Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de março de 2015

SERMÃO BASEADO EM MARCOS 6.1-6 (1º SERMÃO)

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 6.1-6
[1] Saiu Jesus dali, e foi para a sua terra, e os seus discípulos o seguiam. [2] Ora, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ao ouví-lo, se maravilhavam, dizendo: Donde lhe vêm estas coisas? e que sabedoria é esta que lhe é dada? e como se fazem tais milagres por suas mãos? [3] Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? E não estão aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se dele. [4] Então Jesus lhes dizia: Um profeta não fica sem honra senão na sua terra, entre os seus parentes, e na sua própria casa. [5] E não podia fazer ali nenhum milagre, a não ser curar alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. [6] E admirou-se da incredulidade deles. Em seguida percorria as aldeias circunvizinhas, ensinando.

INTRODUÇÃO
           Quando eu preguei a primeira vez em um evento, as pessoas que me conheceram, sabiam que era gago, depois vieram me procurar para saber o segredo para está falando tão eloqüentemente. A minha resposta foi que Jesus “Usa quem quer, até um gago”. Aqui Marcos narra a saída de Jesus da casa de Jairo quando ressuscitou a filha dele que havia morrido, foi para a Galiléia onde estavam seus parentes e conhecidos. Eles conheciam seus pais, seus irmãos e irmãs, bem como a profissão que ele tinha antes de ter sucesso como pregador e profeta. Carpinteiro era uma profissão simples, devido a isto eles não deram crédito a Ele.

TEMA: LIÇÕES EXTRAÍDAS NA PASSAGEM DE JESUS EM NAZARÉ

1.     JESUS É ACOMPANHADO PELOS QUE O SERVEM. V.1
“Saiu Jesus dali, e foi para a sua terra, e os seus discípulos o seguiam”.

1.1    Os que servem a Jesus estão com Ele mesmo que corram perigo de vida. At 20.24
“mas em nada tenho a minha vida como preciosa para mim, contando que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus”.

1.2    Os que servem Jesus andam segundo seus ensinos.
“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele” (Jo 14.21)
“Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando” (Jo 15.14).

1.3    Os servem a Jesus aqui pela fé um dia estarão com Ele e o verão como é na glória. I Jo 3.2
“Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos”.

2.     JESUS É REJEITADO POR VÁRIAS PESSOAS DO MUNDO. V.2-5
“[2] Ora, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ao ouví-lo, se maravilhavam, dizendo: Donde lhe vêm estas coisas? e que sabedoria é esta que lhe é dada? e como se fazem tais milagres por suas mãos? [3] Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? e não estão aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se dele. [4] Então Jesus lhes dizia: Um profeta não fica sem honra senão na sua terra, entre os seus parentes, e na sua própria casa. [5] E não podia fazer ali nenhum milagre, a não ser curar alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos”.

2.1    Jesus é rejeitado pelas pessoas do mundo porque Ele não é do mundo. Jo 18.36
“Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; entretanto o meu reino não é daqui”.

2.2   Jesus é rejeitado pelas pessoas do mundo porque Ele não pode ser compreendido de maneira espiritual pelo mundo. I Co 2.14
“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”.

3.     JESUS É PERSISTENTE EM ENSINAR A PALAVRA DE DEUS. V.6
“E admirou-se da incredulidade deles. Em seguida percorria as aldeias circunvizinhas, ensinando”.

3.1    Jesus utilizava todos os meios possíveis para ensinar a Palavra de Deus.
Jesus ensinou nas sinagogas (Mc 1.21), templo (Mt 21.23), cidades (Mt 11.1), à beira mar (Mc 4.1), etc.

3.2    Jesus utilizava todas as situações comuns do dia-a-dia para transmitir a Palavra de Deus.
Jesus usou temáticas comuns da época como fonte de água (Jo 4.10), agrícolas como semente e semeador (Mt 13.3), pecuária como jugo (Mt 11.28-30), pastor e ovelhas, currais, lobos (Jo 10), econômicas como dracmas (Lc 15.8-9) Ele se valia de situações vividas por seus ouvintes da época.

3.3    Jesus utilizava um desafio para quem o ouvia ensinar a Palavra de Deus.
“Vai tu e procede de igual forma” (Lc 10.37). “Assim fará o Senhor se no intimo não perdoares a teu irmão” (Mt 18.35), etc.

CONCLUSÃO
          Vimos nesta mensagem algumas lições retiradas da passagem de Jesus em Nazaré. Extraímos que Jesus é acompanhado pelos que o seguem; é rejeitado por várias pessoas no mundo e; é persistente em pregar a palavra de Deus. Temos seguido o exemplo de Jesus? Estamos buscando anunciar a sua Palavra? Que possamos anunciar sua mensagem em Nome de Jesus! Amém!


Autor: Veronilton Paz da Silva (presbítero, Missionário e Teólogo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário