Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de maio de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM GÊNESIS 3.15 (SEGUNDA MENSAGEM)

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: GÊNESIS 3.15
Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”.

INTRODUÇÃO
O mundo é geralmente separado em grupos divergentes um do outro, há ricos e pobres; patrões e empregados; etc. Em alguns casos é possível uma convivência pacifica e em outros casos não. Espiritualmente falando há uma divergência, pois há os que pertencem a Cristo e os que pertencem ao diabo. Nesta passagem traz uma divisão entre a descendência da serpente (diabo) e o descendente de Deus (Cristo), há uma disparidade enorme, e assim dizendo não há como compactuar com os que servem nas trevas, há uma batalha em que o Cristo é ferido no calcanhar em que significa traição (), mas Ele é o vitorioso final pisando na cabeça do diabo, sobre esta passagem vamos extrair algumas verdades tendo como ponto de partida o tema abaixo.

TEMA: VERDADES QUE PODEMOS APRENDER NESTA PASSAGEM

1.     HÁ UMA DESCENDENCIA QUE PERTECE AO DIABO. V.15a
“Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência [...]”

1.1    As Escrituras afirmam que o que vive na prática do pecado é do diabo. I Jo 3.8a
“Aquele que vive habitualmente no pecado é do Diabo, pois o Diabo peca desde o princípio [...]”

1.2    As Escrituras afirmam que quem mente é filho do diabo. Jo 8.44
“Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”.

1.3    As Escrituras afirmam que quem não ama seu irmão vive com a diabo. I Jo 3.10
“Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão”.

2.     HÁ UM DESCENDENTE NASCIDO DA MULHER (CRISTO) QUE PERTENCE A DEUS. V.15b
[...] e o seu descendente [...]”

2.1   Cristo é o descendente (Filho) de Deus e nascido de mulher que foi dado em favor do homem. Jo 3.16
“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

2.2   Cristo é o descendente (Filho) de Deus e nascido de mulher que torna homens filhos de Deus. Jo 1.11-12
[11] Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. [12] Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome”.

2.3   Cristo é o descendente (Filho) de Deus e nascido de mulher que virá um dia para salvar os seus servos e condenar os ímpios. Jo 5.28-29
[28] Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: [29] os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo”.

3.     HÁ UMA VITÓRIA APENAS PARA O DESCENDENTE DE DEUS (CRISTO) E OS SEUS SEGUIDORES. V.15c
“[...] Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”.

3.1   Cristo venceu o diabo e limitou a sua ação. I Jo 3.8b
“[...] Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo”.

3.2   Cristo venceu o diabo e já decretou a derrota final dele. Ap 20.2, 10
[2] Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos; [10] O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos”.

CONCLUSÃO

Nesta passagem vimos algumas verdades que foram assim exauridas: Primeira, HÁ UMA DESCENDENCIA QUE PERTECE AO DIABO; Segunda, HÁ UM DESCENDENTE NASCIDO DA MULHER (CRISTO) QUE PERTENCE A DEUS; Terceira, HÁ UMA VITÓRIA APENAS PARA O DESCENDENTE DE DEUS (CRISTO) E OS SEUS SEGUIDORES. Você pertence a qual descendência, a de Cristo ou da serpente? Se você ainda não estiver em Cristo, automaticamente pertencerá a serpente (diabo), mas se você se entregar a Cristo é recebido como filho de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário