Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de maio de 2016

ESBOÇO DE MENSAGEM BASEADO EM GÊNESIS 9.9

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: GÊNESIS 9.9
“Eis que estabeleço a minha aliança convosco, e com a vossa descendência”.

INTRODUÇÃO
O dicionário Online define que: “Aliança é a ligação pelo matrimônio é a união entre duas pessoas pela instituição do casamento. Usar aliança é um compromisso assumido com o companheiro. Esse costume teve origem na Europa, onde inicialmente era usada só pelas mulheres e posteriormente a tradição passou para os homens. Aliança, segundo as Escrituras Sagradas, foi cada um dos pactos que Deus fez com os homens. A Velha Aliança faz parte do Velho Testamento, enquanto a Nova Aliança está presente no Novo Testamento e foi estabelecida através de Jesus Cristo. Nesta passagem ainda trata dos eventos pós dilúvio, desta feita Deus estabeleceu a sua aliança com seus servos e com a sua descendência, Deus estabeleceu0-a não com base nos méritos humanos, se fosse assim, seria desfeita quando Noé caiu em fraqueza e se embriagou (Gn 9.20), mas esta aliança continua, durante todo o período do Antigo Testamento e cumina com a presença de Cristo, sobre este importante assunto, iremos aprender alguns pontos importantes, tendo como base o tema abaixo.

TEMA: A ALIANÇA QUE O SENHOR POSSUI COM OS SEUS SERVOS

1.     É UMA ALIANÇA PERPÉTUA. Gn 17.7
“Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu Deus e da tua descendência”.

1.1    A aliança perpétua significa que Deus não se esquece do seu povo. Sl 104.45
“Lembrou-se, a favor deles, de sua aliança e se compadeceu, segundo a multidão de suas misericórdias”.

1.2    A aliança perpétua significa que Deus requer fidelidade do seu povo. Sl 103.17-18
[17] Mas a misericórdia do SENHOR é de eternidade a eternidade, sobre os que o temem, e a sua justiça, sobre os filhos dos filhos, [18] para com os que guardam a sua aliança e para com os que se lembram dos seus preceitos e os cumprem”.

1.3    A aliança perpétua significa que Deus está presente com o seu povo. Ez 37.26-27
[26] Farei com eles aliança de paz; será aliança perpétua. Estabelecê-los-ei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles, para sempre. [27] O meu tabernáculo estará com eles; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”.

2.     É UMA ALIANÇA INTIMA. Sl 25.14
“A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança”.

2.1   Os que possuem uma aliança com Deus possuem intimidade com Deus para pregar o evangelho. II Co 3.6
“O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica”.

2.2   Os que possuem uma aliança com Deus possuem intimidade com Deus para ver a glória do evangelho. Jo 17.24
“Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo”.

2.3   Os que possuem uma aliança com Deus possuem intimidade com Deus para viver o evangelho. I Jo 2.6
 “Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou”.

3.     É UMA ALIANÇA EM CRISTO. Hb 9.11-15
[11] Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação, [12] não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção. [13] Portanto, se o sangue de bodes e de touros e a cinza de uma novilha, aspergidos sobre os contaminados, os santificam, quanto à purificação da carne, [14] muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo! [15] Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados”.

3.1   Por causa desta aliança conosco, Ele morreu por nós. Mt 26.26-28
[26] Enquanto comiam, tomou Jesus um pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. [27] A seguir, tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos; [28] porque isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.

3.2   Por causa desta aliança conosco, Ele intercede por nós. Hb 9.15
“Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados”.

3.3   Por causa desta aliança conosco, Ele voltará outra vez para nós. I Co 11.23-26
[23] Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; [24] e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. [25] Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. [26] Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha”.

CONCLUSÃO
Nesta passagem vimos que Deus possui uma aliança como os seus servos, examinamos algumas verdades sobre esta aliança que estão assim expostas: Primeira, É UMA ALIANÇA PERPÉTUA; Segunda, É UMA ALIANÇA INTIMA; Terceira, É UMA ALIANÇA EM CRISTO. Deus tem uma aliança com os seus servos, e esta aliança é para ser desfrutada, desfrute da vida cristã, ore, leia as Escrituras e se consagre ao Senhor. Esta aliança é em Cristo, se você ainda não entregou a sua vida a Cristo, faça isto hoje para que você faça parte desta aliança de Deus na pessoa de Jesus.


Autor: Veronilton paz da Silva – Presbítero Licenciado ao Sagrado Ministério; Missionário Presbiteriano na cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia, Licenciatura em letras/Português; Curso Presbiteriano de Evangelista/Missionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário