Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM GÊNESIS 1.1-2


TEXTO: GÊNESIS 1.1-2
1 No princípio criou Deus os céus e a terra. 2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas”.

INTRODUÇÃO

O livro de Genesis foi escrito, mui provavelmente, por Moisés, tinha como propósito ensinar ao povo de Deus qual seu propósito para eles como uma nação, o pano de fundo era a ação de Deus desde o início do mundo, seguida pela queda, história da redenção, culminando na revelação de Cristo que apresentado como o autor da nova criação como a “Semente da mulher”, salvador  através arca da salvação, de Abraão e dos seus descendentes; prefigurado em Melquisedeque sem pai, nem mãe, genealogia, princípio de dias ou fim de existência, tipificado em Moisés como o perfeito intercessor e legislador.

Esta passagem escolhida trata do grande tema chamado criação. A origem de tudo vindo de Deus, pois a natureza não poderia parir a si mesma, algo que veio a existência foi causado por alguém, não é possível você crê em Deus e ao mesmo tempo nas teorias evolucionistas, big bang, ou qualquer outra teoria que trate a natureza à parte de Deus. A criação segundo Donald Kaller explica que Gênesis apresenta um Deus Todo – Poderoso que traz à existência aquilo que não existe, sobre este Deus que demonstra o seu poder na criação nós iremos trazer uma mensagem, tendo como base o tema proposto.

TEMA: DEUS, O CRIADOR PODEROSO

1.        VERDADES SOBRE O CRIADOR. V.1
1 No princípio criou Deus os céus e a terra”.

     O termo Gênesis vem do hebraico “bereshid” que significa origem, princípio. Outro termo usado aqui é “baráh”, tem o sentido de criar, dar origem a algo inexistente sem haver matéria – prima. O nome de Deus aqui evocado por Moisés foi Elohim que é plural de Eloháh, trazendo uma alusão à trindade, pois as Escrituras trazem este nome no plural (Gn 1.26-27). A trindade indica a existência de um só Deus, mas que subsiste em três pessoas: Pai, Filho e Espirito Santo, pois as Escrituras afirmam que o Pai é Deus (Fp 2.11), que o Filho é Deus (Jo 1.1) e que o Espírito Santo é Deus (At 5.3-4), assim sendo, como não existem três deuses chegou-se a formula acima mencionada.

a)       Deus existe, confronto aos ateístas. “1 No princípio criou Deus [...]” (v.1)

     O termo hebraico “bereshid” utilizado aqui significa princípio ou origem, ou seja, aqui neste relato está afirmando que Deus criou toda a matéria – prima bem como o tempo, este Deus se deu a conhecer aos seres humanos pela natureza, pois “os céus proclamam a gloria de Deus e o firmamento anuncia as obras de suas mãos (Sl 19.1), porém este conhecimento é insuficiente para a salvação, pelo contrário ele torna os homens indesculpáveis diante de Deus (Rm 1.18-20), Deus então resolveu revelar-se de maneira especial pelo seu Filho através das Escrituras, pois o autor aos hebreus fala que cessaram os antigos modos de Deus revelar-se, hoje nos fala somente pelo Filho (Hb 1.1-2) por meio das Escrituras (Jo 5.39).

      Para ser ateu é preciso ter muita fé, pois acreditar que um mundo tão complexo e cheio de leis que o regem veio de uma grande explosão ou que este universo pariu a si mesmo é preciso uma fé enorme, pois nenhum deles viu o “Big bang” ou a evolução. Muito mais fácil é crer em um Deus criou tudo e nós o experimentamos em nossa vida. Einsten disse que: “É impossível olhar para o universo e não crê que existe um criador, pois não se pode olhar para um relógio sem acreditar que existe um relojeiro

b)       Deus é um só, confronto aos politeístas. “1 No princípio criou Deus (v.1)

     Politeísmo é a crença em vários deuses, mas a Bíblia afirma que a própria natureza atesta a existência de um só Deus (Sl 19.1), até os demônios sabem que existe um só Deus (Tg 2.19). Os homens muitas vezes querem colocar outros deuses no lugar Dele (Ex 20.1-3) ou dividem a sua glória com outros deuses feitos pelas mãos do homem (Is 42.8), outros colocam o homem no centro na idolatria do eu. Mas, este texto diz que “no Principio criou Deus”, há um só Deus poderoso, imutável, onipotente, onisciente, onipresente, amoroso, justo, soberano, etc. Adoremos a este Deus! Aleluia!!!

c)       Deus é todo poderoso, criou tudo do nada, confronto ao evolucionismo teísta. “1 No princípio criou Deus os céus e a terra. Hebraico “Bereshid Elohim Bará”, traduzido “Deus criou do nada”

O evolucionismo teísta ensina que Deus criou o mundo por meio de um processo de evolução natural de milhões de anos, o homem evoluiu de um animal irracional, segundo este ramo não houve pecado, mas evolução. Isto é heresia!!! Deus não criou tudo por meio de uma evolução, mas por meio da sua poderosa palavra e das suas próprias mãos. Evolucionismo teísta não é cristianismo, é um falso pensamento de quem não tem compromisso com Deus e como diz John Macarthur tem vergonha do evangelho.

d)       Deus é a causa primária da criação, confronto ao teísmo aberto. “1 No princípio criou Deus os céus e a terra” (v.1).

O teísmo aberto ensina que Deus criou tudo que existe, estabeleceu as leis e depois se ausentou da sua criação, ficando de camarote contemplando os acontecimentos sem intervir em nada. Este pensamento afirma que Deus abriu mão da sua soberania e onisciência para não saber o futuro nem interferir na humanidade. Para eles o mundo seria uma máquina que Deus ligou e deixou funcionando, entretanto, a Bíblia apresenta um Deus que é Senhor da história, que controla todos os acontecimentos, pois agindo Ele ninguém pode impedir (Is 43.13) ou Ele cria as trevas, paz, mal circunstancial (Is 45.17). As Escrituras também afirmam que Deus mata e dá vida (I Sm 2.6). Este pensamento é heresia!!!

Aplicação: Vimos até aqui a primeira verdade extraída deste texto sobre o criador. Vimos que a passagem “1 No princípio criou Deus os céus e a terra”, alguns confrontos contra os ateístas (dizem que Deus não existe); Politeístas (creem ou buscam mais de um deus); Evolucionismo Teísta (acreditam que Deus criou tudo por meio de uma evolução de bilhões de anos) e Teísmo aberto (acreditam que Deus criou e depois se ausentou do universo, não é onisciente nem intervem na história). A Biblia diz para os primeiros que Deus criou, então Ele existe; para os segundos diz que há um só Deus; para os terceiros afirma que pelo seu poder Deus criou o mundo em seis dias; para os últimos afirma que Deus não apenas criou, mas intervém na história da humanidade, age soberanamente e ninguém pode impedir o seu agir. Você que está aqui hoje, talvez você diga que acredita em Deus, mas vive como se Ele não existisse ou que não visse nada do que você faz, mude sua vida hoje!! Leve a sério a sua vida com Deus!!!

2.       VERDADES SOBRE A TERRA. V.2a
2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo [...]”

Aqui iremos analisar algumas verdades sobre a terra que foi criada, alguns detalhes que o autor nos traz e iremos examinar neste intervalo de tempo.

a)       A terra estava sem forma, ou seja, desordenada. “2 A terra era sem forma [...]” (v.2)

Alguns perguntam: Porque Deus não criou tudo de uma vez? Deus quis criar todas as coisas nos mínimo detalhes para demonstrar que Ele conhece e é dono de cada partícula do universo, como disse abraham kuyper: “Não há um centímetro quadrado no universo que Deus não possa advogar que pertence a Ele”. Deus pôs em ordem a terra, onde havia o caos Ele criou o cosmos (universo). Nos vv.3 ao 31 ele detalha a criação. Onde havia desordem, Ele trouxe a ordem. As águas passaram para o seu devido lugar bem como a terra. Se Ele transformou a terra desordenada  em um lugar organizado, pode organizar a tua vida. Creia!!! Entregue tudo a Ele!!!!

b)       A terra estava vazia, ou seja, inabitada. “2 A terra era sem forma e vazia [...]” (v.2)

Não havia habitantes na terra e Deus iria iniciar o processo de preenchimento da terra, iniciou com as plantas, animais e depois homem e mulher. Aquilo que era vazio, Ele transformou em lugar habitado. A terra só foi vazia até o momento que Deus quis, pois quando Ele agiu o vazio acabou. Você precisa de Jesus para que o vazio do seu coração desapareça, da mesma forma que aquela terra vazia deixou de ser, o coração do ser humano deixará de ser quando o Senhor o alcançar. Convide Jesus hoje para preencher o vazio do seu coração, pois somente Ele pode fazer isso. Sua vida será outra, transformada pelo poder de Deus

c)       A terra estava em trevas, ou seja, sem luz. “[...] e havia trevas sobre a face do abismo [...]

Não havia luz na terra até Deus criar Gn (1.3); a luz era boa (v.4) a luz foi separada das trevas (v.4). A terra ainda estava sem esta luz, mas Deus resplandeceu-a e tudo se iluminou. O Novo Testamento traz João Batista afirmando que Jesus era esta luz que traz vida aos homens (Jo 1.4), esta luz resplandecia nas trevas e estas não prevaleceram contra ela (Jo 1.5).

Esta luz traz a vida eterna para o homem (Jo 1.9). A luz vinda de Deus exige transformação de quem se aproxima dela, Jesus disse que alguns não se aproximam desta luz porque as suas obras são más e serão denunciadas pela luz, outros querem se aproximar da luz porque suas obras foram feitas em Deus (Jo 3.19-21). Esta luz resplandece de forma soberana no nosso coração e nos transforma (II Co 4.6). Da mesma forma que a terra estava sem luz, em trevas; alguém sem Jesus está da mesma forma, sem luz em trevas. Você precisa sair das trevas e vir para a luz que é Jesus!!!

Aplicação: Vimos aqui a segunda verdade extraída deste texto sobre a terra criada. Vimos que a passagem “2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo [...]”, Deus trouxe ordem à terra que estava em desordem; habitou á terra que estava vazia e trouxe luz para terra em trevas. Deus trouxe ordem para a terra desordenada, Ele pode ajeitar a sua vida. O que está precisando ser organizado na sua vida? Deus habitou a terra vazia, se ele acabou com o vazio da terra pode acabar com o vazio do seu coração. Você deseja ter o seu coração preenchido por Jesus? Se Deus trouxe luz para o mundo em trevas, Ele pode te libertar das trevas espirituais que você está vivendo. Convide Jesus para iluminar o seu coração e o seu caminho.

3.       VERDADES SOBRE A MOTIVAÇÃO PARA A CRIAÇÃO. V.2b
“[...] mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas”.

a)       O Espírito de Deus (Ruáh Elohim) é o vento de Deus para ordenar o que estava desordenado. “[...] mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas” (v.2b)

O termo hebraico usado para pairar é “məraep̄e” e significa se mover, ou seja, o Espírito Santo colocou o eixo da terra em movimento, pois onde estava desordenado o Espírito de Deus (Ruáh Elohim) soprou, se moveu. O mover do Espírito é soberano, pois as Escrituras afirmam que “O vento sopra onde quer” (Jo 3.8); Ele surpreende o ser humano, pois ainda exaure as escrituras que “não sabem de onde vem nem para onde vai” (Jo 3.8).

O movimento do Espírito trouxe ordem para terra e traz uma vida ordenada para quem tem um encontro com Cristo, devido a isto Paulo afirma que: vos aparteis de todo irmão que ande desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebestes (II Ts 3.6). Paulo também tratando do culto espiritual, ele não diz que espiritualidade é sinal de desordem e bagunça, mas deve ter ordem e decência (I Co 14.40). Se sua vida está em desordem, ponha ela em ordem ainda hoje. O Espírito Santo é o vento de Deus, Ele trouxe ordem para a terra desordenada e deseja que tua casa esteja em ordem. Ponha tua vida em ordem, pois Deus está prestes a chamar você para o acerto de contas.

b)       O Espírito de Deus (Ruáh Elohim) é o vento de Deus para soprar vida onde não havia. “7 E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente” (Gn 2.7).

O Espírito Santo de Deus soprou no nariz do homem e lhe trouxe a vida, como Moisés escreveu: “[...] soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente” (Gn 2.7), hoje Ele continua soprando, quando faz isso traz vida eterna, como Paulo expressou: “Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus! senão pelo Espírito Santo” (I Co 12.3).

Ele sopra em um coração mórbido, aviva e traz renovo onde não havia. Somente o Espírito Santo pode gerar vida. Se você está morto em pecado e não consegue largar, o sopro do Espírito Santo pode te dá vida hoje! Clame desesperadamente ao Espírito Santo para que sopre na sua casa, o seu sopro vai consertar tudo que está desmantelado. Quando Ele sopra traz vida, perdão, mudança. Você quer?

c)       O Espírito de Deus (Ruáh Elohim) é o vento de Deus para trazer restauração depois do juízo de Deus.  1 Deus lembrou-se de Noé, de todos os animais e de todo o gado, que estavam com ele na arca; e Deus fez passar um vento sobre a terra, e as águas começaram a diminuir” (Gn 8.1).

Depois do diluvio Deus fez soprar um vento (heb. Ruáh) e as águas do diluvio diminuíram. Este vento (Ruáh) é o Espírito Santo, Ele trouxe restauração, o salmista pede ao Senhor que restaure a sorte deles como as torrentes do Neguebe (Sl 126.4), este era um deserto árido, sem vida; mas quando chegavam as chuvas este lugar se enchia de vida e alegria com cânticos de pássaros e uma diversidade de plantas, pois o Senhor faz que uma vida árida seja cheia do seu Espírito e a pessoa transpire paz e alegria.

Quando os apóstolos estavam ainda sem ter coragem de pregar o evangelho abertamente, o Senhor soprou sobre eles o Espírito (Hebr. Ruáh, Gr. Pneuma, sig vento) em uma pregação publica foram três mil conversões (At 2.1-41), dali em diante se tornaram corajosos, destemidos para pregar o evangelho. Se você estiver precisando de restauração na sua vida, casa, Jesus sopra hoje o Espírito sobre você, Ele sopra sobre a sua vida. Se você perdeu o fervor, não ora com a mesma intensidade de antes, não prega com a mesma alegria de antes. Convide o Espírito Santo para soprar na sua vida agora.

Aplicação: Vimos neste instante a terceira verdade extraída deste texto sobre o criador. Vimos que a passagem “[...] mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas”, o Espírito Santo trouxe ordem onde não havia; trouxe vida onde não tinha e; trouxe restauração de Deus. O Espírito Santo trouxe ordem na terra desordenada e pode trazer hoje jeito para uma vida desmantelada. Acerte sua vida com Deus, pois o dia de prestar contas se aproxima. Da mesma forma que o Espírito Santo trouxe vida para o homem, traz vida eterna para quem crê em Jesus. Você já entregou a sua vida a Cristo para ter vida eterna? O Espírito Santo trouxe restauração, pode também restaurar a nossa vida. Se hoje sua vida está fria, sem fervor e sem vida, podes clamar agora pedindo que Ele renove e restaure a sua vida.

REFERENCIAS

CALVIN, John. Commentary on Genesis. Albany, USA: Books  for  The  Ages, 1998

CRISP,Ron, Um Guia de estudo para o Livro de Gênesis. Kentucky – EUA: Primeira Igreja Batista, 2002

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico do Antigo Testamento Vol 1 Gênesis a Neemias

MEISTER, Mauro. Interpretando Gênesis 1 e 2. Higienopólis – SP: CPAJ;Mackenzie, 2016.

WALTKE, Bruce K. Comentário de Gênesis. Tradutor: Valter Graciano Martins. São Paulo, Editora Cultura Cristã, 2003

AUTOR: Pr. Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário