Jesus é Deus!!!

d) O Verbo é criador junto com o Pai. V.3
3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez”.

Jesus não é parte da criação, Ele é criador. Sobre isto, William Barclay diz que “o Verbo não é uma parte do mundo que começou a existir no tempo; o Verbo estava com Deus na eternidade, antes do tempo. O Verbo é Deus”. Ele é o criador de todas as coisas, mas não somente criou, também sustenta o universo pela palavra do seu poder (Hb 1.3), Criação é um ato divino, assim sendo Jesus é o divino criador do universo, este é o nosso glorioso redentor!!!

e) O Verbo é autoexistente como o Pai. V.4
4 A vida estava nele e a vida era a luz dos homens”.

Jesus é o autor e o depositório da vida, pois o texto diz que “a vida estava nele”, Há duas palavras gregas para vida, são as palavras “bios”, vida fisica; “zoe”, vida espiritual. O termo usado aqui é “zoe”, ou seja, Jesus é o autor da vida espiritual, embora ele também seja o autor da vida fisica, está dizendo aqui que, principalmente, Ele traz vida espiritual para o homem. Somente tem vida espiritual com Deus quem tem Jesus na vida, esta vida espiritual tira as trevas do coração do homem, conforme o texto diz que “a vida era a luz dos homens”, sobre esta libertação veremos mais um pouco adiante.

f) O Verbo é a luz que tira as trevas para conhecermos o Pai. V.5
5 A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela”.

Aqui nesta passagem ele traz uma doutrina básica do cristianismo que é a soberania de Deus na salvação de pecadores, a luz que Jesus traz vence as trevas do coração humano e os transforma. William Barclay disse que “a luz aqui tem três significados: e a luz que faz desaparecer o caos (1.5); é a luz reveladora que tira as mascaras e os disfarces e mostra as coisas como de fato são (3.19,20); e é a luz que guia (12.35; 12.46)”. Jesus vem ao encontro do coração do homem e afasta as trevas que tomam conta do coração humano, mas Jesus como Deus Soberano vence e prevalece esta situação de escuridão espiritual, pois sua graça é eficaz e seu chamado é eficiente que vence todas as trevas de resistencia do coração humano.

Resumindo: Vimos nesta mensagem algumas características do Verbo (Jesus) e suas implicações para nós, vimos que Ele é eterno com o Pai; é distinto do Pai em pessoa; é igual ao Pai em divindade; é criador com o Pai; é autoexistente junto com o Pai e; é a luz que tira as trevas para conhecermos o Pai. Aplicação: Como Jesus é eterno nós não podemos nos contentar com uma felicidade passageira, pois em Jesus podemos ter felicidade eterna. Jesus e o Pai não são a mesma pessoa, a unidade deles indica que também devemos ter unidade na igreja. Jesus é Deus, então podemos confiar que temos um representante divino no céu, confie Nele. Ele sendo criador da criação material também criou a vida espiritual, assim sendo, precisamos de Jesus para sair da morte espiritual para uma nova vida com Deus. Ele tira a cegueira espiritual dos nossos olhos e nos faz enxergar as verdades espirituais. Você já conhece Jesus? Já teve um encontro com Cristo? Tem certeza de vida eterna?

II. AS ATITUDES QUE PODEM SER TOMADAS EM RELAÇÃO AO VERBO. VV.6-13

a) Reação do Arauto do Verbo: João Batista. VV.6-9

1. Ele era um homem enviado por Deus. V.6
6 Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João”.

João Batista foi um homem enviado por Deus, isto indica que suas palavras eram dirigidas por Deus, sua pregação era uma mensagem vinda do céu, Ele era um porta-voz de Deus, proclamador do evangelho. O nome João vem do grego “Ἰωάννης” (Iôannês”) que significa “Deus é cheio de graça”. Isto para nós indica que Deus usa homens segundo a sua graça; a pregação destes homens é uma mensagem da graça para salvar pecadores segundo a graça! Nós também podemos ser salvos pela graça para proclamar as maravilhas de Deus.

2. Ele era um homem que testificava a respeito da verdadeira luz. V.7a
“7 Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele.

O testemunho de João Batista foi a respeito da luz que é Jesus (Jo 8.12), ele veio como uma testemunha (Gr. “Martys”, sig. alguém que evidencia com provas uma verdade). Ele anunciou sobre Jesus como o que tiraria a cegueira espiritual do coração das pessoas para levar elas ao conhecimento verdadeiro de Deus. John MacArthur disse que “tudo que veio antes eram apenas sombras de Cristo que era a luz verdadeira”. Somente Jesus é a luz que ilumina o ser humano, somente Ele pode trazer esta luz bendita para o coração que está em trevas. Se você não está enxergando o futuro com esperança, Jesus pode trazer a luz da esperança ao teu coração ainda agora!!!

3. Ele era um homem que pregava sobre a vida eterna que está em Jesus. V.7b,9
“7 Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele”.

João continuando pregando sobre esta luz que tira a cegueira espiritual, traz ela como uma necessidade para que o homem creia, atestado na passagem: “a fim de todos virem a crer por intermédio dele”(v.7b), pois o diabo cega o entendimento dos incrédulos para quem não lhes resplandeça a luz do evangelho (II Co 4.4), Jesus veio então para retirar esta cegueira, para que tendo os olhos da alma abertos, o homem possa crer Nele para ter vida eterna. O profeta embora fosse arauto do Rei não queria tomar a gloria de Cristo, era apenas o proclamador do Senhor como atesta a passagem: “8 Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz” (v.8), assim sendo, quem prega a Palavra não deve se orgulhar, mas viver humildemente, sabendo que é apenas um vaso de barro, o poder vem de Deus (II Co 4.7). O profeta anunciava esta luz para que pessoas fossem tiradas das trevas, segundo continua dizendo o profeta: “9 a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem” (v.9). Esta luz tem poder de alcançar cada individuo da humanidade, conforme atestam Os Cânones de Dort, “a morte de Cristo tem poder para salvar o mundo inteiro, a proclamação da Palavra deve ser universal, mas apenas alguns crerão por causa da graça de Deus e outros não crêem porque preferem viver nos seus pecados”. Esta luz está disponivel a todos, mas para trazer salvação precisa crer em Jesus!!!

b) A reação dos que rejeitam o Verbo. VV.10-11

1. O verbo criou o universo e as pessoas que Nele habitam. V.10a
10 O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu”.

O mundo e tudo que existe foi criado por meio de Jesus (v.10), Ele não é uma criatura, mas o criador do universo, Ele transformou o cáos no cosmos (Gn 1.1-2), sustenta toda a criação pela palavra do seu poder (Hb 1.3), ou seja, Ele é transcendente, é distinto e superior da criação. A passagem ainda diz que Ele estava no mundo (v.10), ou seja, Ele por amor a nós também tornou-se imanente, isto é, presente na criação e presente na esfera da criação, Ele trocou a sua gloria celeste pelo escarnio da terra, deixou a coroa de gloria por uma feita de espinhos, Ele não apenas criou, Ele está presente cuidando e preservando a criação. Ele está aqui!!!

2. O verbo é desconhecido espiritualmente pelas pessoas que habitam o mundo. V.10b
10 O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu”.

A criação foi afetada pela queda do homem, aqui na continuação do versiculo diz: “mas o mundo não o conheceu”(v.10b), precisamos saber o que este texto está afirmando, pois as Escrituras que Deus se deu a conhecer a todos os homens por meio da Revelação Geral da criação, mas este conhecimento é insuficiente para a salvação, deixando os homens culpados e indesculpáveis diante de Deus (Rm 1.19,20), assim sendo, João está falando do conhecimento espiritual para a salvação que somente é obtida por meio da Revelação Especia pelo conhecimento de Jesus de Jesus pelas Escrituras (Jo 5.39), o mundo embora tenha o conhecimento de Deus pela criação, para salvação precisa conhecer a Jesus, isto é o que João está dizendo aqui quando afirma que o mundo não o conheceu.

3. O verbo é rejeitado pelas pessoas que habitam no mundo. V.11
11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam”.

Continuando a tratar do desconhecimento espiritual de Cristo pelo mundo, agora trata da sua rejeição pelos homens, inclusive pelos seus compatriotas judeus (v.11). muitos homens disseram não para Jesus, se negaram a reconhecer o seu senhorio sobre suas vidas, não pode haver salvação para aqueles que rejeitam a Jesus, estes estão estão a sua única tábua de salvação. Sigmund Freud, o pai da psicanálise, ateu, quando com câncer terminal dizia com brados e urros: “Eu queria ter uma tábua de salvação”. Porém, ele rejeitou a Jesus,o único que poderia lhe salvar. Você pode hoje se agarrar em Jesus, a tabua da salvação eterna!!! Você quer?

c) A reação dos que recebem o Verbo. VV.12-13

1. O que o recebe se torma um filho de Deus porque crê (confia) Nele. v.12
12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome”.”

Aqui nesta passagem há um convite para se tornar filho de Deus. Muitos dizem que todos são filhos de Deus, o que é uma inverdade, pois as Escrituras afirmam que todos os homens sao criaturas de Deus (Mc 16.15). Aqui se refere a um privilegio que é se tornar filho de Deus (v.12), mas para isso é preciso receber a Jesus como o seu Senhor e Salvador, pois Ele é o Filho Unigênito de Deus nós filhos adotados por meio Dele. Quer ser filho de Deus, receba a Jesus!!!

2. O que o recebe se torma um filho de Deus vivendo debaixo da autoridade do seu Nome. v.12
“[...] a saber, aos que crêem no seu nome”.

O apostolo continua dizendo que para ser Filho de Deus precisa crê no Nome de Jesus. Quando se fala no objeto da crença no nome de Jesus está falando sobre a autoridade de onde depositamos nossa fé, não é no pastor, não é no homem desta terra, pois maldito é o quem que confia no homem para salvação (Jr 17.5) e bendito é o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor (Jr 17.7), a eficácia da nossa fé depende de onde a depositamos, o Hinário Presbiteriano tem uma canção que diz: “A minha fé e o meu amor estão firmados no Senhor”. A minha e a sua fé somente terá eficácia se for depositada na pessoa de Jesus!!!

3. O que o recebe torna-se um filho de Deus porque foi regenerado por Deus sem mérito humano. v.13
13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”.

João conclui esta seção tratando que aquelas pessoas que se tornaram filhos de Deus por meio da sua crença pessoal em Jesus, somente chegaram à fé porque o próprio Deus os levou ao novo nascimento, os tirou da morte espiritual (Ef 2.1), e os levou a uma nova vida em Cristo (II Co 5.17), aqui na passagem ele diz que eles “não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (v.13), ou seja, somente se chega a fé quem Deus o faz ter, quem Ele soberamente realiza uma obra salvifica e restauradora no seu coração, sem mérito humano algum, mas graciosamente.

Resumindo: Vimos nesta parte da mensagem as reações referentes ao Verbo: As reações do seu arauto que foi enviado por Deus para falar da verdadeira luz e visando apresentar a vida eterna, devemos pregar sobre Jesus para que pessoas possam crer Nele e recebam a vida eterna. Também vimos a reação dos que rejeitam ao Verbo que, embora criados por Deus, não o conhecem espiritualmente e o rejeitam, continuando a rejeitar a Jesus e a sua Palavra, não há outro caminho para estes senão a condenação. Depois tratamos sobre aqueles que recebem o Verbo, vimos que estes se tornam filhos de Deus por meio da fé em Jesus, assim sendo, não há outro meio do homem seer salvo senão pela fé em Jesus. Se você não tem certeza de salvação, o caminho para receber a vida eterna é crer em Jesus. Entregue-se a Cristo hoje e receba plena certeza vida eterna ainda hoje!

III. A ENCARNAÇÃO DO VERBO DE DEUS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA NÓS. V.14

a)     Ele tornou-se um de nós. V.14a
“14 E o Verbo se fez carne [...]”

Um dos maiores mistérios da história é a encarnação do Verbo, Ele abriu mão da sua glória para se tornar um de nós, para sentir tudo que nós sentimos, viver o que nós vivermos e ser tentados como nós somos, Ele se fez homem. Charles Swindoll afirmou que “quando João escreveu este evangelho aflorava a heresia do gnosticismo, o qual negava a humanidade de Jesus”, João escreve esta carta para dizer que Deus eterno se fez homem para habitar e pagar na carne o preço do nosso pecado para nos dar vida eterna. João calvino disse que “a intenção de Jesus se tornar homem terreno foi para nos tornar cidadãos dos céus”.

b)     Ele trouxe o tabernáculo de Deus para nós. V.14b
“[...] e habitou entre nós [...]”
O termo habitar usado aqui vem do grego “eskenosen e significa armar o taberbulo ou tabernacular entre os homens, a função do tabernaculo no AT era trazer a presença do Deus Santo para ter comunhão e perdoar o seu povo pecador, da mesma forma, Jesus é o tabernaculo de Deus com os homens, o qual traz salvação para o homem pecador perdoando os seus pecados. Jesus habitou entre pecadores, Ele trouxe perdão para nós. Ele habita no nosso meio. ELE ESTÁ AQUI!!! ALELUIA!!!

c)     Ele trouxe a graça e verdade de Deus para nós. V.14c
“[...] cheio de graça e de verdade [...]”

Aqui diz que Jesus é cheio (πλήρης, pleros, repleto, preenchido), de graça (χάριτος, cháritos, preseente, favor imerecido) e verdade ( ἀληθείας , aletéia, verdade real, não dissimulada). Ou seja, Jesus é a planitude da graça de Deus, Ele é a maior expressão da graça, é a graça no seu ponto máximo, pois a vida de Jesus demonstrou graça aos miseráveis, ele escolheu as coisas que ninguem dava nada por elas, pois graça é favor imerecido para quem nada tinha para oferecer. Ele é a verdade real, Ele não apenas falava, mas vivia plenamente, Ele liberta o homem verdadeiramente e não apenas aparentemente. Jesus é a plenitude da graça e salvação! Creia Nele e receba vida eterna!

d)     Ele trouxe a glória de Deus aos homens. V.14d
“[...] e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai”.

Jesus manifestou a sua glória a alguns homens, João foi testemunha ocular da sua glória. Jesus é a expressão exata do ser de Deus (Hb 1.3), porque Nele habita corporalmente toda plenitude da divindade (Cl 2.9), Hernandes Dias Lopes diz que “Ele é coigual, coeterno e consubstanciai com o Pai. Deus de Deus, luz de luz, eternamente gerado do Pai. Jesus é a exegese de Deus. Quem o vê, vê ao Pai, pois ele e o Pai são um”, Para nós vermos a glória Dele precisamos estar vivendo Nele e buscando servi-lo. Você já o serve?

Resumindo: Vimos aqui nesta parte da mensagem sobre a encarnação do verbo e suas implicações para nós. Observamos que o Verbo tornou-se um de nós, trouxe o tanernaculo de Deus, a graça e verdade de Deus em sua plenitude e a gloria de Deus para nós. Aplicação: Jesus ao se tornar um de nós trouxe o perdão e salvação para a nossa vida, Ele foi visto e tocado por homens, a glória do céu tocou a terra. Você deseja desfrutar da presença e da salvação que Jesus oferece? Já tens certeza que se partir daqui hoje irá morar eternamente com Jesus? Se não tens certeza, renda sua vida a cristo ainda hoje! Quer fazer isso?

AUTOR: Pr. Veronilton Paz da Silva


Um comentário:

  1. Muito bom esse post! Aprendi bastante, pois me ajudará no culto de ensino, além de ser um excelente suporte para a nossa EBD. Deus abençoe grandemente ao(s) desenvolvedor(es) deste ensino.

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