Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de março de 2015

SERMÃO BASEADO EM MARCOS 5.24-34

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 5.24-34
[24] Jesus foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava. [25] Ora, certa mulher, que havia doze anos padecia de uma hemorragia, [26] e que tinha sofrido bastante às mãos de muitos médicos, e despendido tudo quanto possuía sem nada aproveitar, antes indo a pior, [27] tendo ouvido falar a respeito de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe a veste; [28] porque dizia: Se tão-somente tocar-lhe as vestes, ficaria curada. [29] E imediatamente cessou a sua hemorragia; e sentiu no corpo estar já curada do seu mal. [30] E logo Jesus, percebendo em si mesmo que saíra dele poder, virou-se no meio da multidão e perguntou: Quem me tocou as vestes?[31] Responderam-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e perguntas: Quem me tocou? [32] Mas ele olhava em redor para ver a que isto fizera. [33] Então a mulher, atemorizada e trêmula, cônscia do que nela se havia operado, veio e prostrou-se diante dele, e declarou-lhe toda a verdade. [34] Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz, e fica livre desse teu mal.

INTRODUÇÃO
          Outro dia eu conversava com uma pessoa, ela me falou que procurava uma solução para um problema familiar antigo que a assolava e já não suportava mais aquilo. Esta pessoa é uma pessoa sadia, porém, na sua família passa por revezes e dificuldades. Nesta passagem descrita Marcos narra a história de uma mulher que buscava a solução para um problema, não familiar, mas de enfermidade que a atormentava por doze anos. Ela não queria muito dinheiro, nem bens materiais, muito menos status social. O que ela queria era a solução para o seu problema. Qual a solução que você quer para sua vida? Gostaria de trabalhar o referido baseado no tema a seguir.

TEMA: A BUSCA DE UMA SOLUÇÃO PARA A VIDA

1.     O SER HUMANO ANDA EM BUSCA DE UMA SOLUÇÃO. V.24-26
[24] Jesus foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava. [25] Ora, certa mulher, que havia doze anos padecia de uma hemorragia, [26] e que tinha sofrido bastante às mãos de muitos médicos, e despendido tudo quanto possuía sem nada aproveitar, antes indo a pior”.

          Aquela mulher havia contraído um tipo de câncer que fazia sua mestruação descer continuamente, o que ocasionava anemia profunda nela, além desqualificá-la para a vida social, conjugal e religiosa, pois a Lei proibia a relação no período que estivesse mestruada, bem como proibia, por questões sociais, a mulher mestruada de sair de casa e participar do culto. Ela procurou por muitas portas, “tendo despendido tudo quanto possuía”, seu caso só piorava. Essa não é muitas vezes nosso caso, buscando solução primeiro em outros meios, para depois buscar a Deus? Algumas vezes querendo apenas seguir sua própria vontade sem consultar ao Senhor.

1.1  Todos os seres humanos buscam, devido ao pecado, buscam uma solução segundo seu próprio coração sem buscar a Deus. Hb 3.10
“Por isto me indignei contra essa geração, e disse: Estes sempre erram em seu coração, e não chegaram a conhecer os meus caminhos”.

1.2  Todos os seres humanos, devido ao pecado, estão propensos a buscar a solução em coisas passageiras. Tg 1.24
“Porque: Toda a carne é como a erva, e toda a sua glória como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor”.

1.3  Todos os seres humanos, devido ao pecado, continuam sempre em busca da solução sem encontrar. Rm 11.7
“Pois quê? O que Israel busca, isso não o alcançou; mas os eleitos alcançaram; e os outros foram endurecidos”.

2.     O SER HUMANO SÓ ENCONTRA EM CRISTO A SOLUÇÃO. V.27-29; 34

          Aquela mulher continuou sua peregrinação, querendo alguém que desse esta solução para sua vida. Talvez você já esteja achando que tudo acabou para você. Jesus quer falar para você neste instante que a solução que você precisa está Nele. Aquela mulher precisou ouvir sobre Jesus. Ouça a Palavra de Deus, ouça o que a Bíblia fala sobre Jesus.

1.1  O ser humano precisa ouvir falar de Jesus para receber a solução para sua alma. V.27a
“Tendo ouvido falar a respeito de Jesus [...]”.

1.2  O ser humano precisa se aproximar de Cristo com fé para ter solução na vida. V.27b, 28, 34
[27] [...]  veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe a veste. [28] Porque dizia: Se tão-somente tocar-lhe as vestes, ficaria curada. [34] Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz, e fica livre desse teu mal”.

1.3  O ser humano precisa experimentar o agir de Cristo em sua vida para obter solução na alma. V.29
“E imediatamente cessou a sua hemorragia; e sentiu no corpo estar já curada do seu mal”.

3.     O SER HUMANO PRECISA TESTEMUNHAR SOBRE O CRISTO QUE LHE DEU A SOLUÇÃO. V.30-33
[30] E logo Jesus, percebendo em si mesmo que saíra dele poder, virou-se no meio da multidão e perguntou: Quem me tocou as vestes?[31] Responderam-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e perguntas: Quem me tocou? [32] Mas ele olhava em redor para ver a que isto fizera. [33] Então a mulher, atemorizada e trêmula, cônscia do que nela se havia operado, veio e prostrou-se diante dele, e declarou-lhe toda a verdade. [34] Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz, e fica livre desse teu mal.

         A mulher desta história estava fadada ao banimento da sociedade, aquela atitude dela poderia causar sua morte, porém ela não estava preocupada com o conceito humano, e sim com o que Deus pensava sobre ela. Assim ela prostrou-se diante de Jesus e testemunhou para todos que ali estavam, a quem você atribui suas benção? Cristo é o doador da vida , centralize ele em teu testemunho.

3.1  O ser humano que recebeu a solução de Cristo deve centralizar Cristo no seu testemunho. I Co 2.2
“Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado”.

3.2  O ser humano que recebeu a solução em precisa testemunhar de Cristo de maneira verdadeira. Jo 21.24
Este é o discípulo que dá testemunho destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro”.

3.3  O ser humano que recebeu a solução de Cristo precisa testemunhar visando alcançar quem está longe de Cristo. Jo 20.30-31
“[30] Jesus, na verdade, operou na presença de seus discípulos ainda muitos outros sinais que não estão escritos neste livro; [31] estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.

CONCLUSÃO
          Nesta reflexão bíblica vimos, baseados, na cura da mulher do fluxo de sangue, que as pessoas buscam uma solução para sua vida. Trabalhamos os seguintes pontos: 1. O ser humano anda em busca de solução; 2. O ser humano só encontra em Cristo a solução e; 3. O ser humano precisa testemunhar sobre o Cristo que lhe deu a solução. Temos de fato buscado solução em Jesus?


Autor: Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário