Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de junho de 2016

ESBOÇO DE MENSAGEM BASEADA EM GÊNESIS 10.32

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: GÊNESIS 10.32
“São estas as famílias dos filhos de Noé, segundo as suas gerações, nas suas nações; e destes foram disseminadas as nações na terra, depois do dilúvio”.

INTRODUÇÃO
Duas cidades japonesas chamadas Hiroshima e Nagasaki foram quase que totalmente destruídas por ataques de bombas nucleares Norte-Americanas, tudo parecia perdido, depois de tantos anos aquelas cidades renasceram das cinzas e hoje são cidades em crescimento no Japão. O versículo lido trata da família de Noé que sobreviveu ao dilúvio por estarem na arca, em meio ao caos generalizado do dilúvio, Deus se revela para o seu povo e sobre este assunto iremos trabalhar o tema seguinte.

TEMA: O DEUS QUE É REVELADO NO CÁOS

1.    A REVELAÇÃO DE DEUS O APRESENTA DURANTE O CÁOS COMO UM DEUS PRESENTE COM O SEU POVO. Sl 46.1
“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações”.

1.1   Deus não se ausenta do seu servo, permanece com ele durante o caos. Dn 3.24-25
[24] Então, o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa, e disse aos seus conselheiros: Não lançamos nós três homens atados dentro do fogo? Responderam ao rei: É verdade, ó rei. [25] Tornou ele e disse: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses”.

1.2   Deus não se ausenta do seu servo, cuida dele durante o caos. Dn 6.19-22
[19] Pela manhã, ao romper do dia, levantou-se o rei e foi com pressa à cova dos leões. [20] Chegando-se ele à cova, chamou por Daniel com voz triste; disse o rei a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo! Dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões? [21] Então, Daniel falou ao rei: Ó rei, vive eternamente! [22] O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca aos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; também contra ti, ó rei, não cometi delito algum”.

1.3   Deus não se ausenta do seu servo, ensina-o durante o caos. Sl 119.71-73
[71] Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos. [72] Para mim vale mais a lei que procede de tua boca do que milhares de ouro ou de prata. [73] As tuas mãos me fizeram e me afeiçoaram; ensina-me para que aprenda os teus mandamentos.


2.    A REVELAÇÃO DE DEUS O APRESENTA DURANTE O CÁOS COMO UM DEUS QUE TRAZ ESPERANÇA PARA O SEU POVO. Cl 1.26-27
[26] o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; [27] aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória”.

2.1   A esperança em Deus faz o cristão minimizar a vida terrena e maximizar a glória celeste. Rm 8.18
“Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós”.

2.2   A esperança em Deus faz o cristão crê mesmo quando tudo parece contrário. Rm 4.18
“Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência”.

2.3   A esperança em Deus faz o cristão se aproximar de Deus e fugir do pecado. I Jo 3.3
“E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro”.

3.    A REVELAÇÃO DE DEUS O APRESENTA DURANTE O CÁOS COMO UM DEUS QUE É O SALVADOR DO SEU POVO. Sl 116.1-7
[1] Amo o SENHOR, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. [2] Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver. [3] Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza. [4] Então, invoquei o nome do SENHOR: ó SENHOR, livra-me a alma. [5] Compassivo e justo é o SENHOR; o nosso Deus é misericordioso. [6] O SENHOR vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou. [7] Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o SENHOR tem sido generoso para contigo”.

3.1   A salvação é algo impossível para o ser humano adquirir por seus méritos próprios. Mc 10.26-27a
[26] Eles ficaram sobremodo maravilhados, dizendo entre si: Então, quem pode ser salvo? [27] Jesus, porém, fitando neles o olhar, disse: Para os homens é impossível [...]”

3.2   A salvação é algo possível para Deus que concede aos seres humanos. Mc 10.27b
“[...] contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível”.

3.3   A salvação é um presente de Deus, mas o ser humano para receber precisa crer na pessoa de Jesus. Ef 2.8; At 16.31
[8] Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; [9] não de obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8-9).
[30] Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? [31] Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa”.

CONCLUSÃO
Esta mensagem tratou sobre a maneira que Deus se revela, mesmo em meio ao caos para o seu povo e foram trabalhados os seguintes pontos: Primeiro, A REVELAÇÃO DE DEUS O APRESENTA DURANTE O CÁOS COMO UM DEUS PRESENTE COM O SEU POVO; Segundo, A REVELAÇÃO DE DEUS O APRESENTA DURANTE O CÁOS COMO UM DEUS QUE TRAZ ESPERANÇA PARA O SEU POVO; Terceiro, A REVELAÇÃO DE DEUS O APRESENTA DURANTE O CÁOS COMO UM DEUS QUE É O SALVADOR DO SEU POVO. Você já conhece este Deus revelado nas Escrituras? Saiba que Ele deseja ser conhecido pelo ser humano, mas este precisa deixar de lado seus pressupostos e se render á sua vontade. Faça isto em nome de Jesus! Amém!

Autor: Veronilton Paz da Silva – Presbítero da IPB Monteiro-PB; Licenciado ao Ministério Pastoral pelo Presbitério Vale do Pajeu; Missionário Presbiteriano na cidade de Sumé-PB; Bacharel em Teologia pelo IBHT Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa pela UEPB; Formação de Evangelista/Missionário pelo CPO/IBN e CEIBEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário