Total de visualizações de página

domingo, 8 de maio de 2016

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM GÊNESIS 5.21-24

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: GÊNESIS 5.21-24
[21] Enoque viveu sessenta e cinco anos e gerou a Metusalém. [22] Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas. [23] Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos. [24] Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si”.

INTRODUÇÃO
Enoque é tratado por Judas como o sétimo depois de Noé que profetizou a vinda do Senhor (Jd v.14), o autor aos Hebreus diz que Ele foi arrebatado para não passar pela morte porque obteve testemunho de agradar a Deus, nós mesmo não sendo arrebatados hoje precisamos obter bom testemunho diante de Deus e dos homens. Andar ao lado ou com alguém significa não apenas caminhar, mas conhecer uma pessoa intimamente, quando o texto diz que “já não era” e que “Deus o tomou para si”, está usando a mesma linguagem do texto que trata sobre a subida de Elias ao céu sem passar pela morte, sendo assim podemos dizer que Enoque foi arrebatado sem passar pelas agruras da morte. Nesta mensagem não iremos tratar sobre o arrebatamento de Enoque, iremos extrair algumas lições sobre sua atitude de andar com Deus e que deve ser também nossa atitude, para isto será desenvolvido o assunto baseado no tema abaixo.

TEMA: A NECESSIDADE QUE O HOMEM TEM DE ANDAR COM DEUS.

1.     É UMA NECESSIDADE URGENTE. Lc 2.8-16
[8] Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho. [9] E um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor os cercou de resplendor; pelo que se encheram de grande temor. [10] O anjo, porém, lhes disse: Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo: [11] É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. [12] E isto vos será por sinal: Achareis um menino envolto em faixas, e deitado em uma manjedoura. [13] Então, de repente, apareceu junto ao anjo grande multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: [14] Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens de boa vontade. [15] E logo que os anjos se retiraram deles para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos já até Belém, e vejamos isso que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer. [16] Foram, pois, a toda a pressa, e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura;

1.1   É preciso andar com Jesus de modo urgente porque depois pode ser muito tarde. Is 55.6
“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”.

1.2   É preciso andar com Jesus de modo urgente porque a salvação é para hoje.

“(porque diz: No tempo aceitável te escutei e no dia da salvação te socorri; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação)” (II Co 6.2).

[8] Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado. [9] Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão” (Lc 19.8-9).

2.     É UMA NECESSIDADE VISÍVEL. Fp 2.15
“Para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo”.

2.1   O andar com Jesus não pode ser ás escondidas, mas para ser visto pelos homens. Mt 5.13-16
[13] Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens. [14] Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; [15] nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa. [16] Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”.

2.2   O andar com Jesus não pode ser apenas de teoria, mas de prática. Tg 1.22-27
[22] E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. [23] Pois se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que contempla no espelho o seu rosto natural; [24] porque se contempla a si mesmo e vai-se, e logo se esquece de como era. [25] Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer. [26] Se alguém cuida ser religioso e não refreia a sua língua, mas engana o seu coração, a sua religião é vã. [27] A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo”.

3.     É UMA NECESSIDADE SALVADORA. Jo 10.27-28
[27] As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; [28] eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão”.

3.1   Os que andam com Cristo aqui estão na luz Dele. Jo 8.12
Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.

3.2   Os que andam com Cristo aqui andarão com Ele no reino celestial. Ap 3.4
“Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram as suas vestes e comigo andarão vestidas de branco, porquanto são dignas”.

CONCLUSÃO
Esta mensagem, sobre Enoque e o seu andar com Deus, foram extraídas algumas lições sobre como nós devemos andar com Deus, elas foram assim enunciadas: Primeira, É UMA NECESSIDADE URGENTE. Lc 2.8-16; Segunda, É UMA NECESSIDADE VISÍVEL. Fp 2.15; Terceira, É UMA NECESSIDADE SALVADORA. Jo 10.27-28. Você já anda com Jesus? Você precisa andar com Jesus e receber de maneira urgente a salvação por meio Dele. Faça isto hoje!


Nenhum comentário:

Postar um comentário