Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM LUCAS 1.24-25


TEXTO: LUCAS 1.24-25
24 Passados esses dias, Isabel, sua mulher, concebeu e ocultou-se por cinco meses, dizendo: 25 Assim me fez o Senhor, contemplando-me, para anular o meu opróbrio perante os homens”.

INTRODUÇÃO
As Escrituras apontam muitas pessoas que foram candidatos ao fracasso, mas em Deus se tornaram vitoriosos, pode-se observar a mulher do fluxo de sangue que em Cristo recebeu a cura depois de doze anos de angustia; também se examinando Pedro que negou a Cristo três vezes, mas Cristo o restaurou e o tornou um pregador fervoroso do evangelho; a mulher adultera, estava candidata ao apedrejamento, em Cristo alcançou o perdão e uma nova vida. Quem sabe você entrou aqui como um candidato ao fracasso, preste atenção nesta mensagem e se ao final dela, você entender o plano de Deus para a sua vida sairá daqui um vitorioso em Cristo Jesus. Lucas continua narrando sobre a vida de Zacarias e Isabel, agora sobre o cumprimento da promessa de Deus para a vida deles. Isabel que, por ser estéril, era uma pessoa destinada ao fardo de uma vida desprezada, triste, quando o raiar da esperança surgiu na sua vida, ela recebeu a vitória de ter um filho, algumas lições traremos tendo como base o seguinte tema:

TEMA: ISABEL, CANDIDATA AO FRACASSO, POR DEUS VITORIOSA.

1.       ELA ERA ESTÉRIL E IDOSA, O QUE ISTO IMPLICA? V.7
7 E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, sendo eles avançados em dias”.

a)       A estéril era considerada desprezada por Deus. Gn 30.1-2
1 Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve ciúmes de sua irmã e disse a Jacó: Dá-me filhos, senão morrerei. 2 Então, Jacó se irou contra Raquel e disse: Acaso, estou eu em lugar de Deus que ao teu ventre impediu frutificar?

- Jacó declara que Deus havia fechado a madre de Raquel, ela não podia ter filhos. Isto não significava que Deus estava desprezando ela. Depois Deus abriu a sua madre, Deus tem um objetivo em tudo que faz, pois como Lia era desprezada (Gn 29.31), porque tinha os olhos baços (Gn 29.17), assim seu marido a desprezava. Raquel era bonita de porte (corpo) e de semblante (rosto) e Deus a fez estéril, mas depois lembrou-se dela e a fez fecunda (Gn 30.22)

b)       A estéril servia de desprezo pelos homens. V.25
“[...] para anular o meu opróbrio perante os homens”.

- Os homens desprezavam as mulheres estéreis, a palavra opróbrio (Gr. “oneidos”, sig. Desgraça, desprezo, abandonado, ser deixado para trás), pois os homens geralmente deixavam para trás as mulheres que não podiam lhe dar filhos.
- Deus não despreza as estéreis, Isabel se casou com um homem de Deus chamado Zacarias, Deus não havia esquecido deles.
- Cuidado com as pessoas que você está desprezando, Deus pode usar e honrar estas pessoas, João Batista abençoou toda a nação de Israel, mesmo os que desprezaram sua mãe e Pai por estar impedidos de ter filhos.

c)       A estéril sofria afrontas na própria casa. I Sm 1.6
“(A sua rival a provocava excessivamente para a irritar, porquanto o Senhor lhe havia cerrado a madre.)”.

- Ana sofria afrontas de Penina, porque aquela podia ter filhos e essa não.
- Ana, mesmo com as afrontas fez igual a Isabel, foi orar a Deus e Deus não lhe apenas um filho, mas o maior profeta da sua época.
- Não ligue para as afrontas que possa estar passando, Deus pode te honrar e te fazer feliz e por meio de ti abençoar muitas pessoas, inclusive os que te provocam. É afrontado (a) em casa por causa da sua fé, não pare, continue buscando ao Senhor. Ele te honrará!!!

d)       A estéril para o judeu podia receber este milagre, na juventude, não na idade avançada, para eles não havia mais solução na velhice. Lc 1.18
Então, perguntou Zacarias ao anjo: Como saberei isto? Pois eu sou velho, e minha mulher, avançada em dias”.

- Zacarias não fala nada sobre a esterilidade de Isabel, mas sobre o avançar de idade deles.
- Os judeus pensavam de maneira muito lógica, para eles, se a pessoa não teve filho quando era jovem, depois de velho isto não seria mais possível, pois faltaria vigor na criação de uma criança.
- As ideias e tradições humanas não podem se contrapor à vontade soberana de Deus.

2.       ELA CONCEBEU, SENDO ESTÉRIL E IDOSA, O QUE ISTO INDICA? V.24
24 Passados esses dias, Isabel, sua mulher, concebeu e ocultou-se por cinco meses”.

a)       Isto indica que Deus é Todo-Poderoso para fazer o impossível acontecer. V.37
Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.

- Deus poderia fazer coisas que ao entendimento humano seria impossível, uma mulher ter um filho sendo estéril, ainda por cima, sendo idosa era uma impossibilidade humana, mas Deus fez acontecer.
- Os judeus com suas tradições acabavam colocando Deus dentro de uma caixinha, na qual eles diziam o que Ele podia ou não fazer, mas Deus está acima de qualquer coisa que se possa imaginar. Ele faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade (Ef 1.11).
- Limitar Deus à nossa própria experiencia é uma forma de dizer que Ele está limitado ao que eu creio, mas as Escrituras afirmam que Ele pode fazer infinitamente mais do que tudo que pedimos ou pensamos, confirme o seu poder que opera em nós (Ef 3.20). Ele faz o impossível acontecer.
- O milagre que aconteceu com Isabel e Zacarias é uma forma de Deus falar que não devemos deixar de orar, pois no tempo Dele e dentro da sua vontade, fará acontecer. Ele é o Deus do impossível.

b)       Isto indica que Deus é gracioso para responder orações daqueles que clamam por Ele. V.13
13 Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João”.

- Deus faz o impossível acontecer, mas faz isso em resposta as orações do seu povo que a Ele clamam de dia e de noite.
- Eles oraram pedindo um Filho e descansaram nas mãos de Deus, quando chegou no tempo determinado por Deus, a sua resposta chegou. Devemos clamar ao Senhor e descansar, confiar, pois, Ele é o Deus que fez e sustenta o universo (Hb 1.3), que conta as estrelas e as chama pelo nome e por Ele ser forte e poderoso quando chama nenhuma estrela vem a faltar (Is 40.26), ELE É O SEU DEUS, ELE É O SEU PAI E RESPONDE SUAS ORAÇÕES!!! Busque a Ele e descanse no seu amor!
- Nós precisamos orar a este Deus, não apenas para cumprir um calendário religioso, devemos orar de modo deleitoso, prazeroso e confiante, pois Ele faz o impossível acontecer, Ele responde orações. Aleluia!!!

c)       Isto indica que Deus é soberano para responder as orações no tempo que Ele mesmo determinou. V.36
36 E Isabel, tua parenta, igualmente concebeu um filho na sua velhice, sendo este já o sexto mês para aquela que diziam ser estéril”.

- A verdade é que Deus responde orações, mas quem determina o tempo da resposta é Deus e não a pessoa que está orando. Então quando você ver alguém dizendo que pode decretar ou determinar a benção, é um falso profeta, um impostor.
- A resposta de Zacarias e Isabel veio na velhice. Quando nasceu o menino não lamentaram a demora, pelo contrário, agradeceram pelo cumprimento da promessa. Eles estavam submissos à vontade de Deus, mesmo que isto implicasse não receber o que pediram. Deus é soberano e sabe o tempo certo de agir.
- Você e eu temos orado a Deus pedindo muitas coisas, muitos querem um casamento, casa, emprego, respostas sobre áreas diversas da vida. Porém, muitos não esperam a resposta de Deus e entram em barcas furadas, caminhos tortuosos, pois esperar a resposta de Deus é a melhor escolha.
- O tempo de Deus é sempre o melhor para você, mesmo que pareça demorado, Ele tem a hora certa de responder e agir. Ele não tarda, nem falha, aparece na hora certa.

3.       ELA RECONHECEU DEUS NA SUA VIDA, O QUE ISTO NOS ENSINA? V.25
25 Assim me fez o Senhor, contemplando-me, para anular o meu opróbrio perante os homens”.

a)       Isabel ao reconhecer Deus na sua vida estava nos ensinando que todas as bençãos que recebemos vem de Deus. V.25a
25 Assim me fez o Senhor [...]”

- Isabel reconheceu que a resposta da sua oração não tinha nenhum merecimento dela, mas foi graça de Deus: “Assim me fez o Senhor”, quando você tiver suas orações respondidas não se orgulhe, pois Deus não responde orações por causa de nós, mas por amor a nós. Quando Ele abençoou a casa de Potifar no Egito, não diz que foi por causa de José, mas por amor de José (Gn 39.1-5). Aqui Isabel está justamente dizendo que oração é responsabilidade nossa, a resposta é graça de Deus.
- Deus é nosso doador e galardoador de tudo que precisamos, pois “toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes em quem não há variação ou sombra de mudança” (Tg 1.17), o erro da teologia da prosperidade não é crer que Deus abençoa, mas acreditar que a benção é uma conquista humana, pois tudo que recebemos são dádivas da graça de Deus.
- Reconheça o Senhor na sua vida, saiba que toda a sua vida é repleta de bençãos de Deus. Seja grato a Deus, entregue-se aos seus cuidados amorosos e vais perceber que nunca foi você, sempre foi Deus.

b)       Isabel ao reconhecer Deus na sua vida estava nos ensinando que Ele não está alheio aos nossos sofrimentos. V.25b
[...] contemplando-me [...]”

- Isabel reconhece aqui uma grande doutrina bíblica, da onipresença de Deus, o termo contemplar (Gr. “πεδεν” - epiden, sig. Olhar de perto, ver junto), Deus não está distante de nós, mesmo nas nossas inglórias, fracassos, Ele está conosco. A sua presença é constante no nosso viver.
- Isabel reconheceu que quando orou, esperou, confiou, somente conseguiu esperar porque a presença de Deus estava com ela. Conseguimos vencer as nossas lutas, tribulações, somente porque Deus está conosco! A sua presença é a nossa fortaleza nas horas de angústias e tribulações.
- Você e eu precisamos ter forças para as lutas que enfrentamos e saber que Deus está conosco é bom; porém, experimentar que Ele está ao nosso lado é excelente. Isabel e Zacarias experimentaram de maneira prática esta verdade na sua vida e nós precisamos experimentar na nossa também.   

c)       Isabel ao reconhecer Deus na sua vida estava nos ensinando que a última palavra na nossa vida não vem do homem, mas de Deus. V.25c
“[...] para anular o meu opróbrio perante os homens”.

- Isabel era desprezada por causa da sua esterilidade, humanamente estava fadada ao fracasso, não teria descendente. Quem sabe as pessoas já disseram a você que você não aprende nada, que não vai chegar a lugar nenhum, que sua vida é uma derrota anunciada. A vida de Isabel vivia sob esta pressão psicológica.
- A palavra Opróbrio (Gr. “oneidos”, sig. desgraça, desprezo, abandono), indica que Isabel por sua esterilidade era vista pelas pessoas como alguém desprovida de graça, desprezada, abandonada de Deus, mas Deus veio e transformou a sua situação, ela foi agraciada com um milagre que acabou com esta visão dos homens sobre ela. Deus pode fazer a sua situação ser modificada.
- Lembrando que este desprezo não era vindo de Deus mas dos homens (Gr. “oneidos mou en anthrōpois”, sig. desprezo meu entre os homens), os homens agiam assim para com aquele casal piedoso, Deus então agiu poderosamente para demonstrar àqueles homens que a última palavra na vida daquele casal não vem dos homens vem do céu.
- A última palavra para a sua vida não vem dos homens, vem de Deus! Mesmo que os homens digam não, se Deus disser sim, prevalece a Palavra de Deus e não dos homens. Deus pode fazer, se Ele quiser, pode contrariar os exames médicos, pode fazer o que é impossível aos homens. Aleluia!!!

CONCLUSÃO
Vimos nesta mensagem que Isabel era candidata ao fracasso, mas em Deus foi vitoriosa. Primeira, Ela era estéril e assim era desprezada pelas pessoas. Aplicação: Você está passando por uma situação de humilhação ou desprezo? Coloque tudo na mão de Deus, se você não tentar se defender, mas entregar tudo ao Senhor, Ele será teu advogado. Segunda, Ela recebeu a benção de ser mãe, sendo estéril, na idade avançada porque para Deus nada há impossível, Ele respondeu as suas orações não segundo a vontade e tempo deles, mas dentro da sua vontade soberana e no tempo que Ele mesmo determinou. Aplicação: Isabel recebeu a sua resposta de oração e nós também receberemos porque Deus pode fazer o impossível, mas Ele faz conforme a vontade Dele e dentro do seu tempo determinado. Não Desista de orar!!!. Terceira, ela reconheceu Deus na sua vida, ou seja, reconheceu que tudo que temos vem de Deus, Ele não está alheio aos nossos sofrimentos, mas presente conosco na hora da angustia; A ultima palavra na nossa vida não vem dos homens, mas de Deus Aplicação: Como Isabel precisamos reconhecer Deus na nossa vida, pois todas as bençãos que recebemos não é porque Ele viu algo especial em nós, mas porque nos ama; saiba que quando você está sofrendo Ele está contigo ali, Ele não nos livra do sofrimento, mas no sofrimento; pode ser que as pessoas já tenham decretado a derrota para sua vida, porém a palavra definitiva na sua vida vem do céu, do trono da graça e não homens. Creia Confie neste Deus! A maior vitória que o ser humano pode receber é ter certeza absoluta que vai morar no céu com Jesus. Você já tem esta certeza? Se sua resposta é negativa, eu pergunto: Você gostaria de ter certeza absoluta que vais morar no céu com Jesus? Se sua resposta é sim, eu gostaria de dizer que  a única maneira de receber esta benção é se entregando a Cristo e o recebendo com seu Senhor e Salvador. Você quer fazer isto agora? Render-se a Cristo como seu Senhor e salvador? Se desejar, eu irei orar por você e pode nos procurar depois do culto para declarar sua decisão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário