Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de março de 2015

SERMÃO BASEADO EM MARCOS 6.7-13

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 6.7-13
[7] E chamou a si os doze, e começou a enviá-los a dois e dois, e dava-lhes poder sobre os espíritos imundos; [8] ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, senão apenas um bordão; nem pão, nem alforje, nem dinheiro no cinto; [9] mas que fossem calçados de sandálias, e que não vestissem duas túnicas. [10] Dizia-lhes mais: Onde quer que entrardes numa casa, ficai nela até sairdes daquele lugar. [11] E se qualquer lugar não vos receber, nem os homens vos ouvirem, saindo dali, sacudi o pó que estiver debaixo dos vossos pés, em testemunho conta eles. [12] Então saíram e pregaram que todos se arrependessem; [13] e expulsavam muitos demônios, e ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam”.

INTRODUÇÃO
          A palavra chamado ou enviado vem do grego “appostellein” e significa treinados para ministrar na ausência do seu mestre (raboni), e Jesus fez o que os mestres faziam na época, ou seja, Ele fazia e seus discípulos olhavam, depois eles faziam juntos, após isso os discípulos faziam e Ele olhava, nesta passagem ele envia os doze para colocarem em prática o que aprenderam. Ele chama homens para os servir, depois de prepará-los, os envia para realizar sua obra. Gostaria de falar de alguns aspectos sobre este Deus baseado no tema abaixo.

TEMA: VERDADES SOBRE O DEUS QUE NOS CHAMA, PREPARA E ENVIA

1.     ELE NOS DÁ AUTORIDADE SOBRE AS FORÇAS DO MAL. V.7
“E chamou a si os doze, e começou a enviá-los a dois e dois, e dava-lhes poder sobre os espíritos imundos”.

1.1   As forças do mal se submetem aos servos de Deus pela autoridade do nome de Jesus. Lc 10.17
“Voltaram depois os setenta com alegria, dizendo: Senhor, em teu nome, até os demônios se nos submetem”.

1.2   As forças do mal não podem tocar naqueles que estão debaixo da proteção de Cristo. I Jo 5.18
Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; antes o guarda aquele que nasceu de Deus, e o Maligno não lhe toca.

1.3   As forças do mal já estão amarradas pelo mais valente que é Jesus. Lc 11.21-22
“[21] Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança estão os seus bens; [22] mas, sobrevindo outro mais valente do que ele, e vencendo-o, tira-lhe toda a armadura em que confiava, e reparte os seus despojos”.

2.     ELE NOS DÁ PROVISÃO PARA A CAMINHADA. V.8-10
“[8] ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, senão apenas um bordão; nem pão, nem alforje, nem dinheiro no cinto; [9] mas que fossem calçados de sandálias, e que não vestissem duas túnicas. [10] Dizia-lhes mais: Onde quer que entrardes numa casa, ficai nela até sairdes daquele lugar”.

2.1  Devemos buscar o reino de Deus acima das nossas necessidades e elas serão satisfeitas. Mt 6.33
“Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

2.2  Devemos clamar a Deus pelo alimento cotidiano, pois somente Dele vem nosso sustento. Mt 6.10
“O pão nosso de cada dia nos dá hoje”.

2.3  Devemos sermos gratos a Deus pelo sustento que Ele nos concedeu. At 27.35; II Co 9.12
“E, havendo dito isto, tomou o pão, deu graças a Deus na presença de todos e, partindo-o começou a comer”.
“Porque a ministração deste serviço não só supre as necessidades dos santos, mas também transborda em muitas ações de graças a Deus”

3.      ELE NOS DÁ A MISSÃO DE PREGAR O EVANGELHO. V.11-13

3.1  Temos a responsabilidade de pregar para quem quer ouvir. V.11
“E se qualquer lugar não vos receber, nem os homens vos ouvirem, saindo dali, sacudi o pó que estiver debaixo dos vossos pés, em testemunho conta eles”.

3.2  Temos a responsabilidade de pregar a necessidade do arrependimento. V.12
“Então saíram e pregaram que todos se arrependessem”.

3.3  Temos a responsabilidade de pregar a libertação para as pessoas. V.13
“E expulsavam muitos demônios, e ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam”.

CONCLUSÃO
          Esta mensagem teve a missão de tratar sobre Jesus, nos chamando, preparando e enviando a realizar a sua vontade. Nesta passagem foram trabalhados alguns aspectos sobre este chamado e falamos que Ele nos dá autoridade sobre as forças do mal, provisão para a caminhada e, a missão de pregar o evangelho. A minha pergunta é a seguinte: Estamos de fato obedecendo ao chamado de Cristo para nossas vidas? Que Deus nos dê a cada dia a graça de obedecer ao seu chamado e realizar a sua vontade em Nome de Jesus. Amém!

Autor: Veronilton Paz da Silva – Presbítero da IPB Monteiro-PB; Missionário voluntário na CP Sítio Serrote, bacharel em Teologia e Missiologia.

Um comentário: