Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM LUCAS 1.5-7


TEXTO: LUCAS 1.5-7
5 Nos dias de Herodes, rei da Judéia, houve um sacerdote chamado Zacarias, do turno de Abias. Sua mulher era das filhas de Arão e se chamava Isabel. 6 Ambos eram justos diante de Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos do Senhor. 7 E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, sendo eles avançados em dias”.

INTRODUÇÃO
Há pessoas que marcam nossas vidas de maneira muito especial, conheci um pastor que é professor no CPO (Curso de Preparação de Obreiros) no Instituto Bíblico do Norte de Garanhuns – PE, o nome dele é Luís Ricardo, leciona Orientação para Vida Cristã, o lema da sua disciplina é “Ser Parecido com Jesus”, de fato, este pastor é a pessoa mais parecida com Jesus que eu já conheci, ele impactou profundamente a minha vida ministerial. Lucas nesta passagem está tratando sobre um casal de idosos, Zacarias e Isabel, ele era sacerdote (V.5), ambos não tinham filhos por causa da esterilidade da esposa e agora o seu avançar em dias (V.7), recebeu a presença do anjo Gabriel que falou do milagre que eles receberiam de ter um filho na velhice (V.13), Zacarias duvidou e ficou mudo até que o menino nasceu (vv.8-20), quando sua língua falou ele exaltou a Deus, o filho que saiu do seu ventre foi o profeta que preparou a chegada do Messias, seu nome João Batista (vv.57-80). O casal era formado de servos de Deus que buscavam viver dentro dos preceitos e mandamentos do Senhor, vamos aprender algumas lições sobre eles, isto faremos tendo como base o tema abaixo.

TEMA: LIÇÕES EXTRAÍDAS DA VIDA DE ZACARIAS E ISABEL

1.       ZACARIAS E ISABEL LEVAVAM A VIDA ESPIRITUAL A SÉRIO. V.5

- A vida espiritual não é uma brincadeira, não podemos brincar de ser crentes.
- Nunca devemos achar que podemos enganar a todos com a nossa falsa espiritualidade, Deus está vendo tudo.
- Zacarias e Isabel levavam a sério a sua vida com Deus, viviam em uma época que alguns fatores poderiam levar-lhes a não levar a vida cristã a sério, mas eles agiram diferente.
- Precisamos de crentes como Zacarias e Isabel que vivam a vida cristã de maneira autêntica.

a)       Eles se mantiveram firmes no serviço ao Senhor, mesmo nos dias do cruel rei Herodes. V.5a
5 Nos dias de Herodes, rei da Judéia, houve um sacerdote chamado Zacarias [...]”

- Herodes foi um rei perverso, adultero, assassino, truculento, ele não suportava o contraditório.
- Havia uma ligação do poder politico com o poder religioso, a chamada “Teocracia, os sacerdotes facilmente eram comprados pelo ímpio governador Herodes. Zacarias e Isabel não se renderam as facilidades que poderiam receber, preferiram ser fiéis ao Senhor.
- Herodes Matou a esposa, filhos, sogra, cunhados e tentou matar o Cristo quando nasceu, cometendo um grande infanticídio contra os meninos de Belém e arredores.
- Vivendo em uma época em que o mundo nos lança convites para desfrutamos das facilidades e prazeres transitórios do pecado, lembremos de Zacarias e Isabel e imitemos eles, não aceitando as propostas que tentam nos afastar de Deus.

b)       Ele se mantiveram firmes no serviço ao Senhor, seguindo a sua linhagem santa. V.5b
“[...] houve um sacerdote chamado Zacarias, do turno de Abias. Sua mulher era das filhas de Arão e se chamava Isabel”.

- Zacarias era um sacerdote, ele manteve a sua linhagem santa, não se contaminou com as ofertas impróprias.
- Zacarias como sacerdote era casado, cai por terra o ensinamento de algumas religiões que sacerdotes não devem casar.
- Zacarias casou com uma mulher de linhagem sacerdotal, ele buscou alguém que tinha o mesmo foco e direção dele, a obra de Deus. Se você busca alguém para casar que não tem compromisso com Deus, pode entrar numa furada. Solteiro (a)s fiquem esperto (a)s!
- Isabel tinha uma linhagem santa do sacerdócio araônico e ela se manteve firme no auxilio ao seu marido na obra. Mulheres, ajudem seus maridos para que eles estejam na presença de Deus. Ore por ele, ao invés de apontar os defeitos dele, seja amável ao invés de reclamar e ser áspera. Imite o exemplo de Isabel, ajude seu marido a ter compromisso com Deus.


2.       ZACARIAS E ISABEL ERAM PESSOAS VIRTUOSAS NA FÉ. V.6
6         Ambos eram justos diante de Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos do Senhor.

a)       Eram pessoas que agiam com justiça. V.6a

v  A sua justiça era um fruto da vida espiritual dentro da família.
6 Ambos eram justos [...]”

- Ambos indica que eles buscavam viver a vida cristã dentro da família, pois não adianta você querer que o outro mude se você não muda a sua primeiro.
- Ambos buscavam viver uma vida justa (gr. “dikaioi”, justo, correto, conforme), ou seja, ser justo é buscar viver conforme a justiça de Deus na terra.
- Você foi chamado por Cristo para resplandecer a sua justiça entre as pessoas que convivem contigo.
- A sociedade clama por crentes que vivam o evangelho, por servos de Deus que se preocupem mais em agradar a Deus do que os homens. Viva o evangelho, espalhe a justiça de Cristo onde você está inserido.
- Se sua vida não está sendo agradável a Deus, não tem tido uma vida servindo a Cristo, mude hoje sua vida.

v  A sua justiça era exercida, especialmente diante de Deus.
6 Ambos eram justos diante de Deus [...]”

- A sua justiça também era vivida diante de Deus, ou seja, Deus sabia quem eles de fato eram quando estavam sozinhos. Deus sabe quem somos quando estamos longe dos holofotes.
- Caio Fábio dizia que “a presença de Deus é o melhor lugar para estar, mas é o mais perigoso, pois as máscaras caem, ninguém engana a Deus. Podemos enganar as pessoas, fingir ser pessoa justa, encenar uma vida com Deus; porém, quando chegamos diante de Deus todo cenário se desfaz, a realidade do seu juízo cai sobre nós.
- Zacarias e Isabel tinha reputação, mas acima de tudo, tinham caráter. Reputação é o que as pessoas dizem sobre nós; Caráter é o que nós realmente somos. Deus sabe quem realmente nós somos!
- Que nossa justiça não seja um cenário de teatro diante dos homens, mas seja uma vida real diante de Deus. Quem é você diante de Deus.

b)       Eram irrepreensíveis na sua conduta. V.6b

v  Seguiam os preceitos do Senhor para a sua vida.
[...] vivendo irrepreensivelmente em todos os preceitos [...] do Senhor”.

- Viver irrepreensivelmente (Gr. “amemptoi, sem culpa), eles estavam vivendo segundo a vontade de Deus, eles não tinham culpas diante de Deus, isto não significa que eles foram perfeitos, pois Zacarias foi incrédulo (), isto indica que a nulidade de culpa daqueles que seguem Cristo se dá pelo ato gracioso de Deus de nos declarar justificados.
- Eles tinham então a responsabilidade de buscar viver em obediência as ordenanças do Senhor, nós fomos salvos para vivermos uma vida de obediência ao Senhor.
- A Palavra Preceitos (Gr. dikaiōmasin, ordenanças), ou seja, não é opção viver corretamente, mas ordens de Deus

v  Seguiam os mandamentos do Senhor para o seu viver.
“[...] vivendo irrepreensivelmente em todos os [...] mandamentos do Senhor.

- O termo mandamento (Gr. “entolais”, comando de um superior), ou seja, nós temos um superior, somos soldados dele que ele nos arregimentou para um bom combate e não devemos nos embaralhar com as coisas desta vida para obedecer a Ele (). Zacarias e Isabel buscaram viver assim, nós precisamos andar em obediência a Ele.
-  Você não pode viver de qualquer forma, pois você tem um comando de um superior para ser obedecida.
- Qual vai ser a sua decisão? Obedecerá a Cristo, seu superior, ou estará longe Dele? Cumprirá a vontade Dele ou as vontades do seu coração? Já entregou a vida a Jesus Cristo? Tem certeza da sua salvação? Deseja ir morar no céu com Jesus? Entregue-se a Cristo agora, amanhã pode ser muito tarde, pois hoje é o dia da salvação.

3.       ZACARIAS E ISABEL TINHAM UMA LIMITAÇÃO NA SUA VIDA. V.7
7 E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, sendo eles avançados em dias”.

- HDL: Todos nós temos limitações naturais, a nossa vida vai desfazendo o nosso físico da juventude, surgem com o tempo algumas rugas indisfarçáveis, até certo tempo uns cremes ou cirurgia plástica resolvem, porém, chega um tempo que nem Pytangui resolve. Temos limitações na vida.
- Zacarias e Isabel eram servos de Deus que tinham algumas limitações físicas e de saúde, sobre estas limitações físicas deles, algumas lições:

a)       Eles estavam privados de ter filhos pela esterilidade de Isabel. V.7a
7 E não tinham filhos, porque Isabel era estéril [...]”

- Eles tinham uma deficiência no organismo, eram estéreis, não podiam ter filhos.
- Todos os casais normais querem ao casar gerar filhos, isto é o natural dos casais.
- Naquela época a mulher estéril era desprezada pelas pessoas como alguém amaldiçoada por Deus.
- Aquele casal tinham uma limitação natural, mas eles não deixaram de servir ao Senhor porque causa deste problema físico. Eles entendiam que Deus é muito melhor do que as bençãos que Ele pode dar. Eles buscavam ao Deus da benção e não apenas a benção de Deus.
- Não use suas limitações como desculpa para não servir ao Senhor, muito melhor do que Ele pode te dar é o que Ele é para você.

b)       Eles estava privados de ter filhos pelo avançar dos seus anos. V.7b
7 E não tinham filhos [...] sendo eles avançados em dias”.

- Eles tinham um problema natural que é o avançar dos anos. Eles não conseguiram o milagre da fertilidade quando eram jovens, agora estavam na idade avançada.
- O avançar de anos chegará para todos nós. Um dia chegaremos à idade avançada. Aqueles irmãos chegaram à terceira idade sem filhos porque tinham uma limitação de saúde que era a esterilidade. Muitos jovens casais hoje não querem ter filhos, acham que os filhos irão atrapalhar os seus planos de sucesso financeiro e profissional. Cuidado! Você está jovem, mas suas forças., vigor, virilidade, um dia acabarão. Acorde!!!
- Aquele casal de idosos, quantas orações fizeram pedindo fertilidade. Imagino aquele casal tantas vezes orando. Calvino disse que Lucas é o evangelho da oração e que João Batista foi a resposta à oração dos seus pais para ter um filho (Lc1.13).
- Você acha que sua causa já está demorando a ser respondida, João esperou chegar á terceira idade pra sua causa ser respondida. Não pare de clamar! Peça até que Deus abra os céus sobre nós!

c)       Eles estavam privados de ter filhos, mas o Senhor fez o impossível acontecer. Lc 1.36-37
36 Eis que também Isabel, tua parenta concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril; 37 porque para Deus nada será impossível”.

- As Escrituras vão apontar que Deus atendeu a Zacarias e Isabel realizando um milagre duplo, eles teriam um filhos acabando um esterilidade de anos, isto na idade avançada quando os costumes de ovulação das mulheres acabam, pois para Ele não há impossíveis!
- Chegando em Sumé – PB fui visitar casas para evangelizar e nenhuma casa quis me receber naquele dia, orei e Deus me direcionou para o hospital, ali chegando algumas pessoas me cercaram e um rapaz me perguntou: Você é pastor? Eu respondi que era missionário, pois somente fui ordenado pastor ano passado. Ele me perguntou? Você pode curar minha irmã, já tentamos de tudo e o medico disse que se tirar ela, antes de chegar em Campina Grande ela morre. Eu disse: Não posso curá-la, mas posso orar e se Deus quiser Ele pode curar ela. Orei, evangelizei a família e fui para casa. No outro dia quando cheguei no outro dia para saber como ela estava a família veio me abraçar e disse que Deus da oração todos os seus sentidos voltaram, ela que no dia anterior estava vegetando sem andar, falar e comer, veio ao meu encontro andando e falou: O que eu faço para ser crente? Ali naquele hospital aquela mulher desenganada pelos médicos, mas  restaurada pelo medico dos médicos rendeu-se a Cristo e hoje é membro da nossa igreja em Sumé. Para Deus não há impossíveis!!!
- Eu não sei quais são os impossíveis que existem na sua vida, entregue a Cristo, pois se Ele quiser, fará o impossível acontecer!!!

CONCLUSÃO
Vimos nesta mensagem algumas lições extraídas da vida de Zacarias e Isabel, que foram: 1. Levaram a vida espiritual a sério mesmo na época do ímpio Herodes e seguiram sua linhagem santa. Aplicação: Você tem levado a sua vida espiritual a sério? Quanto tempo você tem reservado para estudo da Palavra de oração? Quando alguém lhe oferece uma vantagem, mesmo que saiba que está errado você aceita? 2. Eram virtuosos na fé, sendo justos diante de Deus e dos homens, eram irrepreensíveis na sua conduta, vivendo de acordo com os preceitos (ordenanças) e Mandamentos (Comandos) do Senhor. Aplicação: Você é virtuosa na fé, busca viver de acordo com a Palavra de Deus? Obedece ao que Deus lhe ordena na sua Palavra? 3. Eles tinham uma limitação na sua vida, estavam privados de ter filhos por causa da esterilidade e pela idade avançada, mas Deus fez o impossível acontecer. Aplicação: Qual o impossível que você gostaria de que Deus resolvesse? Você ousaria lançar estes impossíveis para você agora nas mãos de Deus e aceitar a resposta Dele para a sua vida? Você já tem certeza de sua salvação? Tem certeza que se morresse hoje iria morar no céu com Jesus? Gostaria de ter certeza de salvação, de ter uma morada eterna nas mansões celestiais? Entregue-se a Cristo ainda hoje!!

Autor: Veronilton Paz da Silva: Pastor Presbiteriano; Missionário Plantador de Igreja na Cidade de Zé Doca – MA; Bacharel em Teologia pela FATERGE; Licenciado em Letras – Língua Portuguesa pela UEPB; Pós Graduado em Bíblia Pelo CPAJ/Mackenzie; Mestrado em Teologia pela FILEMON; Formação de Evangelista pelo Instituto Bíblico Eduardo Lane; Curso de Formação de Obreiros pelo Instituto Bíblico do Norte; Curso de Formação Missiológica pelo Seminário Presbiteriano do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário