Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM LUCAS 1.26-38



TEXTO: LUCAS 1.26-38

INTRODUÇÃO
A empresa Correios é uma entidade milenar que traz mensagens para os povos, antes as noticias iam passando de mão em mão, os homens iam revezando e andando a pé até chegar no destino. Depois eles evoluíram para os animais, ficou um pouco melhor e mais rápido. Depois com o advento da tecnologia, o transporte passou a ser feito em carros, hoje até de avião. Lucas registra aqui uma notícia para Maria que não foi trazida pelos correios, mas diretamente dos céus, o anjo Gabriel que servia diante do trono de Deus veio e lhe trouxe uma noticia que seria impactante para todo o povo e para todos os povos. Iremos aprender algumas lições sobre aquele anúncio bendito da vinda do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, para isso trabalharemos o tema exposto a seguir.

TEMA: ANUNCIAÇÃO DA VINDA DE CRISTO: ALGUNS APRENDIZADOS

1.       A FONTE DA MENSAGEM. V.26
26 No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré”.

a)       A mensagem veio do céu, pois veio da parte de Deus. V.26a
26 No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus [...]”

- Deus enviou o seu Filho como a melhor notícia vinda do céu. Lc 2.10
- Esta mensagem trouxe salvação para a humanidade (I Jo 4.14)
- Quando esta noticia veio trouxe a luz para quem estava em trevas e a vida para quem estava em morte (Mt 4.16)

b)       A mensagem veio do céu para um lugar simples e desprezado. V.26b
“[...] para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré”.

- Jesus foi para a Galiléia que era considerada a escória da nação.
- Eles achavam que nada poderia sair de bom dali, mas dali surgiu Jesus.
- Eles não pensavam que Deus usa as coisas fracas e desprezadas para envergonhar as fracas, sempre foi assim e sempre será.

c)       A mensagem veio do céu para trazer a presença de Deus para nós. Mt 1.23
22 Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: 23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)”.

- Jesus é Deus presente conosco, a presença Dele traz alegria perene (Fp 4.4).
- Jesus com a sua presença divina traz o céu para dentro de nós, como diz o hino 102 do Hinário Presbiteriano: “Oh aleluia! Sim é céu/É céu fruir perdão aqui! Na terra ou mar, por onde eu for, com o Senhor é céu ali”.
- Se você estiver distante de Deus, chame por Ele agora, convide Jesus para fazer morada em seu coração, e sua vida nunca mais será a mesma.

Aplicação: A notícia mais alegre veio do céu para nós, não importa a sua situação financeira ou intelectual, Deus vai ao teu encontro. Busque a Ele agora, a sua presença está conosco sempre. Somente Nele temos alegria verdadeira e felicidade plena!!! Chame sua presença para perto de ti, busque-o, convide-o para morar eternamente em você!!! Aleluia!!!

2.       A RECEPTORA DA MENSAGEM. V.27
“a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria”.

a)       A receptora da mensagem foi Maria, ela era virgem. V.27a
“a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria”.

- O nascimento virginal de Jesus é uma doutrina básica do cristianismo, Ele nasceu da bendita virgem Maria.
- Maria recebeu o anúncio da sua escolha graciosa por Deus para ser mãe do Salvador e ela nunca disse em momento algum que era merecedora, declarou-se uma serva obediente à vontade de Deus.

b)       A receptora da mensagem foi Maria, ela era comprometida. V.27b
“a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria”.

- Maria era comprometida com José, ainda não tinham coabitado, quando ela recebeu a noticia da gravidez.
- Ela sendo comprometida aquilo ia dar um grande rebuliço, mas ela estava disposta a enfrentar tudo pela sua obediência a Deus.
- Talvez você esteja passando por uma luta interna entre obedecer a Deus e viver confortavelmente. Qual sua decisão?

c)       A receptora da mensagem foi Maria ela aceitou, mesmo correndo riscos. Mt 1.18-19
18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo. 19 Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente”.

- Maria aceitou a vontade de Deus, não sem correr riscos, mas apesar dos riscos que correria.
- Ela poderia ter perdido o marido, ser apedrejada ou mesmo banida da sua terra e família para sempre.
- Maria cuidou de ser obediente a Deus, o próprio Deus cuidou da sua reputação, convencendo seu noivo da sua inocência e sua gravidez divina (Mt 1.20-25), fazer parte da igreja cristã em oração (At 1.14). Cuide da sua obediência a Deus e Ele cuida da sua reputação!!!

Aplicação: Você aceitando a vontade de Deus, mesmo que lhe traga prejuízos ou riscos? Saiba que está no centro da vontade de Deus muitas vezes nos trazem tempestades, mas o melhor lugar de estar em submissão à vontade de Deus. Cuide da sua vida com Deus que Ele cuida de lhe defender e cuidar da sua reputação.

3.       O CONTEÚDO DA MENSAGEM: V.28-35

a)       A saudação do anjo. V.28
28 E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo”.

§  O anjo entrou na casa dela, ou seja, Deus estava presente ali representado pelo anjo. V.28a
28 E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo”.

§  O anjo entrou na casa dela e lhe disse para alegrar-se, ou seja, a presença de Deus traz alegria. V.28b
28 E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo”.

§  O anjo entrou na casa dela e disse que ela era muito favorecida (agraciada), ou seja, ela receberia grande favor de Deus. V.28c
28 E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo”.

§  O anjo entrou na casa dela e disse que o Senhor estava presente com ela, ou seja, ela vivia na presença de Deus. V.28d
28 E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo”.

Aplicação: O anjo saudou Maria entrando na casa dela, dizendo para se alegrar, que ela era muito favorecida ou agraciada e que o Senhor estava presente com ela. Precisamos experimentar a presença de Deus em nossa vida, esta presença traz alegria e graça de Deus sobre nós. Desfrute você também, igual a serva de Deus Maria, da presença de Deus.

b)       O temor de Maria. V.29
29 Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito e pôs-se a pensar no que significaria esta saudação”.

§  As palavras do anjo a perturbaram, a nossa mente finita não pode entender plenamente as coisas de Deus. V.29a
29 Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito e pôs-se a pensar no que significaria esta saudação”.

§  As palavras do anjo a perturbaram, Maria passou a refletir sobre as palavras do anjo, nós devemos refletir sobre a Palavra de Deus. V.29b
29 Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito e pôs-se a pensar no que significaria esta saudação”.

Aplicação: Maria temeu ao Senhor, sua mente ficou perturbada, mas ela foi meditar na Palavra de Deus. Nós precisamos entender que a presença do Deus majestoso faz nossa mente finita ficar perturbada, mas devemos refletir, meditar na Palavra de Deus e tudo se esclarecerá pelo Espírito Santo.

c)       A explicação do anjo. VV.30-31

§  O anjo explica que a sua visita foi para trazer um favor de Deus para ela, nós precisamos do favor de Deus para nossa vida. V.30
30 Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus”.

§  O anjo explica que a sua visita foi anunciar o nascimento de um filho chamado Jesus. V.31
31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus”.

- O nome Jesus (Gr. Iesus, significa Iavé salva), Jesus é Deus. Jo 10.31-33
31Novamente, pegaram os judeus em pedras para lhe atirar. 32 Disse-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte do Pai; por qual delas me apedrejais? 33 Responderam-lhe os judeus: Não é por obra boa que te apedrejamos, e sim por causa da blasfêmia, pois, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo”.

- O nome de Jesus é o nome que está acima de todo o nome. Fp 2.9
9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome”.

- O nome de Jesus é quem nos livra da ira vindoura (condenação). I Ts 1.10
10 e para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura”.

Aplicação: Deus traz para Maria um grande favor que foi tornar-se mãe de Jesus, o Filho de Deus. Nós somos agraciados por Deus todos os dias, sejamos gratos. Porém, o personagem principal aqui não é Maria, mas Jesus que é nosso salvador, libertador tanto agora como da ira futura de Deus. Creiamos Nele!!

d)       A descrição da pessoa Divina – Humana de Jesus. VV.31-35

§  Ele será o salvador e libertador do pecado de seu povo. V.31; Mt 1.21

31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus”.

21 Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles”.

§  Ele é incomparavelmente grande. V.32
32 Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai”.

§  Ele é o Filho do Deus altíssimo, ou seja, igual a Deus. V.32; Jo 5.18

32 Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai”.

18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus”.

§  Ele é o Rei eterno. VV.32-33
32 Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai”, 33 ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.

§  Ele é gerado pelo Espírito Santo. V.34-35
34 Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum? 35 Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus”.

§  Ele é santo em seu ser. V.35
35 Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus”.

Aplicação: Jesus é descrito pelo anjo como salvador e libertador do seu povo, incomparavelmente grande, Filho de Deus, rei eterno, gerado pelo Espírito Santo, santo em seu ser. Nós precisamos entender que somente Jesus salva, não é Jesus e alguma coisa, mas Somente Jesus. Jesus é o único libertador, religiosidade, amuletos da fé, não libertam, isto é obra exclusiva de Cristo. Ele é grande de um modo tal que ninguém se compara a Ele, não coloque pessoas ou instituições como grandes, somente Jesus o é. Jesus é o Filho de Deus, Ele é Deus. Ele é rei eterno, deve ser obedecido pelos que fazem parte do seu reino. Foi gerado pelo Espírito Santo, não houve intervenção humana na concepção. Ele é santo e nós devemos viver em santidade, um salvo é conhecido por sua vida santa. Abandone o pecado seja de desonestidade, fornicação, adultério, sensualidade, idolatria, mentira, orgulho. Fuja do pecado.

4.       A CONFIRMAÇÃO DA PROMESSA. V. 36-38

a)       Deus confirma que aconteceria o que estava dizendo apontando para o milagre anterior. V.36
36 E Isabel, tua parenta, igualmente concebeu um filho na sua velhice, sendo este já o sexto mês para aquela que diziam ser estéril”.

- Deus confirma que cumpriria sua promessa, ela convida Maria para olhar para um passado recente e examinar que um milagre impossível aos olhos humanos já aconteceu.
- A prima (Gr. “syngenis”, parente, prima, parentesco relativo de 1º grau) de Maria, Isabel havia recebido esta milagre, aquele que foi gerado nela teria a missão de preparar o caminho do Cristo.
- Devemos olhar para o passado como Maria olhou e examinarmos que Deus é o mesmo que fez milagres no passado, sendo poderoso para cumprir as suas promessas.

b)       Deus confirma que aconteceria o que estava dizendo apontando para a confiabilidade das suas promessas. V.37
37 Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas”.

- Deus realiza o impossível na vida dos seus servos, desde que seja promessa Dele para nós.
- As promessas de Deus possuem um cumprimento certo, pois quem prometeu é totalmente confiável para cumprir.
- Precisamos confiar na Palavra de Deus e saber que para Deus promessa e cumprimento é a mesma coisa, pois Ele, além de poderoso, é Fiel!!!

c)       Deus confirma o que aconteceria e Maria submete-se à vontade de Deus imediatamente. V.38
38 Então, disse Maria: Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. E o anjo se ausentou dela”.

- Maria, uma mulher bendita declarou aqui que é serva (gr. “doulê”, escravo), ou seja, ela disse que é escrava de Deus, não cabe a ela optar, mas obedecer ao seu Senhor. V.38a
- Maria declarou aqui o desejo que a vontade de Deus se cumpra na vida dela. V.28b
- O desejo dela não era ser rica, nem ter fama, sucesso ou as glórias deste mundo, mas que a vontade de Deus se cumprisse na vida dela. E você qual o seu desejo?

Aplicação: Deus confirmou a sua promessa apontando que era possível para Deus fazer uma virgem ter o Filho de Deus, pois houvera feito uma idosa e estéril (Isabel) ter um filho, Ele também pode fazer qualquer coisa que quiser, pois Ele pode, basta confiar Nele! Deus é fiel para cumprir todas as suas promessas, devemos orar confiando nas promessas de Deus. Maria age se submetendo à vontade de Deus. Nós temos nos submetido à vontade Dele ou queremos que a nossa seja feita? Se você comparecesse hoje perante o tribunal de Cristo e Ele ter perguntasse porque deveria deixar  você entrar no céu, o que responderia? Você tem certeza que se partisse daqui hoje iria morar no céu com Jesus? Se sua resposta for negativa, quem não sabe para onde vai está perdido. Hoje mesmo se entregue a Cristo para ter certeza de ter um lugar no céu!!!

Autor: Veronilton Paz da Silva: Pastor Presbiteriano; Missionário Plantador de Igreja na Cidade de Zé Doca – MA; Bacharel em Teologia pela FATERGE; Licenciado em Letras – Língua Portuguesa pela UEPB; Pós Graduado em Bíblia Pelo CPAJ/Mackenzie; Mestrado em Teologia pela FILEMON; Formação de Evangelista pelo Instituto Bíblico Eduardo Lane; Curso de Formação de Obreiros pelo Instituto Bíblico do Norte; Curso de Formação Missiológica pelo Seminário Presbiteriano do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário