Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM LUCAS 1.8-23


TEXTO: LUCAS 1.8-23
8 Ora, aconteceu que, exercendo ele diante de Deus o sacerdócio na ordem do seu turno, coube-lhe por sorte, 9 segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar o incenso; 10 e, durante esse tempo, toda a multidão do povo permanecia da parte de fora, orando. 11 E eis que lhe apareceu um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do incenso. 12 Vendo-o, Zacarias turbou-se, e apoderou-se dele o temor. 13 Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João. 14 Em ti haverá prazer e alegria, e muitos se regozijarão com o seu nascimento. 15 Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno. 16 E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. 17 E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado. 18 Então, perguntou Zacarias ao anjo: Como saberei isto? Pois eu sou velho, e minha mulher, avançada em dias. 19 Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas. 20 Todavia, ficarás mudo e não poderás falar até ao dia em que estas coisas venham a realizar-se; porquanto não acreditaste nas minhas palavras, as quais, a seu tempo, se cumprirão. 21 O povo estava esperando a Zacarias e admirava-se de que tanto se demorasse no santuário. 22 Mas, saindo ele, não lhes podia falar; então, entenderam que tivera uma visão no santuário. E expressava-se por acenos e permanecia mudo. 23 Sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para casa”.

INTRODUÇÃO
A Reforma Protestante trouxe um ensino denominado de “Sacerdócio Universal dos Santos”, no qual todos os crentes são sacerdotes, podem oferecer culto a Deus, fazer orações uns pelos outros, buscar a Deus e receber o cumprimento das promessas de Deus. Lucas nesta passagem continua falando sobre o sacerdócio exercido por Zacarias, veremos algumas lições sobre Zacarias como sacerdote e aplicaremos isso á nossa vida, pois todo crente exerce um sacerdócio santo diante de Deus. Para isso trabalharemos o tema abaixo.

TEMA: ZACARIAS, UM SACERDOTE DE DEUS

1.       ELE OFERECIA UM SERVIÇO ESPIRITITUAL. VV.8-10

a)       O seu serviço era exercido diante de Deus. V.8a
8 Ora, aconteceu que, exercendo ele diante de Deus o sacerdócio [...]”

- O serviço que fazemos como crentes é diante de Deus e deve ser feito o melhor.
- O serviço que fazemos pode não ser visto pelos homens, mas é visto por Deus, estamos diante Dele.

b)       O seu serviço era exercido de maneira organizada. V.8b-9
“[...] exercendo ele diante de Deus o sacerdócio na ordem do seu turno, coube-lhe por sorte, 9 segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar o incenso”

- O sacerdócio era organizado por turno. Deus é organizado, não gosta de bagunça.
- A nossa vida cristã não pode ser bagunçada, arrume a sua vida. Deus é organizado.

c)       O seu serviço era exercido debaixo de cobertura espiritual de oração. V.10
10 e, durante esse tempo, toda a multidão do povo permanecia da parte de fora, orando”.

- Todos nós precisamos ter cobertura de oração, orarmos uns pelos outros.
- Ore pela igreja, pelos irmãos, cantores, pregadores, cubra de oração a igreja, seus filhos etc.

2.       ELE EXPERIMENTOU DE MANEIRA ÍNTIMA A COMUNHÃO COM DEUS. VV.11.13
11 E eis que lhe apareceu um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do incenso. 12 Vendo-o, Zacarias turbou-se, e apoderou-se dele o temor. 13 Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João.

a)    Ele teve uma experiencia intima com Deus tendo uma visão do anjo Gabriel que assistia diante de Deus. V.11
11 E eis que lhe apareceu um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do incenso”.

- Ter a visão de um anjo do Senhor de maneira favorável era para quem tinha intimidade com Ele.
- Ter uma visão de anjo diante do altar era uma forma de dizer que Deus estava se agradando do serviço ali oferecido.

b)    Ele teve uma experiência íntima com Deus e isto lhe levou ao temor do Senhor. V.12
“12 Vendo-o, Zacarias turbou-se, e apoderou-se dele o temor”.

- O homem, mesmo convertido quando se aproxima de Deus fica com sua mente perturbada com tamanha grandeza.
- O homem, mesmo convertido, quando se aproxima Dele, um temor solene se apodera da sua alma.
- Se você a Palavra e não sente um temor santo diante da majestade de Deus, reflita se sua conversão é verdadeira. Deus é Santo e majestoso e nós finitos.

c)    Ele teve uma experiência íntima com Deus em relação à oração. V.13
13 Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João”.

- A intimidade com Deus envolve vida de oração. V.13a
- A intimidade com Deus faz que orações sejam respondidas por Deus. V.13b
- A intimidade com Deus faz com que milagres e maravilhas aconteçam por meio da oração. V.13c

3.       ELE RECEBEU PREDIÇÕES DO CUMPRIMENTO DA PROMESSA QUANTO AO SEU FILHO JOÃO BATISTA. VV.14-17
14 Em ti haverá prazer e alegria, e muitos se regozijarão com o seu nascimento. 15 Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno. 16 E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. 17 E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado.

a)       João Batista lhe traria prazer a alegria. V.14
14 Em ti haverá prazer e alegria, e muitos se regozijarão com o seu nascimento”.

- Ele traria prazer e alegria com o seu nascimento para os seus pais.
- Ele traria prazer e alegria para muitas pessoas.

b)       João Batista seria um grande profeta diante de Deus. V.15a
15 Pois ele será grande diante do Senhor [...]”

- João Batista não deve esperar glorias da terra, a sua glória está nos céus, diante de Deus.
- João Batista estaria disposto a tudo para proclamar o evangelho, pois estava diante de Deus. Ele falou a verdade chamando Herodes, religiosos de raça de víboras, adultero etc. A sua pregação o levou à morte. Tombou na terra como um mártir, foi recebido no céu como um príncipe. Para viver para sempre diante de Deus

c)       João Batista seria alguém que não iria contaminar seu corpo. V.15b
“[...] não beberá vinho nem bebida forte [...]”

- Ele não ingeriria bebida forte que embriagava. É lícito para um crente faze-lo hoje? Tome um copo de cerveja e tente passar no bafômetro! Ah, não vai? Mas, para envergonhar o evangelho faz!
- É ilícito para um cristão ingerir bebidas embriagantes, talvez alguém aqui diga que eu sou legalista, mas prefiro que me chamem assim do que causar escândalo ao evangelho.

d)       João Batista seria Cheio do Espírito Santo desde o ventre. V.15c
“[...] e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno”.

- Ser cheio do Espirito Santo deve ser um desejo de todo crente.
- A pregação sem o enchimento do Espírito Santo é morta, pregadores mortos, pregam sermões mortos para homens mortos, porque o sermão morto não traz vida, ele mata a igreja.
- Eu quero ser um crente cheio do Espírito Santo. Você quer também?

e)       João Batista seria uma benção para a nação de Israel. VV.16-17

- Ele seria usado para a conversão de pessoas a Deus. V.16, 7b
- Ele seria usado com o mesmo poder que Elias teve. V.17a
- Ele seria usado para preparar um povo (Igreja) para o Senhor. V.17b

4.       ELE TINHA FRAQUEZAS HUMANAS. VV.18-23
18 Então, perguntou Zacarias ao anjo: Como saberei isto? Pois eu sou velho, e minha mulher, avançada em dias. 19 Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas. 20 Todavia, ficarás mudo e não poderás falar até ao dia em que estas coisas venham a realizar-se; porquanto não acreditaste nas minhas palavras, as quais, a seu tempo, se cumprirão. 21 O povo estava esperando a Zacarias e admirava-se de que tanto se demorasse no santuário. 22 Mas, saindo ele, não lhes podia falar; então, entenderam que tivera uma visão no santuário. E expressava-se por acenos e permanecia mudo. 23 Sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para casa.

a)       Ele, como ser limitado, duvidou da promessa de Deus. V.18
18 Então, perguntou Zacarias ao anjo: Como saberei isto? Pois eu sou velho, e minha mulher, avançada em dias.

- Ele orava por isso, mas duvidou quando veio a resposta de Deus. V.18a
- Ele orava por isso, mas colocou as suas limitações á frente do poder de Deus. V.18b

b)       Ele, como ser limitado, foi repreendido pela sua incredulidade. V.19
19 Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas”.

- O mensageiro o repreendeu por não crê nas boas-novas vindas do céu.
- Não acreditar na promessa de Deus é dizer que Ele não tem poder para cumprir o que disse.
- Deus nos repreende porque Ele nos ama e quer que confiemos nas suas promessas.

c)       Ele, como ser limitado, recebeu uma punição pelo pecado (incredulidade). V.20
20 Todavia, ficarás mudo e não poderás falar até ao dia em que estas coisas venham a realizar-se; porquanto não acreditaste nas minhas palavras, as quais, a seu tempo, se cumprirão.

- Há um preço que pagamos pelo pecado, Zacarias pagou, ficando mudo. Não brinque com o pecado.
- Há uma causa da punição, que foi a incredulidade. Pecado tem nome, então para de enrolar e diz a Deus quais os seus pecados pelo nome.

d)       Ele, como ser limitado, recebeu misericórdia da parte de Deus. V.21-23
21 O povo estava esperando a Zacarias e admirava-se de que tanto se demorasse no santuário. 22 Mas, saindo ele, não lhes podia falar; então, entenderam que tivera uma visão no santuário. E expressava-se por acenos e permanecia mudo. 23 Sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para casa.

- As pessoas estavam preocupadas pela sua distancia, pois alguém entrar no santuário em pecado saía de lá fulminado.
- Ele saiu de lá mudo, mas vivo, Deus havia tido misericórdia Dele e não o consumiu, Ele saiu punido, mas vivo. Deus é bondoso e misericordioso! Aleluia!!!
- Ele cumpriu os seus dias de ministério e voltou para casa, apesar de dentro do santuário ter sido incrédulo. Você e eu estarmos aqui agora é uma dadiva da misericórdia de Deus, mesmo sendo nós pecadores., Deus tem sido misericordioso conosco!

CONCLUSÃO
Vimos nesta mensagem que Zacarias era um sacerdote de Deus, como tal ele oferecia a Deus um serviço espiritual: Eu e você oferecemos um serviço espiritual a Deus, este serviço deve ser feito com o melhor que temos, reserve tempo para oração, leitura da Bíblia, evangelizar, seja fiel a Ele em tudo; Experimentou de maneira intima a comunhão com Deus: Ele teve uma visão com o anjo Gabriel que assistia diante de Deus, nós hoje não precisamos ter visão de anjo para ter experiencias com Deus, mas podemos ter intimidade com o Senhor através do seu Filho Jesus Cristo, Ele responde nossas orações; Recebeu predições do cumprimento da promessa de Deus quanto ao seu filho João Batista: Deus relatou que cumpriria a sua promessa no seu Filho João batista, Deus cumpriu a promessa e João Batista nasceu mesmo Isabel sendo estéril e ambos sendo idosos. Deus cumpre suas promessas, devemos confiar Nele; e  Ele tinha fraquezas humanas: Zacarias duvidou, falhou, pisou na bola. Nós também falhamos, Deus nos corrige, mas quando nos arrependemos, Ele age com misericórdia e restituiu a nossa sorte. Você confia no que Jesus falou? Você já tem certeza da sua salvação? Tem convicção que se fechar os olhos aqui irá morar no céu com Jesus? Se ainda não tem esta certeza, entregue-se a Cristo ainda hoje!!!

Autor: Veronilton Paz da Silva: Pastor Presbiteriano; Missionário Plantador de Igreja na Cidade de Zé Doca – MA; Bacharel em Teologia pela FATERGE; Licenciado em Letras – Língua Portuguesa pela UEPB; Pós Graduado em Bíblia Pelo CPAJ/Mackenzie; Mestrado em Teologia pela FILEMON; Formação de Evangelista pelo Instituto Bíblico Eduardo Lane; Curso de Formação de Obreiros pelo Instituto Bíblico do Norte; Curso de Formação Missiológica pelo Seminário Presbiteriano do Norte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário