Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de maio de 2016

ESBOÇO DE MENSAGEM BASEADA EM GÊNESIS 4.7

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: GÊNESIS 4.7
“Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo”.

INTRODUÇÃO
O pecado vem de uma palavra grega, hamartia, que significa “errar o alvo”, era quando um arqueiro atirava para um determinado alvo e não conseguia. Deus criou o homem com um alvo que os puritanos definiram que este alvo seria glorificar a Deus e se alegrar na sua presença para sempre. Porém, o homem saiu deste propósito e afastou-se da presença de Deus. Neste versículo vemos o estrago que o pecado de Adão causou na humanidade, tendo inicio nos descendentes do casal, sobre o pecado vamos extrair algumas lições tendo como ponto de partida o tema abaixo.

TEMA: LIÇÕES QUE APRENDEMOS NESTE TEXTO SOBRE O PECADO

1.     O PECADO É UMA REALIDADE NA VIDA DO SER HUMANO. V.7a
“Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta [...]”

1.1   O pecado faz o homem viver separado de Deus. Is 59.1-2
[1] Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. [2] Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”.

1.2   O pecado torna o homem incapaz de buscar a Deus. Rm 3.10-12
[10] como está escrito: Não há justo, nem um sequer, [11] não há quem entenda, não há quem busque a Deus; [12] todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer”.

1.3   O pecado faz o homem viver eternamente longe de Jesus, Jo 8.21, 24
[21] De outra feita, lhes falou, dizendo: Vou retirar-me, e vós me procurareis, mas perecereis no vosso pecado; para onde eu vou vós não podeis ir.
[24] Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados.

2.     O PECADO NEUTRALIZA A VONTADE DO SER HUMANO. V.7b
[...]o seu desejo será contra ti [...]”

2.1   O homem pecador é um escravo do pecado. Jo 8.34
“Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado”.

2.2   O homem pecador não faz a sua vontade, mas a de outros: a saber, a carne, o mundo e o diabo. Ef 2.2-3
[2] nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; [3] entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais”.

2.3   O homem pecador não pode agradar a Deus vivendo na prática do pecado. Rm 8.8
“Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus”.

3.     O PECADO PODE SER VENCIDO PELO SER HUMANO. V.7c
“[...] mas a ti cumpre dominá-lo”.

3.1    O pecado é vencido pelos que entregam a vida a Cristo pela fé. Rm 1.1-6
[1] Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? [2] De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos? [3] Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? [4] Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. [5] Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, [6] sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;

3.2    O pecado é vencido pelos que entregam a vida a Cristo em oração. Mt 26.41
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”.

3.3    O pecado é vencido pelos que entregam a vida a Cristo em oração. Ap 16.15
“(Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha.)”.

CONCLUSÃO

Nesta mensagem foram aprendidas algumas lições sobre o pecado e explanou-se que: Primeira, O PECADO É UMA REALIDADE NA VIDA DO SER HUMANO; Segunda, O PECADO NEUTRALIZA A VONTADE DO SER HUMANO; Terceira, O PECADO PODE SER VENCIDO PELO SER HUMANO. Vimos no terceiro ponto que a maneira que podemos vencer o pecado é por meio da fé em Cristo, e vivendo uma vida intensa de oração e vigilância. Você quer vencer o pecado? Então você precisa entregar sua vida a Cristo e viver aos pés Dele e Ele te ajuda a vencer o pecado. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário